Como é que a propagação do fundo do mar ajudou a explicar a hipótese de Wegener?

ruptura do Pangaea

Como foi provada a hipótese de Wegener?

Alfred Wegener produziu provas em 1912 de que os continentes estão em movimento, mas como não conseguiu explicar que forças os poderiam mover, os geólogos rejeitaram as suas ideias. Quase 50 anos mais tarde, Harry Hess confirmou as ideias de Wegener, utilizando provas da propagação do fundo do mar para explicar o que moveu os continentes.

Como é que Wegener vindicava a teoria da propagação do fundo do mar?

Semelhante à teoria de Wegener de que os continentes se movem, a propagação do fundo do mar de Hess contradizia a deriva continental de Wegener, na medida em que implicava que o fundo do oceano se movia à medida que se expandia – mais do que os continentes se moviam através do mar.

Que provas apoiam a hipótese de Alfred Wegener?

Wegener utilizou provas fósseis para sustentar a sua hipótese de deriva continental. Os fósseis destes organismos encontram-se em terras que estão agora muito afastadas. Ruts e depósitos rochosos deixados por antigos glaciares encontram-se hoje em diferentes continentes muito próximos do equador.

Como é que a propagação do fundo do mar contribui para o movimento dos continentes?

O espalhamento do fundo do mar cria uma nova crosta oceânica numa crista do médio-oceano. Quando este novo material chegar ao fim da placa e entrar em contacto com outra placa, continental ou não, ocorrerá um limite convergente ou transformador.

Para mais questões, ver Is Chenab with Indo?

Como é que a propagação do fundo do mar apoia a hipótese da deriva continental?

A propagação do fundo do mar refuta uma parte inicial da teoria da deriva continental. Os componentes da deriva continental teorizaram originalmente que os continentes se moviam (à deriva) através de oceanos sem movimento. A propagação do fundo do mar prova que o próprio oceano é um local de actividade tectónica.



Como Alfred Wegener explicou o movimento dos continentes?

A teoria da deriva continental está mais associada com o cientista Alfred Wegener. No início do século XX, Wegener publicou um artigo explicando a sua teoria de que as massas de terra continentais estavam “à deriva” através da Terra, por vezes atravessando oceanos e colidindo umas com as outras.

Como é que a propagação do fundo do mar apoia a hipótese da deriva continental?

Explicar como a propagação do fundo do mar proporciona um mecanismo de deriva continental. A nova litosfera oceânica forma-se à medida que o magma sobe à superfície da Terra e se solidifica num cume médio do oceano. Isto sugere que se o fundo do oceano está em movimento, também pode empurrar os continentes.



O que apoia a teoria da propagação do fundo do mar?

O sistema de perfuração do fundo do mar levou a provas que apoiam a hipótese de propagação do fundo do mar. Amostras da perfuração do fundo do mar revelam que as rochas afastadas da crista do médio-oceano eram relativamente mais antigas do que as rochas próximas.

Como é que a teoria de propagação do fundo do mar de Hess explica porque é que tão pouco sedimento é depositado no fundo do oceano?

Como é que a teoria de propagação do fundo do mar de Hess explica porque é que tão pouco sedimento é depositado no fundo do mar? O solo oceânico é continuamente reciclado e os sedimentos têm vindo a acumular-se há mais de 300 milhões de anos… Quais foram as contribuições de Hess para a investigação espacial?

Que provas apoiam a teoria da propagação do fundo do mar?

Evidência de apoio à expansão do fundo do mar

Primeiro, amostras do fundo do oceano mostram que a crosta oceânica basáltica e os sedimentos sobrejacentes se tornam progressivamente mais jovens à medida que se aproxima da crista do médio-oceano, e que a cobertura sedimentar é mais fina perto da crista.



Porque é que os cientistas rejeitaram a hipótese da teoria da deriva continental de Wegener?

A principal razão pela qual a hipótese de Wegener não foi aceite foi porque ele não sugeriu nenhum mecanismo para mover os continentes. Ele pensava que a força da rotação da Terra era suficiente para fazer mover os continentes, mas os geólogos sabiam que as rochas são demasiado fortes para que isto fosse verdade.

Para mais perguntas, ver sites como ashley madison?



Como é que os fósseis ajudam a provar que os continentes se movem?

Um tipo de evidência que apoiou fortemente a Teoria da Deriva Continental é o registo fóssil. Foram encontrados fósseis de tipos semelhantes de plantas e animais em rochas de idade semelhante nas costas de diferentes continentes, o que sugere que os continentes foram outrora unidos…

Qual é a teoria de Alfred Wegener?

A deriva continental foi uma teoria revolucionária que explica que os continentes mudam de posição na superfície da Terra. A teoria foi proposta pelo geofísico e meteorologista Alfred Wegener em 1912, mas foi rejeitada pela ciência dominante na altura.

Como é que a propagação do fundo do mar afecta o ambiente?

A taxa de espalhamento determina a quantidade de CO2 libertada para a atmosfera. Quando a propagação do fundo do mar acelera, mais lava é produzida, o que provoca a libertação de mais CO2 para a atmosfera, o que promove o aquecimento global…



Que cientista ajudou a descobrir o processo de propagação do fundo do mar?

A hipótese de propagação do fundo do mar foi proposta pelo geofísico americano Harry Hess em 1960.

Como explica Harry Hess a teoria do fundo do mar?

Neste artigo clássico, Hess descreveu os conceitos básicos de como funciona a propagação do fundo do mar: a rocha fundida (magma) escorre do interior da Terra ao longo das cristas do médio-oceano, criando um novo fundo do mar que se afasta da crista do cume activo e eventualmente afunda-se em trincheiras profundas do oceano.

Quais são as principais provas de que a propagação do fundo do mar cria uma nova litosfera? Explique a sua resposta.



O registo de inversões magnéticas para longe de cada lado do centro de propagação de uma crista do médio-oceano mostra que a rocha fundida está a criar uma nova litosfera.

Como explicou Wegener fósseis semelhantes em diferentes continentes?

Como explicou Wegener fósseis semelhantes em diferentes continentes? Como nenhum dos répteis podia ter nadado longas distâncias em água salgada, ele inferiu que outrora viviam numa única massa de terra que desde então se separou. Como é que Wegener pensou que se formaram montanhas? Quando os continentes colidem, as suas arestas desmoronam-se.

Quais são os argumentos contra a hipótese de Wegener?

Havia dois argumentos principais contra a sua tese: um centrado no facto de ninguém poder pensar num mecanismo que pudesse mover os continentes, enquanto o outro dizia respeito à questão de saber se os dados apoiavam Wegener…. Wegener avançou cinco provas que apoiam a sua tese de movimento continental.



Para mais perguntas, ver Quando começa a nidificação?

O que é que os fósseis fazem à teoria de Wegener?

Encontrar semelhanças entre registos fósseis em diferentes continentes fornece provas para a teoria de que os continentes de hoje estiveram outrora ligados… O facto de a vida em cada continente ser agora diferente é outro tipo de evidência.

Como é que a propagação do fundo do mar afecta a terra?

A propagação do fundo do mar também pode alterar drasticamente o nível do mar. Quando a crosta oceânica se separa das cristas do médio-oceano, podem por vezes afundar-se ainda mais do que antes, o que pode de facto baixar o nível do mar.

Como é que a expansão dos fundos marinhos afecta o clima?

O excesso de calor que chega à superfície também induziu uma rápida expansão do fundo do mar. Esta crescente actividade vulcânica libertou CO2 adicional do manto para a atmosfera, o que aumentou o efeito de estufa e provocou o aquecimento do clima. O aumento da taxa de expansão do fundo do mar provocou a subida do nível do mar.

O que aconteceria se a taxa de expansão do fundo do mar fosse mais rápida?

O que aconteceria se a taxa de propagação do fundo do mar fosse mais rápida do que a taxa de subducção? A Terra tornar-se-ia maior.

Quando é que Harry Hess propôs a teoria da propagação do fundo do mar?

A descoberta do Grande Rift Global nos anos 50 inspirou-o a olhar para trás para os seus dados de anos anteriores. Após muita reflexão, propôs em 1960 que o movimento dos continentes era o resultado da propagação do fundo do mar.

Que ideia de um fenómeno Arthur Holmes acreditava que era responsável pela deriva continental?

A principal contribuição de Holmes foi a sua teoria proposta de que a convecção ocorria dentro do manto terrestre, o que explicava o empurrar e puxar das placas continentais juntas e separadas. Ajudou também cientistas na investigação oceanográfica nos anos 50, o que levou ao fenómeno conhecido como propagação do fundo do mar.

Como é que Wegener explicou o porquê dos fósseis terrestres?

Como explicou Wegener porque foram encontrados fósseis de animais terrestres em continentes que estão separados por oceanos? – Os animais evoluíram separadamente em cada continente…

Em que direcção pensava Wegener que os continentes se moviam?

Actualmente, os glaciares só se formam em terra e mais perto dos pólos. Wegener pensou que os glaciares estavam centrados sobre a massa terrestre meridional perto do Pólo Sul e que os continentes se deslocaram para as suas posições actuais mais tarde.