Resumo da lição. A temperatura é a energia cinética média das partículas de um objecto. Os objectos mais quentes têm partículas mais rápidas e temperaturas mais elevadas. Se dois objectos têm a mesma massa, o objecto com a temperatura mais elevada tem uma energia térmica mais elevada.
Como é que a energia térmica afecta a matéria?
Quando se adiciona energia térmica a uma substância, a sua temperatura aumenta, o que pode alterar o seu estado de sólido para líquido (fusão), de líquido para gás (vaporização) ou de sólido para gás (sublimação).
Como é que a temperatura afecta o estado da matéria?
A temperatura tem um efeito directo sobre se uma substância existe como sólido, líquido ou gás. Em geral, o aumento da temperatura transforma os sólidos em líquidos e os líquidos em gases; a sua diminuição transforma os gases em líquidos e os líquidos em sólidos.
Como é que a energia térmica afecta a temperatura?
Quando a temperatura de um objecto aumenta, a energia cinética média das suas partículas aumenta. Quando a energia cinética média das suas partículas aumenta, a energia térmica do objecto aumenta. Portanto, a energia térmica de um objecto aumenta à medida que a sua temperatura aumenta.
O que é a temperatura e a energia térmica?
A temperatura mede a energia cinética média das partículas de uma substância. A energia térmica mede a energia cinética total das partículas de uma substância. Quanto maior for o movimento das partículas, maior é a temperatura e energia térmica de uma substância.
Para mais perguntas, ver A água das casas de banho vai para o oceano?
A temperatura afecta a energia potencial?
Sim, a energia potencial aumenta com o aumento da temperatura, por pelo menos três razões: A temperaturas mais elevadas, mais átomos/moléculas estão em estados electrónicos excitados. Os estados electrónicos mais elevados correspondem a uma energia potencial mais elevada. A energia potencial é –2 vezes a energia cinética.
O aquecimento e a refrigeração têm algum efeito na matéria?
Viu que adicionar energia térmica faz com que as moléculas se movam mais rapidamente e remover a energia térmica (arrefecimento) faz com que as moléculas abrande. O aquecimento e o arrefecimento afectam todos os estados da matéria: sólidos, líquidos e gases. ... Ou quando arrefecido, um gás pode transformar–se num líquido<
/span> e depois num sólido.
O que acontece à energia térmica quando esta atinge o ponto de fusão da matéria?
O que acontece à energia térmica quando a matéria atinge o ponto de fusão? As partículas separam–se e a energia térmica aumenta... O que acontece quando o sólido derrete completamente? As partículas movem–se mais rapidamente e são mais espaçadas e a temperatura aumenta...
Como é que a energia térmica e a temperatura são semelhantes e diferentes?
A temperatura mede a energia cinética média das partículas de uma substância. A energia térmica
mede a energia cinética total das partículas de uma substância. Quanto maior for o movimento das partículas, maior é a temperatura e energia térmica de uma substância.
Qual é a relação entre temperatura e energia?
Outra forma de pensar sobre a temperatura é que está relacionada com a energia das partículas na amostra: quanto mais rápido as partículas se movem, mais alta é a temperatura. É possível que sejam necessárias diferentes quantidades de energia para que as partículas se movimentem com a mesma energia cinética média.
Qual era a relação entre o tipo de matéria
e a transferência de energia térmica?
A quantidade de energia térmica que é transferida é afectada pelo tipo de matéria para ou da qual é transferida, e pela massa do material para o qual a energia é transferida de ou para o qual é transferida. Quando a energia térmica é transferida, a energia cinética média das partículas irá aumentar ou diminuir.
Como irão relacionar a temperatura do calor e a energia interna ou térmica entre si?
A energia interna pode ser relacionada entre si, uma vez que a energia térmica é uma energia interna.... Isto acontece porque a energia térmica de um objecto está contida em si mesma. Isto relaciona–se com o calor como a energia térmica, uma vez que é a força motriz por detrás do calor e permite que este seja medido.
Quais são os 2 factores que afectam a energia térmica?
A energia térmica de um objecto depende da sua temperatura e massa. Quanto mais alta for a temperatura de uma substância, mais energia térmica ela tem.
Para mais perguntas, ver Como se utiliza Gustar no presente tempo?
Porque é que a energia potencial aumenta com a temperatura?
Quando é dada energia para aumentar a temperatura, as partículas aceleram e ganham energia cinética. Quando a substância derrete ou ferve, a energia é utilizada para quebrar as ligações que mantêm as partículas juntas, o que aumenta a energia potencial.
Como é que a temperatura afecta a energia cinética?
De acordo com a teoria molecular cinética, um aumento da temperatura irá aumentar a energia cinética média das moléculas. À medida que as partículas se movem mais rapidamente, é provável que atinjam a borda do recipiente com maior frequência.
Como é que a energia e a matéria funcionam em conjunto?
A energia é uma propriedade que a matéria tem.
A mesma quantidade de matéria pode ter diferentes quantidades de energia e, portanto, representar diferentes estados da matéria. Por exemplo, se se adicionar energia a um cubo de gelo feito de água, esta torna–se água líquida, e se se adicionar ainda mais energia, esta torna–se vapor.
Porque é que o aquecimento ou o arrefecimento mudam um estado da matéria para outro?
A maioria das alterações da matéria devido à energia térmica. ... Quando a matéria é suficientemente aquecida, as moléculas movem–se mais rapidamente e com mais energia. Se for adicionado calor suficiente, um sólido pode tornar–se um líquido e um líquido pode tornar–se um gás. Da mesma forma, as moléculas abrandam quando arrefecem.
Que efeito tem o arrefecimento sobre o movimento das partículas de matéria?
À medida que a temperatura de um sólido, líquido ou gás aumenta, as partículas movem–se mais rapidamente. À medida que a temperatura baixa, as partículas diminuem. Se um líquido arrefece suficientemente, forma um sólido.
O que acontece quando a energia térmica aumenta?
Quando se adiciona energia térmica a um objecto, estas coisas podem acontecer: as partículas movem–se mais rapidamente (energia cinética mais elevada). As partículas movem–se mais afastadas (energia potencial mais elevada).
O que acontece quando se adiciona energia térmica aos sólidos?
Quando um sólido é aquecido, as partículas ganham energia e começam a vibrar cada vez mais depressa. Inicialmente, a estrutura enfraquece gradualmente, o que tem o efeito de expandir o sólido. O aquecimento adicional fornece mais energia até as partículas começarem a libertar–se da estrutura.
A energia térmica é adicionada ou removida na fusão?
Explicação: quando o sólido derrete, a energia térmica é ganha, por isso derrete porque as partículas ganham energia e começam a afastar–se umas das outras.
Porque é que a energia térmica não é o mesmo que a temperatura?
Se a temperatura é uma medida de energia cinética média, a energia térmica e a temperatura não deveriam ser as mesmas? Não. A energia térmica é a energia total que um objecto tem devido aos movimentos internos das suas partículas. A temperatura está relacionada com a energia cinética média, não com a energia cinética total.
O que melhor descreve a relação entre a energia térmica interna e a energia térmica?
O que melhor descreve a relação entre calor, energia térmica interna e energia térmica? A energia térmica é o calor que flui, e o calor é a parte da energia interna que pode ser transferida.
Para mais questões, ver O que faz o townshend?
Como é que a energia térmica afecta os átomos dentro dos 3 estados da matéria?
Os três estados da matéria (sólido, líquido e gás) expandem–se quando aquecidos. Os átomos em si não se expandem, mas o volume que ocupam expande–se. Quando um sólido é aquecido, os seus átomos vibram mais rapidamente em torno dos seus pontos fixos. Portanto, o aumento relativo do tamanho dos sólidos quando aquecidos é pequeno.
Como é que a energia térmica afecta a energia cinética das moléculas de matéria?
A temperatura afecta mais a energia cinética de um gás, seguida de um líquido comparável, depois de um sólido comparável. Quanto maior for a temperatura, maior é a energia cinética média, mas a magnitude desta diferença depende da quantidade de movimento intrinsecamente presente dentro destas fases.
A quantidade de matéria em análise tem algum efeito sobre a taxa de transferência de mudança de temperatura?
A temperatura é a energia cinética média de todas as partículas de um material, medida por um termómetro em graus, e a energia cinética é a energia do movimento. ... Por conseguinte, a quantidade do material a ser testado tem um efeito sobre a taxa de variação de temperatura.
Qual é o estado da matéria que tem mais energia térmica?
A matéria no seu estado gasoso tem a energia mais térmica do que quando é um sólido ou um líquido. Como os gases têm mais energia térmica que outros, movem–se de forma diferente dos outros.
Que factores influenciam a quantidade de energia necessária para alterar a temperatura?
A quantidade de energia necessária depende:
da massa do material. da substância do material (capacidade térmica específica) da mudança de temperatura desejada.
O que acontece quando dois objectos a diferentes temperaturas se tocam?
Quando dois objectos de temperaturas diferentes se tocam, a energia será sempre transferida do objecto mais quente para o objecto mais frio. Os objectos irão trocar energia térmica, até atingirem o equilíbrio térmico, ou seja, até as suas temperaturas serem iguais. Dizemos que o calor flui do objecto mais quente para o objecto mais frio.
Como pode a energia térmica num sistema ser aumentada?
A energia térmica pode mudar de forma e de localização, mas não pode ser criada ou destruída. A energia térmica pode ser aumentada dentro de um sistema através da adição de energia térmica (calor) ou através da realização de trabalho num sistema.
Como é que a mudança de energia afecta a fase e a temperatura de um material?
É necessária energia para alterar a fase de uma substância, como a energia para quebrar as ligações entre as moléculas num bloco de gelo, para que possa derreter. Durante uma mudança de fase, a energia pode ser adicionada ou subtraída a um sistema, mas a temperatura não mudará.
Porque é que a temperatura aumenta a energia cinética?
O calor, uma vez absorvido como energia, contribui para a energia interna global do objecto. Uma forma desta energia interna é a energia cinética; as partículas começam a mover–se mais rapidamente, resultando numa maior energia cinética. Este movimento mais vigoroso das partículas reflecte–se num aumento da temperatura.