Como é que Aristóteles criticou a República de Platão?

Aristóteles critica a abordagem básica da filosofia política de Platão, uma abordagem que percorre toda a República: a de tratar os cidadãos de uma cidade como meras partes … e a própria cidade como um todo com um fim ou fins acima ou para além dos fins dos indivíduos dentro da cidade” (124).

O que disse Aristóteles sobre Platão?

Embora Platão tivesse sido seu professor, Aristóteles discordou de grande parte da filosofia de Platão. Platão era um idealista, que acreditava que tudo tinha uma forma ideal. Aristóteles acreditava em olhar para o mundo real e estudá-lo. Aristóteles passou muitos anos a ensinar em Atenas, que estava sob controlo macedónio.

Quem criticou a República de Platão?

Os primeiros cinco capítulos do segundo livro da Política de Aristóteles contêm uma série de críticas contra a República de Platão.

Porque é que Aristóteles rejeitou o estado ideal de Platão?

Platão não pode aceitar a visão de Aristóteles sobre política e afirmar que todos os cidadãos são capazes de operar no domínio político do Estado, porque se o fizesse, então o conceito de especialização em que se baseia o estado ideal e o complicado sistema educacional entraria em colapso e deixaria de ser justificado….

Como diferem as ideias de Platão e Aristóteles sobre a arte?

Platão condena a arte porque é na realidade uma cópia de uma cópia, uma vez que a realidade é uma imitação de Formas e a arte é, portanto, uma imitação da realidade. – Aristóteles defende a arte dizendo que na apreciação da arte o espectador recebe um certo “valor cognitivo” da experiência (Stumpf, p 99).

Como é que Aristóteles criticou Platão?

Aristóteles rejeitou a teoria de Platão sobre as formas, mas não a noção de forma em si. Para Aristóteles, as formas não existem independentemente das coisas: cada forma é a forma de alguma coisa.

Como é que Platão e Aristóteles diferem na sua visão da filosofia política?

Platão com a sua filosofia política tem como objectivo transformar a política. Aristóteles pretende estudar as formas existentes de realidade política… Platão acreditava que a política pode ser mudada. Aristóteles acreditava que a política não pode ser mudada.
Para mais dúvidas, ver Será que Carroll O’Connor teve um filho?

O que é que Aristóteles criticou?

Aristóteles critica a abordagem básica de Platão à filosofia política.uma abordagem que percorre toda a República: a de tratar os cidadãos de uma cidade como meras partes… e a própria cidade como um todo com um fim ou fins acima ou além dos fins dos indivíduos dentro da cidade” (124).

Porque é que a República de Platão era importante?

Hoje, a República de Platão é uma parte importante do cânone literário ocidental. O texto ainda hoje é utilizado nas salas de aula porque Platão faz perguntas fundamentais sobre justiça e felicidade, e as respostas a essas perguntas estão em constante evolução. O seu texto é também vital para aprender a questionar o que de facto é conhecido.

O que faz um bom líder de acordo com Platão?

Platão propõe que os Estados sejam governados por filósofos e sejam amantes da sabedoria, que é o significado da palavra grega, philosophia. A liderança é um dever dos reis-filósofos que adquirem as técnicas e aptidões para a arte do Estado.

Quais eram as ideias de Aristóteles?

Em estética, ética e política, o pensamento aristotélico sustenta que a poesia é uma imitação do que é possível na vida real; que a tragédia, pela imitação de uma acção grave decretada de forma dramática, alcança a purificação (katharsis) através do medo e da piedade; que a virtude é um meio termo entre os extremos; que a felicidade humana…



Qual foi a opinião de Platão sobre o bem com o qual Aristóteles concorda?

Platão afirmou que a virtude era suficiente para a felicidade, que não existia tal coisa como “sorte moral” para dar recompensas. Aristóteles acreditava que a virtude era necessária para a felicidade, mas insuficiente por si só, pois precisava de construções sociais adequadas para ajudar uma pessoa virtuosa a sentir-se satisfeita e satisfeita.

Como é que Platão e Aristóteles diferiram nas suas ideias estéticas?

Platão acreditava que o prazer que tínhamos de ter imitações artísticas, mas enquanto ele as distribuía (porque pensava que o nosso prazer nos seduzia a aceitar uma visão falsa das coisas), Aristóteles não o fez. Ele diferiu de Platão neste ponto porque a imitação do artista nos ajuda a aprender algo.

Em que diferem Aristóteles e Platão?

A principal diferença entre a filosofia de Platão e a de Aristóteles é que a filosofia de Platão é mais teórica e abstracta na natureza, enquanto a filosofia de Aristóteles é mais prática e experimental na natureza. Platão (c.

Platão discordou de Sócrates?

Sócrates tem os seus ensinamentos centrados principalmente em epistemologia e ética, enquanto Platão se preocupava bastante com a literatura, educação, sociedade, amor, amizade, retórica, as artes, etc. Sócrates não concordou com o conceito de exagero; descreve-o como uma forma de vida tola.



Como é que Aristóteles refuta a visão de Platão sobre a arte e a imitação?

Aristóteles respondeu às acusações feitas pelo seu Guru Platão contra a poesia em particular e a arte em geral. Respondeu-lhes um a um na sua defesa da poesia. Platão diz que sendo a arte a imitação do real, ela é eliminada da Verdade.

Como é que Aristóteles apoiou a sua própria filosofia?

Na sua filosofia natural, Aristóteles combina lógica com observação para fazer declarações causais gerais. Por exemplo, na sua biologia, Aristóteles utiliza o conceito de espécies para fazer afirmações empíricas sobre as funções e o comportamento de animais individuais.

Porque é que a tragédia de Aristóteles é superior à épica?

A tragédia, argumenta agora Aristóteles, é superior à épica. A tragédia contém todos os elementos da epopeia, mas consegue apresentar a sua história num espaço de tempo muito mais curto e com um maior grau de unidade. A concentração da trama trágica aumenta o seu impacto na audiência.

Qual é a conclusão da República de Platão?

Platão termina a República com uma nota surpreendente. Tendo definido a justiça e estabelecido como o maior bem, ele bane os poetas da sua cidade. Os poetas, afirma ele, apelam à parte mais baixa da alma imitando inclinações injustas.

Porque é que Platão e Aristóteles criticaram a democracia?

Platão rejeitou a democracia ateniense com o argumento de que tais democracias eram sociedades anárquicas sem unidade interna, que seguiam os impulsos dos cidadãos em vez de perseguirem o bem comum, que as democracias são incapazes de permitir que a voz de um número suficiente de cidadãos seja ouvida, e que tais …



Qual é a república ideal de Platão?

O estado ideal de Platão era uma república com três categorias de cidadãos: artesãos, auxiliares e filósofos-reis, cada um dos quais possuía naturezas e capacidades diferentes. Estas inclinações, além disso, reflectiam uma combinação particular de elementos dentro da alma tripartida, composta de apetite, espírito e razão.
Para mais perguntas, ver Porque não posso jogar jogos partilhados no Steam?

Qual é o ponto principal da República de Platão?

A República de Platão é um diálogo socrático sobre justiça no contexto do exame do carácter do homem justo e da ordem de uma política justa.

Como era a personalidade de Aristóteles?

Aristóteles era muito mais ambicioso, inventou a arte do que ainda hoje chamamos retórica: a arte de fazer com que as pessoas concordem consigo. Ele queria que as pessoas atenciosas, sérias e bem-intencionadas aprendessem a ser persuasivas, a alcançar aqueles que ainda não estão de acordo.



Qual foi a opinião de Platão e Aristóteles sobre a liderança?

Aristóteles era o mais novo dos dois e era aluno de Platão. No que diz respeito à liderança, ambos os filósofos concordaram que os “melhores homens” deveriam governar, e que o objectivo da liderança era a melhoria do Estado. Concordaram também que a educação era primordial na formação destes melhores homens.

Quais eram as crenças de Platão?

Em metafísica, Platão visionou um tratamento sistemático e racional das formas e suas inter-relações, começando pelo mais fundamental (o Bem ou o Um); em ética e psicologia moral, desenvolveu a visão de que a boa vida não requer apenas um certo tipo de conhecimento (como Sócrates tinha sugerido) …

Quais são as três ideias principais de Aristóteles?

Para obter os princípios básicos da ética aristotélica, é preciso compreender três coisas básicas: o que é Eudaimonia, o que é Virtude, e Que Nos Tornamos Melhores Através da Prática.

Qual foi o impacto de Aristóteles na sociedade?

Os maiores impactos de Aristóteles podem ser vistos na sua criação de um sistema lógico, no estabelecimento de muitos campos das ciências, e na criação de um sistema de filosofia que serve como uma das obras fundamentais da filosofia até aos dias de hoje. Aristóteles foi a primeira pessoa a criar e difundir amplamente um sistema lógico de pensamento.

Quais são as objecções de Aristóteles à teoria da mimese de Platão?

A objecção de Aristóteles à teoria da mimese
Aristóteles acredita que existe um prazer natural na imitação que é um instinto inato nos homens. É este prazer na imitação que permite à criança aprender as suas primeiras lições de fala e conduta com aqueles que a rodeiam, porque há prazer em fazê-lo.



Aristóteles é melhor que Platão?

Aristóteles, porém, ultrapassou Platão em conteúdo e alcance. Por conseguinte, é discutível que Aristóteles teve uma influência muito maior do que Platão na maior parte do mundo ocidental. Isto deveu-se principalmente à sua extensa pesquisa em vários ramos diferentes e à sua visão única dentro deles.

Quais são as diferenças entre Sócrates Platão e Aristóteles?

Enquanto Sócrates projectou disposições fatalistas e monolíticas na sua análise e elaborou o seu pensamento dialecticamente, Aristóteles, em contraste, abraçou a liberdade de escolha e diversidade (pluralismo) e articulou a importância da particularidade contingente das experiências históricas.

Será que Aristóteles acredita em Akrasia?

É natural, argumenta Aristóteles, que os humanos reconheçam a akrasia. De facto, ele defende dois tipos diferentes de akrasia. A primeira é motivada pela impetuosidade, ou mais especificamente, pela paixão, que pode causar um lapso que permite a uma pessoa desviar-se do que (ainda) acredita serem boas acções.

Em que acreditaram Sócrates, Aristóteles e Platão?

Sócrates, Platão e Aristóteles eram todos filósofos. Filosofia é o estudo do conhecimento, da realidade e da existência, especialmente quando considerada como uma disciplina académica. O seu nome grego significa literalmente “amor à sabedoria”.

Em que é que Platão e Sócrates estariam de acordo?



Platão aceita a opinião de Sócrates de que conhecer o bem é fazer o bem. Assim, a sua noção de excelência epistémica na busca do conhecimento das formas será uma componente central da sua concepção de virtude moral.

Qual é o significado da crítica aristotélica na literatura?

Ensina eficazmente e ensina a verdade… O drama convincente e poderoso é convincente e poderoso porque revela alguma verdade da natureza humana. Introduz o conceito de “unidade orgânica”: a ideia de que em qualquer boa obra de arte, cada uma das partes deve contribuir para o sucesso global do todo.

Qual é a contribuição de Aristóteles em relação à correcção?

Aristóteles introduz a sua explicação de justiça correctiva dizendo, imediatamente após completar a sua discussão sobre justiça distributiva, que “o outro tipo de justiça é o tipo correctivo” (1131b).

Qual é o medo de Platão da imitação ou mímica?

Platão e Aristóteles sobre a arte como imitação (mimesis) A arte é imitação, e isso é mau… Problemas com a imitação: Epistemológico: Uma imitação está a três distâncias da realidade ou da verdade de algo (exemplo de cama).
Para mais dúvidas, ver Como são comuns as picadas de cabeça de cobre?

Porque é que Aristóteles é o maior filósofo?



Aristóteles foi um dos maiores filósofos que alguma vez viveu e o primeiro cientista genuíno da história. Ele deu contribuições pioneiras em todos os campos da filosofia e da ciência, inventou o campo da lógica formal, identificou as várias disciplinas científicas e explorou as suas relações entre si….

Em que é que Aristóteles acreditava na filosofia?

a filosofia de aristóteles enfatizava a biologia, em vez de matemática como Platão. Ele acreditava que o mundo era constituído por indivíduos (substâncias) que se apresentavam em classes naturais fixas (espécies). Cada indivíduo tem padrões de desenvolvimento incorporados, que o ajudam a crescer até se tornar um indivíduo plenamente desenvolvido do seu tipo.

Qual é a teoria ética de Aristóteles?

A ética de Aristóteles, ou o estudo do carácter, baseia-se na premissa de que as pessoas devem alcançar um carácter excelente (um carácter virtuoso, “ethikē aretē” em grego) como condição prévia para alcançar a felicidade ou o bem-estar (eudaimonia).

Qual é a teoria de Aristóteles sobre a catarse?

catarse, a purificação ou purgação das emoções (especialmente a piedade e o medo) principalmente através da arte. Na crítica, a catarse é uma metáfora utilizada por Aristóteles na Poética para descrever os efeitos da verdadeira tragédia no espectador.

Porque é que Aristóteles argumenta que a poesia é superior à história?

A poesia é mais “filosófica” que a história, segundo Aristóteles, porque Para desenvolver uma trama de forma a convencer o público, o poeta deve compreender e representar a lógica interior, a necessidade, do resultado desses acontecimentos…

Qual é a observação de Aristóteles sobre a poesia?

Ele define a poesia como uma arte que imita: “imitação . . é um instinto da nossa natureza” e “os objectos de imitação são homens em acção”. Ele considera “Comédia . . . uma imitação de personagens de tipo inferior;” tragédia é “uma imitação de uma acção séria e completa de alguma magnitude”; Aristóteles .

Como pode Platão ter criticado a organização dos governos democráticos de hoje?

Crítica da democracia
Conclui que a democracia corre o risco de levar ao poder ditadores, tiranos e demagogos. Argumenta também que as democracias têm líderes sem as competências ou morais adequadas e que é pouco provável que os mais bem equipados para governar cheguem ao poder.

Quem é que Platão acreditava que deveria ser o responsável pelo governo?

Platão defende que os filósofos-reis devem ser os governantes, pois cada filósofo procura descobrir a pólis ideal.

Como é que Platão e Aristóteles diferiram nas suas opiniões sobre o governo?

Platão com a sua filosofia política tem como objectivo transformar a política. Aristóteles pretende estudar as formas existentes de realidade política. Platão acredita que a política pode ser mudada. Aristóteles acreditava que a política não pode ser mudada.

Que governo preferia Aristóteles?

Aristóteles considera o governo constitucional (uma combinação de oligarquia e democracia de direito) como a forma ideal de governo, mas nota que nenhuma das três é saudável e que os estados alternarão entre as três formas num processo abrupto e caótico conhecido como kyklosis ou anacyclosis.

Qual é o estado ideal de Aristóteles?

Objectivo do estado ideal: segundo Aristóteles, o objectivo do estado ideal é a realização de uma boa vida e os meios materiais e espirituais (morais e espirituais) necessários para a realização de tal vida serão fornecidos.

Com o que é que Polemarchus ameaça Sócrates na cena de abertura da República?

A acção começa quando Sócrates e o seu irmão Glaucon regressam a casa depois de uma festa religiosa quando são forçados a parar pelo seu amigo Polemarchus, que brincando (?) ameaça a violência se Sócrates não passar por cá para uma visita.

Porque são os justos mais felizes do que os injustos, segundo Platão?

Sócrates oferece três argumentos a favor da vida justa sobre a vida injusta: (i) o homem justo é sábio e bom, e o homem injusto é ignorante e mau (349b); (ii) a injustiça produz desarmonia interna que impede acções eficazes (351b); (iii) a virtude é a excelência na função de uma coisa e o homem justo vive …

Qual é a opinião de Platão sobre a justiça no seu livro A República?

Em contraste com Glaucon, que afirma uma visão de contrato social de que a justiça não é intrinsecamente valiosa, mas apenas valiosa porque impede que os indivíduos sejam punidos por serem injustos. Platão argumenta que a virtude é boa em si mesma porque cria uma harmonia da alma que falta entre os viciosos.