Como é que as árvores recebem energia?


As árvores fazem os seus próprios alimentos através da fotossíntese, utilizando energia da luz solar, água (das raízes) e dióxido de carbono (do ar) para criar açúcar que é utilizado como combustível para o resto da árvore. A água é transportada das raízes para as folhas através de células de xilema.

Como é que as árvores utilizam a energia?

Durante a fotossíntese, as árvores utilizam a energia do sol para decompor as moléculas de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) para formar glicose (C6H12O6) e oxigénio (O2). Parte desta glucose é utilizada para a respiração, enquanto o resto é utilizado para formar a celulose, o principal bloco de construção de novos ramos, caules, folhas e raízes.

Como é que as árvores obtêm energia do sol?

As árvores utilizam a energia do sol para criar açúcares através de um processo chamado fotossíntese e sem estes açúcares como fonte de energia, uma árvore não pode crescer ou acabar por sobreviver. Um estudo de Thomas Givnish descobriu que o processo de fotossíntese é directamente afectado pela quantidade de luz solar que atinge as folhas de uma árvore.


Como é que as árvores produzem novas células?

Por detrás da tampa da raiz está um meristema que produz novas células para a tampa da raiz e para o alongamento da raiz. Estas novas células alongam-se, dividem-se e diferenciam-se em partes da raiz à medida que esta avança através do solo. O crescimento do diâmetro da raiz é semelhante ao crescimento no caule com o câmbio vascular produzindo madeira (xilema) e casca (floema).

Será que as árvores respondem ao ambiente?

As árvores podem responder ao seu ambiente de várias maneiras, principalmente através de respostas morfológicas e fisiológicas, bem como através da redistribuição dos nutrientes e da água disponíveis para os órgãos que mais necessitam dela. Geralmente, existem tanto aspectos genotípicos como fenotípicos a tais adaptações fisiológicas e morfológicas.