Como é que as coisas podem ter a mesma temperatura, mas aquecedores diferentes?
Massas idênticas de diferentes materiais podem ter diferentes quantidades de energia térmica, mesmo à mesma temperatura. Isto significa que o material que compõe a substância é um terceiro factor que afecta a quantidade de energia térmica que uma substância tem.
O que causa os diferentes aquecedores específicos?
Esta quantidade é conhecida como a capacidade térmica específica (ou simplesmente, calor específico), que é a capacidade térmica por unidade de massa de um material. As experiências mostram que o calor transferido depende de três factores: (1) a mudança de temperatura, (2) a massa do sistema, e (3) a substância e fase da substância.
Como é que o calor e a temperatura estão relacionados mas diferentes?
A diferença fundamental é que o calor diz respeito à energia térmica, enquanto que a temperatura diz mais respeito à energia cinética molecular. O calor é a transferência de energia térmica, enquanto que a temperatura é uma propriedade exposta pelo objecto.
Pode o calor fluir com a mesma temperatura?
O calor é aquela forma de energia que é transferida devido a uma diferença de temperatura. Não. A temperatura é a variável correcta, não o conteúdo de calor. Agora, o calor irá fluir entre os dois corpos – a questão é se existe um fluxo de calor líquido.
É possível que dois elementos que se tocam tenham a mesma temperatura mas não a mesma quantidade de energia térmica?
Massas idênticas de diferentes materiais podem ter diferentes quantidades de energia térmica, mesmo à mesma temperatura. Isto significa que o material que compõe a substância é um terceiro factor que afecta a quantidade de energia térmica que uma substância tem.
Para mais perguntas, ver Pode ganhar dinheiro com a conservação?
O que acontece quando duas coisas têm a mesma temperatura?
Quando dois objectos estão em equilíbrio térmico, diz-se que têm a mesma temperatura. Durante o processo de alcançar o equilíbrio térmico, o calor, que é uma forma de energia, é transferido entre os objectos.
Como é que o calor flui dos materiais que têm temperaturas diferentes?
O calor fluirá da região de alta temperatura para a região de baixa temperatura até que a distribuição da temperatura seja a mesma em todo o corpo. Ou, pode haver um gradiente de temperatura através de um objecto. O calor fluirá para igualizar a temperatura em todo o objecto.
Quando dois objectos com temperaturas diferentes entram em contacto, ambos atingem a mesma temperatura após algum tempo. Porquê?
Resposta: Se dois objectos a temperaturas diferentes forem postos em contacto um com o outro, a energia é transferida do objecto mais quente para o objecto mais frio até se atingir o equilíbrio e os corpos atingirem o equilíbrio térmico (ou seja, estão à mesma temperatura).
Como é que os diferentes materiais têm diferentes capacidades de calor específicas?
Os aquecedores específicos e as capacidades de calor molar de diferentes substâncias podem ser muito diferentes; reflectem tanto a estrutura molecular como as interacções intermoleculares (para sólidos e líquidos, mas não gases).
Porque é que substâncias diferentes aquecem a ritmos diferentes?
A capacidade térmica específica de um material tem a ver com muitos factores, mas um dos mais importantes é a massa dos seus átomos ou moléculas individuais. Acontece que os materiais com átomos mais leves tendem a ter maiores capacidades específicas de calor (necessitam de mais energia para aquecer) do que os materiais com átomos mais pesados.
O calor específico é uma constante diferente para cada material?
A capacidade térmica específica varia frequentemente com a temperatura e é diferente para diferentes estados da matéria. A água líquida tem uma das mais altas capacidades específicas de calor entre as substâncias comuns, cerca de 4184 J⋅kg.-1⋅K-1 a 20 °C; mas a do gelo, pouco abaixo de 0 °C, é apenas 2093 J⋅kg-1⋅K-1.
Quando dois objectos de temperaturas diferentes entram em contacto, a temperatura do objecto mais quente diminui e a temperatura do objecto mais frio aumenta?
Transferência de calor: o movimento de calor de um objecto mais quente para um objecto mais frio, quando duas substâncias a diferentes temperaturas se misturam, o calor flui do corpo mais quente para o corpo mais frio até atingir a mesma temperatura (Lei Zero da Termodinâmica – Equilíbrio Térmico).
Quando dois objectos entram em contacto, o aquecimento continua até que ambos os objectos tenham o mesmo?
É a diferença de temperatura entre os dois objectos vizinhos que provoca esta transferência de calor. A transferência de calor continua até que os dois objectos tenham alcançado o equilíbrio térmico e estejam à mesma temperatura.
Pode um objecto ser mais quente do que outro se estiverem à mesma temperatura?
Um objecto é mais quente que outro se estiverem à mesma temperatura, mas se a temperatura de um objecto for superior à temperatura do outro, haverá uma transferência de energia do objecto mais quente para o objecto mais frio até ambos atingirem a mesma temperatura.
Quando duas moléculas de temperaturas diferentes fazem passar calor de contacto da molécula mais quente para a molécula mais fria até estarem à mesma temperatura?
Condução Ocorre quando duas substâncias a diferentes temperaturas estão em contacto. A energia é sempre transferida da substância com a temperatura mais alta para a substância com a temperatura mais baixa.
Podem dois objectos ter a mesma temperatura mas quantidades diferentes de energia térmica?
Note-se que a capacidade térmica é a mesma que o calor específico, mas sem qualquer dependência da massa. Como consequência, dois objectos feitos do mesmo material, mas com massas diferentes, terão capacidades caloríficas diferentes.
Duas substâncias a temperaturas diferentes atingem o equilíbrio térmico se tiverem alterações de temperatura iguais?
Quando dois objectos em contacto um com o outro estão a temperaturas diferentes, diz-se que estão em equilíbrio térmico… Quando dois objectos em contacto um com o outro se encontram à mesma temperatura, diz-se que se encontram em equilíbrio térmico.
Porque é que alguns materiais se sentem mais quentes que outros, mesmo que os dois materiais estejam à mesma temperatura?
Em geral, os metais sentem-se mais frescos ou mais quentes ao toque do que outros materiais à mesma temperatura, porque são bons condutores térmicos. Isto significa que transferem facilmente calor para objectos mais frios ou absorvem calor de objectos mais quentes.
Para mais questões, ver Será que uma adição acrescenta valor?
Podem dois materiais diferentes ter o mesmo valor específico de capacidade térmica?
Deve-se notar que duas substâncias podem ter a mesma capacidade térmica específica, tal como duas substâncias podem ter a mesma densidade, mas por exemplo, se a capacidade térmica de um líquido claro não for 1 cal/goC, a substância não pode ser água pura.
Que sistemas mantêm algo dentro deles à mesma temperatura, quer esteja quente ou frio, sem utilizar electricidade?
A resposta é o isolamento térmico. Isolamento significa criar uma barreira entre o objecto quente e frio que reduz a transferência de calor ao reflectir a radiação térmica ou ao diminuir a condução térmica e a convecção de um objecto para o outro.
Porque é que materiais diferentes se sentem diferentes?
Embora as coisas feitas de materiais diferentes sejam mantidas sob as mesmas condições de temperatura na mesma sala, podem sentir-se relativamente mais quentes ou mais frias do que outros materiais. Isto pode ser explicado pelo efeito de um parâmetro específico do material chamado condutividade térmica.
Que factores afectam a transferência de calor entre uma substância quente e uma substância fria?
Que factores afectam a transferência de calor entre uma substância quente e uma substância fria? composição química das substâncias. estado da matéria das substâncias à temperatura ambiente. equilíbrio térmico das substâncias.
Uma piscina ou uma banheira aquecem mais depressa?
Assumindo que ambos começam à mesma temperatura, que aquecerá mais rapidamente, uma piscina ou uma banheira? Explique o seu pensamento. Banheira. A piscina tem mais massa.
Porque é que o aço tem um calor específico diferente?
Cada tipo diferente de metal faz com que a temperatura da água suba para uma temperatura final diferente. Isto indica que cada metal tem uma capacidade diferente de absorver energia térmica e de transferir energia térmica. A capacidade de uma substância para reter ou absorver energia térmica é chamada a sua capacidade calorífica.
Como decidimos que objecto é mais quente do que o outro?
Uma medida fiável do calor de um objecto é a sua temperatura. A temperatura é medida com um dispositivo chamado termómetro.
Qual dos objectos é mais quente que tem uma temperatura mais baixa?
A característica macroscópica dos objectos com maior calor é uma temperatura mais elevada. Os objectos mais quentes têm uma energia cinética média mais alta e uma temperatura mais alta; os objectos mais frios têm uma energia cinética média mais baixa e uma temperatura mais baixa.
A termometria e a calorimetria são a mesma coisa?
Energia térmica | Temperatura e sua medição |
---|---|
Calor latente | Lei de Joule |
Calorimetria | 95774567459 |
Porque é que diferentes objectos colocados sobre uma mesa à temperatura ambiente não trocam calor com a mesa?
1 resposta. Os objectos trocam calor com a mesa mas não há transferência líquida de energia (calor) uma vez que os objectos e a mesa estão à mesma temperatura.
Quando dois objectos com temperaturas diferentes são postos em contacto, ambos atingem a mesma temperatura após algum tempo, porque é que isso acontece?
Este estado é conhecido como equilíbrio térmico. Os objectos irão trocar energia térmica até que as suas temperaturas sejam iguais. Dois objectos a temperaturas diferentes, quando postos em contacto um com o outro, acabarão por atingir a mesma temperatura. Acontece por causa do equilíbrio térmico.
O que acontece quando duas coisas têm a mesma temperatura?
Quando dois objectos estão em equilíbrio térmico, diz-se que têm a mesma temperatura. Durante o processo de alcançar o equilíbrio térmico, o calor, que é uma forma de energia, é transferido entre os objectos.
Porque é que o calor passa de objectos mais quentes para objectos mais frios?
O calor é sempre a transferência de energia de um objecto a uma temperatura mais alta para um objecto a uma temperatura mais baixa. Assim, a energia flui das partículas no recipiente mais quente para as partículas no gelo frio e, mais tarde, para a água mais fria.
Quando dois sistemas que têm a mesma temperatura entram em contacto um com o outro, há transferência de calor?
Quando os dois sistemas estão em contacto, o calor será transferido através de colisões moleculares do sistema mais quente para o sistema mais frio. A energia térmica fluirá nessa direcção até que os dois objectos estejam à mesma temperatura.
O que aconteceria se a temperatura dos dois objectos fosse a mesma?
Quando dois objectos estão em equilíbrio térmico, diz-se que têm a mesma temperatura. Durante o processo de alcançar o equilíbrio térmico, o calor, que é uma forma de energia, é transferido entre os objectos. Explicação: A temperatura é uma medida da energia cinética média dos átomos ou moléculas do sistema.
Pensa que dois corpos têm o mesmo calor se estiverem à mesma temperatura? Dê um exemplo para apoiar a sua resposta.
Nenhum calor específico é diferente para materiais diferentes… As massas dos dois corpos são as mesmas, mas como há uma diferença na temperatura, significa que há uma diferença definitiva no seu calor específico. A energia térmica depende da massa, da capacidade térmica específica e da mudança de temperatura.
Para mais perguntas, ver Como utilizar a fita de reparação de gases de escape?
O que sabe sobre calor e temperatura? Como compararia calor e temperatura?
A diferença fundamental é que o calor diz respeito à energia térmica, enquanto que a temperatura diz mais respeito à energia cinética molecular. O calor é a transferência de energia térmica, enquanto que a temperatura é uma propriedade exposta pelo objecto.
Porque é que o metal parece mais frio do que a madeira, mesmo quando ambos estão à mesma temperatura?
Esta observação é geralmente atribuída a metais com uma condutividade térmica mais elevada do que a madeira. Tiram mais calor da sua mão do que a madeira num dado momento. Portanto, percebe-se que o metal é mais fresco do que a madeira.
Como está a diferença de temperatura relacionada com a taxa de transferência de calor?
A taxa a que as mudanças de temperatura são proporcionais à taxa a que o calor é transferido. A temperatura de uma amostra muda mais rapidamente se o calor for transferido a um ritmo elevado e menos rapidamente se o calor for transferido a um ritmo baixo.
Porque é que os metais se sentem mais frios no Inverno e mais quentes no Verão?
O metal é denso e devido à densidade e estrutura dos metais, são eficientes na transferência de calor e energia, tais como a electricidade… A segunda lei da termodinâmica diz que o calor flui sempre de um objecto mais quente para um objecto mais frio.
Como são as características do copo que mantêm as coisas frias iguais ou diferentes para manter as coisas quentes?
O ar entre as duas paredes é aspirado durante a construção, criando um vácuo. Em vez de conter algum tipo de elemento de aquecimento para manter as coisas quentes, uma garrafa térmica é concebida para manter as coisas quentes, não permitindo a fuga de calor. O calor pode ser transferido através do ar.
Como é que os insuladores mantêm as coisas quentes?
O isolamento ajuda a evitar que as coisas frias fiquem quentes e que as coisas quentes fiquem frias. Os isoladores fazem-no abrandando a perda de calor das coisas quentes e o ganho de calor das coisas frias. O plástico e a borracha são frequentemente bons isoladores.
Qual é a relação da temperatura com o calor?
Explicação: O calor é a energia total do movimento das moléculas dentro do objecto ou partícula, enquanto que a temperatura é simplesmente uma medida desta energia. A relação pode ser, quanto mais quente for um objecto, mais alta será a temperatura que o objecto terá.
Os diferentes materiais podem ter temperaturas diferentes?
Se deixar metal e madeira em contacto, sem fluxo de energia para ou de outras coisas, eles atingirão a mesma temperatura…. Isto é verdade para qualquer material. No entanto, não se sentirão à mesma temperatura porque o metal tem uma condutividade térmica mais elevada.
Porque é que as coisas se sentem a temperaturas diferentes?
Alguns objectos sentem-se mais frios do que outros. Porquê? A temperatura de um objecto depende da sua capacidade térmica e do ritmo a que o calor pode ser removido da sua superfície… A energia necessária para aquecer um determinado volume de material é diferente.
Como é que a temperatura afecta a capacidade térmica específica?
Muitas propriedades das substâncias variam com a temperatura; o mesmo acontece com a capacidade térmica. A um nível mais profundo, à medida que a temperatura aumenta, mais e mais graus de liberdade são descongelados, pelo que a capacidade térmica aumenta (água versus vapor é uma excepção notável). A zero K, a capacidade de calor de qualquer coisa tende a 0.
Porque é que os diferentes materiais aquecem a ritmos diferentes?
A capacidade térmica específica de um material tem a ver com muitos factores, mas um dos mais importantes é a massa dos seus átomos ou moléculas individuais. Acontece que os materiais com átomos mais leves tendem a ter maiores capacidades específicas de calor (precisam de mais energia para aquecer) do que os materiais com átomos mais pesados…
O calor específico é uma constante diferente para cada material?
A capacidade térmica específica varia frequentemente com a temperatura e é diferente para diferentes estados da matéria… A água líquida tem uma das mais altas capacidades específicas de calor entre as substâncias comuns, cerca de 4184 J⋅kg.-1⋅K-1 a 20 °C; mas a do gelo, pouco abaixo de 0 °C, é apenas 2093 J⋅kg-1⋅K-1.