Como é que Atenas e Esparta trataram os não-cidadãos?
Nós atenienses temos os nossos não-cidadãos em grande estima. Confiamos às nossas mulheres uma grande responsabilidade. As mulheres casadas são responsáveis pela gestão dos seus lares. Isto inclui a aquisição e formação de empregados domésticos, a preparação de refeições e, por vezes, o cuidado de escravos doentes.
Como é que Esparta se sentiu em relação aos estrangeiros?
Esparta tinha magistrados especiais para vigiar os estrangeiros…. Chamavam-se proxenetas, depois do nome do seu trabalho.
Como foram tratados os escravos e outros não-cidadãos em Esparta?
Quando Esparta foi fundada, os espartanos conquistaram a região vizinha da Messénia e escravizaram os nativos, a quem os espartanos chamavam ilotas. As ilotas cultivavam para os espartanos e enviavam a maior parte dos seus bens para Esparta, mantendo os extras. Os não-cidadãos, chamados perioikoi, produziam bens para eles.
Como é que Esparta tratava as pessoas?
Os homens espartanos dedicaram as suas vidas ao serviço militar.e viveram em comunidade até à idade adulta. Foi ensinado a um espartano que a lealdade ao Estado vinha antes de tudo o resto, incluindo a família.
Como foram tratados os forasteiros em Atenas?
Atenienses Estranhos recebidos como trabalhadores e protectores míticos, mas com muralhas “bárbaros” perigosos
O que é que os não-cidadãos fizeram em Atenas?
Metecos eram uma classe de não-cidadãos livres, muitas vezes empregados em tarefas mais meniosas mas, no entanto, vitais, que incluíam a construção, remo e manutenção trirreme. Os Metecos eram geralmente gregos de outras cidades-estado. As mulheres de origem não-Ateniana podem frequentemente subir a posições de considerável influência como cortesãs.
Que direito têm os cidadãos de Atenas que os não-cidadãos não têm?
Qualquer pessoa poderia viver numa cidade-estado grega, mas nem todos poderiam ser cidadãos. Os cidadãos tinham direitos e privilégios que os não-cidadãos não tinham, incluindo o direito de voto. Os cidadãos também tinham responsabilidades ou deveres a cumprir, tais como o pagamento de impostos.
Como é que Atenas tratou os seus cidadãos?
Mas ao contrário das democracias modernas, Atenas só permitiu que os homens livres fossem cidadãos. Todos os homens nascidos em Atenas com mais de 18 anos de idade foram considerados cidadãos atenienses. As mulheres e os escravos não tinham direito à cidadania. Todos os cidadãos poderiam participar no governo da cidade.
Esparta ou Atenas tinham cidadãos como classe alta?
Poder do Governo | Esparta | Atenas |
---|---|---|
Jurídico | Os reis agiram como juízes. | Tribunal: júris muito grandes escolhidos por sorteio que utilizaram cédulas secretas para chegar a um veredicto. |
Para mais perguntas, ver Romantismo e idealismo?
Quem eram os cidadãos espartanos?
Os seus habitantes foram classificados como espartanos (cidadãos espartanos gozando de plenos direitos), mariposas (não espartanos, homens livres criados como espartanos), perioikoi (homens livres) e ilotas (servos estatais, parte dos escravizados, não espartanos). A população local).
Como é que os cidadãos de Atenas e Esparta se diferenciaram um do outro?
A principal diferença entre Atenas e Esparta é o seu governo, economia e sociedade. A sociedade ateniense, que se baseava no comércio, valorizava a arte e a cultura e era governada sob uma forma de democracia. A sociedade espartana, por outro lado, era uma sociedade militante cuja economia se baseava na agricultura e na conquista.
Como é que os espartanos se tornaram cidadãos?
O processo educativo espartano conhecido como agoge era essencial para a plena cidadania… Geralmente, no entanto, as únicas crianças elegíveis para o agoge eram espartanos, aqueles que podiam rastrear os seus antepassados até aos habitantes originais da cidade. Havia duas excepções.
Em que é que Atenas se concentrou?
Os antigos atenienses eram um povo atento que gostava do estudo sistemático de temas como a ciência, filosofia e história, para citar alguns. Os atenienses colocaram grande ênfase nas artes, arquitectura e literatura.
Quem poderiam ser cidadãos de Atenas?
Para ser classificado como cidadão em Atenas do século V, teve de ser homem, nascido de dois pais atenienses, com mais de dezoito anos de idade e ter completado o serviço militar. Mulheres, escravos, metecos e crianças com menos de 20 anos de idade não poderiam tornar-se cidadãos.
Como é que o povo de Atenas e Esparta ganharam o direito de participar na vida pública e de tomar decisões que afectam a comunidade?
Como é que o povo de Atenas e Esparta ganharam o direito de participar na vida pública e de tomar decisões que afectam a comunidade? Os espartanos ganharam o direito de participar na vida pública ao executarem tarefas que o governo e a sociedade consideravam importantes.
Quais são alguns prós e contras da sociedade espartana?
- Exército terrestre forte, protecção. Vantagem de Esparta.
- As mulheres poderiam ser proprietárias de bens. Vantagem de Esparta.
- As mulheres tinham liberdade. Vantagem de Esparta.
- Treino de força. Vantagem de Esparta.
- Poderia possivelmente tomar decisões mais rápidas. Vantagem de Esparta.
- Democracia. Vantagem de Atenas.
- Poderoso, capaz de conquistar.
- Rodeado por cidades-estados hostis.
Quais são os contras da sociedade espartana?
Fraquezas esmagadas Esparta, por isso aqui estão algumas dessas fraquezas. Esparta não tinha educação, eram demasiado duros com as crianças em treino militar e os espartanos não permitiam viajar… Para começar, Esparta excluiu completamente qualquer educação avançada.
Quais são algumas das desvantagens de Atenas?
- Não havia direitos humanos, havia escravatura, as mulheres praticamente não tinham direitos, os estrangeiros eram discriminados.
- Apenas alguns funcionários foram eleitos.
- Como não houve parlamento eleito durante um período de tempo mais longo, a política era mais instável do que em muitas democracias ocidentais.
Qual foi a razão da falta de confiança entre Esparta e Atenas?
De acordo com Tucídides, Esparta temia o poder crescente de Atenas. Os espartanos não tinham muito comércio ou marinha, por isso estavam a um mundo longe da economia, da cultura e do império de Atenas. Esparta era uma oligarquia, não uma democracia como Atenas.
Em que é que Esparta se concentrou?
Único na Grécia antiga pelo seu sistema social e constituição, a sociedade espartana concentrou-se largamente na formação e excelência militar. As mulheres espartanas gozavam de estatuto, poder e respeito inigualáveis no resto do mundo clássico.
Como é que Esparta tratou os Messenianos?
Como é que Esparta tratou os Messenianos? Os M’s foram transformados em ilotas (camponeses forçados a trabalhar). Todos os anos, os espartanos levavam metade das suas colheitas.
Quantas pessoas em Atenas eram cidadãos?
Cerca de 140.000; cerca de 40.000 homens eram cidadãos; e escravos (cerca de 40.000). Por volta de 432 a.C., Atenas tinha-se tornado a cidade-estado mais populosa do Hellas. Em Atenas e Ática existiam pelo menos 150.000 atenienses, cerca de 50.000 estrangeiros e mais de 100.000 escravos.
O que é que os cidadãos de Atenas mais valorizaram?
Os atenienses valorizavam a educação e as artes e acreditavam que as pessoas instruídas faziam os melhores cidadãos.
Como era a educação em Atenas?
O principal objectivo da educação ateniense era produzir pensadores, pessoas bem formadas nas artes e ciências, pessoas preparadas para a paz ou para a guerra. As jovens crianças atenienses foram ensinadas em casa até aos seis ou sete anos de idade, e depois enviadas para escolas de bairro para o ensino primário até aos 14 anos de idade.
Para mais perguntas, ver O que significa a raiz da palavra anthro?
Será que Esparta ou Atenas valorizaram a expressão individual?
Ao contrário de Atenas, de cerca de 600 a 371 a.C., Esparta teve o exército mais poderoso da Grécia. Todas as formas de expressão individual foram desencorajadas. Como resultado, os espartanos não valorizavam as artes, literatura ou outras actividades artísticas e intelectuais.
O que é que Esparta e Atenas tinham em comum?
Uma das principais formas em que foram semelhantes foi na sua forma de governo. Tanto Atenas como Esparta tiveram uma assembleia, cujos membros foram eleitos pelo povo. Esparta foi governada por dois reis, que governaram até à sua morte ou foram forçados a abandonar o cargo. Atenas era governada por archons, que eram eleitos anualmente.
Como é que Atenas e Esparta diferiram no questionário?
Atenas e Esparta eram diferentes porque Atenas era uma democracia e Esparta era uma oligarquia. Além disso, os espartanos concentraram-se muito no exército e esse era o principal objectivo: criar crianças fortes para estarem no exército, enquanto Atenas queria criar pessoas instruídas não só para lutar.
Como se explica a alguém que se regista como cidadão em Atenas?
Como é que alguém se registou como cidadão em Atenas? Os cidadãos actuais votam se querem que essa pessoa se junte a Atenas… Que percentagem da população total de Atenas foi capaz de votar? Que grupos não puderam votar?
Porque é que a cidadania era tão importante em Atenas?
Em muitas cidades, como Atenas, a cidadania veio com importantes direitos políticos, uma vez que todos os cidadãos foram considerados legalmente iguais. O desejo de respeitar os direitos dos cidadãos foi o que levou Atenas a desenvolver a primeira democracia do mundo, como uma forma de as pessoas terem voz no seu próprio governo.
Quem não eram cidadãos em Atenas durante o tempo de Sólon?
Nem toda a gente em Atenas era considerada um cidadão. Apenas os homens adultos livres gozavam dos direitos e responsabilidades de cidadania. Apenas cerca de 20 por cento da população de Atenas eram cidadãos. As mulheres não eram cidadãs e por isso não podiam votar ou ter uma voz no processo político.
Esparta ou Atenas foi melhor?
Esparta é muito superior a Atenas porque o seu exército era feroz e protector, as raparigas recebiam alguma educação e as mulheres tinham mais liberdade do que em outras polis. Primeiro, o exército de Esparta foi a força de combate mais poderosa da Grécia.
Que característica do governo descreve Atenas e não Esparta?
Termos neste conjunto (10) Que característica do governo descreve Atenas, não Esparta? Todos os cidadãos podiam debater qualquer questão. Quem foi forçado a recolher alimentos para os soldados?
Qual foi a contribuição de Esparta para a sociedade?
A constituição de Esparta é hoje muito semelhante à nossa.
Esparta foi a primeira sociedade na Grécia antiga a criar um governo com restrições ao poder e controlos e equilíbrios incorporados no seu sistema político. A constituição dos Lacedaemonians separou os poderes de governo dentro dos diferentes ramos de governo, tal como o nosso faz hoje.
Como era a vida em Atenas?
Os antigos atenienses também tinham de comer, claro. Era natural que a maioria deles ganhasse a vida e colocasse comida na mesa da agricultura. Os cidadãos eram frequentemente proprietários de terras fora da cidade que proporcionavam os seus rendimentos. No entanto, a paisagem e o clima gregos tornaram a agricultura uma tarefa difícil.
Será que os espartanos ainda existem?
Mas ainda hoje existe uma cidade chamada Esparta na Grécia no mesmo local que a cidade antiga. Assim, de certa forma, os espartanos ainda existem, embora hoje em dia tendam a ser um pouco menos rigorosos e certamente não tão bons a lutar com lanças e escudos como os antigos.
Quem exerceu cargo público em Esparta?
Esparta tinha um sistema de governo muito invulgar. Dois reis governavam a cidade, mas um “conselho de anciãos” de 28 membros limitava os seus poderes.
Quem ocupou cargos públicos em Atenas?
Sob o domínio romano, os governantes foram classificados como os mais altos funcionários. Foram eleitos, e mesmo estrangeiros como Domiciano e Adriano ocuparam o cargo como uma marca de honra. Quatro presidiram à administração judicial. O conselho (cujo número variou em momentos diferentes de 300 a 750) foi nomeado por sorteio.
Para mais questões, ver Do anchovies eat zooplankton?
Quais são os prós e os contras de Atenas?
- – CON: Grande parte do alojamento da cidade é caro.
- + PRO: Embora mais difíceis de encontrar, existem opções mais acessíveis.
- + PRO: Incríveis locais históricos.
- – CON: Multidões durante as férias.
- + PRO: Comida espantosa.
- + PRO: Sistema de transporte público robusto.
- – CON: Não é a melhor cidade para se conduzir.
Quais foram as vantagens de Atenas?
Os atenienses viviam junto ao mar, o que era uma vantagem porque tinham um excelente sistema comercial. Embora as montanhas protegessem Esparta, também causavam problemas comerciais, os espartanos não tinham maneira de contornar as enormes montanhas para negociar com o povo.
Quais são algumas das vantagens de Atenas?
- Uma oportunidade para experimentar a história.
- Bom tempo.
- Muitas grandes oportunidades de emprego em Atenas.
- Baixo custo de vida.
- A cozinha grega é mundialmente famosa.
- local perfeito
- Grande qualidade de vida.
O que havia de errado com Esparta?
5. Os jovens espartanos eram ritualmente espancados e flagelados. Uma das práticas mais brutais de Esparta envolvia o chamado “concurso de resistência” em que os adolescentes eram chicoteados, por vezes até à morte, diante de um altar no santuário da Artemis Orthia.
Quais são os contras da Grécia?
congestionamento do tráfego e poluição em muitas vilas e cidades; grave escassez de água em algumas regiões, particularmente durante o Verão; as casas podem ser difíceis de vender; a despesa de viajar de e para a Grécia se for proprietário de uma casa e não viver num país próximo (ou num país com boas ligações aéreas).
É seguro viver em Atenas?
As estatísticas do crime apontam para o facto de ser na realidade uma cidade bastante segura para os viajantes – Atenas não está incluída nas longas listas das cidades mais perigosas do mundo, e um índice de criminalidade de Numbeo de 2019 colocou a capital grega em 130º lugar na lista, classificando-a como mais segura do que cidades como Tampa, Florida e Dublin….
O que usou Esparta para controlar os seus cidadãos?
Os cidadãos espartanos eram controlados pelas restrições das leis e tradições militares em que viviam.
Que tipo de sociedade era Atenas?
A sociedade ateniense era composta por quatro classes sociais principais: escravos, metecos (não cidadãos livres), mulheres e cidadãos, mas dentro de cada uma destas amplas classes havia várias subclasses (tais como a diferença entre cidadãos comuns e cidadãos aristocráticos).
Que tipo de sociedade era Esparta?
Esparta era uma sociedade guerreira na Grécia antiga que atingiu o auge do seu poder após derrotar a cidade-estado rival Atenas na Guerra do Peloponeso (431-404 AC). Cultura espartana centrada na lealdade ao Estado e ao serviço militar.
Como é que os espartanos viam as pessoas de fora e as suas ideias?
Como é que os espartanos viam as pessoas de fora e as suas ideias? Eles desconfiavam deles.
Como é que Esparta tratou os Messenianos 725 a.C.?
725 AC- Como é que Esparta tratou os Messenianos? Foram obrigados a tornar-se camponeses e a permanecer nas terras em que trabalhavam (ilotas).
Porque é que a relação entre Atenas e Esparta se deteriorou após as Guerras Médicas?
Consequências das Guerras Persas
As acções violentas do líder espartano Pausanias no cerco de Bizâncio, por exemplo, alienaram muitos dos estados gregos de Esparta e provocaram uma mudança no comando militar da Liga de Delos de Esparta para Atenas.
Como é que Esparta foi destruída?
A derrota decisiva do exército espartano hoplite pelas forças armadas Theban na Batalha de Leuctra. em 371 a.C. pôs fim a uma época na história militar grega e alterou permanentemente o equilíbrio de poder grego.
Com que idade é que as crianças atenienses se tornaram cidadãos?
Atenas tornou-se uma democracia por volta de 500 a.C. Mas ao contrário das democracias modernas, Atenas apenas permitiu que os homens livres fossem cidadãos. Todos os homens nascidos em Atenas com mais de 18 anos de idade foram considerados cidadãos atenienses.