Como é que o pós-modernismo contribui para a sociedade?
Como é que o pós-modernismo afecta a sociedade?
O pós-modernismo afecta os pontos de vista e os estilos de vida, o que por sua vez afecta o desempenho dos papéis do jovem adulto e as suas interacções dentro de todos os seus diferentes sistemas sociais. Foi encontrada uma forte ligação à família e ao lar, bem como a importância dos papéis como filhos/filhas.
Qual é a contribuição do pós-modernismo?
Pós-modernismo em Filosofia
Surgiu a partir dos anos 50 como uma rejeição de doutrinas como o positivismo, darwinismo social, materialismo e idealismo objectivo. A filosofia pós-moderna enfatiza a importância das relações de poder, da personalização e do discurso na “construção” da verdade e das visões do mundo.
O que é a sociedade pós-modernista?
A pós-modernidade (pós-modernidade ou condição pós-moderna) é o estado económico ou cultural ou condição da sociedade que se diz existir após a modernidade.
Existe um efeito positivo do pós-modernismo?
A abordagem pós-moderna reconhece que o conhecimento tanto pode ser descoberto como construído. Estimular e afirmar a criatividade dos estudantes é importante na construção do conhecimento e dos valores, particularmente se forem encorajados diversos pontos de vista.
Que contribuição pensa que o pós-modernismo como filosofia de educação pode dar à sociedade?
Conclui-se assim que as ideias pós-modernas podem afectar o processo educativo de várias maneiras. Relativamente ao pós-moderno, os objectivos da educação são o ensino do pensamento crítico, a produção de conhecimento, o desenvolvimento da identidade individual e social, a auto-criação.
O pós-modernismo ainda é relevante hoje em dia?
De facto, nas décadas anteriores, o pós-modernismo estava em voga nos cenários académicos do nosso país e no mundo ocidental. Hoje em dia não é necessariamente assim. Ainda o encontramos em departamentos literários. Ainda o encontramos, infelizmente, por vezes em departamentos de teologia.
Como é que o pós-modernismo afecta a cultura?
A cultura pós-moderna é caracterizada pela valorização das actividades, eventos e perspectivas que enfatizam o particular sobre o global ou o fragmento sobre o todo. Esta inversão de uma ideologia modernista exige uma valorização da variação e da flexibilidade na esfera cultural.