Como mostrar que uma gramática é ambígua?
Diz-se que uma gramática é ambígua se houver mais do que uma derivação mais à esquerda ou mais do que uma derivação mais à direita ou mais do que uma árvore de análise para uma dada cadeia de caracteres de entrada. Se a gramática não for ambígua, diz-se que não é ambígua.
O que é uma gramática ambígua, dê um exemplo?
Uma gramática que apresenta mais do que uma derivação mais à esquerda (ou mais à direita) para uma frase semelhante é chamada uma gramática ambígua. Exemplo – Verifique se a seguinte gramática é ambígua ou não. Para a cadeia id + id * id, existem duas árvores de análise.
Qual das seguintes opções é um analisador para uma gramática ambígua?
O analisador LR pode ser utilizado para analisar gramáticas ambíguas. O analisador LR resolve conflitos (alterar/reduzir ou reduzir/reduzir) na tabela de análise de gramáticas ambíguas com base em certas regras (precedência e/ou associatividade de operadores) da gramática.
É possível que uma gramática regular seja ambígua?
Se uma gramática é regular, também será livre de contexto [de acordo com a hierarquia de Chomsky], pode ou não ser ambígua, dependendo da gramática. Mas é certo que qualquer gramática regular ambígua pode ser convertida numa gramática regular não ambígua.
Quando é que uma gramática não é ambígua?
Uma gramática pode ser não ambígua se não contiver nenhuma ambiguidade. Isto significa que se não contiver mais do que uma derivação mais à esquerda (LMD) ou mais do que uma derivação mais à direita (RMD) ou mais do que uma árvore de análise para a cadeia de entrada dada, é uma gramática não ambígua.
Para mais perguntas, ver Qual das seguintes opções é um agente cicloplégico?
O que é uma frase ambígua?
Uma frase ambígua tem dois ou mais significados possíveis numa única frase ou sequência de palavras. Isto pode confundir o leitor e tornar o significado da frase pouco claro.
O que é uma gramática ambígua e não ambígua, explicada com um exemplo?
Em informática, uma gramática ambígua é uma gramática livre de contexto para a qual existe uma cadeia que pode ter mais do que uma derivação mais à esquerda ou árvore de análise, enquanto uma gramática não ambígua é uma gramática livre de contexto para a qual cada cadeia válida tem apenas uma derivação mais à esquerda ou árvore de análise.
Como é que se lida com uma gramática ambígua?
- Corrigindo a gramática.
- Adicionar regras de agrupamento.
- Usar a semântica e escolher a análise que faz mais sentido.
- Adicionar regras de precedência ou outras regras de análise sensíveis ao contexto.
Como é que se prova que uma dada gramática é ambígua? Explique com um exemplo.
- S->aS |Sa| Є
- E->E->E +E | E*E| id.
- A ->AA | (A) | A.
- S ->SS|AB, A ->Aa|a, B ->Bb|b.
Como tornar uma gramática ambígua numa gramática não ambígua?
- S → aXY | byYZ | ε
- Z → aZ | a.
- X → aXY | a | un | ε
- Y → bYZ | segundo | ε
Uma gramática ambígua pode ser LR K?
Uma gramática ambígua nunca pode ser LR(k) para qualquer k, porque o algoritmo LR(k) não foi concebido para lidar com gramáticas ambíguas. Ficaria preso num problema de indecidibilidade, se fosse usado numa gramática ambígua, independentemente do tamanho da constante k.
A gramática regular é LL 1?
Porque o analisador LL (1) olha apenas para o primeiro símbolo e aqui o analisador não pode garantir sempre a escolha correcta da regra. É por isso que nem todas as gramáticas regulares são LL (1).
Como é que se encontra a ambiguidade de uma gramática MCQ?
Uma gramática é dita ambígua. se pode produzir mais de uma árvore de análise para uma string ou quando duas sequências diferentes de derivações mais à esquerda (ou mais à direita) podem produzir a mesma string a partir do mesmo símbolo inicial. Explicação: Opção_1: não causará quaisquer problemas em termos de ambiguidade.
A gramática regular não é ambígua?
Toda a linguagem regular é reconhecida por uma gramática livre de contexto não ambígua (pegue-se num autómato determinístico que a reconheça e faça-se uma produção R→tS para cada aresta Rt→S no DFA, e R→ϵ para cada estado de aceitação R).
Qual é a melhor gramática ambígua e não ambígua?
A gramática não ambígua contém mais número de não-terminais. Para uma gramática ambígua, o comprimento da árvore de análise é mais curto. Para uma gramática não ambígua, o comprimento da árvore de análise é grande. A gramática ambígua é mais rápida do que a gramática não ambígua para derivar uma árvore.
Quais são alguns exemplos de linguagem ambígua?
- O latido era doloroso. (Pode significar que o latido de uma árvore era áspero ou que o latido de um cão comunicava dor ou feria os ouvidos do ouvinte).
- Devias trazer vinho ou cerveja e sobremesa. (Pode significar que ele devia trazer apenas vinho, vinho e sobremesa, ou cerveja e sobremesa).
- O Harry não vem à festa.
Para mais perguntas, ver Ainda se fazem refrigerantes para gordos?
Como se usa unambiguous numa frase?
- Ao ler o artigo sem ambiguidades, o editor ficou satisfeito por ter encontrado um autor claro e conciso.
- Tentei apresentar as minhas queixas sem ambiguidades para que o Better Business Bureau soubesse exactamente o que a empresa tinha feito de errado.
Que parte da frase é ambígua?
Qual é a forma substantiva de ambíguo? Ambiguous_ é um adjectivo. A forma substantiva relacionada com esta palavra pode ser ambiguidade ou ambiguidade. O advérbio é ambíguo.
_AA_A_->_AAB?”>Que tipo de gramática é ->AA A ->AAB?
O quê. | Que tipo de gramática é esta? S → Aa A → Aab | λ |
---|---|
b. | Linear esquerda |
C. | Nenhuma das anteriores |
d. | Ambas as opções anteriores |
Resposta: Linear Esquerda |
Como corrigir uma frase ambígua?
Outra forma de combinar frases para evitar a ambiguidade é alterar uma frase numa cláusula that. No exemplo seguinte, insira that antes de Janette, elimine that e combine as duas frases. d. Mudar uma frase para a oração that e combinar as duas frases.
Como é que se lida com gramáticas ambíguas na concepção de compiladores?
- Podemos alterar a precedência dos operadores.
- O analisador terá um menor número de estados em comparação com a versão não ambígua.
- O analisador nunca perde tempo a efectuar reduções como E → T ou T → F.
O Lalr é mais poderoso do que o SLR?
Na prática, LALR oferece uma boa solução, porque as gramáticas LALR (1) são mais poderosas do que as gramáticas SLR (1) e podem analisar a maioria das gramáticas LL (1) práticas. As gramáticas LR(1) são mais poderosas do que as LALR(1), mas os analisadores canónicos LR(1) podem ser extremamente grandes e não são considerados práticos.
O analisador pode analisar uma gramática ambígua?
1 resposta. Nenhum analisador pode analisar uma gramática ambígua.
Como é que se verifica se a gramática é LR 1 ou não?
Para verificar se a gramática é LL(1), pode desenhar uma tabela de análise preditiva. E se encontrar várias entradas na tabela, pode dizer que a gramática não é LL(1).
O que é que quer dizer com ambiguidade?
Definição de ambiguidade
1a: a qualidade ou o estado de ser ambíguo, especialmente no significado A ambiguidade do poema permite várias interpretações. b: uma palavra ou expressão que pode ser entendida de duas ou mais maneiras possíveis: uma palavra ou expressão ambígua. 2: incerteza.
O que é um B )* em autómatos?
Assim, a+b significa [ab] ou a|b , pelo que (a+b)* significa qualquer cadeia de comprimento 0 ou mais, contendo qualquer número de as e bs em qualquer ordem. Da mesma forma, (a*b*)* também significa qualquer string de comprimento 0 ou mais, contendo qualquer número de as e bs em qualquer ordem.
O conjunto regular é uma gramática LR?
etiquetas | etiqueta:apple |
---|---|
é aceite | é aceite: true |
está fechado | está fechado: true |
Qual das seguintes opções é ambígua?
A afirmação “Uma mole de hidrogénio” é ambígua.
Qual é um exemplo de uma situação ambígua?
Falta de informação. Demasiada informação sem clareza quanto às tarefas ou expectativas. situações desconhecidas ou novas Situações em que faltam pistas familiares, como interacções com profissionais de outro país.
Quais são os 4 tipos de ambiguidade?
- Ambiguidade lexical. As palavras têm vários significados.
- Ambiguidade sintáctica. Uma frase tem várias árvores de análise.
- Ambiguidade semântica.
- Ambiguidade anafórica.
- Discurso não-literal.
- Elipse.
- Exemplo 2.
- Restrições sintácticas.
Para mais informações, consulte Durante a fase latente, onde reside o vírus do herpes?
Porque é que eliminamos a recursão à esquerda da gramática?
Eliminar a recursão à esquerda
A recursão à esquerda coloca muitas vezes problemas aos analisadores, quer porque os leva a uma recursão infinita (como no caso da maioria dos analisadores descendentes), quer porque esperam regras numa forma normal que a proíbem (como no caso de muitos analisadores ascendentes, incluindo o algoritmo CYK).
Qual das seguintes afirmações é verdadeira para uma gramática ambígua?
Explicação: Uma gramática livre de contexto é ambígua se tiver mais do que uma árvore de análise gerada ou mais do que uma derivação mais à esquerda. Uma gramática não ambígua é uma gramática livre de contexto para a qual cada cadeia válida tem uma única derivação mais à esquerda. 2.
Como é que se usa “travail” numa frase?
Exemplo de frase de Travails
Somos vitoriosos quando não permitimos que as tribulações da vida nos deprimam… Aqueles que têm ligados à sua honra grandes trabalhos, preocupações ou perigos, estão menos sujeitos à inveja. Ambas as famílias estão demasiado absorvidas nas suas próprias tribulações para prestarem muita atenção às crianças.
Qual é a outra palavra para inequívoco?
Nesta página pode descobrir 25 sinónimos, antónimos, expressões idiomáticas e palavras relacionadas com inequívoco, tais como: claro, inequívoco, inequívoco, inequívoco, óbvio, simples, explícito, expresso, claro, equívoco e distinto.
O que é uma linguagem não ambígua?
: claramente expresso ou entendido : não ambíguo.
O que é um pronome ambíguo?
Os pronomes ambíguos ocorrem quando uma frase contém dois antecedentes possíveis. Quando uma frase contém dois antecedentes possíveis, a frase deve ser verificada para eliminar o pronome ambíguo.
ambíguo é um adjectivo?
AMBIGUOUS (adjectivo) definição e sinónimos | Macmillan Dictionary.
Como é que se diz ambiguous em inglês?
https://www.youtube.com/watch?v=Xg8eaGPF3sg
Qual é o problema da gramática ambígua na concepção de compiladores?
Uma vez que a gramática ambígua tem a capacidade de produzir duas árvores de análise para a mesma expressão, é muitas vezes confuso para um compilador descobrir qual das árvores de análise disponíveis é a correcta com base no contexto da tarefa.
Quais são as consequências de o analisador ter uma gramática ambígua?
Assim que se introduz ambiguidade numa gramática, um analisador já não pode ter a certeza de que a primeira correspondência que obtém é definitiva. Tem de continuar a tentar todas as outras formas de analisar um enunciado, para excluir qualquer ambiguidade.
_as_S_->_A?”>Que tipo de gramática é ->as S ->A?
O quê. | S → abS S → a qual é a gramática? |
---|---|
b. | Gramática linear esquerda |
C. | Ambas as opções acima |
d. | Nenhuma das anteriores |
Resposta:Gramática Linear correcta |
_SS_S_->?”>Que tipo de gramática é ->SS S ->?
O quê. | S → SS S → λ S → aSb S → bSa que tipo de gramática é essa? |
---|---|
b. | não linear |
C. | Ambas as opções acima |
d. | Nenhuma das anteriores |
Resposta: Linear |
O que é a gramática linear no TOC?
Em informática, uma gramática linear é uma gramática livre de contexto que tem no máximo um não-terminal no lado direito de cada uma das suas produções. Uma linguagem linear é uma linguagem gerada por uma gramática linear.