Como pode explicar porque duas espécies que parecem semelhantes não estão necessariamente tão intimamente relacionadas?
Podem passar por diferentes fases de desenvolvimento e funcionais antes de serem completamente iguais. Estruturas análogas não são necessariamente provas de que duas espécies provêm de um antepassado comum. É mais provável que provenham de dois ramos separados da árvore filogenética e podem não estar de todo intimamente relacionados.
Como podem duas espécies que parecem muito diferentes uma da outra estar mais intimamente relacionadas do que duas espécies que se assemelham uma à outra?
A natureza selecciona para características que dão a um organismo uma vantagem sobre os outros. Estes traços são encontrados em muitos outros organismos. Do que eles evoluíram é diferente, mas as suas mutações permanecem as mesmas/semelhantes.
Como podem dois organismos que não estão estreitamente relacionados evoluir características físicas semelhantes?
Na biologia evolutiva, a evolução convergente é o processo pelo qual organismos que não estão intimamente relacionados (não monofiléticos), evoluem independentemente características semelhantes como resultado de terem de se adaptar a ambientes semelhantes ou nichos ecológicos.
Podem dois organismos parecer semelhantes mas ser membros de espécies diferentes?
Os organismos que parecem semelhantes pertencem frequentemente à mesma espécie, mas nem sempre é esse o caso. Pela minha parte, não consigo distinguir a águia-pesqueira africana e a águia careca, para além das fotos abaixo. Mas são, de facto, espécies diferentes. Algumas espécies são semelhantes umas às outras.
Como se determina se duas espécies estão intimamente relacionadas?
Duas espécies estão mais intimamente relacionadas se tiverem um antepassado comum mais recente e menos relacionadas se tiverem um antepassado comum menos recente.
Para mais perguntas, ver Onde é que os gatos contraem conjuntivite?
Como é possível que duas espécies que parecem semelhantes estejam menos relacionadas do que duas espécies que parecem completamente diferentes?
Em geral, quanto mais diferenças de DNA em genes homólogos (ou diferenças de aminoácidos nas proteínas que codificam) entre duas espécies, tanto mais distantes estão as espécies…
Como se chama quando dois organismos não relacionados são parecidos?
Convergente. Quando dois organismos não relacionados são parecidos (tubarões e golfinhos) Biodiversidade. Refere-se à variedade dos seres vivos.
Porque é que animais de espécies diferentes se assemelham?
são características anatómicas, de organismos diferentes, que têm uma aparência ou função semelhante porque foram herdados de um antepassado comum que também os tinha. Por exemplo, o antebraço de um urso, a asa de uma ave, e o seu braço têm os mesmos tipos funcionais de ossos que o nosso antepassado reptiliano comum.
Como é que duas espécies evoluem de um antepassado comum?
Evidência de ADN para a evolução.
Se duas espécies têm o “mesmo” gene, é porque o herdaram de um antepassado comum. Em geral, quanto mais diferenças de DNA em genes homólogos entre duas espécies, mais distante é a relação entre as espécies.
Porque é que espécies diferentes podem evoluir de formas semelhantes?
A evolução convergente ocorre quando as espécies ocupam nichos ecológicos semelhantes e se adaptam de formas semelhantes em resposta a pressões selectivas semelhantes. Os traços que surgem através da evolução convergente são chamados ‘estruturas análogas’. São contrastadas com ‘estruturas homólogas’, que têm uma origem comum.
O que significa quando dois organismos são muito semelhantes?
Quando dois organismos partilham um antepassado comum, o seu código genético deve ser semelhante. A extensão das semelhanças determina a forma como os organismos evoluíram recentemente.
Podem dois organismos ser parecidos mas ter genótipos diferentes?
Devido à presença de um alelo dominante, o mesmo fenótipo mas um genótipo diferente é possível… Um alelo dominante é sempre expresso quando está presente no genótipo.
O que torna dois animais espécies diferentes?
A maioria dos biólogos evolutivos distinguem uma espécie da outra com base na reprodutividade: membros de espécies diferentes não acasalam ou não podem acasalar uns com os outros ou, se o fizerem, os descendentes resultantes são geralmente estéreis, inviáveis ou sofrem de algum outro tipo de aptidão reduzida.
Como pode a mesma espécie parecer diferente?
Dentro da mesma espécie, os organismos individuais podem ter um aspecto muito diferente. Para as três espécies de borboletas, a cor e o padrão das asas varia de acordo com a estação em que nasceram. As borboletas de cima nasceram em condições de luz e temperatura diferentes das de baixo.
Os organismos são os mesmos ou geneticamente diferentes?
Comparar a semelhança genética humana com outras formas de vida
Dos três mil milhões de componentes genéticos que nos tornam seres vivos, apenas um punhado é exclusivamente nosso. De facto, apesar das nossas diferenças no exterior, os seres humanos são 99,9% geneticamente semelhantes uns aos outros.
Porque é que espécies diferentes têm características diferentes?
Os diferentes organismos variam na aparência e função porque têm informações herdadas diferentes; o ambiente também afecta as características que um organismo desenvolve. Na reprodução sexual, cada progenitor contribui com metade dos genes adquiridos pela descendência, resultando em variação entre progenitor e descendência.
Porque é que os animais são parecidos?
Anteriormente era “A ‘troca’ genética que faz muitos animais parecerem embriões”. Uma equipa internacional de investigadores, liderada pelo Dr. Ozren Bogdanovic e pelo Professor Ryan Lister da Universidade da Austrália Ocidental, encontrou a “troca” genética que faz com que uma espécie de animal se pareça com outra.
O que teriam dois organismos que estão estreitamente relacionados?
Numa árvore filogenética, a relação de duas espécies tem um significado muito específico. Duas espécies estão mais intimamente relacionadas se tiverem um antepassado comum mais recente e menos relacionadas se tiverem um antepassado comum menos recente.
Qual é a melhor forma de determinar quão intimamente relacionados estão os organismos de um grupo de escolhas de respostas?
Qual é a melhor maneira de determinar se duas espécies estão intimamente relacionadas? A melhor maneira é comparar o ADN das duas espécies. Quanto mais bases nitrogenadas e aminoácidos duas espécies têm em comum, tanto mais estreitamente relacionadas estão.
Quando é que as espécies não relacionadas desenvolvem características semelhantes?
A evolução convergente é quando organismos diferentes desenvolvem independentemente características semelhantes. Por exemplo, os tubarões e os golfinhos parecem relativamente semelhantes apesar de não estarem relacionados.
Porque é que algumas espécies não relacionadas se assemelham umas às outras?
Deve ter notado que muitas espécies não relacionadas em todo o mundo têm características semelhantes. Isto é causado por uma evolução convergente. Esta forma de evolução ocorre quando duas ou mais espécies que não têm nenhum antepassado comum recente ocupam nichos semelhantes em diferentes partes do mundo.
Para mais perguntas, ver Como fixar um ecrã preto numa TV Sharp?
Quão intimamente relacionadas estão as espécies?
As semelhanças e diferenças entre moléculas biológicas (por exemplo, na sequência de ADN dos genes) podem ser usadas para determinar a relação das espécies. Os padrões biogeográficos fornecem pistas sobre como as espécies, tanto vivas como extintas, estão relacionadas entre si.
Quando organismos não relacionados que vivem sob exigências ambientais semelhantes desenvolvem estruturas superficialmente semelhantes, é chamado?
Quando organismos não relacionados que vivem sob exigências ambientais semelhantes evoluem superficialmente estruturas semelhantes, é chamado de estruturas semelhantes. Evolução convergente.
Como é que se chama quando duas espécies evoluem juntas?
coevolução o processo de mudança evolutiva recíproca que ocorre entre pares de espécies ou entre grupos de espécies à medida que interagem uns com os outros.
O processo evolutivo em que dois ou mais organismos não relacionados evoluem para se assemelharem ao quizlet?
O processo pelo qual organismos não relacionados se assemelham uns aos outros é chamado evolução convergente.
Que características são semelhantes no uso e evoluem em ambientes semelhantes mas não evoluem de um antepassado comum?
A evolução convergente é a evolução independente de características semelhantes em espécies de diferentes períodos ou épocas no tempo. A evolução convergente cria estruturas análogas que têm forma ou função similar mas não estavam presentes no último antepassado comum desses grupos.
Quais são algumas das razões pelas quais características semelhantes podem surgir independentemente em espécies que estão apenas distintamente relacionadas?
Quais são algumas das razões pelas quais características semelhantes podem surgir independentemente em espécies que estão apenas distintamente relacionadas? Consegue pensar em exemplos entre organismos familiares? Uma razão pela qual podem surgir independentemente é devido à evolução convergente.
Porque é que alguns organismos que parecem estar intimamente relacionados numa árvore filogenética não o estarão realmente?
Os organismos podem estar intimamente relacionados, ainda que pareçam bastante diferentes, devido a uma pequena alteração genética que causou uma grande diferença morfológica. Organismos não relacionados podem parecer muito semelhantes porque ambos os organismos evoluíram adaptações comuns que evoluíram em condições ambientais semelhantes.
Quais são as semelhanças entre a evolução convergente e divergente?
Tanto a evolução convergente como a divergente contribuíram para o desenvolvimento dos organismos de hoje a partir de organismos do passado… Tanto a evolução convergente como a divergente geram variações, ajudando as espécies a preencher o seu nicho no ambiente.
Que dois organismos são geneticamente mais semelhantes?
Embora os números variem de estudo para estudo, é agora geralmente aceite que os chimpanzés (Pan troglodytes) e os seus parentes próximos os bonobos (Pan pan paniscus) são os parentes vivos mais próximos dos seres humanos, e cada espécie partilha cerca de 98,7% do nosso ADN.
O que é mais provável que seja verdade sobre dois organismos com características anatómicas semelhantes?
O que é mais provável que seja verdade sobre dois organismos com características anatómicas semelhantes? não estão relacionados.
Quando características semelhantes evoluem independentemente em espécies que não partilham um antepassado comum, chama-se evolução divergente?
A evolução convergente é o oposto da evolução divergente, na qual as espécies relacionadas evoluem com características diferentes. A evolução convergente é semelhante à evolução paralela, na qual duas espécies semelhantes mas independentes evoluem na mesma direcção e adquirem características semelhantes de forma independente.
Quando dois organismos partilham características semelhantes mas não partilham um antepassado comum Estas espécies são um exemplo de?
A evolução convergente é o processo pelo qual duas espécies desenvolvem características semelhantes, apesar de não partilharem um antepassado comum recente. Biólogos evolucionários explicam estas características semelhantes como um produto de selecção natural.
Porque é que alguns tipos de organismos são semelhantes enquanto outros tipos de organismos são muito diferentes?
Os organismos podem estar intimamente relacionados, ainda que pareçam bastante diferentes, devido a uma pequena alteração genética que causou uma grande diferença morfológica. Os organismos não relacionados podem parecer muito semelhantes porque ambos os organismos evoluíram adaptações comuns que evoluíram dentro de condições ambientais semelhantes.
É possível que dois organismos com o mesmo genótipo tenham fenótipos diferentes, explique a sua resposta?
O genótipo de um organismo é um factor de grande influência (de longe o maior em termos de morfologia) no desenvolvimento do seu fenótipo, mas não é o único. Mesmo dois organismos com genótipos idênticos diferem geralmente nos seus fenótipos. Experimenta-se isto na vida quotidiana com gémeos monozigóticos (i.e. idênticos).
Como se pode ter genótipos diferentes mas o mesmo fenótipo?
Além disso, genótipos diferentes podem levar ao mesmo fenótipo. Isto acontece porque os genes têm alelos diferentes. Para alguns genes e traços, certos alelos são dominantes enquanto outros são recessivos.
Para mais perguntas, ver Pode viver nas pradarias?
Que afirmação descreve como dois organismos podem mostrar a mesma característica mas têm genótipos diferentes para esse fenótipo?
Que afirmação descreve como dois organismos podem apresentar a mesma característica e, no entanto, ter genótipos diferentes para esse fenótipo? Ambos são homozigotos para o traço dominante?
Podem duas espécies diferentes estar relacionadas?
Em geral, espécies diferentes não podem cruzar e produzir descendência saudável e fértil devido a barreiras chamadas mecanismos de isolamento reprodutivo. Estas barreiras podem ser divididas em duas categorias, dependendo de quando actuam: pré-zigótico e pós-zigótico.
Qual é a diferença entre as duas espécies?
Os cientistas há muito que acreditam que a diferença entre duas espécies se devia à incompatibilidade reprodutiva como resultado da adaptação a ambientes diferentes. Mas os investigadores descobriram recentemente que este pode não ser o caso: na realidade está nos genes.
Como é que as espécies diferem geneticamente?
A variação genética dentro de uma espécie pode resultar de algumas fontes diferentes. As mutações, alterações nas sequências de genes no ADN, são uma fonte de variação genética. Outra fonte é o fluxo de genes, ou o movimento de genes entre diferentes grupos de organismos.
O que significa quando dois organismos são muito semelhantes?
Quando dois organismos partilham um antepassado comum, o seu código genético deve ser semelhante. A extensão das semelhanças determina a forma como os organismos evoluíram recentemente.
O que são espécies semelhantes com características diferentes?
A evolução convergente é quando organismos diferentes desenvolvem independentemente características semelhantes. Por exemplo, os tubarões e os golfinhos parecem relativamente semelhantes apesar de não estarem relacionados.
Porque é que indivíduos da mesma espécie variam na aparência, função e comportamento?
Os descendentes adquirem uma mistura de traços dos seus pais biológicos. Os diferentes organismos variam na sua aparência e função porque têm informações herdadas diferentes. Em cada tipo de organismo há variações nos próprios traços, e diferentes tipos de organismos podem ter diferentes versões do traço.
Porque é que os animais têm caras semelhantes?
Os pinguins reais, como a maioria dos animais, têm rostos muito semelhantes, provavelmente porque a vocalização, não a visão, é a principal forma de se reconhecerem uns aos outros. Os humanos, por outro lado, confiam no reconhecimento visual, levando à evolução de rostos individuais únicos.
Porque é que os mamíferos são parecidos?
Embora sejam espécies muito diferentes, os peixes e os golfinhos (mamíferos) são parecidos. A sua forma corporal é muito aerodinâmica: ambos têm barbatanas e caudas. A evolução parece ter-se repetido na produção destes dois animais, que têm a mesma forma…
Que dois organismos estão mais estreitamente relacionados e porquê?
Humanos, chimpanzés, gorilas, orangotangos e os seus antepassados extintos formam uma família de organismos conhecidos como Hominidae. Os investigadores geralmente concordam que entre os animais vivos deste grupo, os humanos estão mais intimamente relacionados com os chimpanzés, a julgar pelas comparações de anatomia e genética.
Que organismo está menos relacionado?
O nível de classificação que contém os organismos mais estreitamente relacionados é o das espécies. O nível de classificação que contém os organismos menos afins é o Reino.
Como se chama quando dois organismos não relacionados são parecidos?
Convergente. Quando dois organismos não relacionados são parecidos (tubarões e golfinhos) Biodiversidade. Refere-se à variedade dos seres vivos.
Como evoluem duas espécies a partir de um antepassado comum?
Evidência de ADN para a evolução.
Se duas espécies têm o “mesmo” gene, é porque o herdaram de um antepassado comum. Em geral, quanto mais diferenças de DNA em genes homólogos entre duas espécies, mais distante é a relação entre as espécies.
Porque é que animais de espécies diferentes se assemelham?
são características anatómicas, de organismos diferentes, que têm uma aparência ou função semelhante porque foram herdados de um antepassado comum que também os tinha. Por exemplo, o antebraço de um urso, a asa de uma ave e o seu braço têm os mesmos tipos funcionais de ossos que o nosso antepassado reptiliano comum.
Porque é que algumas espécies se assemelham?
A evolução convergente é quando organismos não relacionados desenvolvem características extremamente semelhantes completamente separados. Desenvolvem estas características porque vivem em ambientes semelhantes ou em nichos ecológicos. Ambientes semelhantes impõem desafios e características semelhantes que aumentam a sobrevivência são favorecidos.
Porque é que algumas espécies não relacionadas se assemelham umas às outras?
Deve ter notado que muitas espécies não relacionadas em todo o mundo têm características semelhantes. Isto é causado por uma evolução convergente. Esta forma de evolução ocorre quando duas ou mais espécies que não têm nenhum antepassado comum recente ocupam nichos semelhantes em diferentes partes do mundo.
Como se sabe se as espécies estão intimamente relacionadas?
Duas espécies estão mais intimamente relacionadas se tiverem um antepassado comum mais recente e menos relacionadas se tiverem um antepassado comum menos recente.