Como pode haver fogo no espaço sem oxigénio?
Dentro tem a mesma mistura de ar que na Terra, mas como a gravidade é milhões de vezes menor, uma chama aberta comporta-se de forma significativamente diferente. No espaço, claro, não se pode ter fogo porque não há oxidante (isto é, oxigénio) para sustentar o processo de combustão.
Uma vela pode arder no espaço?
As chamas das velas comportam-se de forma diferente no espaço exterior (microgravidade) do que na Terra – principalmente porque a microgravidade proporciona um ambiente que carece de convecção flutuante, o que normalmente desempenha um papel importante na manutenção e formação de uma chama na Terra.
Pode haver fogo sem oxigénio?
Um incêndio não pode arder sem oxigénio. De facto, pode demonstrar isto por si mesmo: se acender uma pequena vela e depois colocar um vidro claro de cabeça para baixo sobre essa vela (sem tocar na chama), pode ver a chama apagar-se lentamente, uma vez que consome todo o oxigénio que ficou preso à sua volta com o vidro.
Como é que o fogo pode arder no espaço?
Mas coisas estranhas acontecem no espaço, onde a gravidade perde o seu domínio sobre os sólidos, líquidos e gases. Sem gravidade, o ar quente expande-se mas não se eleva. A chama persiste devido à difusão de oxigénio, com moléculas de oxigénio aleatórias à deriva em direcção ao fogo.
Como é que se chama queimar sem oxigénio?
A pirólise, que é também o primeiro passo na gaseificação e combustão, ocorre na ausência ou quase ausência de oxigénio e é, portanto, distinta da combustão (queima), que só pode ter lugar se houver oxigénio suficiente.
Como é que o fogo queima no espaço sem oxigénio?
O fogo é uma besta diferente no espaço do que na Terra. Quando as chamas ardem na Terra, os gases quentes sobem do fogo, atraindo oxigénio e expulsando os produtos da combustão. Na microgravidade, os gases quentes não se elevam. Assim, um processo completamente diferente, chamado difusão molecular, impulsiona o comportamento da chama.
O sol tem oxigénio?
O sol, como o resto do universo, é composto principalmente de hidrogénio. Não há oxigénio suficiente em todo o sistema solar para manter a superfície do sol a arder através da combustão química durante mais do que um tempo muito curto – provavelmente horas. Em vez disso, o calor e a luz do sol provêm da fusão termonuclear.
O oxigénio existe no espaço?
No espaço, há muito pouco oxigénio respirável. Uma experiência baseada no solo por um astrofísico experimental da Universidade de Syracuse descobriu que os átomos de oxigénio aderem fortemente à poeira das estrelas. Isto impede que os átomos de oxigénio se unam para formar moléculas de oxigénio.
A que cheira o espaço?
O astronauta Thomas Jones disse que “transporta um cheiro distinto a ozono, um ligeiro odor pungente… um pouco como pólvora, sulfuroso”. Tony Antonelli, outro caminhante espacial, disse que o espaço “tem definitivamente um cheiro que é diferente de tudo o resto”. Um cavalheiro chamado Don Pettit foi um pouco mais detalhado sobre o assunto: “Cada vez, quando eu…
Para mais perguntas, ver Os monges vivem em grutas?
Consegue ouvir som no espaço?
Não, não se pode ouvir qualquer som em regiões quase vazias do espaço. O som viaja através da vibração de átomos e moléculas num meio (como o ar ou a água). No espaço, onde não há ar, o som não tem forma de viajar.
Pode acender um isqueiro no espaço?
Se se acender um fósforo na Terra, a chama é longa e pontiaguda porque os gases quentes sobem para cima da chama, mantendo-a direita e afastada. Mas no espaço, a flutuabilidade não existe, por isso as chamas espalham-se em todas as direcções.
Pode arrotar no espaço?
Na Terra, a gravidade puxa líquidos e sólidos para o fundo do nosso sistema digestivo, enquanto os gases permanecem no topo e são forçados a subir o esófago como um arroto. Isso não pode acontecer no espaço. Sem gravidade para os separar, “ar, comida e líquidos no estômago flutuam juntos como bolhas grossas.
Pode acender uma fogueira na lua?
A lua não tem atmosfera, nem oxigénio que seja necessário para acender um fogo. Por conseguinte, não podemos acender uma fogueira na lua.
Pode acender um fósforo no espaço?
Em gravidade zero, não há subida ou descida. Isso significa que o calor gerado pelo fósforo não fará com que o ar suba e não é reabastecido por oxigénio fresco. Isso também significa que a chama de fósforo parecerá mais fraca do que pareceria na atmosfera terrestre.
Quão frio está no espaço?
As coisas quentes movem-se rapidamente, as coisas frias muito lentamente. Se os átomos pararem completamente, estão no zero absoluto. O espaço é imediatamente superior a isso, a uma temperatura média de 2,7 Kelvin (cerca de 455 graus Fahrenheit negativos).
Porque não consigo respirar no espaço?
Na Terra, os seres humanos têm oxigénio para respirar. Mas há muito pouco oxigénio para respirar no espaço. O espaço é na verdade uma espécie de vácuo, o que significa que não há muita matéria entre os planetas e as estrelas…
Consegues suster a respiração no espaço?
Façam o que fizerem, não prendam a respiração! O vácuo do espaço vai puxar o ar para fora do seu corpo. Portanto, se ainda houver ar nos seus pulmões, estes irão romper-se. O oxigénio no resto do seu corpo também se expandirá.
Como é que o sol não arde?
O sol não fica sem oxigénio pelo simples facto de que não utiliza oxigénio para queimar. A queima do sol não é combustão química. É a fusão nuclear.
Porque é que o espaço é escuro?
Porque o espaço é um vácuo quase perfeito, o que significa que tem muito poucas partículas, não há praticamente nada no espaço entre estrelas e planetas para espalhar a luz em direcção aos nossos olhos. E sem luz a chegar aos olhos, eles vêem preto.
O fogo pode arder debaixo de água?
O fogo requer uma substância combustível e um oxidante para se inflamar. Para a queima subaquática em Baltimore, uma vez que o oxigénio não está disponível debaixo de água, a tocha tem duas mangueiras que produzem a substância combustível e o gás oxigénio. Com uma aplicação cuidadosa, pode ser criado um fogo sustentado mesmo debaixo de água.
O sol está em chamas ou a arder?
Resposta: O Sol não “queima”, pois pensamos em troncos num incêndio ou na queima de papel. O Sol brilha porque é uma bola de gás muito grande e um processo chamado fusão nuclear está a ter lugar no seu núcleo.
Será que o sol vai parar de arder?
Dentro de cerca de 5,5 mil milhões de anos, o Sol ficará sem hidrogénio e começará a expandir-se à medida que que queima hélio… Passará de um gigante amarelo a um gigante vermelho, expandindo-se para além da órbita de Marte e vaporizando a Terra, incluindo os átomos que o compõem.
O sol é feito de lava?
O sol é composto por uma combinação ardente de gases. Estes gases encontram-se na realidade sob a forma de plasma. O plasma é um estado da matéria semelhante ao do gás, mas com a maioria das partículas ionizadas.
Pode peidar-se no espaço?
Surpreendentemente, este não é o maior problema associado ao peido no espaço. Embora um pequeno incêndio seja definitivamente mais susceptível de piorar quando se peida, nem sempre nos vai magoar ou matar. A pior parte do peido no espaço é a falta de fluxo de ar. Vamos dar um passo atrás e lembrar como funciona o peido na Terra.
Para mais perguntas, ver Moscovo está nas Montanhas Urais?
Irá um corpo decompor-se no espaço?
Se morrer no espaço, o seu corpo não se decomporá da forma normal, uma vez que não há oxigénio… Se estivesse perto de uma fonte de calor, o seu corpo mumificaria; se não, congelaria. Se o seu corpo fosse selado num fato espacial, decompor-se-ia, mas apenas pelo tempo que o oxigénio durasse.
Porque não consegue ver o sol no espaço?
No espaço ou na Lua não há atmosfera para espalhar a luz. A luz do sol viaja em linha recta sem se dispersar e todas as cores permanecem juntas. Olhando em direcção ao sol, vemos uma luz branca e brilhante, enquanto que, olhando para o lado, veríamos apenas a escuridão do espaço vazio.
Será que o sol faz ruído?
O Sol gera som, sob a forma de ondas de pressão. Estes são produzidos por enormes bolsas de gás quente que se erguem das profundezas do Sol, viajando a centenas de milhares de quilómetros por hora para finalmente romper a superfície do Sol.
Sabe nadar no espaço?
Pode nadar, mas seria demasiado lento… A viscosidade do ar versus água é muito baixa. Portanto, o “furo” que as suas mãos ou pés podem obter do fluido, para o impulsionar e por isso o mover, teria de ser muito mais alto.
Porque não se pode acender uma vela numa nave espacial?
“A difusão é mais lenta do que a convecção em microgravidade, por isso a taxa de combustão é mais lenta do que na superfície terrestre”, diz Johnson. “No espaço, é necessário menos oxigénio para que uma chama se sustente e arderá mais tempo porque o oxigénio é consumido mais lentamente”.
Será a Terra o único planeta onde o fogo pode arder?
A Terra é o único planeta conhecido onde o fogo pode arder. Em qualquer outro lugar: não há oxigénio suficiente. Pelo contrário, quanto mais oxigénio, mais quente é o fogo.
Os auscultadores funcionariam no espaço?
Como disse, os auscultadores de condução óssea funcionariam no espaço porque não dependem do ar para transmitir ondas sonoras, eles dependem do seu osso.
Pode uma estrela tornar-se um planeta?
Sim, uma estrela pode tornar-se um planeta, mas esta transformação só ocorre para um tipo muito particular de estrela conhecida como anã castanha. Alguns cientistas não consideram as anãs castanhas como verdadeiras estrelas porque não têm massa suficiente para iniciar a fusão nuclear do hidrogénio comum.
Será que as armas funcionam no espaço?
Assumindo que está a flutuar livremente no espaço, a arma funcionará tal como funciona na Terra. No entanto, a bala continuará a mover-se durante muitos milhares de anos e acabará por parar devido ao atrito do material difuso encontrado no espaço “vazio” (ou quando encontra outro objecto).
A que velocidade pode uma bala ir no espaço?
Estas galáxias viajam a cerca de 200 km/s (124 milhas/seg.) à medida que o Universo se expande, enquanto que uma bala de viagem pode atingir velocidades de apenas 1 km/s (0,62 milhas/seg.).
Os astronautas transportam armas?
Os cosmonautas transportam regularmente armas na sua nave espacial Soyuz – e na verdade, isso não é irrazoável.
Como é que as mulheres astronautas lidam com os seus períodos?
Um contraceptivo oral combinado, ou comprimido, usado continuamente (sem tirar uma semana de folga para induzir o fluxo menstrual) é actualmente a melhor e mais segura opção para os astronautas que preferem não menstruar durante as missões, diz Varsha Jain, uma ginecologista e professora visitante do King’s College London.
Porque é que os astronautas não podem chorar no espaço?
No entanto, como aponta o astronauta Chris Hadfield, em microgravidade, “os seus olhos fazem lágrimas mas colam-se como uma bola líquida”. Por outras palavras, os astronautas tecnicamente não podem chorar. Claro, pode fazer sair uma substância aquosa dos olhos, mas ela não cai como normalmente cai na Terra.
O que acontece se espirrar no espaço?
Quando se tosse ou espirra na Terra, as partículas infecciosas disparam a 1 a 2 m (3 a 6 pés) de distância antes da gravidade tomar o controlo e caem do ar. No espaço, flutuam por todo o lado. Quando aterram, não se instalam num local seguro e fora do caminho, porque numa nave espacial não há nada fora do caminho.
Será que uma bússola magnética funciona na Lua?
Será que uma bússola funciona na Lua? Em teoria, sim, mas “não quereria depender de ir para casa usá-lo”, disse John W. Dietrich, curador de amostras lunares no Johnson Space Center em Houston. Na Terra, uma agulha de bússola aponta para o pólo norte magnético.
Pode a vida existir na Lua?
Para que a vida exista, a água é muito essencial. No entanto, não há água nem atmosfera na Lua. Por conseguinte, a vida não pode existir na lua.
Para mais questões, ver Num ensaio expositivo, pode usar i?
Consegues pegar fogo a um peido?
6) Sim, pode atear fogo a um peido.
Uma vez que a flatulência é parcialmente composta por gases inflamáveis como o metano e o hidrogénio, pode ser brevemente incendiada. Não o recomendamos, devido ao risco de lesões, mas se tiver de o ver, aqui estão muitos exemplos.
Qual é a duração de 1 hora no espaço?
Uma hora na Terra é equivalente a 0,0026 segundos no espaço.
Portanto, ao calcularmos, verificamos que uma hora na Terra é equivalente a sete anos no espaço. A teoria da Relatividade Especial de Einstein é apresentada como uma explicação para este cálculo.
O que acontece se sangrar no espaço?
No espaço, o sangue pode salpicar ainda mais do que habitualmente na Terra, sem restrições devidas à gravidade. Ou pode recolher numa espécie de cúpula à volta de uma ferida ou incisão, tornando difícil ver o trauma real. (Facto engraçado: se estiver a sangrar mais de 100 mililitros por minuto, está provavelmente condenado.
Quão fria é a lua?
As temperaturas na lua são muito altas durante o dia, cerca de 100 graus C. À noite, a superfície lunar fica muito fria, tanto quanto menos 173 graus C. Esta grande variação deve-se ao facto de a lua terrestre não ter atmosfera para manter o calor durante a noite ou para evitar que a superfície fique tão quente durante o dia.
Envelhece no espaço?
Os cientistas observaram recentemente pela primeira vez que, a nível epigenético, os astronautas envelhecem mais lentamente durante viagens espaciais simuladas de longo prazo do que se os seus pés tivessem sido plantados no Planeta Terra.
Alguém alguma vez se perdeu no espaço?
Um total de 18 pessoas perderam as suas vidas no espaço ou em preparação para uma missão espacial, em quatro incidentes separados… Dados os riscos envolvidos nos voos espaciais, este número é surpreendentemente baixo. Os dois piores desastres envolveram o vaivém espacial da NASA.
O que acontece se se tirar o capacete no espaço?
A remoção do capacete deixaria danos permanentes no ouvido e a falta de oxigénio danificaria muitos órgãos. Além disso, se o astronauta se encontrar numa parte muito fria do universo, o astronauta começará a congelar. Enquanto que a baixa pressão levaria à ebulição do seu sangue, saliva e, em última análise, órgãos.
O espaço é frio ou quente?
O resultado final: a temperatura do espaço exterior é brutalmente fria. As partículas de gás podem estar em movimento muito rápido, tendo sido energizadas pelo sol, mas o espaço exterior é enorme e as partículas de gás e as estrelas estão a anos-luz de distância umas das outras. Não haverá colisões entre eles.
Quanto tempo se pode sobreviver no espaço com um fato espacial?
Os astronautas podem sobreviver nos seus fatos espaciais desde que os tanques de oxigénio lhes permitam continuar a respirar. Os dois tanques de oxigénio e o fornecimento de oxigénio de emergência nos fatos actuais da UEM contêm colectivamente 6,5 a 8 horas (+ 30 minutos) de oxigénio.
Consegue sobreviver no espaço sem um fato?
Um astronauta a flutuar sem um fato no espaço não sobreviveria – mas a sua morte ocorreria em minutos, não em segundos, e seria uma saída torcida, com fluidos corporais a ferver e um nariz e boca quase congelados.
Podemos sobreviver sem o sol?
Sem a luz solar, a fotossíntese pararia, mas isso só mataria algumas das plantas – há algumas árvores maiores que podem sobreviver durante décadas sem ela. Dentro de poucos dias, contudo, as temperaturas começariam a descer e os humanos deixados na superfície do planeta morreriam pouco depois.
As queimaduras podem acontecer sem oxigénio?
O último lado do triângulo do fogo é o oxigénio. O ar é composto por cerca de 21% de oxigénio, 78% de azoto e menos de 1% de outros gases, incluindo dióxido de carbono e vapor de água. O fogo necessita apenas de 16% de oxigénio para arder. Sem oxigénio, os fogos não ardem.
O sol pode explodir em qualquer altura?
O sol não vai explodir. Algumas estrelas explodem no fim das suas vidas, uma explosão que eclipsa todas as outras estrelas da sua galáxia juntas, algo a que chamamos uma “supernova”.
A água salgada é inflamável?
Quando exposto a um campo de radiofrequência, a água salgada parece explodir em chamas. Quando exposto a um campo de radiofrequência, a água salgada parece explodir em chamas. É DRAMÁTICO, sem dúvida. Pegue num simples campo de RF, um copo de água salgada, um fósforo, e presto: a água rebenta em chamas.
Pode um incêndio começar no oceano?
No início dos anos 90, os incêndios na superfície do mar foram tratados da mesma forma que os incêndios à superfície (Webb 1993). Subsequentemente, a experiência adquirida no campo da “queima in situ” levou também a que a ignição e queima deliberada de petróleo no mar fosse considerada como uma opção de resposta a derrames de petróleo.