Como podem as alterações de uma molécula de ADN causar alterações no seu produto?
Uma mutação pode mudar uma característica de uma forma que pode até ser útil, tal como permitir que um organismo se adapte melhor ao seu ambiente. A mutação mais simples é uma mutação pontual. Isto ocorre quando uma base de nucleótidos é substituída por outra numa sequência de ADN. A mudança pode causar a produção do aminoácido errado.
O que causa a variação da molécula de ADN?
As mutações, alterações nas sequências de genes no ADN, são uma fonte de variação genética. Outra fonte é o fluxo de genes, ou o movimento de genes entre diferentes grupos de organismos. Finalmente, a variação genética pode resultar da reprodução sexual, levando à criação de novas combinações de genes.
Como é que uma mudança no ADN afecta a proteína produzida?
Por vezes as variantes genéticas (também conhecidas como mutações) impedem uma ou mais proteínas de funcionar correctamente. Ao alterar as instruções de um gene para produzir uma proteína, uma variante pode causar um mau funcionamento da proteína ou não ser produzida de todo.
Como se chama uma mudança no ADN?
Definição. Uma mutação é uma alteração na sequência de ADN de um organismo. As mutações podem resultar de erros na replicação do ADN durante a divisão celular, exposição a agentes mutagénicos, ou infecção viral.
Como é que a estrutura do ADN afecta o funcionamento do ADN?
A estrutura única do ADN permite que a molécula se copie a si própria durante a divisão celular. Quando uma célula se prepara para dividir, a hélice de ADN divide-se ao meio e transforma-se em duas filas únicas. Estes fios simples servem de modelos para a construção de duas novas moléculas de ADN de fio duplo, cada uma das quais é uma réplica da molécula de ADN original.
Para mais perguntas, ver O que é o ponto de animal?
O que acontece quando o seu ADN muda?
Se o sistema complexo envolvido na cópia de ADN falhar, ou se coisas más estiverem presentes no ambiente, pode ocorrer um erro na sequência de ADN. Estes erros, chamados mutações, podem ocorrer em qualquer fase da vida, desde as primeiras células de um bebé em crescimento até às células maduras de um adulto.
O que são algumas variações nas moléculas de ADN?
Podemos distinguir quatro categorias, as de regiões locais de ADN, tais como genes; variações cromossómicas; alterações cromatéricas; e alterações ao nível do genoma.
O que constitui os passos de uma molécula de ADN?
O interior da molécula, os “degraus” da escada, são constituídos pelas bases nucleotídicas citosina, guanina, adenina e timina. C é unido a G por três ligações de hidrogénio. A é unido a T por duas ligações de hidrogénio. A e G são estruturas de anel duplo chamadas “purines”.
Como é que a mutação ocorre?
Uma mutação ocorre quando um gene de ADN é danificado ou alterado de uma forma que altera a mensagem genética transportada por esse gene. Um mutagénico é um agente de uma substância que pode causar uma alteração permanente na composição física de um gene de ADN, de tal forma que a mensagem genética é alterada.
Que moléculas formam os blocos de construção de uma molécula de ADN?
Replicação de ADN
As combinações destes átomos formam a espinha dorsal de açúcar e fosfato do ADN, por outras palavras, os lados da escada. Outras combinações dos átomos formam as quatro bases: timina (T), adenina (A), citosina (C) e guanina (G). Estas bases são os degraus da escada de ADN.
Como é que a molécula de ADN controla o aspecto e a função da célula A?
Ao controlar o fabrico de proteínas estruturais, o ADN pode influenciar o aspecto físico de uma célula. Ao controlar a produção de enzimas, o ADN pode controlar todos os aspectos do metabolismo celular e assim controlar a actividade biológica e as funções da célula.
Como é que a estrutura do ADN permite que a molécula seja facilmente transcrita?
Resposta. O ADN tem uma estrutura de dupla hélice e a ligação entre as duas vertentes é possível graças aos nucleótidos presentes…. Os nucleótidos são Adenina, Guanina, Tiamina e Citosina. Durante a transcrição, a molécula de ADN abre-se para permitir a formação de mRNA.
Que característica do ADN o torna mais adequado como molécula A para esta função?
Que característica do ADN o torna mais adequado como molécula para esta função? O ADN é constituído por duas vertentes complementares de nucleótidos… Que afirmação explica melhor como os organismos conseguem transmitir características aos seus descendentes?
Qual das seguintes descreve a composição de uma molécula de ADN?
A molécula de ADN é um polímero de nucleótidos. Cada nucleótido é composto por uma base nitrogenada, um açúcar de cinco carbonos (deoxirribose) e um grupo fosfato. Existem quatro bases azotadas no ADN, duas purinas (adenina e guanina) e duas pirimidinas (citosina e timina). Uma molécula de ADN é constituída por dois fios.
Como é que uma mudança na sequência de nucleótidos irá afectar os genes e cromossomas?
As alterações em pequenas extensões de nucleótidos são chamadas mutações de nível genético, porque estas mutações afectam genes específicos que fornecem instruções para várias moléculas funcionais, incluindo proteínas. Alterações nestas moléculas podem ter um impacto sobre qualquer número de características físicas de um organismo.
O que pode acontecer quando uma mutação altera a sequência de aminoácidos de uma proteína?
Contudo, em vez de causar uma alteração num aminoácido, a sequência de ADN alterada resulta num sinal de paragem que sinaliza prematuramente a célula para parar de construir uma proteína. Este tipo de variante resulta numa proteína encurtada que pode funcionar mal, não funcionar ou avariar.
Quais dos seguintes são considerados como mecanismos de mudança?
Estes são a evolução por: mutação, deriva genética, fluxo de genes, acasalamento não aleatório e selecção natural (anteriormente discutido aqui). Cada mecanismo de evolução pode ser caracterizado pela forma como afecta a aptidão física, a adaptação, o fenótipo médio de uma característica numa população, e a diversidade genética da população.
Como é que as mutações causam variação?
A mutação cria novos alelos
A mutação cria versões ligeiramente diferentes dos mesmos genes, chamados alelos. Estas pequenas diferenças na sequência de ADN tornam cada indivíduo único. Eles explicam a variação que vemos na cor do cabelo humano, cor da pele, altura, forma, comportamento e susceptibilidade à doença.
Como é que uma molécula de ADN faz uma cópia de si mesma?
Se as duas vertentes de uma molécula de ADN estiverem separadas, cada uma pode ser utilizada como um modelo para produzir uma vertente complementar. Cada modelo e o seu novo complemento formam em conjunto uma nova hélice dupla de ADN, idêntica à original.
Como ocorrem os danos no ADN?
Os danos no ADN ocorrem continuamente como resultado de vários factores: metabolismo intracelular, replicação e exposição a agentes genotóxicos, tais como radiação ionizante e quimioterapia. Se não for reparado, este dano pode levar a alterações ou mutações no material genómico celular.
Para mais perguntas, ver O que significa XOXO 2021?
Como é que as alterações genéticas nas sequências de ADN (cromossoma #) causam alterações nas proteínas que são produzidas?
Uma mutação falsa é um erro no ADN que resulta na incorporação do aminoácido errado numa proteína devido a uma alteração, cuja única alteração da sequência de ADN resulta no reconhecimento pelo ribossoma de um códon de aminoácido diferente. As alterações de aminoácidos podem ser muito importantes na função de uma proteína.
Porque é que os degraus da escada de ADN parecem partidos?
Numa célula real, a molécula é desenrolada de bobinas feitas de proteína e depois desaparafusada. (Aqui a molécula já está desenrolada e desaparafusada.) O ADN parece agora uma escada de mão. Enzimas, tipos especiais de proteínas, subir a escada, quebrar os degraus.
O que compõe os lados da molécula de ADN?
Quais são os dois componentes do ADN apresentados no Gizmo? (deoxirribose) e uma base azotada (de cor).
Que declaração descreve correctamente a molécula de ADN?
A resposta correcta à pergunta dada é a opção A) Uma dupla hélice. Descreve melhor a estrutura de uma molécula de ADN. Além disso, o ADN não é de cadeia única e não inclui aminoácidos.
Que parte da molécula de ADN determina os seus traços?
Gene. Um segmento de uma molécula de ADN (uma sequência de bases) que codifica uma determinada proteína e determina os traços (fenótipo) do indivíduo. Um gene é a unidade básica de hereditariedade de um organismo vivo.
Qual é o resultado mais provável quando uma mutação afecta uma sequência de ADN?
Da mesma forma, qualquer alteração aleatória no ADN de um gene é susceptível de resultar numa proteína que não funciona normalmente ou que pode não funcionar de todo. Tais mutações são susceptíveis de ser prejudiciais. As mutações nocivas podem causar doenças genéticas ou cancro. Uma desordem genética é uma doença causada por uma mutação de um ou poucos genes.
Como é que a molécula de mRNA transporta informação do ADN?
A transcrição ocorre dentro do núcleo. O mRNA é composto por nucleótidos de RNA que são descodificados no citoplasma para produzir uma cadeia de polipéptidos de uma proteína funcional com a ajuda de ribossomas. Assim, o mRNA transporta informação que transporta um gene para o citoplasma para a produção de uma sequência de polipéptidos.
Porque é que o ADN é uma boa molécula para armazenar informação?
Com excepção de certos vírus, o ADN em vez de ARN transporta o código genético hereditário em toda a vida biológica na Terra. O ADN é mais resiliente e mais fácil de reparar do que o ARN. Como resultado, o ADN serve como um portador mais estável de informação genética essencial para a sobrevivência e reprodução.
Como é que uma molécula de ADN determina a estrutura de uma proteína específica?
Como é que uma molécula de ADN determina a estrutura de uma proteína específica? A ordem das bases azotadas ao longo de um gene forma um código genético que especifica que tipo de proteína será produzida.
Quando é que ocorre a replicação de ADN?
A replicação do DNA ocorre durante a fase S (fase de síntese) do ciclo celular, antes da mitose e divisão celular. As regras básicas de emparelhamento são cruciais para o processo de replicação. A replicação de DNA ocorre quando o DNA é copiado para formar uma molécula de DNA idêntica.
Qual é a relação entre a estrutura e a função do ADN?
Estrutura e função do ADN. O ADN é a molécula de informação. Armazena instruções para fazer outras moléculas grandes chamadas proteínas. Estas instruções são armazenadas dentro de cada uma das suas células, distribuídas em 46 longas estruturas chamadas cromossomas.
Quais são as características que contribuem para a estabilidade e capacidade do ADN de se reproduzir fielmente?
A estabilidade da dupla hélice do ADN depende de um fino equilíbrio de interacções incluindo ligações de hidrogénio entre bases, ligações de hidrogénio entre bases e moléculas de água circundantes, e interacções de empilhamento de bases entre bases adjacentes.
Como poderia mudar um nucleótido dentro de uma molécula de ADN de uma célula alterar a estrutura de uma proteína produzida por essa célula?
A alteração da sequência de nucleótidos na molécula de ADN pode alterar os aminoácidos na proteína final, levando a um mau funcionamento da proteína. Se a insulina não funcionar correctamente, pode não ser capaz de se ligar a outra proteína (receptor de insulina).
O que acontece quando o ADN muda?
Quando ocorre uma mutação genética, os nucleótidos estão na ordem errada, o que significa que as instruções codificadas estão incorrectas e são produzidas proteínas defeituosas ou são alterados os interruptores de controlo. O corpo não pode funcionar como deveria. As mutações podem ser herdadas de um ou de ambos os pais.
Uma simples alteração na sequência de ADN afecta a proteína resultante? Explicar brevemente.
Noutros casos, as mutações alteram a forma como um gene é lido, inserindo ou apagando uma única base. Nestas chamadas mutações frameshift, proteínas inteiras são alteradas como resultado da eliminação ou inserção. Isto acontece porque os ribossomas lêem os nucleótidos em grupos de três, chamados códões.
Para mais perguntas, ver Como é que uma coruja come a sua presa?
Todas as mutações resultam numa mudança na sequência de aminoácidos?
Algumas mutações não resultam em alterações na sequência de aminoácidos da proteína codificada e podem ser descritas como mutações silenciosas. Outras mutações resultam em produtos proteicos anormais. As mutações podem introduzir novos alelos numa população de organismos e aumentar a variação genética da população.
Todas as substituições causam uma mudança na sequência de aminoácidos de uma proteína?
Dependendo do número de aminoácidos afectados e das suas posições dentro da cadeia de polipeptídeos, a proteína pode ou não funcionar correctamente. No entanto, as substituições de base nem sempre causam uma mudança na sequência de aminoácidos.
A alteração da sequência dos nucleótidos resulta sempre numa sequência de aminoácidos diferente?
A alteração da sequência de um nucleótido nem sempre resulta numa sequência de aminoácidos diferente, porque o nucleótido alterado pode ainda codificar para o mesmo gene que o conjunto original de nucleótidos. A isto chama-se uma mutação silenciosa.
O que se refere à mudança no ADN?
Uma mutação é uma alteração de uma sequência de ADN. As mutações podem resultar de erros de cópia de ADN feitos durante a divisão celular, exposição a radiação ionizante, exposição a produtos químicos chamados mutagénicos, ou infecção por vírus.
Quais são os factores que afectam as mudanças evolutivas?
A evolução é uma consequência da interacção de quatro factores: (1) o potencial de uma espécie para aumentar em número, (2) a variação genética dos indivíduos de uma espécie devido à mutação e reprodução sexual, (3) a competição pelos recursos limitados de que os indivíduos necessitam para sobreviver, (4) o fornecimento dos recursos de que os indivíduos necessitam para sobreviver, e (5) a…
Quais são os factores que afectam a evolução?
Estes factores são as “forças da evolução”. Existem quatro dessas forças: mutação, fluxo de genes, deriva genética, e selecção natural.
Quando é que as alterações no ADN afectam o fenótipo?
As mutações podem ser herdadas e assim transmitidas de um indivíduo para outro. Se uma mutação causar um novo fenótipo que torne um organismo mais adaptado a um ambiente particular, pode levar a mudanças rápidas nas características dos indivíduos dessa espécie.
Quais são os factores que causam variação nos fenótipos?
Dois tipos de factores são reconhecidos como contribuindo para a variação fenotípica de uma população, genética e ambiental.
Como podemos dizer que as alterações nos genes podem ser causadas por alterações no ADN da classe 10?
(i) Um gene é um segmento de ADN de um cromossoma que ocupa uma posição específica. (ii) Fornece informação de uma proteína para outra e é responsável pela sua alteração. (iii) Assegura a estabilidade do ADN da espécie. Assim, podemos dizer que a mudança no segmento genético pode causar uma mudança no ADN.
Quais são os efeitos dos danos no ADN?
Os danos no ADN contribuem para o envelhecimento através de eventos celulares autónomos, tais como a apoptose, que esgota as células funcionais como os neurónios, e através de mecanismos celulares não autónomos, tais como o desencadeamento da senescência, que podem afectar negativamente a função das células vizinhas não danificadas através do seu SASP.
O que acontece durante uma resposta de dano de ADN?
Estas lesões podem bloquear a replicação e transcrição do genoma e, se não forem reparadas ou reparadas incorrectamente, podem levar a mutações ou aberrações genómicas em maior escala que ameaçam a viabilidade da célula ou do organismo.
Quais são as três formas em que o ADN é danificado?
O painel superior mostra agentes nocivos ao ADN representativos: erros de replicação, desaminação espontânea da base, agentes alquilantes, toxinas, agentes oxidantes, radiação ionizante, radiação UV, agentes de reticulação, compostos aromáticos, e agentes ambientais tais como calor, frio e hipoxia.
Como é que as alterações no ADN afectam as proteínas?
Por vezes as variantes genéticas (também conhecidas como mutações) impedem uma ou mais proteínas de funcionar correctamente. Ao alterar as instruções de um gene para produzir uma proteína, uma variante pode causar um mau funcionamento da proteína ou não ser produzida de todo.
O que pode acontecer quando uma mutação altera a sequência de aminoácidos de uma proteína?
Contudo, em vez de causar uma alteração num aminoácido, a sequência de ADN alterada resulta num sinal de paragem que sinaliza prematuramente a célula para parar de construir uma proteína. Este tipo de variante resulta numa proteína encurtada que pode funcionar mal, não funcionar ou avariar.
Quais são os produtos de replicação de uma molécula de ADN?
O resultado da replicação de ADN são duas moléculas de ADN constituídas por um novo e um antigo filamento de nucleótidos.
Porque é que o ADN tem de se replicar para fazer uma cópia de si mesmo escolher a melhor resposta?
Replicação de ADN
O ADN deve reproduzir-se (copiar) para que cada célula resultante após mitose e divisão celular tenha o mesmo ADN que a célula mãe.