Como podem dois pais ter dois zigotos geneticamente diferentes?
A reprodução sexual é a união de gâmetas masculinos e femininos para formar um ovo fertilizado ou zigoto. A prole resultante herda metade das suas características de cada progenitor. Como resultado, não são geneticamente idênticos aos pais ou aos irmãos, excepto no caso de gémeos idênticos.
Quais são as 2 causas da descendência geneticamente única?
A reprodução sexual tem o potencial de produzir uma tremenda variação genética na descendência. Esta variação deve-se a um sortido independente e ao intercruzamento durante a meiose, e à união aleatória de gâmetas durante a fertilização.
Como podem dois pais produzir descendência diferente?
As alterações (ou variações) no gene para essa característica causam estas diferentes formas. Cada variação de um gene é chamada alelo (pronuncia-se ‘AL-eel’). Estas duas cópias do gene contido nos seus cromossomas influenciam a forma como as suas células funcionam. Os dois alelos de um par de genes são herdados, um de cada progenitor.
Podem 2 genes ser versões diferentes?
Cada gene vem em duas versões diferentes, ou alelos: A e B. Uma vez que o gene 1 e o gene 2 estão muito afastados, é provável que ocorra um evento de recombinação entre eles. Quando isto acontece, os gametas acabam por ter novas combinações de alelos que não estavam presentes no progenitor.
O que contribui cada progenitor para o zigoto?
A redução de cada célula mãe de 46 para 23 cromossomas assegura que cada progenitor contribui com metade do seu material genético para formar o zigoto e os descendentes partilham 50% dos seus genes com cada progenitor.
Os zigotos são geneticamente diferentes de cada progenitor?
A reprodução sexual é a união de gâmetas masculinos e femininos para formar um ovo fertilizado ou zigoto. A prole resultante herda metade das suas características de cada progenitor. Como resultado, não são geneticamente idênticos aos pais ou aos irmãos, excepto no caso de gémeos idênticos.
Para mais perguntas, ver Não compatível com a atribuição de artigos?
Porque é que os filhos de dois pais são diferentes um do outro?
A resposta tem a ver com o facto de cada progenitor ter de facto dois conjuntos diferentes de genes. E que cada progenitor transmite apenas metade dos seus genes ao seu filho. E que a metade que é passada adiante é aleatória. Tudo isto em conjunto assegura que cada criança acaba por ter um conjunto diferente e único de genes.
Quantos zigotos diferentes pode um único par de pais produzir?
Mas e quanto ao rearranjo cromossómico nos humanos? Os humanos têm 23 pares de cromossomas. Isso significa que uma pessoa poderia produzir 223 gametas diferentes. Além disso, quando se calcula as combinações possíveis que surgem do acasalamento de um óvulo e de um esperma, o resultado é (223)2 combinações possíveis.
Como é que a descendência difere dos pais?
Na reprodução assexuada, todos os genes da descendência provêm de um dos progenitores. Na reprodução sexual, um conjunto completo de genes vem de cada progenitor. Os seres vivos produzem descendentes da mesma espécie, mas em muitos casos os descendentes não são idênticos um ao outro ou aos seus pais.
Como é que os irmãos são geneticamente diferentes?
Devido à recombinação, os irmãos só partilham, em média, cerca de 50% do mesmo ADN, diz Dennis. Assim, embora os irmãos biológicos tenham a mesma árvore genealógica, o seu código genético pode ser diferente em pelo menos uma das áreas testadas num determinado teste.
Que três processos levam à variação entre descendentes que têm os mesmos dois progenitores?
- Travessia (na prófase I)
- Sortido aleatório de cromossomas (em metáfase I)
- Fusão aleatória de gâmetas de diferentes pais.
Qual dos seguintes eventos pode resultar em descendentes com características únicas e hereditárias?
Qual dos seguintes eventos pode resultar em descendentes com características únicas e hereditárias? A meiose, que ocorre durante a reprodução sexual.permite uma grande variedade de combinações de genes possíveis.
Quantas versões de cada gene se pode ter?
Os Genes podem ter dois ou mais alelos possíveis. Os humanos individuais têm dois alelos, ou versões, de cada gene. Como os humanos têm duas variantes genéticas para cada gene, somos conhecidos como organismos diplóides.
Que processo cria combinações únicas de genes?
A recombinação é um processo pelo qual fragmentos de DNA são quebrados e recombinados para produzir novas combinações de alelos. Este processo de recombinação cria diversidade genética ao nível do gene que reflecte as diferenças nas sequências de ADN dos diferentes organismos.
Como é que os genes diferem uns dos outros?
A maioria dos genes são os mesmos em todas as pessoas, mas um pequeno número de genes (menos de 1% do total) são ligeiramente diferentes entre as pessoas. Os alelos são formas do mesmo gene com pequenas diferenças na sua sequência de base de ADN. Estas pequenas diferenças contribuem para as características físicas únicas de cada pessoa.
Quais são os nomes das diferentes versões do mesmo gene?
As diferentes versões de um gene são chamadas alelos. Os alelos são descritos como dominantes ou recessivos de acordo com as suas características associadas. Uma vez que as células humanas transportam duas cópias de cada cromossoma? têm duas versões de cada gene?
Quantos gâmetas geneticamente distintos são possíveis de cada progenitor?
Uma vez que cada pai tem quatro combinações diferentes de alelos nos gametas, há dezasseis combinações possíveis para esta cruz.
Quantos gametas geneticamente diferentes são possíveis?
O número de diferentes gametas possíveis produzidas pelo genótipo diplóide (AaBbCcDdEe) é 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32 (2 para cada par de genes heterozigotos).
Como é que um zigoto se transforma numa criança?
Um zigoto é um óvulo fertilizado. É criado quando um espermatozóide encontra um óvulo numa das trompas de falópio. Quando o esperma entra no óvulo, concebe-se e o resultado é o zigoto. Contém toda a informação genética (ADN) necessária para criar um ser humano minúsculo.
Quantas combinações diferentes de genes de altura cada progenitor pode fazer nos seus gametas?
Cada gameta sexual deve ter um gene da cor de uma flor e um gene da altura. Há quatro combinações possíveis de cor de flores e genes de altura que podem ocorrer em cada gameta sexual; R:T, R:t, r:T ou r:t. A separação dos cromossomas portadores destes genes nos gametas sexuais é aleatória.
Que tipo de reprodução não necessita de dois pais para produzir um indivíduo?
A reprodução assexuada, o método mais simples e primitivo de reprodução, envolve um único progenitor e produz um clone, um organismo geneticamente idêntico ao progenitor. Os gametas Haploid não participam na reprodução assexuada. Um pai passa todo o seu material genético para a geração seguinte.
Quais são as versões dos genes que cada progenitor doa a um zigoto durante a reprodução?
Quando os gâmetas se unem durante a fertilização, o zigoto resultante herda dois alelos para cada gene. Um alelo vem de cada progenitor. Os alelos herdados por um indivíduo constituem o genótipo do indivíduo. Os dois alelos podem ser o mesmo ou diferente.
Para mais perguntas, ver Claudia é um nome?
Como é que a herança explica que dois irmãos dos mesmos pais possam parecer muito diferentes?
A princípio, pode parecer que as crianças dos mesmos pais devem ser parecidas. Afinal de contas, as crianças recebem os seus genes dos mesmos pais. Mas os irmãos e irmãs não são exactamente iguais porque todos (incluindo os pais) têm de facto duas cópias da maioria dos seus genes. E estas cópias podem ser diferentes.
Os irmãos podem ter uma cor de cabelo diferente?
Embora os genes herdados dos pais de uma criança determinem a cor do cabelo, variações podem resultar numa criança com uma cor de cabelo diferente para ambos os pais. A genética da cor do cabelo é o resultado do trabalho conjunto de muitos genes para controlar a quantidade e o tipo de melanina.
Porque é que uma criança se parece com ambos os pais?
O fenótipo da criança dependeria do gene que recebia do seu outro progenitor. Assim, as crianças parecem combinações dos seus pais. porque o são. Cada progenitor dá metade do seu material genético aos seus filhos. A combinação faz uma combinação única dos genes dos seus pais.
Podem dois pais com características dominantes produzir uma criança com uma característica recessiva?
Apenas os indivíduos com genótipo aa expressarão um traço recessivo; portanto, a prole deve receber um alelo recessivo de cada progenitor para exibir um traço recessivo. Um exemplo de uma característica hereditária recessiva é um queixo liso, em oposição a um queixo fendido dominante.
Os pais e os descendentes são idênticos?
A célula mãe simplesmente se divide para formar duas células filhas que são idênticas à mãe. Em muitos outros organismos, estão envolvidos dois pais, e os descendentes não são idênticos aos pais. Na realidade, cada descendência é única.
Os irmãos estão mais próximos do que os pais?
Apesar de ser uma combinação única dos genes dos seus pais e de novas mutações, está, em média, igualmente geneticamente próximo tanto dos seus pais como dos seus irmãos.
Quais são os dois processos que aumentam a variação genética?
A variação genética aumenta com a meiose.
Devido à recombinação independente e ao sortido em meiose, cada gamete contém um conjunto diferente de ADN.
Como é que as mutações conduzem à variação genética?
A mutação cria novos alelos
A mutação cria versões ligeiramente diferentes dos mesmos genes, chamados alelos. Estas pequenas diferenças na sequência de ADN tornam cada indivíduo único. Eles explicam a variação que vemos na cor do cabelo humano, cor da pele, altura, forma, comportamento e susceptibilidade à doença.
É 50/50 dos seus pais?
Não pode herdar mais de metade do seu ADN de um antepassado.
Recebe 50% dos seus genes de cada um dos seus pais, mas as percentagens de ADN recebidas dos seus antepassados a nível de avós e mais atrás não se dividem necessariamente em dois com cada geração.
Podem dois irmãos ter um ADN diferente?
Portanto, sim, é definitivamente possível que dois irmãos obtenham resultados bastante diferentes de ancestrais a partir de um teste de ADN. Mesmo quando partilham os mesmos pais.
Quais são os dois processos que aumentam a diversidade genética durante a meiose?
Durante a prófase da meiose I, pares de cromossomas homólogos de cromossomas duplos cruzam-se entre si e trocam frequentemente segmentos de cromossomas. Esta recombinação cria diversidade genética ao permitir que genes de cada progenitor se entrecruzem, resultando em cromossomas com um complemento genético diferente.
Qual é o processo em que os cromossomas maternos e paternos trocam material genético?
crossover Este é o intercâmbio de material genético entre cromossomas homólogos. Resulta em novas combinações de genes em cada cromossoma. Quando as células se dividem durante a meiose, os cromossomas homólogos são distribuídos aleatoriamente às células filhas e os diferentes cromossomas segregam independentemente uns dos outros.
Que tipo de reprodução produz descendência com a maior variação genética?
Resumo. A reprodução sexual tem o potencial de produzir uma enorme variação genética na descendência. Esta variação deve-se à distribuição independente e ao cruzamento durante a meiose, e à união aleatória de gâmetas durante a fertilização.
Quais são algumas fontes de variação geneticamente induzida?
Existem três fontes de variação genética: mutação, fluxo de genes e reprodução sexual.
Qual das seguintes pode dar origem a uma variação genética hereditária?
Variação genética hereditária
Fazer e defender uma alegação baseada em provas de que a variação genética hereditária pode resultar de: (1) novas combinações genéticas através da meiose (2) erros viáveis que ocorrem durante a replicação e/ou (3) mutações causadas por factores ambientais.
O que causa variação genética e pode dar origem a diferentes alelos de questionários?
O crossover contribui para a diversidade genética ou variação. Os seres humanos possuem dois alelos, ou variações, para cada gene. Os alelos podem ser os mesmos ou podem ser diferentes.
Qual dos seguintes resultará em variação genética?
As mutações, alterações nas sequências de genes no ADN, são uma fonte de variação genética. Outra fonte é o fluxo de genes, ou o movimento de genes entre diferentes grupos de organismos. Finalmente, a variação genética pode ser o resultado da reprodução sexual, levando à criação de novas combinações de genes.
Para mais perguntas, ver Pode a claustrofobia causar ansiedade?
Pode haver duas versões diferentes do mesmo gene em cromossomas diferentes?
Os cromossomas homólogos têm os mesmos genes dispostos na mesma ordem, mas têm sequências de ADN ligeiramente diferentes. Versões diferentes do mesmo gene são chamadas alelos (uh-LEELZ); cromossomas homólogos contêm frequentemente alelos diferentes.
Como podem dois alelos diferentes do mesmo gene ser diferentes?
Um indivíduo herda dois alelos, um de cada progenitor, para qualquer local genómico onde tal variação exista. Se os dois alelos forem os mesmos, o indivíduo é homozigoto para esse alelo. Se os alelos são diferentes, o indivíduo é heterozigoto.
Qual é a diferença entre o alelo de um gene?
Um gene é um pedaço de ADN que determina um certo traço. Um alelo é uma forma específica de um gene. Os genes são responsáveis pela expressão dos traços. Os alelos são responsáveis pelas variações em que uma determinada característica pode ser expressa.
Como é herdado o ADN de cada progenitor?
Uma cópia é herdada da sua mãe (através do óvulo) e a outra do seu pai (através do esperma). Um espermatozóide e um óvulo contêm cada um um conjunto de 23 cromossomas. Quando o esperma fertiliza o óvulo, estão presentes duas cópias de cada cromossoma (e portanto duas cópias de cada gene), e assim forma-se um embrião.
Que genética provém de que progenitor?
Tal como os cromossomas, os genes também vêm em pares. Cada um dos seus pais tem duas cópias de cada um dos seus genes, e cada um dos pais passa apenas uma cópia para formar os genes que tem. Os genes que lhe são transmitidos determinam muitos dos seus traços, tais como a cor do seu cabelo e a cor da sua pele.
Como podem dois indivíduos ter o mesmo fenótipo mas um genótipo diferente para uma característica?
O genótipo é expresso quando as moléculas de proteína e RNA são feitas usando a informação codificada no ADN dos genes. Devido à presença de um alelo dominante, o mesmo fenótipo mas genótipo diferente é possível.
Como é que os genes diferem uns dos outros?
A maioria dos genes são os mesmos em todas as pessoas, mas um pequeno número de genes (menos de 1% do total) são ligeiramente diferentes entre as pessoas. Os alelos são formas do mesmo gene com pequenas diferenças na sua sequência de base de ADN. Estas pequenas diferenças contribuem para as características físicas únicas de cada pessoa.
Porque é que temos duas versões de cada gene?
Como os organismos diplóides têm duas cópias de cada cromossoma, têm duas de cada gene. Como os genes vêm em mais de uma versão, um organismo pode ter dois do mesmo alelo de um gene ou dois alelos diferentes.
Quais os gâmetas que cada progenitor pode produzir?
Previsão do genótipo da descendência
Há quatro combinações possíveis de gâmetas para o AaBb pai. Metade dos gâmetas recebem um alelo A dominante e um alelo B dominante; a outra metade dos gâmetas recebem um alelo a recessivo e um alelo b recessivo. Ambos os pais produzem 25% cada um dos AB, Ab, aB e ab.
Quantos gametas cada um dos pais produzirá no problema nº 2?
Resposta: Existem dois tipos de gâmetas que cada progenitor produzirá e que são recessivas ou dominantes.
Como são encontrados todos os gametas possíveis de um genótipo parental?
Basta colocar um 2 sobre cada par de genes heterozigotos e um sobre cada par de genes homozigotos. Depois multiplique os números para obter o número total de diferentes gametas possíveis.
Quantos gametas geneticamente diferentes pode um indivíduo genotipado fazer?
O número de diferentes gametas possíveis produzidas pelo genótipo diplóide (AaBbCcDdEe) é 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32 (2 para cada par de genes heterozigotos).
O que é um verdadeiro pai reprodutor?
Uma espécie reprodutora em que os pais com um fenótipo particular produzem descendência apenas com o mesmo fenótipo. Suplemento. Uma verdadeira criação é um tipo de criação em que os pais produziriam descendência que teria o mesmo fenótipo. Isto significa que os pais são homozigotos para todos os traços.
Que espécies podem produzir descendentes que são geneticamente diferentes dos seus pais?
A reprodução assexuada envolve um progenitor e produz descendentes geneticamente idênticos um ao outro e ao progenitor. A reprodução sexual envolve dois pais e produz descendência que são geneticamente únicos.
Que espécies podem produzir descendência geneticamente idênticas aos seus pais?
A reprodução assexuada produz descendentes que são geneticamente idênticos ao progenitor porque todos os descendentes são clones do progenitor original. Um único indivíduo pode produzir descendentes assexualmente e um grande número de descendentes pode ser produzido rapidamente.