Como se explica o discurso directo e indirecto?
Em discurso directo, as palavras efectivamente pronunciadas por uma pessoa (sem alteração das mesmas) são transmitidas a outra pessoa. Em discurso indirecto, as palavras reais faladas por uma pessoa são ligeiramente alteradas ao transmiti-las a outra pessoa. Por exemplo, o verbo e os pronomes são alterados.
Como se explica o discurso directo?
Discurso directo é uma frase na qual as palavras exactas faladas são reproduzidas em marcas de fala (também conhecidas como aspas ou vírgulas invertidas). Por exemplo: “Nunca adivinharão o que acabei de ver!” disse Sam, entusiasmado. “O que é isso?” perguntou Louise.
Como se ensina o discurso directo e indirecto?
Utilização de Actividades para Ensinar o Discurso Reportado. Peça aos seus alunos para reformularem as frases usando o discurso relatado. Primeiro, chame um dos seus alunos e leia uma frase simples. Depois, peça ao aluno que lhe transmita a informação primeiro usando discurso directo, depois usando discurso indirecto.
Qual é a forma mais fácil de compreender o discurso directo e indirecto?
Discurso directo: a mensagem do orador é transmitida ou relatada nas suas próprias palavras reais, sem qualquer alteração. Discurso indirecto: a mensagem do orador é transmitida ou relatada nas nossas próprias palavras. a) Directo: Radha disse: “Estou muito ocupado agora”. b) Indirecto: Radha disse que estava muito ocupada na altura.
Como se explica o discurso indirecto?
Discurso indirecto é um discurso que lhe diz o que alguém disse, mas não usa as palavras reais da pessoa: por exemplo, ‘Disseram que não gostou’, ‘Perguntei-lhe quais eram os seus planos’, e ‘Os cidadãos queixaram-se do fumo’.