Descrever como funciona um termómetro.
Quando a ponta do termómetro de mercúrio toca no material que está a medir, o material conduz a energia térmica para o mercúrio. O mercúrio expande-se então à medida que se torna um líquido e começa a subir no tubo. O local onde o mercúrio pára na escala é onde a leitura da temperatura pode ser tomada.
Como é que um termómetro é utilizado como resposta curta?
Um termómetro é um dispositivo utilizado para medir a temperatura. A temperatura é a quantidade mensurável de calor e frio. Pode ser descrito como uma representação matemática do calor. A temperatura pode ser medida em Celsius (℃), Kelvin (K) e Fahrenheit (F°).
Como funciona um termómetro de interrogatório?
Como funciona um termómetro? Um termómetro funciona porque o líquido que contém (álcool ou mercúrio) expande-se ou contrai-se em certa quantidade à medida que a temperatura muda.
O que está num termómetro?
Num termómetro de mercúrio, um tubo de vidro é preenchido com mercúrio e uma escala de temperatura padrão é marcada no tubo. Com as mudanças de temperatura, o mercúrio expande-se e contrai-se, e a temperatura pode ser lida na escala. Os termómetros de mercúrio podem ser utilizados para determinar a temperatura do corpo, do líquido e do vapor.
Que tipo de termómetros são baseados na expansão do metal?
O funcionamento de um termómetro bimetálico baseia-se na diferença de coeficientes de expansão térmica linear entre duas tiras de metal unidas entre si.
Como funciona um termómetro?
Um termómetro mede a temperatura através de um tubo de vidro vedado com mercúrio que se expande ou contrai à medida que a temperatura sobe ou desce. O tamanho minúsculo do bulbo e o tamanho microfino do tubo ajudam o mercúrio a atingir a temperatura do que está a medir muito rapidamente.
O que é um termómetro e as suas utilizações?
Um termómetro é uma ferramenta que mede a temperatura: quão quente ou frio é algo. Os termómetros são utilizados para ver se tem febre ou para descobrir como está frio lá fora. Composto por termos (calor) e medidor (dispositivo de medição), o significado da palavra termómetro é bastante simples.
Para mais perguntas, ver Quando é que a doris miller morreu?
Como funciona um termómetro de teoria das partículas?
A matéria expande-se e contrai-se com mudanças de temperatura porque uma mudança na energia térmica faz com que as moléculas acelerem (ou desacelerem). Quando entra em contacto com objectos mais quentes, a energia do ambiente é transferida para o termómetro de cristal.
Quais são as cinco utilizações do termómetro?
- Os termómetros são utilizados em casa. Um termómetro é útil quando é necessário conhecer a temperatura dos objectos para evitar queimaduras e para garantir a segurança das pessoas na família, especialmente das crianças.
- Também utilizado em automóveis.
- Usos do termómetro nas indústrias.
- Os termómetros são utilizados em restaurantes.
Quais são as 2 coisas importantes que se fazem quando se usa um termómetro?
Um termómetro tem dois elementos importantes: (1) um sensor de temperatura (por exemplo, a lâmpada de um termómetro de mercúrio em vidro ou o sensor pirométrico de um termómetro de infravermelhos) no qual ocorre alguma alteração com uma mudança de temperatura; e (2) alguns meios de converter esta alteração num valor numérico (por exemplo, a escala visível…
Como funciona um termómetro em termos de expansão e contracção?
As substâncias expandem-se (aumento do tamanho) quando aquecidas e contraem-se (diminuição do tamanho) quando arrefecidas. Esta propriedade pode ser útil. Por exemplo: os termómetros funcionam porque o líquido dentro deles expande-se e move-se para cima do tubo quando aquecido.
Como é que um termómetro mede a energia cinética?
Como é que o seu termómetro mede a energia cinética média das suas moléculas de água? O seu termómetro não mede energia; mede efectivamente o volume. Quando um líquido está quente, as moléculas movem-se mais rapidamente e colidem umas com as outras e com as paredes do recipiente mais frequentemente e com mais força do que as moléculas de movimento mais lento.
Quais são os 4 tipos de termómetro?
- Termómetros digitais.
- Termómetros de orelha (ou tímpano).
- Termómetros de infravermelhos.
- Termómetros de faixa.
- Termómetros de mercúrio.
Porque é que o líquido de um termómetro sobe?
O líquido no termómetro sobe quando o termómetro é aquecido, porque o aquecimento faz com que as moléculas de álcool no líquido se movam mais rapidamente. A velocidade extra das moléculas compete com a sua atracção umas pelas outras e faz com que elas se distanciem um pouco mais.
Como funciona um termómetro bimetálico?
Os termómetros bimetálicos funcionam com base no princípio de que os diferentes metais se expandem a ritmos diferentes à medida que são aquecidos. Ao utilizar duas tiras de metais diferentes num termómetro, o movimento das tiras correlaciona-se com a temperatura e pode ser indicado ao longo de uma escala.
Porque é que o mercúrio é utilizado no termómetro?
O mercúrio é o único líquido à temperatura ambiente. É utilizado em termómetros porque tem um elevado coeficiente de expansão. Portanto, a mais pequena alteração na temperatura é perceptível quando é utilizada num termómetro. Também tem um ponto de ebulição elevado, o que o torna muito adequado para medir temperaturas mais elevadas.
O que é um termómetro cheio de líquido?
Este é um termómetro de vidro que também é chamado um termómetro “cheio de álcool”. À medida que a temperatura interna dos alimentos aumenta, o líquido no interior do caule expande-se e sobe para indicar a temperatura numa escala.
Como funcionam os termómetros sem mercúrio?
Os termómetros digitais contêm um dispositivo chamado termómetro de resistência. O termoresistor tem uma corrente eléctrica a fluir através dele, e a resistência, ou quão livremente a corrente pode fluir, muda com a temperatura. Um pequeno computador ou outro circuito mede a resistência e converte-a numa temperatura.
Quantos termómetros existem?
Três tipos de termómetros são: álcool, cristal líquido e radiação infravermelha (pirómetro). As três principais escalas de temperatura são Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Quantos tipos principais de termómetros existem?
Um termómetro é um dispositivo utilizado para medir a temperatura de um corpo. Tipos comuns de termómetros são Termómetros médicos, termómetros de infravermelhos, termómetros de mercúrio, termómetros de pares térmicos, termómetros de laboratório, termómetros de tiras bimetálicas, pirómetros, etc.
Para mais perguntas, ver O que é o excesso de peso para uma criança de 14 anos de idade?
Quantas partes tem um termómetro?
As partes principais de um termómetro de mercúrio são o capilar, o bulbo, a balança e a câmara de expansão.
Que temperatura é uma febre?
Apesar de novas pesquisas, os médicos não consideram que tenha febre até a sua temperatura ser igual ou superior a 100,4 F. Mas pode estar doente se for inferior a isso.
Como funciona um termómetro de expansão térmica?
Dica: O princípio básico de funcionamento de um termómetro é a expansão térmica. Quando a matéria termométrica ganha energia térmica, expande-se e esta expansão mostra o aumento da leitura da temperatura na escala calibrada….
O que causa expansão e contracção?
Expansão e Contracção Térmica. Os materiais expandem-se ou contraem-se quando sujeitos a alterações de temperatura. A maioria dos materiais expande-se quando são aquecidos e contrai-se quando são arrefecidos. Quando livre de deformar, o betão irá expandir-se ou contrair-se devido a flutuações de temperatura.
Qual é a diferença entre expansão e contracção?
O aumento do tamanho de um objecto quando aquecido é chamado expansão, enquanto a diminuição do tamanho de um objecto quando arrefecido é chamada contracção….
Como pode um termómetro ser utilizado para medir a temperatura em química?
Os termómetros líquidos que se utilizam em casa ou na escola contêm uma solução alcoólica colorida numa ampola redonda no fundo. Quando a temperatura sobe, o líquido expande-se e sobe num capilar (um tubo estreito). A altura a que o líquido sobe indica quão quente está.
Como se chama o líquido vermelho de um termómetro?
O líquido prateado indica que o termómetro contém mercúrio, enquanto que o líquido vermelho é álcool ao qual foi adicionado corante vermelho. Embora invulgar nos termómetros modernos, uma cor clara indica água.
Porque é que a areia é quente durante o dia e fria durante a noite?
O deserto é quente durante todo o dia devido à falta de água e o deserto é frio durante toda a noite porque a areia não consegue reter o calor, pelo que durante o período nocturno, quando o sol não brilha, a areia perde todo o seu calor e torna o deserto frio.
Como é que o calor é diferente da temperatura?
O calor e a temperatura estão intimamente relacionados. No entanto, não são a mesma coisa. A temperatura é uma medida da energia cinética média das partículas de um objecto. O calor é um fluxo de energia de um objecto a uma temperatura mais alta para um objecto a uma temperatura mais baixa.
Qual é a energia de um termómetro?
Um termómetro é um tubo de vidro cheio com um líquido (mercúrio) que se expande ou contrai de acordo com a temperatura do objecto com o qual está em contacto. Mede a energia cinética média (um tipo de energia térmica) das moléculas de uma substância em graus Fahrenheit (F) ou Celsius (C).
Como é descrito o movimento das partículas a temperaturas mais elevadas?
Com um aumento da temperatura, as partículas ganham energia cinética e movem-se mais rapidamente. A velocidade média real das partículas depende da sua massa e temperatura: partículas mais pesadas movem-se mais lentamente do que partículas mais leves à mesma temperatura.
Como funciona um termopar?
Um termopar é um dispositivo para medir a temperatura. Consiste em dois fios de metal diferentes unidos entre si para formar uma junção. Quando a junção é aquecida ou arrefecida, é gerada uma pequena voltagem no circuito eléctrico do termopar que pode ser medido, e isto corresponde à temperatura.
O que é um dispositivo bimetálico?
Um dispositivo bimetálico é. Construído com dois metais diferentes unidos de trás para a frente. T4. O movimento ou viagem de um dispositivo bimetálico pode ser alongado. Aumentando o comprimento e formando-o numa bobina.
Para mais questões, ver Como se formou o vulcão Laki?
Como é utilizado um termopar?
Um termopar é um sensor que mede a temperatura. É composto por dois tipos diferentes de metal, unidos numa extremidade. Quando a junção dos dois metais é aquecida ou arrefecida, é criada uma tensão que pode ser correlacionada com a temperatura.
Porque é que o álcool é utilizado no termómetro?
Mercúrio e álcool são utilizados no termómetro porque permanecem na forma líquida à medida que a temperatura muda. Mesmo uma pequena alteração na temperatura altera o volume de Álcool ou Mercúrio. Calculando a expansão do líquido, a temperatura é medida.
Porque é que Mercúrio não é o planeta mais quente?
(Mas Mercúrio não é o planeta mais quente do sistema solar. O planeta mais quente é Vénus). No seu lado escuro, Mercúrio fica muito frio porque quase não tem atmosfera para reter o calor e manter a superfície quente. A temperatura pode descer até aos 300 graus negativos.
Porque é que a água não é utilizada no termómetro?
A água não pode ser utilizada num termómetro devido ao seu maior ponto de congelação e menor ponto de ebulição do que outros líquidos. Se a água for utilizada num termómetro, iniciará a mudança de fase a 0oC e 100oC e não medirá a temperatura fora deste intervalo.
Porque é utilizada a faixa bimetálica?
Uma faixa bimetálica é utilizada para converter uma mudança de temperatura num deslocamento mecânico. A tira consiste em duas tiras de metais diferentes que se expandem a ritmos diferentes à medida que são aquecidas.
O que é a haste no termómetro?
A lupa forma o invólucro exterior do termómetro, a que se chama o caule. Um buraco fino no interior do caule dá ao mercúrio um caminho de viagem à medida que se expande e se contrai. O orifício fino é chamado de capilar. A lupa torna mais fácil a leitura do nível de mercúrio.
Quem fez o primeiro termómetro?
1612: Santorio Santorio – o primeiro termómetro
O Santorio Santorio italiano (1561-1636) é geralmente creditado por ter aplicado uma escala a um termoscópio de ar pelo menos já em 1612 e acredita-se, portanto, ser o inventor do termómetro como um dispositivo de medição de temperatura.
O que são as 5 escalas de temperatura?
Celsius, Fahrenheit, Kelvin, Réaumur e Rankine.
Os termómetros expiram?
Os termómetros não expiram, mas eventualmente têm de ser substituídos. Os termómetros digitais durarão entre 3 e 5 anos, enquanto os termómetros de mercúrio durarão indefinidamente, desde que não sejam rachados ou danificados.
Qual é o termómetro mais comummente utilizado?
Os termómetros de sondas são facilmente um dos tipos mais comuns de termómetros. Fornecem leituras instantâneas da temperatura de amostras alimentares, líquidas e semi-sólidas. A sonda é normalmente equipada com uma ponta pontiaguda, tornando-a ideal para penetração e imersão.
Será que todos os termómetros têm mercúrio?
Mas nem todos os termómetros com líquido de prata contêm mercúrio. Se o termómetro tiver líquido prateado e não for rotulado como “isento de mercúrio”, assumir que contém mercúrio. O mercúrio pode ser venenoso em certas situações. A maioria dos termómetros orais e rectais contêm entre 0,5 e 0,6 gramas de mercúrio.
Que material é utilizado no termómetro em vez do mercúrio?
Os termómetros analógicos “bulbo” utilizam mercúrio ou um fluido orgânico como álcool, parafina, tolueno ou algum líquido proprietário. Todas estas substâncias têm uma coisa em comum: expandem-se (contraem) a um grau bem documentado em resposta ao aumento (diminuição) da temperatura.
Qual é a diferença entre um termómetro de mercúrio e um termómetro digital?
As leituras dos termómetros de mercúrio são mais lentas porque temos de esperar que o mercúrio aqueça e depois subir lentamente para exibir a temperatura, enquanto os termómetros digitais são concebidos com tecnologia avançada que lhes permite fornecer resultados instantâneos no local, o que significa que não há mais espera…