Deus perdoa o TOC?
O TOC pode afectar a sua fé?
Assim como o restante da população, muitas pessoas com TOC têm atitudes religiosas. É comum que, mesmo as pessoas sem TOC, queiram agradar a Deus ou às autoridades religiosas. Por isso, pode ser difícil distinguir atitudes religiosas típicas do TOC religioso.A escrupulosidade pode afetar membros de qualquer fé religiosa….
Deus perdoa os pensamentos intrusivos?
Não há necessidade de qualquer perdão. Deus sabe que não é responsável por esses pensamentos intrusivos, por isso não há nenhum pecado cometido por si que precise de perdão. Se quer ultrapassar os pensamentos intrusivos, que na realidade são ataques mentais, tem de compreender como é que eles surgem.
Alá perdoa os pensamentos obsessivo-compulsivos?
No Islão, é considerado pecado perder a esperança na misericórdia de Alá ou não ter medo de Alá… Para quem sofre de TOC, coloca-se a questão: ter um pensamento sobre perder a esperança em Alá é o mesmo que “perder a esperança”? São eles.
Deus julga os nossos pensamentos?
Todos os pensamentos e acções estão sujeitos à lei de causa e efeito. Deus não julga, não recompensa, não castiga, nem interfere com a sua lei do livre arbítrio.
Como é que me livro dos maus pensamentos de Deus?
Escreva o pensamento negativo, reze sobre ele e peça ajuda a Deus para lidar com ele, e depois escreva num diário ou escreva a verdade sobre a situação. Para ultrapassar os pensamentos negativos, é muito benéfico escrever versículos das Escrituras para se concentrar neles e que o ajudem muito nessa situação.
O TOC desaparece?
O TOC tende a não desaparecer por si só e, sem tratamento, é provável que persista até à idade adulta. De facto, muitos adultos que recebem um diagnóstico de TOC referem que alguns sintomas começaram na infância.
É possível estar obcecado por Deus?
As pessoas temem que uma obsessão por Deus signifique que estão a ter uma ruptura psicótica com a realidade, ou que terão de abandonar as suas vidas e tornar-se monges ou freiras. É exactamente o contrário. Uma obsessão saudável com Deus traz-nos de volta à nossa mente correcta, o que nos coloca no caminho da verdadeira Realidade.
Como parar os pensamentos religiosos do TOC?
Felizmente, com o apoio correcto, a escrupulosidade pode ser tratada. A TOC é frequentemente tratada com terapia cognitivo-comportamental (TCC), especificamente com exposição e prevenção de respostas (EPR). A EPR envolve frequentemente o confronto com os pensamentos obsessivos sem se envolver em comportamentos ou rituais compulsivos.
Deus perdoa-lhe a blasfémia?
Nas Escrituras cristãs, há três versículos que abordam o tema do pecado imperdoável. No Livro de Mateus (12, 31-32), lemos: “Por isso vos digo que todo o pecado e blasfémia serão perdoados aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada.
Porque é que tenho maus pensamentos sobre Deus?
Estes maus pensamentos sobre Deus são normalmente observados na Perturbação Obsessiva Compulsiva. São chamados de “obsessão blasfema” e são muito perturbadores. Pode ser tratada eficazmente com medicamentos anti-obsessivos e pode levar uma vida absolutamente normal. Consulte um psiquiatra perto de si ou online.
Quanto tempo demora a desaparecerem os pensamentos intrusivos?
A passagem por estas várias fases pode estender-se por um período de meses e todo o processo pode demorar cerca de 6 a 9 meses no total. As pessoas com problemas mais graves e debilitantes podem precisar de vir mais do que uma vez por semana ou durante um período mais longo.
O que diz o Islão sobre o TOC?
A maioria dos primeiros estudiosos islâmicos associou a maior parte dos casos de TOC ao demónio e relacionou-os com a religião ou com a insanidade, como considerou o Imã Jouini (que ocorre devido à falta de domínio da razão ou à ignorância dos caminhos da Shariah). A palavra “alwiswas” é a tradução árabe da palavra inglesa comum “Obsession” (obsessão).
O TOC pode ser curado sem medicação?
Tomar a medicação conforme indicado: para algumas pessoas, a psicoterapia e as mudanças no estilo de vida são suficientes para controlar os sintomas. No entanto, outros podem precisar de medicação para tratar os seus sintomas. Pode ser necessário tomar medicamentos de venda livre para controlar a TOC.
O que é que o Alcorão diz sobre os pensamentos intrusivos?
De acordo com Utz, os pensamentos intrusivos provêm do próprio Nafs, que pode estar inclinado para o mal. [12]. Este tipo de Nafs, pela sua natureza intrínseca, leva o ser humano a cometer actos maus. O Nobre Alcorão afirma (Interpretação do significado) “que a alma é um persistente perseguidor do mal [13].
Como é que eu entrego o meu TOC a Deus?
Basicamente, trata-se de levantar simbolicamente as mãos, erguer a bandeira branca e dizer: “Rendo-me”. Ele entende, também, que essa entrega deve ser incondicional e total. Não pode abdicar de alguns dos seus sintomas e manter outros.
Quanto tempo dura o TOC religioso?
O processo de ERP é desafiador e requer dedicação tanto da pessoa com TOC de escrupulosidade quanto do terapeuta de ERP. Felizmente, os sintomas podem desaparecer dentro de 10 semanas – o que é um curto período de tempo em comparação com o tempo que uma pessoa com escrupulosidade provavelmente viveu com seus sintomas.
Será que tenho TOC religioso?
As pessoas com TOC religioso têm normalmente uma visão distorcida de Deus ou do que consideram ser uma figura de autoridade moral. Temem ser punidos pelos seus pensamentos e/ou acções “blasfemos”, quer nesta vida, quer na próxima. Exemplos de escrupulosidade religiosa ou TOC incluem: Medo de não ter fé suficiente.
O que é que a Bíblia diz sobre os pensamentos ansiosos?
“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com acção de graças, sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus…” “Quando os justos clamam por socorro, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias.” “Porque Deus não nos deu um espírito de temor, mas de poder, de amor e de moderação.”