Devo começar um diário?


Devo começar um diário? O diário tem a capacidade de reduzir a nossa ansiedade e acalmar os nossos nervos em situações potencialmente stressantes. Manter um diário dos seus pensamentos e emoções em situações em que se sente desconfortável permite-lhe desenvolver um sentido de controlo e, por conseguinte, reduzir a sua ansiedade.

Com que idade se deve começar um diário?

Em primeiro lugar, é preciso fixar uma data: o início de um novo ano, por exemplo, é uma ocasião apropriada. Claro que não tem de ser a 1 de Janeiro. Pode começar o seu diário depois de um acontecimento importante na sua vida, como o casamento, o nascimento de um filho ou o início de uma nova carreira.

Porque é que hei-de começar um diário?

  • Mantenha os seus pensamentos organizados. Os diários ajudam-nos a organizar os nossos pensamentos e a torná-los compreensíveis.
  • Melhora a tua escrita.
  • Definir e atingir os seus objectivos.
  • Registar ideias em tempo real.
  • Aliviar o stress.
  • Permitir-se reflectir sobre si próprio.
  • Melhora a tua memória.


  • Inspira a criatividade.

É estranho ter um diário?

Sim. É raro porque sugere que se está a viver uma existência memorável que se deseja registar. A maioria das pessoas não se sente assim. Ser reflexivo, considerar as suas acções e planos para o futuro, e tentar articular a sua vida interior num diário é estranho.

É demasiado tarde para começar um diário?

Falando a sério, nunca é tarde para começar a escrever um diário/confissão! É um livro com os teus pensamentos íntimos, para TI e para mais ninguém, e é uma forma de poderes deitar cá para fora o teu coração, a tua alma e o teu cérebro, para os guardares para sempre ou para os recordares um dia.

O que é que posso dizer em vez de “Querido Diário”?

Também é da tua escolha não escrever “querido diário”, basta começares o teu diário à tua maneira. O que quer que queiras escrever no teu diário. Pode simplesmente dar um nome ao seu diário e saudá-lo em cada entrada do diário. Vejamos um exemplo: digamos que deu o nome de “Lírio” ao seu diário, por isso basta dizer “Olá, Lírio” em cada entrada do diário.



Como é que te apresentas num diário pessoal?

Para a primeira entrada do teu diário, tenta escrever uma introdução sobre o que será o teu diário. Apresenta-te, diz o que te interessa, o que achas que é importante e o que queres que este diário seja. Abre-te e sê tu próprio.

Que tipo de pessoa tem um diário?

Uma pessoa que mantém um diário é conhecida como diarista.

Quais são as desvantagens de um diário?

Está tudo escrito e, se for extraviado ou cair nas mãos erradas, pode conter coisas que podem ser usadas contra ti. Pode haver coisas muito pessoais que não gostarias que os outros lessem. Um diário físico pode facilmente perder-se, ser extraviado ou roubado.

Onde é que posso esconder o meu diário?

Um óptimo lugar para esconder o diário é na cómoda, atrás ou ao lado das gavetas. Se abrires uma gaveta, normalmente há uma pequena prateleira onde podes colocar o teu diário. Outro óptimo esconderijo é colocar o diário dentro de uma moldura pendurada na parede, se houver espaço na parte de trás.

Que percentagem de pessoas mantém um diário?

A partir de um inquérito realizado em 1996 nos EUA, Ruth Folit, do Life Journal, estabeleceu que 50% das pessoas entrevistadas tinham mantido um diário e 16% eram diaristas activos. O Statista publicou dados do Reino Unido relativos a 2014 que mostram que mais de 21% das crianças e jovens mantinham regularmente um diário. Quase um terço das raparigas mantinha um diário.



Porque é que não se deve manter um diário?

Um diário pode envergonhar-te. Alguma vez encontraste um livro que costumavas escrever ou um quadro que desenhaste ou algum tipo de trabalho manual que fizeste quando andavas no jardim de infância ou na escola primária? Tenho a certeza de que se o encontrasse, rir-se-ia de si próprio. Sentia-me envergonhado de alguns dos meus pensamentos e actividades do passado.

O diário é um mau hábito?

Para muitos, escrever um diário é como uma tarefa árdua. … Para simplificar, normalmente as pessoas que não têm paciência para escrever algo não fazem um diário. E aqueles que conseguem, registam tudo nele. Esse é um hábito muito bom para manter um diário.



Podes dar um nome ao teu diário?

Podes tentar qualquer uma das seguintes opções: Querido diário. pobre de mim. querido (o teu nome).

O que é que uma rapariga pode escrever no seu diário?

  • Os seus objectivos de viagem.
  • Detalhes sobre a pessoa por quem se está a apaixonar.
  • Aspirações e esperanças que tem para o futuro.


  • Uma lista de coisas pelas quais estás grato.
  • Uma queixa sobre o teu dia mau.
  • Um plano de sonho que queres tornar realidade.
  • O teu horóscopo do dia.

O que é que eu faço?

saudações ao diário



– Hoje sinto-me óptimo, mau, péssimo, terrível, fantástico, solitário, triste… – Não vais acreditar no que me aconteceu hoje… – Hoje foi um dia especial e raro. … o melhor dia da minha vida.


O que é que deve estar na primeira página de um jornal?

  1. Escreve sobre a pessoa em quem tens pensado ultimamente. Escreve sobre o que essa pessoa te disse e o que outra pessoa te disse sobre ela.
  2. Escreve sobre o que te faz feliz. Escreve sobre o que te deixa triste.


  3. Escreve uma história. O diário nem sequer tem de ser sobre ti!

Deves incluir uma data nas entradas do teu diário?

Menciona sempre a data.

Escolha um canto e guarde-o para mencionar as datas das suas entradas no diário. Pode não escrever todos os dias. Algumas pessoas também são específicas quanto à hora e ao local. Mais uma vez, trata-se de uma questão de preferência pessoal.


Como é que escrevo uma paixoneta no meu diário?

  1. Quando estiveres a escrever, não tenhas medo do que os outros vão pensar.
  2. Sê coerente.
  3. Mantém-no seguro.
  4. Não tenhas medo de voltar atrás e ler o que escreveste, quer seja a entrada de ontem ou algo que tenhas escrito há um mês.
  5. Escreve as tuas esperanças e desejos no diário da tua paixão.

Todas as pessoas de sucesso têm um diário?

Jim Rohn disse: “Uma vida que vale a pena ser vivida é uma vida que vale a pena ser registada”. A maioria das pessoas de sucesso escreve diários e há muitas razões para isso. … Embora as pessoas de sucesso encontrem tempo todos os dias para escrever num diário, a forma como usam o diário e o que escrevem varia.

O diário é um bom hábito?

Manter um diário é uma bênção para muitas pessoas. Se é um homem de negócios ocupado, pode não se lembrar de tudo, pelo que, nesse caso, escrever um diário é um hábito com imensos benefícios. Algumas pessoas tencionam escrever todos os dias as coisas que aconteceram na sua vida. … Isso é bom porque qualquer stress na vida pode ser aliviado pela escrita.

A que horas do dia se deve escrever um diário?

A que horas do dia se deve escrever um diário? De preferência à noite, todos os dias, antes de ir para a cama.

Consegues citar duas vantagens de escrever um diário?

i) A escrita de um diário ajuda a registar os factos. ii) Revela o estilo de vida das pessoas da época.

Quais são os prós e os contras de escrever um diário?

  • Ajuda a manter o controlo do que se come.
  • Um registo inspirador de eventos para o teu futuro eu.
  • Ideal para identificar padrões e doenças.
  • Permite-lhe programar as suas actividades de rotina.
  • É mais fácil manter o controlo dos seus estímulos.
  • Leva a que se guarde a negatividade do corpo.

Como é que eu impeço as pessoas de lerem o meu diário?

Fale um pouco mais, com calma e respeito. Pensa em escrever o teu diário em código. Utilize a segunda ou terceira letra do nome de alguém em vez do nome completo, se não quiser que o leitor saiba de que pessoa está a falar. Outra opção é escrever as suas próprias histórias como se fossem boatos que ouviu.

Como é que posso tornar o meu diário atraente?

Reserve 5 minutos ou meia hora para rabiscar nas páginas do seu diário. Pode ser algo abstracto ou uma imagem de algo que alegrou o seu dia, por exemplo, um donut que comeu ou um amigo que viu. Tornar o seu diário visual ou mesmo misturar imagens e escrita significa que é menos provável que fique preso numa rotina.