Devo tomar antioxidantes durante a quimioterapia?

Devo tomar antioxidantes durante a quimioterapia? Os antioxidantes e outros nutrientes não interferem com a quimioterapia ou radioterapia e podem aumentar a morte e aumentar a sobrevivência. Altern Ther Health Med.

Pode tomar antioxidantes enquanto estiver em quimioterapia?

Pesquisas anteriores levantaram preocupações de que os suplementos dietéticos, especialmente os antioxidantes, possam tornar a quimioterapia menos eficaz. Isto tem levado os médicos a desencorajar os doentes com cancro de tomarem suplementos antioxidantes enquanto se submetem à quimioterapia.

Os doentes com cancro podem tomar antioxidantes?

As novas descobertas, segundo os autores de ambos os estudos, sugerem que os doentes com cancro e as pessoas com risco acrescido de cancro devem evitar tomar suplementos antioxidantes.

Porque não devem os antioxidantes ser administrados durante a quimioterapia?

Algumas evidências sugerem que os antioxidantes podem interferir com os efeitos da quimioterapia na eliminação do cancro. Isto porque estes tratamentos químicos causam stress oxidativo – uma reacção quimicamente desencadeada no corpo, que por sua vez mata as células cancerígenas.

Que suplementos não devem ser tomados durante a quimioterapia?

Equinácea, curcumina, erva de São João, raiz de valeriana e allium (um extracto de alho) são todos exemplos de suplementos herbais que podem alterar o equilíbrio toxico-eficaz da quimioterapia. Além disso, as doses de suplementos herbais não são padronizadas.

Como posso reforçar o meu sistema imunitário durante a quimioterapia?

  1. Pergunte sobre drogas protectoras.
  2. Receba uma vacinação contra a gripe todos os anos.


  3. Comer uma dieta nutritiva.
  4. Lave as suas mãos regularmente.
  5. Limitar o contacto com pessoas doentes.
  6. Evitar tocar nos resíduos animais.


  7. Relatar imediatamente os sinais de infecção.
  8. Pedir actividades específicas.

Posso tomar probióticos durante a quimioterapia?

Apesar dos dados limitados, parece que as bactérias probióticas como microrganismos vivos poderiam ser administradas com segurança mesmo no contexto da neutropenia. Conclusões: As provas actuais que apoiam o uso de probióticos como terapia adjuvante no tratamento do cancro são limitadas, especialmente em pacientes com cancro tratados com quimioterapia.

Porque é que os antioxidantes são maus para si?

Contudo, os suplementos antioxidantes de alta dose podem, em alguns casos, estar ligados a riscos para a saúde. A toma de uma dose elevada de beta-caroteno pode aumentar o risco de cancro do pulmão nos fumadores. A suplementação com altas doses de vitamina E pode aumentar os riscos de cancro da próstata e de um tipo de AVC.

Pode tomar suplementos enquanto estiver em quimioterapia?

A utilização de suplementos alimentares é comum mesmo após um diagnóstico de cancro. No entanto, tomar suplementos alimentares antes e durante a quimioterapia pode reduzir a capacidade da quimioterapia de matar células cancerígenas.

As vitaminas interferem com a quimioterapia?

Mas um novo estudo mostra que os suplementos vitamínicos podem afectar a quimioterapia, para o bem ou para o mal. Os doentes podem pensar que os suplementos são seguros porque são produtos “naturais”, mas há provas crescentes de que podem intensificar ou enfraquecer os efeitos dos medicamentos de quimioterapia, dizem os investigadores.



Pode tomar vitamina D durante a quimioterapia?

Como muitos doentes com cancro irão confirmar, a quimioterapia prescrita para matar a doença é frequentemente mais debilitante do que o próprio cancro, com uma variedade de efeitos secundários horrendos.

Posso tomar antioxidantes durante a radiação?

Devo tomar antioxidantes durante a radioterapia? O objectivo da radioterapia é danificar as células cancerígenas. Os antioxidantes podem impedir que o seu tratamento de radiação seja tão eficaz porque podem proteger as suas células cancerosas. Evite tomar grandes quantidades de antioxidantes durante o seu tratamento de radiação.

Que alimentos são ricos em antioxidantes?

Brócolos, espinafres, cenouras e batatas são ricos em antioxidantes, assim como alcachofras, couve, espargos, abacates, beterraba, rabanete, alface, batata-doce, abóbora, couve-rábano e couve-flor. A utilização de muitas especiarias na cozinha é boa.



A quimioterapia piora com mais tratamentos?

Os efeitos da quimioterapia são cumulativos e agravam-se a cada ciclo. Os meus médicos avisaram-me: cada infusão vai ficar mais difícil. A cada ciclo, esperam sentir-se mais fracos.

Como posso desintoxicar o meu corpo através da quimioterapia?

A desintoxicação durante ou após a quimioterapia deve sempre incluir as abordagens fundamentais de manter um elevado consumo de água, comer uma dieta adequada rica em fibras e fitonutrientes, e o uso apropriado de exercício físico.

Que suplementos são bons para a quimioterapia?

Suplementos antioxidantes como a enzima Q10, selénio e vitaminas A, C e E podem ajudar a prevenir danos celulares. Por conseguinte, alguns médicos acreditam que isto pode impedir a quimioterapia de funcionar bem. Aceite o conselho do seu médico, enfermeiro especialista ou nutricionista se quiser tomar suplementos e se estiver a ser submetido a qualquer tipo de tratamento de cancro.

Porque é que os pacientes de quimioterapia não podem ter gelo?

Alguns tipos de quimioterapia podem danificar os nervos e causar um efeito secundário chamado neuropatia periférica. Os doentes podem sentir formigueiro, ardor ou dormência nas mãos e pés. Outras vezes, os pacientes podem sentir uma sensibilidade extrema ao frio, conhecida como disanestesia fria.

Qual é a forma mais rápida de recuperar da quimioterapia?



  1. Fortificar com suplementos.
  2. Controlar as náuseas.
  3. Fortifique o seu sangue.
  4. Gerir o stress.
  5. Melhore o seu sono.


O que não se deve fazer após a quimioterapia?

  • Contacto com fluidos corporais após tratamento.
  • Estender-se demasiado.
  • Infecções.


  • Grandes refeições.
  • Comida crua ou mal cozida.
  • Alimentos duros, ácidos ou picantes.
  • Consumo frequente ou excessivo de álcool.
  • Fumar.

Como posso restaurar o meu intestino após a quimioterapia?

Os alimentos fermentados incluem iogurte, kimchi, sauerkraut, miso e tempeh. Coma mais frutas, vegetais e feijão. Limitar as gorduras animais e comer uma dieta à base de plantas irá aumentar a ingestão de fibras e promover um intestino saudável.

Pode comer iogurte enquanto estiver em quimioterapia?

Coma pequenos lanches ao longo do dia. Ter à mão uma variedade de lanches ricos em proteínas que sejam fáceis de preparar e de comer. Estes incluem iogurte, cereais e leite, meia sanduíche, uma tigela de sopa saborosa, queijo, e bolachas. Evite lanches que possam agravar os efeitos secundários relacionados com o tratamento.

Quando é que os probióticos não devem ser tomados?

Embora os probióticos sejam geralmente seguros de usar, os resultados de uma revisão de 2017 sugerem que crianças e adultos com doenças graves ou sistemas imunitários comprometidos devem evitar o uso de probióticos. Algumas pessoas com estas condições sofreram infecções bacterianas ou fúngicas como resultado do uso de probióticos.

Qual é o antioxidante mais potente?

O glutatião é o mais poderoso e importante antioxidante produzido pelo organismo. É uma combinação de três aminoácidos; combate o envelhecimento através dos intestinos e do sistema circulatório. Tem fortes propriedades anti-envelhecimento, protege as células, tecidos e órgãos do corpo e mantém-nos jovens.

Quais são os 5 melhores antioxidantes?

  • Alcachofras.
  • Bagas de Goji.
  • Framboesas.
  • Kale.
  • Repolho vermelho.
  • Feijões.
  • As beterrabas. As beterrabas, também conhecidas como beterrabas, são as raízes de um vegetal conhecido cientificamente como Beta vulgaris.
  • Espinafres. O espinafre é um dos legumes mais ricos em nutrientes.

Os antioxidantes são necessários?

Os antioxidantes são essenciais para a sobrevivência de todos os seres vivos. O seu corpo gera os seus próprios antioxidantes, tais como o glutatião antioxidante celular. As plantas e os animais, bem como todas as outras formas de vida, têm as suas próprias defesas contra os radicais livres e os danos oxidativos.

O curcuma interfere com a quimioterapia?

O curcuma é provavelmente seguro para a maioria das pessoas, mas deve ser evitado durante a quimioterapia, radioterapia ou terapias anticoagulantes.