É possível prever os lavatórios?
Alguns sumidouros ocorrem lentamente à medida que o solo cede gradualmente, outros caem subitamente. “Não há forma de o prever neste momento”, disse Chopra. Agora, através da simulação de sumidouros num laboratório, os engenheiros querem descobrir pistas que possam ajudar a prever quando e onde irá ocorrer um colapso.
Como podemos prever um buraco no lavatório?
Baseia-se num método estatístico chamado “pesos de prova”. Basicamente, isto significa combinar evidências de ocorrências de sumidouros conhecidos com dados geológicos – profundidade do calcário, por exemplo, ou composição de sedimentos sobrejacentes – para calcular uma previsão sobre a vulnerabilidade relativa num determinado local.
Podem ser previstos ou evitados os sumidouros?
Os lavatórios podem ser evitados? Muitos lavatórios naturais não podem ser evitados. No entanto, as causadas pela actividade humana podem ser evitadas, especialmente as causadas pelo bombeamento excessivo de águas subterrâneas. Em condições secas, os lençóis freáticos caem no calcário e nas cavidades sob o solo arenoso e argiloso da Florida.
Há algum sinal de aviso de previsão de buraco de lavatório?
Alguns dos sinais de aviso que podem indicar um buraco no lavatório incluem fissuras estruturais no chão e paredes, janelas e portas que não fecham correctamente, e água turva ou lamacenta do poço.
As pessoas caem em esgotos?
Mortes e ferimentos em afundanços são raros, mas certamente não inéditos… Por exemplo, em 2012, uma menina de 15 anos de idade morreu quando o carro da sua família caiu num lavatório de Utah, de acordo com relatos dos meios de comunicação social.
Os sumidouros são previsíveis?
O desenvolvimento de sumidouros naturais não é geralmente previsível. O desenvolvimento induzido do sumidouro é previsível em alguns casos, mas é previsível apenas no sentido em que ocorrerá numa determinada área. O desenvolvimento mais previsível resulta da drenagem de poços, pedreiras e minas.
É um instrumento científico na avaliação de sumidouros?
Embora a reflexão sísmica e a refracção sejam utilizadas com sucesso para investigar sumidouros, nos últimos anos a técnica geofísica mais amplamente utilizada para identificar e localizar cavidades subsuperficiais tem sido o radar de penetração terrestre (GPR) (Carbonel et al., 2014, Kruse, 2014).
Como sabe se tem um lavatório?
- Fissuras frescas nas fundações de casas e edifícios.
- Rachaduras nas paredes interiores.
- Rachaduras no chão exterior.
- Depressões no chão.
- Árvores ou estacas de vedação que se inclinam ou caem.
- Portas ou janelas tornam-se difíceis de abrir ou fechar.
- Aspecto rápido de um buraco no chão.
Para mais questões, ver As baleias têm sangue azul?
Qual o aspecto dos sumidouros?
Alguns têm a forma de taças rasas ou pires, enquanto outros têm paredes verticais; alguns retêm água e formam lagos naturais. Os buracos de afundamento formam-se normalmente tão lentamente que poucas mudanças são perceptíveis, mas podem formar-se subitamente quando ocorre um colapso. Um tal colapso pode ter um efeito dramático se ocorrer num ambiente urbano.
O que acontecerá se ocorrer um buraco no lava-loiça em sua casa?
À medida que o solo se afunda no espaço aberto criado pelo desenvolvimento do lavatório, a fundação pode assentar e rachar, levando a uma série de problemas subsequentes, tais como fissuras nas paredes, fissuras no chão, pisos irregulares, fissuras no caixilho da porta, fissuras no caixilho da janela, e janelas e portas difíceis de fechar.
Podem ocorrer furos de afundamento em qualquer lugar?
Basicamente, os sumidouros são possíveis praticamente em qualquer lugar onde se vá, onde haja água e terra. E onde há um lavatório, é certo que haverá outros.
O que acha que causou o buraco do lava-loiça?
“O principal gatilho para os sumidouros é a água”, diz o Dr. Edmonds. “Em 90% das caixas de sumidouros, a água saturando o solo é o principal gatilho, conhecido como processos cársicos”. “Os afundanços ocorrem quando a água dissolve uma camada de rocha sob o solo.
Alguém foi salvo de um buraco na pia?
Os bombeiros resgatam uma mulher que ficou presa num buraco de 40 pés de profundidade na Florida depois de ter passado quase 11 horas presa.
Onde são os sumidouros mais comuns no mundo?
Os buracos de afundamento têm tanto causas naturais como causadas pelo homem. Tendem a ocorrer mais frequentemente em locais onde a água pode dissolver o leito rochoso (especialmente calcário) sob a superfície, provocando o colapso das rochas sobrejacentes. Florida, Texas, Alabama, Missouri, Kentucky, Tennessee e Pennsylvania são os mais propensos a afundamentos.
Alguém alguma vez sobreviveu a um lavatório?
No entanto, em Fevereiro de 2013, um buraco do lavatório engoliu tragicamente Jeff Bush, de 37 anos, enquanto dormia na sua casa perto de Tampa. O irmão de Bush, Jeremy e outros quatro estavam na casa na altura do incidente, e todos eles conseguiram fugir.
Quais são as probabilidades de morrer num buraco do lavatório?
Nos Estados Unidos, os sumidouros são especialmente comuns no Texas, Alabama, Missouri, Kentucky, Tennessee, Pennsylvania e Florida, de acordo com o US Geological Survey. O risco actuarial de ocorrência de um buraco actuarial catastrófico é baixo: os investigadores colocam-no com uma probabilidade de uma em cada 100 de ocorrer num determinado ano.
Que tecnologia é utilizada para prever os sumidouros?
O afundamento da terra, uma das pistas mais importantes para a presença de sumidouros, também não pode ser visto pelo olho humano. Mas, pode ser visto com a ajuda do InSAR: radar interferométrico de abertura sintética. Esta tecnologia especial de radar permite aos investigadores detectar alterações muito pequenas na superfície da Terra.
Onde é mais provável a formação de sumidouros?
“Os danos mais graves tendem a ocorrer na Florida, Texas, Alabama, Missouri, Kentucky, Tennessee e Pennsylvania”.
O que é que se faz depois de um buraco no lavatório?
- Passo #1: Ficar longe.
- Passo #2: Deixe a sua casa afectada imediatamente.
- Passo #3: Cerca ou corda fora da área.
- Passo #4: Contacte a sua companhia de seguros.
- Etapa #5: Consultar uma empresa de testes de solo ou uma empresa de engenharia.
- Passo #6: Monitorizar o poço para detectar sinais de crescimento.
Existem sumidouros no Texas?
Chamam-se Wink Sinks. Dois sumidouros de monstros no Condado de Winkler. Para os funcionários do Texas Ocidental, isto não é novidade. De facto, os sumidouros apareceram pela primeira vez em 1980. Agora cresceram de tal forma que poderiam eventualmente juntar-se e causar danos “catastróficos”.
Para mais perguntas, ver Quem fez a escola e os trabalhos de casa?
Será que os sumidouros deixam de crescer?
Forma-se normalmente um buraco circular e cresce ao longo de um período de minutos a horas. A descarga de sedimentos ao longo dos lados do lavatório pode demorar cerca de um dia a parar…. A erosão das jantes de afundamento pode continuar durante vários dias e as fortes chuvas podem prolongar a estabilização.
Quão comuns são os sumidouros?
Os sumidouros de cobertura são bastante raros, de acordo com o Florida Sinkhole Research Institute. Uma avaliação preliminar de 1.400 sumidouros encontrou apenas um ou dois. Mais comum é o lento e gradual afundamento da terra, formando depressões em forma de taça na superfície num processo que pode durar anos.
O que faria se aparecesse um lavatório perto da sua área?
- Se estiver numa zona pública:
- Evacuar imediatamente.
- Não se aproximar demasiado do buraco do lava-loiça.
- Chamar os serviços de emergência se o buraco for grande e representar um risco para os outros.
- Sensibilizar outros membros do público e assegurar que outros não entrem na zona do lavatório e nos seus arredores.
- Se estiver numa zona residencial.
Que zonas do nosso país são mais vulneráveis aos sumidouros?
Os maiores danos no sumidouro tendem a ocorrer na Florida, Texas, Alabama, Missouri, Kentucky, Tennessee e Pennsylvania. Os buracos de afundamento podem ser caracterizados em dois tipos.
Como sabe se a sua casa está num lavatório?
- Rachaduras nas paredes.
- Rachaduras à volta de caixilhos de portas ou janelas.
- Rachaduras no chão ou no pavimento.
- Rachaduras na zona da piscina e em redor.
- Rachaduras na fundação ou estrutura que se separam da fundação.
- Incapacidade de fechar devidamente portas e janelas.
Os sumidouros estão a tornar-se mais comuns?
“Os resultados deste estudo confirmam que o aquecimento global relacionado com as alterações climáticas levou a um aumento dos eventos de colapso do sumidouro na Florida nos últimos 50 anos”… O estudo descobriu que por cada aumento de 0,1 °C na temperatura global, o número de lavatórios aumentou de 1 a 3 por cento.
Existem lavatórios em Inglaterra?
As áreas propensas ao afundamento ocorrem em todo o Reino Unido, embora a maioria seja relativamente pequena ou em locais rurais de montanha. Incluem as áreas protegidas por calcários carboníferos, em particular os Mendips, partes do País de Gales, o Peak District e os North Pennines, incluindo os Yorkshire Dales.
Pode encher um poço?
Se ocorrer um buraco no meio da estrada, contactar as agências locais de aplicação da lei. A área deve ser isolada de imediato. Mas, se o lavatório não estiver a ter impacto numa casa ou outra estrutura, e se for de um tamanho manejável (um a três pés de diâmetro e profundidade), então pode ser enchido.
Porque é que os sumidouros são comuns na Flórida?
O principal gatilho para os sumidouros é a água: demasiado ou demasiado pouco. O solo normalmente húmido da Florida tem um efeito estabilizador sobre o carste. Mas durante uma seca, as cavidades que estavam cobertas por águas subterrâneas esvaziam-se e tornam-se instáveis.
O que é que está no fundo do lavatório?
As rochas no fundo do lavatório formam paredes que direccionam o jogador à volta do fundo. Felizmente, podem ser escalados se o jogador conseguir encontrar um lugar baixo para saltar (como algo perto dos portões sacrificiais).
Em que época do ano ocorrem os sumidouros?
Os sumidouros podem ocorrer em qualquer altura, mas por várias razões são mais frequentes desde o início da Primavera até ao final do Verão – a “época dos sumidouros” não oficial da Florida.
Qual é o buraco do lavatório mais profundo do mundo?
Xiaozhai Tiankeng – o buraco mais profundo do mundo (mais de 2100 pés), localizado em Fenjie Conde do Município de Chongqing.
Um lavatório pode engolir uma casa?
Enquanto o DC Twitter tem rido manhosamente sobre o buraco de afundamento da Casa Branca, o fenómeno pode ser desastroso. Os tamanhos dos buracos de afundamento variam de alguns metros de diâmetro a centenas de acres de tamanho, de acordo com o USGS. Podem contaminar a água, engolir edifícios inteiros e até matar um homem na Florida em 2013.
Para mais perguntas, ver A auto-estrada tem portagens?
Quantas pessoas morreram num buraco do lavatório?
Embora tenham sido noticiados milhares de sumidouros na Florida nas últimas décadas, o geólogo do Florida Geological Survey Clint Kromhout disse ao Orlando Sentinel que só houve quatro mortes relatadas no estado. Chamou “extremamente raras” as mortes naufrágio.
Quais são os 3 tipos de sumidouros?
Os três principais tipos de sumidouros que conhecemos são: Solução, Capa de Colapso e Capa de Afundamento. Os sumidouros de solução são mais comumente vistos em áreas que têm uma camada muito fina de solo à superfície, o que expõe o leito rochoso por baixo à erosão contínua pela água.
Qual é a forma mais comum de se formarem os sumidouros?
Os sumidouros são comuns onde a rocha sob a superfície da terra é calcário, rocha carbonatada, leitos salinos ou rochas que podem ser dissolvidos naturalmente por águas subterrâneas que fluem através deles. À medida que a rocha se dissolve, espaços e cavernas desenvolvem-se no subsolo.
Quais são alguns factos interessantes sobre os sumidouros?
- As suas janelas e portas de repente não fecham correctamente.
- Desenvolver cavidades no seu quintal/jardim.
- A sua casa pode estar a fazer ruídos estranhos à medida que o solo se move ou se instala.
Dallas está a afundar-se?
Aproximadamente 4.000 milhas quadradas do Texas Ocidental estão a afundar-se a um ritmo acelerado, de acordo com um estudo da Universidade Metodista do Sul em Dallas. Imagens de radar mostram que uma grande área desde Midland até ao Condado de Reeves está a afundar-se. Algumas áreas estão a descer até 40 polegadas nos últimos dois anos e meio.
Que parte do Texas está a afundar-se?
Os dois distritos de afundamento da área de Houston – o Harris-Galveston Sinking District, HGSD, e o Fort Bend Sinking District – têm trabalhado para monitorizar o afundamento e mitigá-lo através de uma variedade de esforços de gestão da água.
Porque é que o Texas é propenso a afundar buracos?
Desde o início da tecnologia de extracção de petróleo, os sumidouros tornaram-se mais prevalecentes no Oeste do Texas devido ao afundamento da terra à medida que os depósitos subterrâneos de petróleo são esvaziados. Sem este petróleo a sustentar o solo sobrejacente, a probabilidade de colapso torna-se um perigo maior. Mas nem todos os sumidouros se devem à extracção de petróleo.
Um lavatório pode ser preenchido com betão?
Preenchimento de um pequeno lavatório
A maioria dos peritos recomenda o enchimento de pequenos lavatórios com betão e terra… Primeiro, deitar betão no fundo do poço para criar uma superfície dura e estável. O objectivo do betão é evitar que o poço se deteriore ainda mais.
Que parte da Florida não tem sumidouros?
Historicamente, apenas dois sumidouros foram registados no condado, de acordo com o Departamento de Protecção Ambiental da Florida. Há menos sumidouros na costa leste da Florida. Abriram-se poços nas áreas DeBary, Deltona, DeLand e De Leon Springs, geralmente perto dos EUA 17-92.
Como podemos evitar que os sumidouros aconteçam?
A combinação da gravidade, perda de flutuabilidade e pressão da água pode causar um buraco no lavatório. Ao manter os lençóis freáticos elevados, as regras de conservação da água e as restrições à seca são ferramentas que ajudam a evitar a ocorrência de poços de água.
Acha que podemos evitar um deslizamento de terras e um afundamento de terras?
Existem também vários métodos directos para prevenir deslizamentos de terras; estes incluem a modificação da geometria da inclinação, utilização de agentes químicos para reforçar o material da inclinação, instalação de estruturas tais como estacas e muros de contenção, injecção de juntas e fissuras na rocha, desvio de caminhos de detritos, e desvio de drenagem superficial e subaquática.
Como proteger a minha casa dos sumidouros?
Use a água com moderação se viver perto de uma área com secas frequentes: Os aquíferos subterrâneos ajudam frequentemente a prevenir fendas e buracos porque a água preenche fendas e buracos que normalmente causariam sedimentação. Se a água não estiver presente, o solo e as rochas têm mais espaço para se moverem e causarem furos de afundamento.