É possível ter esclerose múltipla com uma ressonância magnética normal?
A EM pode estar presente com uma RMN normal? A EM pode estar presente mesmo com uma RMN e uma análise do líquido cefalorraquidiano normais, embora seja raro ter uma RMN completamente normal. Por vezes, a RM do cérebro pode ser normal, mas a RM da espinal medula pode ser anormal e compatível com EM, pelo que este facto também deve ser tido em conta.
A EM pode não ser detectada numa ressonância magnética?
Os exames de RMN não são 100 por cento positivos no diagnóstico da EM. Em 5% das pessoas que apresentam actividade clínica da EM, as lesões não eram visíveis na RM. No entanto, se os estudos de seguimento por RMN continuarem a não mostrar lesões, o diagnóstico de EM deve ser reconsiderado.
Uma RMN normal significa ausência de EM?
Embora a RM seja uma ferramenta de diagnóstico muito útil, uma RM normal do cérebro não exclui a possibilidade de EM. Cerca de 5 por cento das pessoas com EM inicialmente confirmada não têm lesões cerebrais evidenciadas pela RMN.
A EM aparece sempre na ressonância magnética?
A ressonância magnética desempenha um papel vital na forma como diagnosticamos e monitorizamos a EM. De facto, mais de 90% das pessoas têm o seu diagnóstico de EM confirmado por RMN.
Qual a precisão da ressonância magnética no diagnóstico da esclerose múltipla?
A ressonância magnética tem uma sensibilidade superior a 90% no diagnóstico da esclerose múltipla; no entanto, outras doenças da substância branca podem por vezes ter um aspecto semelhante na imagiologia médica.
A EM pode ser observada na RM sem contraste?
Os doentes com EM podem ser monitorizados eficazmente sem a utilização de agentes de contraste. Os investigadores avaliaram 507 imagens de seguimento de RMN para detectar lesões novas ou aumentadas. Os resultados da RM 3T não diferiram significativamente entre as imagens com e sem contraste.
A ansiedade pode imitar a esclerose múltipla?
Nunca faça um auto-diagnóstico de esclerose múltipla por ansiedade
Infelizmente, a ansiedade provoca muitos dos mesmos sintomas que as fases iniciais da EM. A EM é um dos problemas de saúde mais comuns quando as pessoas com ansiedade procuram os seus sintomas na Internet e milhões de pessoas com ansiedade convencem-se de que podem ter EM.
Quando é que se deve suspeitar de esclerose múltipla?
As pessoas devem considerar um diagnóstico de EM se tiverem um ou mais destes sintomas: perda de visão num ou em ambos os olhos. paralisia aguda nas pernas ou ao longo de um lado do corpo. dormência aguda e formigueiro numa extremidade.
Quantas lesões cerebrais são normais na esclerose múltipla?
Um número “médio” de lesões na RM cerebral inicial situa-se entre 10 e 15. No entanto, mesmo algumas lesões são consideradas significativas, porque mesmo este pequeno número de manchas permite-nos prever o diagnóstico de EM e iniciar o tratamento.
É possível ter um teste negativo para EM e mesmo assim ter EM?
Uma vez que a RMN cerebral pode ser negativa em 5% dos doentes com EM inicial (e pode permanecer assim durante vários anos em alguns casos, apesar das alterações desmielinizantes microscópicas na substância branca), é importante utilizar todas as modalidades de diagnóstico disponíveis para detectar a EM.
Quais são normalmente os primeiros sinais de esclerose múltipla?
- fadiga.
- dormência e formigueiro.
- perda de equilíbrio e tonturas.
- rigidez ou espasmos.
- tremor.
- dor.
- problemas de bexiga
- problemas intestinais
É possível ter esclerose múltipla com uma punção lombar negativa?
No entanto, não se pode confirmar ou excluir 100 por cento com base na EM numa punção lombar, explica o Dr. Giesser. “Mesmo que a punção lombar seja negativa, cerca de 10 por cento das pessoas com EM têm líquido cefalorraquidiano normal.
Como é que a EM aparece na ressonância magnética?
As lesões relacionadas com a EM aparecem nas imagens de RMN como pontos claros ou escuros, dependendo do tipo de RMN utilizado. Esta técnica de imagem é útil porque mostra a inflamação activa e ajuda os médicos a determinar a idade das lesões. Além disso, tipos específicos de lesões podem indicar um surto de EM ou danos no cérebro.
Que tipo de ressonância magnética é necessária para a esclerose múltipla?
R: Recomendamos uma RM inicial da coluna cervical e torácica com e sem contraste, juntamente com uma RM do cérebro em doentes com suspeita de EM, para diagnóstico, para estabelecer a carga da doença e para monitorizar lesões assintomáticas da medula espinal[4,5].
Como é que são as dores de cabeça da EM?
As dores de cabeça latejantes, agudas e lancinantes foram descritas por cerca de 50% de todos os doentes com EM neste estudo. A dor surda foi referida por 28% dos doentes e menos de 20% dos doentes referiram uma sensação de aperto ou de ardor.
A EM aparece nas análises ao sangue?
É provável que as análises ao sangue façam parte das análises iniciais se o seu médico suspeitar que pode ter EM. Actualmente, as análises ao sangue não podem resultar num diagnóstico definitivo de EM, mas podem excluir outras doenças. Estas outras doenças incluem: Doença de Lyme.
Quais são os sintomas da esclerose múltipla numa mulher?
- Espasmos musculares.
- dormência.
- Problemas de equilíbrio e falta de coordenação.
- Dificuldade em mover os braços e as pernas.
- marcha instável e dificuldade em andar.
- fraqueza ou tremor num ou em ambos os braços ou pernas.
É possível ter lesões de esclerose múltipla na coluna vertebral e não no cérebro?
Se um doente tiver lesões na medula espinal, pode dizer-se que tem EM espinal. Um número mais pequeno de doentes com EM, cerca de 20%, pode ter apenas lesões na coluna vertebral e não ter lesões cerebrais. Eu sou um exemplo de um desses 20 por cento de doentes com EM que só têm lesões na coluna vertebral.
Que doenças neurológicas aparecem na ressonância magnética?
A RM é utilizada para diagnosticar acidentes vasculares cerebrais, lesões cerebrais traumáticas, tumores cerebrais e da espinal medula, inflamação, infecção, irregularidades vasculares, lesões cerebrais associadas à epilepsia, regiões cerebrais anormalmente desenvolvidas e algumas doenças neurodegenerativas.
Como é que se sente a esclerose múltipla nas pernas?
Espasmos musculares: normalmente afectam os músculos das pernas. São um sintoma inicial em cerca de metade das pessoas com EM. Também afectam as pessoas com EM progressiva. Pode sentir uma ligeira rigidez ou espasmos fortes e dolorosos.
Qual é a sensação de formigueiro nas pernas na EM?
Para algumas pessoas, as sensações de formigueiro da EM são semelhantes às que uma pessoa sente quando um pé ou uma mão “adormece”. Outras referem sensações mais intensas, como um aperto ou um ardor. É comum as pessoas referirem bandas de formigueiro.
Qual é a sensação de um abraço de EM?
O “abraço da esclerose múltipla” é um sintoma da esclerose múltipla que se manifesta como uma sensação de aperto ou pressão desconfortável, por vezes dolorosa, normalmente à volta do estômago ou do peito. A dor ou o aperto pode espalhar-se por todo o peito ou estômago, ou pode ser apenas de um lado. O abraço da EM pode ser diferente de pessoa para pessoa.
Um neurologista pode dizer se tem esclerose múltipla?
A EM é diagnosticada pelo seu neurologista. Este utilizará uma lista de controlo específica para diagnosticar a EM, conhecida como critérios de McDonald. Para cumprir os critérios, o neurologista efectua uma série de exames, que podem incluir análises ao sangue e exames de ressonância magnética.
Como é que posso fazer o teste da esclerose múltipla?
Não existem testes específicos para a esclerose múltipla. Em vez disso, o diagnóstico de esclerose múltipla baseia-se frequentemente na exclusão de outras doenças que possam produzir sinais e sintomas semelhantes, o que se designa por diagnóstico diferencial. É provável que o seu médico comece por fazer uma história clínica e um exame completos.
O formigueiro é sempre sinónimo de EM?
Na EM, o sistema imunitário ataca por engano a mielina, que é o revestimento protector que cobre os nervos. A EM pode apresentar-se com uma variedade de sintomas, um dos quais é a dormência e o formigueiro em várias partes do corpo. No entanto, o facto de estar a sentir esta sensação não significa que tenha esclerose múltipla.
É possível ter esclerose múltipla com apenas 2 lesões cerebrais?
De acordo com as actualizações de 2017, a EM pode ser diagnosticada com base nos seguintes resultados: dois ataques ou sintomas de exacerbação (com duração de pelo menos 24 horas com 30 dias entre ataques), mais duas lesões.