Fazer orbitar mais rapidamente os planetas massivos?

Os planetas mais maciços devem ter mais órbitas circulares. Um planeta mais maciço deve ter um eixo semi-maior maior. Planetas mais maciços orbitam o Sol a uma velocidade média mais elevada.

A massa aumenta o período orbital?

1 resposta. Um aumento da massa do corpo orbitante causa uma diminuição no período orbital.

Será que a massa de um planeta afecta a sua órbita?

A massa de um planeta não afecta a órbita de um planeta em torno do Sol….

As órbitas maiores são mais rápidas?

Quanto maior for a aceleração, maior é a mudança de velocidade, o que faz com que o objecto se mova mais rapidamente. Isto significa que os objectos em órbitas pequenas viajam mais depressa do que os objectos em órbitas grandes.

O tamanho afecta a velocidade orbital?

1 resposta. Steve J. Assumindo que estamos a falar da massa do satélite (e não da massa do corpo em órbita), a massa não afecta a velocidade orbital.

Os planetas maiores ou mais pequenos orbitam mais rapidamente?

Um planeta que está mais longe do Sol não só tem um caminho mais longo do que um planeta mais próximo, como também viaja mais lentamente, uma vez que a atracção gravitacional do Sol é mais fraca. Portanto, quanto maior for a órbita de um planeta, mais tempo leva para que o planeta complete a sua órbita.



Porque é que a velocidade de um planeta muda à medida que o planeta orbita o Sol?

Quando um planeta está mais próximo do Sol, a atracção gravitacional do Sol é mais forte, por isso o planeta move-se mais rapidamente. Quando um planeta está mais afastado do Sol, a força gravitacional do Sol é mais fraca, por isso o planeta move-se mais lentamente na sua órbita.

Porque é que os planetas maiores rodam mais rapidamente?

Esse gás formou discos individuais de fiação (a partir dos quais se formaram muitos satélites), e muito provavelmente carregou um grande impulso angular ao cair sobre os núcleos dos planetas exteriores, fazendo-os girar cada vez mais rápido à medida que se juntavam.



Qual é a relação entre as órbitas planetárias e o tempo?

A órbita de um planeta é uma elipse com o Sol num dos dois focos. Um segmento de linha que une um planeta e o Sol varre áreas iguais durante intervalos de tempo iguais. O quadrado do período orbital de um planeta é proporcional ao cubo do comprimento do eixo semi-maior da sua órbita.

Para mais questões, ver Are forest firees good or bad?

A velocidade orbital depende da massa?

Não, a velocidade orbital não depende da massa.

A massa afecta a velocidade?

A massa não afecta directamente a velocidade… Determina a rapidez com que um objecto pode mudar de velocidade (acelerar) sob a acção de uma dada força. Os objectos mais leves precisam de menos tempo para mudar de velocidade numa dada quantidade sob uma dada força.



A órbita muda se se alterar a massa do sol?

Para pequenas mudanças percentuais na massa do Sol (como estamos a considerar aqui), todas as fórmulas acima mencionadas reduzem para uma boa aproximação simples: Para cada diminuição percentual na massa do Sol, a separação orbital do planeta aumentará na mesma percentagem, e o período orbital do planeta aumentará em…

As órbitas mais altas são mais lentas?

Em órbita, disparar os seus motores para a frente leva-o para uma órbita mais alta, o que na realidade significa que abranda, porque os objectos numa órbita mais alta movem-se mais lentamente.



Qual será o planeta que viajará mais rapidamente?

Dentro do nosso sistema solar, Mercúrio, o mensageiro dos deuses, é o planeta que se move mais rapidamente, com uma velocidade orbital de cerca de 48 quilómetros por segundo; a Terra gere apenas cerca de 30 km/s.

Será que tudo orbita à mesma velocidade?

Não, os satélites que orbitam a diferentes altitudes têm velocidades diferentes. Os satélites que se encontram mais longe viajam na realidade mais lentamente. A Estação Espacial Internacional tem uma órbita terrestre baixa, cerca de 400 quilómetros (250 milhas) acima da superfície da Terra.

O que determina a velocidade orbital?

A velocidade orbital média do objecto depende apenas da massa da Terra e do eixo semi-maior (metade do diâmetro mais longo) da órbita do objecto. No entanto, a velocidade orbital muda dependendo de onde se encontra o objecto na órbita. Será mais alto quando estiver mais perto da Terra e mais baixo quando estiver mais afastado da Terra.



Porque é que os planetas maiores têm dias mais curtos?

Os planetas que estão mais próximos do sol precisam de ter velocidades mais elevadas para equilibrar a força da gravidade. Mas também estão mais próximos, pelo que a distância que têm de percorrer é mais curta. O tempo que leva para os planetas interiores fazerem 1 órbita é muito mais curto do que para os planetas exteriores.

Porque é que os planetas exteriores orbitam mais lentamente?

Os planetas exteriores levam mais tempo a orbitar do que os planetas interiores devido à maior distância que têm de percorrer. Estão também mais longe do sol, o que enfraquece a atracção gravitacional do sol, levando-os a orbitar mais lentamente.

O que acontece se se aumentar a massa do Sol?



Se mantivéssemos a mesma força de gravidade e aumentássemos a massa do Sol, o Sol exerceria uma força gravitacional mais forte em tudo o que o orbitasse, e na ausência de quaisquer outras alterações no sistema solar, perturbaria as órbitas de todos os planetas, aproximando-os pelo menos em parte das suas órbitas,…

Será que os planetas mais pesados rodam mais rapidamente?

A resposta curta é sim. Mas os planetas maiores formaram-se a partir de nuvens maiores de coisas. Como a matéria se contraiu, então, devido à conservação do impulso angular, acelerou, quanto maior/mais rápida era a nuvem original, mais rápido acabou por ser.

Será que a distância entre objectos afecta as órbitas?



A primeira lei de Kepler determina que a órbita do corpo orbitante não é um círculo, mas uma elipse. Devido a isto, quando o corpo em órbita está mais próximo do seu corpo-mãe (o objecto que está em órbita), a sua velocidade angular aumentará, e quando estiver mais longe, diminuirá: esta é a segunda lei de Kepler.

Como é que as ideias de Newton sobre as órbitas dos planetas diferiram das de Kepler?

Como é que as ideias de Newton sobre as órbitas dos planetas diferiram das ideias de Kepler? Newton forneceu as causas científicas para as leis de Kepler. Kepler diz que a forma das órbitas dos planetas é uma elipse.

Será que os planetas orbitam o mais rápido perto do sol?

Por conseguinte, o planeta move-se mais rapidamente quando está mais próximo do sol e mais devagar quanto mais longe está do sol. Um planeta move-se com uma velocidade em constante mudança à medida que se move na sua órbita. O movimento mais rápido de um planeta é no perihelion (mais próximo) e o mais lento é no aphelion (mais afastado).

Todos os planetas demoram o mesmo tempo a dar a volta ao sol?

Não. Cada planeta leva um tempo diferente para viajar à volta do sol. A isto chama-se o período de revolução do planeta. Quanto mais próximo estiver um planeta do Sol, mais curto é o seu período de revolução. Quanto mais longe um planeta está do sol, mais longo é o seu período de revolução.

Para mais perguntas, ver Areia tem ouro?

Quais os planetas que se movem mais rapidamente à volta do sol?

Resposta: Mercúrio é o vencedor a uma velocidade orbital de cerca de 47,87 km/s (107.082 milhas por hora), que é um período de cerca de 87,97 dias terrestres.

Porque é que as órbitas não são circulares?

Porque não circular? As órbitas são elípticas devido à Lei da Gravidade de Newton (os corpos atraem-se em proporção à sua massa e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa). Tudo resolvido por Kepler há alguns anos atrás. Uma órbita circular é um caso especial (e muito improvável) de uma órbita elíptica.

Qual é a conclusão sobre a órbita de um planeta?

Resposta. Resposta: conclusão: Em física, uma órbita é o caminho gravitacionalmente curvo de um objecto, tal como o caminho de um planeta em torno de uma estrela ou de um satélite natural em torno de um planeta. A órbita refere-se geralmente a uma trajectória de repetição regular, embora possa também referir-se a uma trajectória de não repetição.

Os objectos mais pesados caem mesmo mais depressa?

Não, objectos mais pesados caem tão rápido (ou mais lentamente) como objectos mais leves, se ignorarmos a fricção do ar. A fricção do ar pode fazer a diferença, mas de uma forma bastante complicada. A aceleração gravitacional para todos os objectos é a mesma.

Será que um objecto mais pesado rola mais depressa?

Após um teste t de duas amostras, descobrimos que os objectos rolantes mais pesados têm um tempo claro estatisticamente mais rápido para um determinado plano inclinado em comparação com objectos rolantes mais leves…

Como é que a gravidade afecta a velocidade?

Acelerando ao cair

A gravidade faz com que um objecto caia em direcção ao chão a um ritmo cada vez mais rápido quanto mais tempo o objecto cair… De facto, a sua velocidade aumenta em 9,8 m/s2, de modo que 1 segundo após um objecto começar a cair, a sua velocidade é de 9,8 m/s.

Qual é a relação entre o tempo que os planetas levam para orbitar o Sol e a sua distância do Sol?

Quanto mais longe do Sol, mais lenta é a velocidade orbital do planeta e mais longa é a sua trajectória. Ambos estes factores resultam num planeta que demora mais tempo a fazer uma órbita completa e num planeta que tem um ano mais longo.

Como é que a velocidade de um objecto em órbita muda com a distância se a maior parte da massa do sistema está num objecto central?

Como a velocidade é superior à fracção, os satélites são feitos para se moverem mais rapidamente se a massa do objecto central for maior. À mesma distância, um planeta maciço exercerá mais atracção gravitacional do que um planeta de baixa massa, pelo que o planeta maciço produzirá maiores acelerações internas nos satélites que o orbitam.

Qual é o planeta que tem a órbita mais lenta?

Se Plutão tivesse mantido o seu estatuto de planeta, teria a velocidade orbital mais lenta a apenas 10,438 milhas por hora. Em contraste, Neptuno ganha novamente com uma velocidade orbital de 12.148 milhas por hora. Em comparação com as 66.621 milhas por hora da Terra, Neptuno é praticamente lento.

A órbita terrestre orbita mais rapidamente do que Marte?

Manter o tempo em Marte será diferente em comparação com a Terra porque os dois planetas levam diferentes quantidades de tempo a orbitar à volta do Sol. E embora ambos rodem no seu eixo, ambos diferem na velocidade de rotação. Marte gira a um ritmo 2,7% mais lento do que a Terra.

É algo mais rápido do que a luz?

A famosa teoria especial da relatividade de Albert Einstein dita que nenhum objecto conhecido pode viajar mais depressa do que a velocidade da luz num vácuo, que é de 299.792 km/s. Este limite de velocidade torna improvável que os humanos possam enviar naves espaciais para explorar para além da nossa área local da Via Láctea.

Será que a massa dos planetas muda?

A nossa massa é a quantidade de matéria que nos compõe. Esta massa não muda quando mudamos de planetas. Contudo, se fôssemos da Terra para Marte, o nosso peso mudaria porque Marte tem menos gravidade do que a Terra. A gravidade é uma força que une a matéria.

O que acontece à Terra se a massa dos planetas duplicar?

O nosso peso iria aumentar. Se o diâmetro da Terra duplicasse mas a densidade fosse semelhante à da Terra anterior, a massa do planeta aumentaria e a gravidade duplicaria. Isso faria com que instantaneamente o seu peso duplicasse o que era antes. Isto será especialmente uma má notícia para aqueles que utilizam o sistema imperial.

O que acontece se o Sol perder gravidade?

A destruição dos planetas teria lugar, devido à súbita perda da atração gravitacional do sol. Os planetas, incluindo a Terra, começariam a afastar-se dos seus caminhos habituais e poderiam colidir com outros corpos gigantes, levando à sua destruição.Para mais questões, ver Pode a amêndoa em flocos congelar?

O que acontece se se desacelerar em órbita?

Se o satélite abranda, colidiria com o objecto que está em órbita. Se o satélite acelerar, pode rodar para o espaço. O satélite pode ser atingido ou aproximado ou afastado do objecto que está a orbitar.

Como são alteradas as órbitas?

A que velocidade é a velocidade de fuga?

Na superfície da Terra, se a resistência atmosférica pudesse ser negligenciada, a velocidade de fuga seria de aproximadamente 11,2 km por segundo.

A que altura é que tem de ir para entrar em órbita?

Nos anos 1900, o físico húngaro Theodore von Kármán determinou que o limite era cerca de 50 milhas acima, ou aproximadamente 80 quilómetros acima do nível do mar. Hoje, no entanto, a linha de Kármán está definida no que a NOAA chama “uma fronteira imaginária” que tem 62 milhas de altura, ou cerca de 100 quilómetros acima do nível do mar.

Porque é que os satélites se movem tão depressa?

Completam uma órbita em cerca de 90 minutos porque estão perto da Terra e a gravidade faz com que se movam muito rapidamente a cerca de 17.000 milhas por hora. Muitos satélites devem ser utilizados para retransmissão de comunicações porque a área que cobrem na superfície da Terra é pequena e movem-se muito rapidamente.

Quanto tempo podem os satélites permanecer em órbita?

Os satélites no extremo inferior dessa gama geralmente só permanecem acordados durante algumas semanas a alguns meses. Eles esbarram nessa fricção e basicamente derretem-se, diz McDowell. Mas em altitudes de 600 km, onde a Estação Espacial Internacional orbita, os satélites podem permanecer acordados durante décadas.

Qual o planeta que tem a velocidade orbital mais rápida?

O planeta mais rápido do Sistema Solar é Mercúrio, que orbita o Sol a uma velocidade média de 170 496 km/h (105 941 mph). Mercúrio completa uma órbita completa do Sol a cada 87 dias 21 horas.

Como é que a velocidade afecta a órbita?

Se um satélite vai muito depressa, pode mover-se tão depressa que a força da gravidade não o consegue manter numa órbita. Se estiver a ir devagar, não irá suficientemente longe para contrariar a força da gravidade e colidir com a coisa em órbita.

Será que os planetas exteriores têm órbitas mais longas?

Resumo. Os quatro planetas interiores têm órbitas mais curtas, giros mais lentos, sem anéis, e são feitos de rocha e metal. Os quatro planetas exteriores têm órbitas e rotações mais longas, uma composição de gases e líquidos, numerosas luas e anéis. Os planetas exteriores são feitos de hidrogénio e hélio, e é por isso que são chamados gigantes do gás.

Porque é que alguns planetas orbitam mais depressa do que outros?

Quanto mais próximo um planeta se aproxima do Sol, mais a gravidade do Sol pode puxar sobre o planeta. Quanto mais forte for a força da gravidade do Sol, mais rapidamente o planeta orbita.

Porque é que os planetas exteriores são mais brilhantes?

Os planetas exteriores são mais brilhantes em oposição (distância mais próxima entre a Terra e o planeta e fase plena). Os planetas interiores são mais complexos porque, na sua distância mais próxima, estão em fase mínima.

Porque é que Júpiter demora mais tempo a orbitar o Sol?

Bem, a resposta óbvia é que, por estar mais longe do Sol, quanto mais tempo for necessário para fazer a viagem completa. E isto é correcto: o diâmetro da órbita que Júpiter tem de seguir para percorrer todo o Sol é muito maior do que o nosso, o que significa que demora muito mais tempo.

Será que os planetas interiores rodam mais rapidamente do que os planetas exteriores?

Sistema solar. A gravidade do Sol mantém os planetas interiores espremidos enquanto giram em torno do Sol. As órbitas de Mercúrio, Vénus, Terra e Marte giram mais rapidamente do que os planetas exteriores porque têm menos distância a percorrer. Giram em torno do Sol, tudo dentro de um plano relativamente plano.

Qual é o planeta que tem a maior revolução?

1 resposta. Phillip E. Júpiter tem o período de revolução mais curto e Vénus tem o mais longo.

Porque é que Júpiter gira tão depressa?

Quando Júpiter se formou, acentuou a sua atmosfera (mais de 95% da massa total do planeta!) a partir do hidrogénio e do gás hélio no disco protoplanetário que rodeava o nosso Sol. Quando Júpiter comeu esta massa de gás, deve ter começado a girar mais depressa, pois também comeu o impulso angular do gás…

Porque é que os planetas maiores têm dias mais curtos?

Os planetas que estão mais próximos do sol precisam de ter velocidades mais elevadas para equilibrar a forte atracção da gravidade. Mas também estão mais próximos, pelo que a distância que têm de percorrer é mais curta. O tempo que leva para os planetas interiores fazerem 1 órbita é muito mais curto do que para os planetas exteriores.

Será que os planetas exteriores rodam mais rapidamente?

Não. Os planetas Jovian rodam muito mais depressa do que qualquer um dos mundos terrestres. A gravidade por si só tornaria um planeta esférico, mas a sua rápida rotação achata as suas formas esféricas atirando material perto do equador para o exterior.