O artista da fome é heróico?
O artista é um herói absurdo que simboliza o verdadeiro quadro do mundo moderno. Apresentando o personagem que está sempre faminto pela sua identidade a este respeito, Kafka satirizou toda a raça humana. Neste preciso momento, o autor expressa simpatia ao seu personagem projectando-o em condições muito patéticas.
O artista da fome é uma figura heróica?
Por vezes, o artista da fome parece ver-se a si próprio como uma espécie de artista-herói. Ele anseia por ser o maior artista faminto de todos os tempos, por passar fome durante o máximo de tempo possível – o que acaba por levar à sua morte.
Que tipo de carácter é o artista da fome?
O Artista da Fome
O miserável protagonista da história. Vestido com collants pretos, o artista da fome está emaciado. Tudo no seu comportamento chora de desespero e tragédia. Ele se sequestra numa gaiola, preferindo sentar-se no chão forrado de palha em vez de se sentar numa cadeira.
O que é que o artista simboliza no artista da fome?
A gaiola em que o artista da fome actua representa a sua alienação da sociedade. Neste sentido, sugere a divisão entre espectadores e espectáculo e a barreira que impede a compreensão.
Qual é o moral do artista da história: a fome?
“A Hunger Artist” funciona como uma parábola – uma história com uma moral ou princípio. A moral que esta parábola ilustra são os perigos do orgulho e a ineficácia do artista como agente de mudança social ou cultural. O orgulho do artista que passa fome leva à sua insatisfação sem fim e, em última análise, à sua morte.
Porque é que o artista da fome está infeliz?
O artista faminto está condenado a ser infeliz porque depende da compreensão dos outros para validar a sua performance, que é, pela sua própria descrição, “para além da imaginação humana”. Ele sente um profundo desprezo pelos seus espectadores, mas como a natureza da arte performativa exige espectadores, o artista esfomeado está ligado à …
Como é que o artista da fome representa a espécie humana?
Como explicou um crítico, o artista da fome representa “um símbolo ou alegoria do artista que sofre na sociedade”. Só ele sabe a verdade sobre as suas realizações: “lutar contra esta falta de compreensão, contra todo um mundo de incompreensão, era impossível”. “Basta tentar explicar a qualquer pessoa a arte de …
O que é irónico sobre o artista da fome?
Só ao tornar-se um espectáculo é que o artista da fome se torna real. Ironicamente, a dependência do artista da fome dos espectadores é a razão pela qual ele nunca bate os seus recordes de jejum enquanto é famoso: o público termina sempre à força o espectáculo após quarenta dias.
Porque é que o artista da fome não tem um nome?
Ocupação. A história refere-se apenas às personagens pela sua ocupação – artista, gerente, supervisor – e nunca pelo seu nome próprio. Este modo de caracterização tende a dar à história uma qualidade alegórica, como uma parábola.