O que é a artrite sarcóide?
O que é a artrite sarcóide? A artrite sarcóide (a artrite é uma inflamação dolorosa das articulações) ocorre em alguns casos de sarcoidose. A sarcoidose tende a ser mais grave na população afro-americana dos EUA do que na população branca, sendo também mais comum (35,5 vs. 10,9 por 100 000 pessoas).
Como é diagnosticada a artrite sarcóide?
O diagnóstico de artrite sarcóide baseou-se na presença de artrite em combinação com gânglios linfáticos hilares bilaterais aumentados num exame de raio-X ao tórax realizado por rotina aquando da apresentação de qualquer doente à EAC.
Qual é a esperança de vida de uma pessoa com sarcoidose?
A maioria das pessoas com sarcoidose tem uma vida normal. Cerca de 60% das pessoas com sarcoidose recuperam por si próprias sem qualquer tratamento, 30% têm doença persistente que pode ou não necessitar de tratamento e até 10% com doença progressiva de longa duração têm lesões graves em órgãos ou tecidos que podem ser fatais.
O sarcóide causa dores nas articulações?
A dor articular crónica afecta menos de 1% de todos os doentes com sarcoidose. É importante que o seu médico conheça os seus sintomas articulares, uma vez que pode beneficiar de alterações no tratamento ou de fisioterapia. Sintomas A sarcoidose pode afectar qualquer articulação, mas as principais articulações afectadas são os pés, os tornozelos e os joelhos.
Que vitaminas devem ser evitadas na sarcoidose?
A sarcoidose é considerada uma contra-indicação para a suplementação com altas doses de vitamina D,13 mas como os níveis de 25-OH-vit D são frequentemente baixos, apesar dos altos níveis do metabólito ativo 1,25-OH-vit D, e como os suplementos de vitamina D são geralmente considerados inofensivos e recomendados de forma não seletiva por muitos médicos e outros profissionais de saúde, a suplementação de vitamina D deve ser…
Que vitaminas devo tomar para a sarcoidose?
Um multivitamínico diário: contendo as vitaminas antioxidantes A, C, E, vitaminas do complexo B e minerais vestigiais como o magnésio, cálcio, zinco e selénio. Ácidos gordos ómega 3: sob a forma de óleo de peixe, 1 a 2 cápsulas ou 1 a 3 colheres de sopa de óleo, 1 a 3 vezes por dia. O óleo de peixe parece ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo.
A vitamina D é má para a sarcoidose?
A hipovitaminose D parece estar relacionada com o aumento da actividade da sarcoidose e, por isso, pode ser um potencial factor de risco para a actividade da sarcoidose. Assim, os doentes com sarcoidose com deficiência de vitamina D devem ser suplementados.
Qual é a diferença entre sarcoidose e artrite reumatóide?
A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crónica caracterizada por artrite erosiva. A sarcoidose é uma doença crónica caracterizada pela formação de granulomas não calcificados.
Que alimentos devem ser evitados na sarcoidose?
Coisas a evitar na sua dieta
Abster-se de comer alimentos com grãos refinados, como pão branco e massas. Reduzir o consumo de carne vermelha. Evitar alimentos com ácidos gordos trans, como produtos de pastelaria processados comercialmente, batatas fritas e margarina. Manter-se afastado da cafeína, do tabaco e do álcool.
Como é que uma pessoa contrai sarcoidose?
A causa da sarcoidose pulmonar é desconhecida. Os especialistas acreditam que a doença pode ser desencadeada por bactérias, vírus ou substâncias químicas. Também pode ser de origem genética. Isto significa que uma pessoa tem mais probabilidades de desenvolver sarcoidose se alguém da sua família próxima a tiver.
Como é que a sarcoidose afecta as pernas?
Nos doentes com sarcoidose, a poliartrite aguda afecta mais frequentemente os tornozelos (em>90% dos casos), muitas vezes bilateralmente, seguida de outras grandes articulações dos membros inferiores, envolvendo apenas ocasionalmente as pequenas articulações das mãos e dos pés. Este tipo de poliartrite é ligeiramente doloroso, migratório e transitório.
Como é que a sarcoidose pode ser curada?
Não há cura para a sarcoidose, mas a maior parte das pessoas fica muito bem sem tratamento ou com um tratamento modesto. Em alguns casos, a sarcoidose desaparece por si só. No entanto, a sarcoidose pode durar anos e causar danos nos órgãos.
O que é a sarcoidose e os seus sintomas?
A sarcoidose é uma doença rara que provoca o desenvolvimento de pequenas manchas de tecido vermelho e inchado, chamadas granulomas, nos órgãos do corpo. Afecta normalmente os pulmões e a pele. Os sintomas da sarcoidose dependem dos órgãos afectados, mas normalmente incluem: inchaços vermelhos e sensíveis na pele.
A sarcoidose é uma doença grave?
Para um pequeno número de pessoas, a sarcoidose é uma doença crónica. Em algumas pessoas, a doença pode resultar na deterioração do órgão afectado. Raramente, a sarcoidose pode ser fatal. A morte resulta normalmente de complicações nos pulmões, no coração ou no cérebro.
Quem é especialista em sarcoidose?
A sarcoidose, ou sarcoide, é uma doença em que o sistema imunitário do organismo é activado por razões pouco claras. Uma vez que os pulmões são afectados em mais de 90% dos doentes com sarcoidose, os pneumologistas são frequentemente chamados a tratar os doentes com esta doença.
Como é que posso curar a minha sarcoidose?
A sarcoidose não tem cura, mas em muitos casos desaparece por si só. Pode nem sequer precisar de tratamento se não tiver sintomas ou se tiver apenas sintomas ligeiros da doença. A gravidade e a extensão da sua doença determinarão se e que tipo de tratamento é necessário.
Qual é a análise ao sangue para a sarcoidose?
Em suma, não existe uma análise ao sangue específica para diagnosticar a sarcoidose. Uma nova análise ao sangue que, por vezes, é mais útil do que a ACE é a medição dos níveis do receptor solúvel da interleucina 2 (sIL2R). Oximetria de pulso: Este teste mede a quantidade de oxigénio no sangue através de um sensor ligado ao dedo do doente.
Como é que se sente um surto de sarcoide?
Se tiver sarcoidose, o aumento da inflamação no seu corpo pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, como suores nocturnos, dores nas articulações e fadiga. Esta inflamação pode causar tecido cicatricial nos pulmões, reduzindo a função pulmonar. Muitas pessoas com sarcoidose também têm lesões na pele e nos olhos, para além da doença pulmonar.
A sarcoidose é uma sentença de morte?
A sarcoidose não é uma sentença de morte! De facto, uma vez diagnosticada, a primeira questão do seu médico será determinar a extensão da doença e se esta deve ou não ser tratada; em muitos casos, a opção será não fazer mais do que observar cuidadosamente e permitir que a doença entre em remissão por si própria.
O que é que um reumatologista pode fazer para a sarcoidose?
Os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides e os corticosteróides são utilizados para tratar os sintomas dos achados reumatológicos. Nos doentes que não respondem aos corticosteróides, podem ser utilizados medicamentos imunossupressores e anti-factor de necrose tumoral alfa.
O sol afecta a sarcoidose?
Existe uma associação directa entre a exposição solar e a hipercalcemia na sarcoidose. Como tal, a Sarcoidosis Research Foundation desaconselha a exposição excessiva ao sol e os banhos de sol. Para além disso, é aconselhável limitar os alimentos ricos em cálcio.
O café é bom para a sarcoidose?
Conclusão: Em geral, estes resultados preliminares sugerem que o consumo de cafeína não afecta o início ou a progressão da sarcoidose – uma conclusão que põe em causa o valor de considerar estratégias imunomoduladoras baseadas na adenosina para o tratamento da sarcoidose.
Posso comer ovos com sarcoidose?
A dieta é particularmente rica em vegetais, frutas, cereais integrais, feijões, nozes, sementes e azeite. O peixe, as aves e os ovos são consumidos com moderação e as carnes vermelhas são consumidas apenas ocasionalmente. O iogurte grego magro ou simples é uma boa escolha no departamento dos lacticínios e apenas pequenas quantidades de queijo.
Qual é o melhor medicamento para a sarcoidose?
Os corticosteróides são o principal tratamento para a sarcoidose. O tratamento com corticosteróides alivia os sintomas na maioria das pessoas em poucos meses. Os corticosteróides mais frequentemente utilizados são a prednisona e a prednisolona. As pessoas com sarcoidose podem ter de tomar corticosteróides durante muitos meses.
caminhar é bom para a sarcoidose?
Os doentes com sarcoidose descobriram que andar, fazer ioga, nadar e outros exercícios de baixo impacto melhoraram muito a sua saúde. Siga os conselhos de exercício de outros doentes com sarcoidose, pois também eles sabem o que é lutar contra a dor crónica e a fadiga.
Qual é o melhor hospital para a sarcoidose?
- Albany Medical School, Estados Unidos.
- Cleveland Clinic, Estados Unidos.
- Medical University of South Carolina, Estados Unidos.
- Centro de Investigação e Tratamento de Doentes com Esclerodermia e Sarcoidose de Nova Orleães, Estados Unidos.