O que é o cânone da história da arte?
A linha temporal convencional dos artistas que são por vezes considerados como ‘Velhos Mestres’ ou ‘Grandes Artistas’. A história da arte actual tenta questionar estas regras de ‘grandeza’, considerando questões de género, raça, classe, e geografia, entre outras.
O que é o cânone na arte e no design?
Design canon é um termo utilizado na curadoria de museus para descrever tanto uma colecção de objectos de design especificamente seleccionados, como o conjunto de critérios pelos quais estes objectos são julgados.
O que é o cânone ocidental na história da arte?
O cânone ocidental é o corpo de literatura de alta cultura, música, filosofia e obras de arte que é altamente valorizado no Ocidente: obras que alcançaram o estatuto de clássicos.
O que é a história da arte?
A história da arte – o estudo da arte de todo o mundo, e da antiguidade até aos dias de hoje – cobre praticamente todos os aspectos da história e da experiência humana. Isto porque olha as obras de arte não apenas como objectos, mas como uma forma de compreender o mundo, e as sociedades em que foram criadas.
Qual é a história da história da arte?
A história da arte é o estudo dos objectos de arte considerados dentro do seu período de tempo. Os historiadores de arte analisam o significado das artes visuais (pintura, escultura, arquitectura) na altura em que foram criadas.
Qual das seguintes definições é uma definição de cânone?
a : uma lista autorizada de livros aceites como Sagrada Escritura. b : as obras autênticas de um escritor o cânone Chaucer. c : um grupo sancionado ou aceite ou conjunto de obras relacionadas o cânone da grande literatura.
O que significa in situ história da arte?
In situ, latim para “no local”, refere-se a um artefacto que não tenha sido deslocado do seu local de repouso original ou do local onde foi depositado. Estar in situ é crítico para a interpretação de um artefacto e para as circunstâncias que influenciaram a sua história.
O que é um exemplo de cânone literário?
Abaixo estão apenas alguns exemplos de livros que são geralmente considerados parte do cânone literário: A Odisseia de Homero (750 AC) A Divina Comédia de Dante Alighieri (1320) Os Contos de Canterbury de Geoffrey Chaucer (1400)
O que é o cânone na arte egípcia?
Para criar as proporções da forma humana nas obras de arte, os egípcios utilizaram o cânone das proporções, ou um conjunto de directrizes, para dar ordem à sua arte. Este sistema baseava-se numa grelha de 19 quadrados de altura (incluindo um quadrado desde a linha do cabelo até ao topo da cabeça, geralmente escondido debaixo de uma coroa).