O que é O Dia Antes da Revolução?

É o Dia Antes da Revolução. Neste conto de 1974, Le Guin relata um dia na vida de Odo, a mulher cujos escritos e acções inspiraram uma revolução e uma nova sociedade em ‘Os Despossuídos’. Odo, morto há muito mas sempre presente em “Os Despossuídos”, ganha vida aqui, carne, sangue e osso.

Quem é Odo, o Descarnado?

Le Guin, publicado pela primeira vez em 1974. É considerado um pequeno prólogo de The Dispossessed e retrata uma anarquia idealizada seguindo a personagem de “Odo”, a mulher semi-legendária que liderou a revolução que fundou a sociedade anarquista em The Dispossessed.

O que é o Odonianismo?

O romance tem como cenário a colónia anarquista na lua de Anarres, fundada como um assentamento dissidente de um movimento chamado Odonianismo. Uma filosofia moral e política criada por Odo, uma mulher que violou o sistema capitalista de Urras, o rico e belo planeta mãe.

Será a feminista Despossessed?

Segundo Williams, “A postura feminista de The Dispossessed manifesta-se em personagens femininas livres para viverem vidas de realização positiva… mas também se manifesta naquelas mulheres que usaram a sua liberdade para escolherem limitações dolorosas normalmente associadas aos homens na nossa sociedade”. Ela refere-se a…

Porque é que a Shevek vai para Urras?

-A história gira em torno de um físico chamado Shevek, cuja missão na vida é completar uma Teoria Temporal Geral. Não consegue completá-lo na sua casa em Anarres, por isso visita Urras numa tentativa de encontrar as respostas para a sua teoria, experimentando a cultura.

O que acontece à Shevek?

Urras (capítulos 1, 3, 5, 7, 7, 9, 11)
Tendo sido considerado um traidor por alguns grupos do planeta, Shevek é quase morto quando uma multidão furiosa tenta impedi-lo de embarcar na nave espacial para o A-lo.

Posso ler primeiro os despossuídos?

“Deve ler-se ‘The Dispossessed. Livro Maravilhoso”. Embora o livro tenha sido o quinto publicado, cronologicamente é o primeiro conto da série. Quando um físico brilhante desafia as complexas estruturas da sociedade, ele arrisca a segurança da sua família na busca da liberdade para o seu planeta aprisionado.

O que acontece no fim dos despossuídos?

no final, quando Shevek dá a sua teoria a todos, a todos os mundos, e por isso pode voltar à sua própria utopia defeituosa, ele estendeu o padrão um passo à frente, não é apenas Urras e Anarres na sua dança das marés, é também o resto do universo, e Shevek é possível permitir a comunicação instantânea…

Le Guin era um anarquista?

Le Guin é, entre outras coisas, um popularizador de ideias anarquistas. A filosofia política do anarquismo é em grande parte um artefacto intelectual do século XIX, articulado em Inglaterra por William Godwin, em França por Pierre-Joseph Proudhon e na Rússia por Peter Kropotkin e Mikhail Bakunin.

A Ursula Le Guin era uma feminista?

E é esta história, Le Guin teve de deixar a vida temperá-la o suficiente como mulher, mãe, esposa, filósofa e finalmente, feminista para poder escrever.

Qual é a trama dos despossuídos?

A Despossessed conta a história de Shevek, um físico da sociedade anarquista de Anarres que regressa a Urras, o planeta do qual os seus antepassados partiram há cerca de 200 anos para “derrubar as paredes” (8) que mantiveram os planetas gémeos separados em termos ideológicos e práticos, com poucos e lentos…



Em que é que a Shevek está a trabalhar?

Shevek sabe que não pode partilhar o que não tem, por isso põe-se a trabalhar para preencher as fendas da Teoria Temporal Geral. Durante dias, Shevek trabalha e afasta visitantes, observando os seus cálculos e esperando uma descoberta.

Porque é que Shevek não trouxe nada com ele para Urras?

Shevek diz ao médico que não trouxe nada consigo na viagem e explica que chegará a Urras como um “mendigo” – porque não há bens ou dinheiro em Anarres, Shevek está de mãos vazias.

Qual é a mensagem de The Dispossessed?

O seu romance de 1974, The Dispossessed, foi escrito como uma narrativa política, com temas que incluem a liberdade e a corrupção das sociedades capitalistas.

Quando é que The Dispossessed foi escrito?

Le Guin escreveu The Dispossessed em 1974 com base nas suas experiências de protesto contra a Guerra do Vietname, e esta guerra por procuração entre os Estados Unidos e a União Soviética inspiraria muitos romances de ficção científica da época.



Deve ler o ciclo de Hainish em ordem?

Um dos muitos romances e contos do Ciclo Hainish (não se preocupe, não precisa de os ler em qualquer tipo de ordem), Darkness segue um diplomata que viajou até ao planeta Gethen para tentar convencer as suas nações a juntarem-se a uma espécie de ONU galáctica de mundos humanóides.

Posso ler The Left Hand of Darkness primeiro?

Haughty Overo Sim. Qualquer dos romances de Le Guin’s Hainish pode ser lido como autônomo. …Isso também funciona aqui, uma vez que esta foi próxima da primeira das histórias de Hainish.

Qual é o primeiro livro do ciclo de Hainish?

O sexto, The Dispossessed (1974) é o romance cronologicamente mais antigo do ciclo de Hainish.

A Ursula Le Guin fala chinês?

Embora não falasse chinêsLe Guin decidiu criar a sua própria tradução, ou melhor, uma interpretação lírica, utilizando a tradução de Carus de 1898, que incluía uma transliteração de cada carácter chinês, como uma espécie de Pedra de Rosetta para decifrar a gramática poética do texto antigo contra o inglês académico. …

Os despossuídos são uma série?

O romance de Le Guin “The Dispossessed” numa série limitada, Variety aprendeu exclusivamente. O livro foi originalmente publicado em 1974 e ganhou os prémios Hugo e Nebula na sua estreia. Conta a história dos planetas gémeos de Anarres e Urras, que permanecem divididos por séculos de medo e desconfiança.



O que escreveu Ursula Le Guin?

Ursula K. Le Guin foi uma escritora icónica conhecida pelas suas obras de ficção científica e fantasia, assim como pelos seus ensaios. Os seus livros publicados incluem ‘City of Illusions’, ‘The Left Hand of Darkness’ e a série ‘Earthsea’.

Quem ajuda Shevek a regressar a Anarres?

Com a ajuda de embaixadores de outro planeta, os Hainish, Shevek embarca numa nave de regresso a Anarres e concorda em deixar um dos Hainish desembarcar com ele. Ele não sabe se lhe será permitido reentrar em paz, pelo que o seu destino é deixado à imaginação dos leitores. 1 Shevek e os seus amigos aprendem sobre Urras quando crianças.