O que é que Julia Agrippina fez?
Agrippina conseguiu arranjar o seu próprio casamento com Cláudio, fazendo dela imperatriz de Roma e do seu filho, Nero, o herdeiro adoptado ao trono. Agrippina foi uma imperatriz activa, governando activamente ao lado do seu marido até à sua morte (possivelmente às suas mãos) em 54 EC.
Quem era Agrippina e o que fez ela?
Agrippina casou com Cláudio em 49 DC. Agrippina funcionou como um conselheiro de bastidores nos assuntos do Estado romano através de poderosos laços políticos. Ela manobrou o seu filho Nero na linha de sucessão. Cláudio tomou conhecimento da sua conspiração, mas morreu em 54; correu o boato de que Agrippina o envenenou.
Por que era conhecido o Agrippina?
Julia Agrippina é melhor lembrada agora como a mãe tirânica do imperador louco Nero, ou como a esposa prepotente e assassina do imperador Cláudio. Raramente, ela é lembrada como irmã de outro imperador, Gaio (Calígula).
A Agrippina era um bom líder?
Agrippina, assim, tornou-se não só a mulher mais poderosa do Império Romano, mas também uma governante em tudo menos no nome. Como mãe do imperador, Agrippina recebeu ainda mais honras. Na tradição romana, o pai era o chefe da família, enquanto que a mãe raramente era mencionada.
Quem foi Agrippina a Calígula?
Agrippina era filha de César Germânico e de Vipsânia Agrippina, irmã do imperador Gaio, ou Calígula (reinou 37-41), e esposa do imperador Cláudio (41-54).
Que veneno foi usado pela Agrippina?
Ela informou ter aconselhado a Agrippina a usar a beladona Atropa como veneno. Extractos de atropa têm sido utilizados para envenenamento desde a antiguidade, uma vez que a planta e os seus frutos contêm alcalóides de tropano (principalmente hiosciamina e escopolamina).