O que é uma máscara Noh japonesa?
As máscaras Noh (能面 nō-men ou 面 omote) são esculpidas a partir de blocos de cipreste japonês (檜 “hinoki”), e pintadas com pigmentos naturais sobre uma base neutra de cola e conchas amassadas. Existem aproximadamente 450 máscaras diferentes, na sua maioria baseadas em sessenta tipos, todas elas com nomes distintos.
Qual é o significado de Noh em japonês?
talento ou habilidade
Noh (能) vem de uma palavra japonesa que significa talento ou habilidade.
Como funcionam as máscaras Noh?
“Uma máscara Noh é o rosto de um actor e nunca pode ser separada (dela). Os actores colocam-nas dentro do camarim e a representação começa a partir daí. A maioria das pessoas só vê a actuação em palco, mas os actores já estão imersos nos seus papéis desde a primeira vez que se viram ao espelho”.
Porque foi criada a noh?
Qual é o objectivo do teatro Noh? O objectivo do teatro Noh é criar arte performativa onde os actores mascarados fazem determinados gestos estilizados. É influenciado por rituais religiosos e temas budistas, as peças são muitas vezes preocupadas com dilemas morais e com a vida seguinte.
Qual é a diferença entre noh e kabuki?
“Noh é uma actuação muito tradicional, mas kabuki é algo que é para pessoas comuns”. Existem também diferenças visuais significativas entre as duas formas de arte. Na noh, os artistas usam uma máscara, mas na kabuki, eles usam tinta facial.
Porque é que as máscaras Noh são pequenas?
Pode parecer estranho ver uma máscara que não cobre totalmente o rosto do actor, com o queixo revelado. Isto não se deve ao facto de o povo japonês de há muito tempo ter tido caras tão pequenas; descobrirá que a máscara se adapta melhor ao actor quando vê o queixo.
Que personagens representam as máscaras Noh?
Os tipos de máscaras Noh são: Otoko – máscaras masculinas. Chūjō – tem um aspecto feminino nobre, representa um homem sofisticado, educado, gracioso e doloroso. Kagekiyo – representa uma pessoa perturbada, outrora um grande soldado que foi derrotado e exilado, preso, perdeu a visão e tornou-se um mendigo.