O que era o CNT em Espanha?
A Confederação Nacional do Trabalho (CNT) é uma confederação espanhola de sindicatos anarco-sindicalistas, há muito filiada na Associação Internacional de Trabalhadores (IWA).
O que é que Franco fez pelas mulheres?
O regime de Franco implementou imediatamente medidas draconianas que desqualificavam legalmente as mulheres, tornando-as dependentes dos seus maridos, pais ou do Estado. As reformas moderadas não começariam antes dos anos 60, com reformas mais dramáticas após a morte de Franco em 1975 e a subsequente transição democrática.
O que aconteceu à Espanha de Franco?
Franco morreu em 1975, com 82 anos de idade, e foi enterrado no Vale dos Caídos. Restabeleceu a monarquia nos seus últimos anos, sendo sucedido por Juan Carlos como Rei de Espanha, que liderou a transição de Espanha para a democracia.
Que direitos é que Franco tirou às mulheres?
A lei de Franco permitia que os maridos matassem as suas mulheres se as apanhassem em acto de adultério. Em Março de 1938, Franco aboliu as leis sobre casamento civil e divórcio que tinham sido promulgadas pela Segunda República.
O que é que a CNT faz?
A Confederação Nacional do Trabalho (CNT) é uma confederação de sindicatos de classe, agrupando trabalhadores de todos os ofícios sem distinção nas suas sucursais sindicais. A CNT é um instrumento de luta para toda a classe trabalhadora.
A CNT FAI ainda está viva?
Muitas vezes abreviado como CNT-FAI devido à estreita relação entre as duas organizações. … Contudo, mais tarde, deixou de ter participação portuguesa e tornou-se uma organização totalmente espanhola. Ainda hoje está em funcionamento e está alinhada com a Internacional das Federações Anarquistas (IAF-IFA).
Quando é que as mulheres começaram a trabalhar em Espanha?
As inovações tecnológicas das décadas de 1950 e 1960 empurraram muitas mulheres para a força de trabalho numa altura em que a economia espanhola estava a sofrer uma transformação radical. Uma mudança na lei a 22 de Julho de 1961 facilitou às mulheres o acesso ao emprego no sector público.
Quais são os direitos da mulher em Espanha?
A era franquista adoptou um código moral para as mulheres (não homens) que restringia as oportunidades de carreira mas as honrava como esposas e mães, proibia o divórcio, a contracepção e o aborto, mas permitia a prostituição.
Como é que Franco influenciou a vida das mulheres, o que é que ele desfez ou mudou para elas?
uma vez que Franco estabeleceu a sua ditadura em 1939, fechou as mulheres do resto do mundo. No entanto, o papel das mulheres mudou drasticamente após a sua morte em 1975. Uma influência que contribuiu para esta mudança dramática foi a globalização (aproximando os povos do mundo).
Porque é que Franco tomou conta da Espanha?
O General e ditador Francisco Franco (1892-1975) governou a Espanha desde 1939 até à sua morte. Chegou ao poder durante a sangrenta Guerra Civil espanhola quando, com a ajuda da Alemanha nazi e da Itália fascista, as suas forças nacionalistas derrubaram a Segunda República, democraticamente eleita.
Porque é que a Igreja Católica apoiou Franco?
A Igreja Católica: A Igreja triunfante.
A Igreja Católica foi a instituição que mais beneficiou com a vitória de Franco. A sua hierarquia tinha abençoado a revolta nacionalista como uma cruzada e tinha justificado a guerra para o mundo como um “plebiscito armado”. Agora, colheu a recompensa.
Quando é que as mulheres em Espanha ganharam direitos iguais?
A igualdade de género foi institucionalizada em Espanha desde 1983 quando o Instituto Autónomo da Mulher (IT) foi criado por lei sob o governo, face à pressão internacional antes de aderir à Comunidade Europeia em 1986 (Valiente 2013; 2006; Bustelo e Ortbals 2007).
O que era A Secção das Mulheres?
A Secção das Mulheres (“Sección Femenina”; SF) era o ramo das mulheres do movimento político Falange em Espanha.
Quais são as vantagens da CNT?
Os CNT são adequados para praticamente qualquer aplicação que exija alta resistência, durabilidade, condutividade eléctrica, condutividade térmica e propriedades leves em comparação com materiais convencionais. Actualmente, os CNTs são utilizados principalmente como aditivos para materiais sintéticos.
Quem era o líder da CNT FAI?
José Buenaventura Durruti Dumange (14 de Julho de 1896 – 20 de Novembro de 1936) foi um militante anarco-sindicalista espanhol envolvido com o CNT, FAI e outras organizações anarquistas durante o período que antecedeu e incluiu a Guerra Civil Espanhola.
Quando é que o CNT foi descoberto?
vidro. Growth, 50, 675(1980), Iijima, J. Phys. Chem., 91, 3466 (1987)].
O que é a UGT em Espanha?
O Sindicato Geral de Trabajadores (UGT, União Geral de Trabalhadores) é um importante sindicato espanhol, historicamente filiado no Partido Socialista dos Trabalhadores Espanhol (PSOE).
Quem inventou o sindicalismo?
O sindicalismo teve a sua origem em França e propagou-se a partir daí. A CGT francesa foi um modelo e inspiração para grupos sindicalistas em toda a Europa e no mundo. O sindicalismo industrial revolucionário, parte do sindicalismo no sentido mais lato, teve origem na IWW nos Estados Unidos e depois alastrou a outros países.
O que é uma comuna anarco-sindicalista?
O anarco-sindicalismo é uma filosofia política e uma escola de pensamento anarquista que vê o sindicalismo industrial revolucionário ou sindicalismo como um método para os trabalhadores da sociedade capitalista obterem o controlo de uma economia e assim controlarem a influência numa sociedade mais ampla.
Como se chama uma rapariga de Espanha?
menina, menina; noiva; filha pequena
Que empregos têm as mulheres em Espanha?
Como mostra a Figura 2, as mulheres em Espanha não aumentaram a sua presença em ocupações de alto nível, tais como gestores e directores, desde 2011. Ao mesmo tempo, as mulheres continuam a dominar o emprego nas chamadas ocupações elementares, tais como as limpezas, as trabalhadoras domésticas e as trabalhadoras de preparação de alimentos.
Será que a Espanha apoia a igualdade entre homens e mulheres?
Com 72,0 dos 100 pontos, a Espanha ocupa o 8º lugar na UE no Índice de Igualdade de Género. A pontuação da Espanha é 4,1 pontos mais alta do que a pontuação da UE….
O aborto é legal em Espanha?
O aborto em Espanha é legal a pedido até às 14 semanas de gravidez, e em fases posteriores por risco grave para a saúde da mulher ou defeitos fetais. A legislação sobre o aborto em Espanha tem uma história flutuante.
Qual é a percentagem de mulheres espanholas que trabalham?
A força de trabalho, mulheres (% da força de trabalho total) em Espanha foi reportada em 46,31 % em 2020, de acordo com a recolha de indicadores de desenvolvimento do Banco Mundial, compilados a partir de fontes oficialmente reconhecidas.
Qual é o melhor país para a igualdade de género?
O índice baseia-se em dados que medem a inclusão das mulheres, o acesso à justiça e a segurança em 170 países. A Noruega, Finlândia e Islândia encabeçaram a lista sobre o bem-estar das mulheres, enquanto que o Afeganistão, a Síria e o Iémen estavam no fundo da lista.
Como é que a Espanha tratou as mulheres?
Durante a era franquista, os valores sociais espanhóis codificavam uma postura moral que estabelecia padrões rígidos para a sexualidade feminina, restringindo as oportunidades de emprego e proibindo o divórcio, a contracepção e o aborto.
Quem fundou The Women’s Section?
A secção feminina do movimento, a Secção de Mulheres do Falange (SF), foi fundada em Junho de 1934. Durante os seus 43 anos de existência relativamente autónoma, foi chefiada pela irmã de José António, Pilar Primo de Rivera, que elevou o número de membros a níveis máximos de cerca de 680.000 entre 1936 e 1945.
O que aconteceu à Espanha após a morte de Franco?
Com a morte de Franco a 20 de Novembro de 1975, Juan Carlos tornou-se Rei de Espanha. Ele iniciou a subsequente transição do país para a democracia, que terminou com a Espanha a tornar-se uma monarquia constitucional com um parlamento eleito e governos autónomos descentralizados.
Como é que Francisco Franco mudou?
O nacionalismo espanhol de Franco promoveu uma identidade nacional unitária ao reprimir a diversidade cultural de Espanha. A tourada e o flamenco foram promovidos como tradições nacionais, enquanto tradições não consideradas espanholas foram suprimidas.
Por que é que Francisco Franco é conhecido?
Francisco Franco foi um general e líder das forças nacionalistas que derrubaram a república democrática espanhola na Guerra Civil Espanhola (1936-1939); depois disso foi chefe do governo de Espanha até 1973 e chefe de estado até à sua morte em 1975.
Porque são exumados os restos mortais de Franco?
Em Agosto passado, apesar das objecções da sua família e dos partidos de direita Pueblo e Ciudadanos, o governo aprovou a exumação. Queria encontrar um local de sepultamento mais discreto onde os seguidores do ditador teriam mais dificuldade em prestar homenagem.
Porque é que Franco é exumado?
A exumação resultou de alterações a uma Lei da Memória Histórica de 2007 que visava procurar reparações para as cerca de 100.000 vítimas da guerra civil e da era franquista que estão enterradas em sepulturas anónimas, incluindo milhares no Vale dos Caídos.
Porque é que a Espanha é tão católica?
A Espanha é um país católico
E foi desde o final do século XV quando os monarcas católicos (os reis católicos) Isabella e Fernando unificaram a Espanha. Isto deveu-se, em parte, ao seu casamento, ligando partes da região que tinham sido anteriormente separadas, e à guerra que travaram para ganhar mais terra.
A Espanha ainda é católica?
Produziu os Jesuítas conquistadores do mundo, o misteriosamente poderoso Opus Dei e, claro, a Inquisição Espanhola. Três quartos dos espanhóis definem-se como católicos, e apenas um em cada 40 segue alguma outra religião. …
Que religião era a Espanha antes do cristianismo?
Antes da chegada do cristianismo, a Península Ibérica albergava uma multidão de práticas animistas e politeístas, incluindo teologias celtas, gregas e romanas.
Qual é a diferença salarial entre homens e mulheres em Espanha?
Em 2018, as mulheres em Espanha ganhavam em média 21% menos do que os homens, de acordo com a agência nacional de estatísticas espanhola. A redução da desigualdade de género é uma das principais prioridades do governo de coligação progressista de Espanha, que se identifica como feminista.