O que fazem os críticos pós-coloniais?
O que fazem os críticos pós-coloniais? Os críticos pós-coloniais reinterpretam e examinam os valores dos textos literários, concentrando-se nos contextos em que foram produzidos, e revelando as ideologias coloniais escondidas dentro deles.
Quais são os efeitos das críticas pós-coloniais?
A literatura pós-colonial não só ajudou a consolidar a identidade nacional nas lutas anti-coloniais, como também criticou o pedigree colonial europeu do nacionalismo. Como ilustrado nos romances de Salman Rushdie, por exemplo, a nação homogénea foi construída sobre modelos europeus, excluindo vozes marginalizadas.
Qual é o objectivo do pós-colonialismo?
O objectivo final do pós-colonialismo é prestar contas e combater os efeitos residuais do colonialismo sobre as culturas. Não se trata simplesmente de salvar mundos passados, mas de aprender como o mundo pode avançar em conjunto para além deste período, em direcção a um lugar de respeito mútuo.
Quem iniciou a crítica pós-colonial?
Foi elaborado no século XIX por ideólogos coloniais como Joseph-Ernest Renan e Arthur de Gobineaubut, e as suas raízes remontam a muito tempo atrás na história.
Quais são as principais características da teoria pós-colonial?
- Apropriação das línguas coloniais. Os escritores pós-coloniais têm esta coisa que gostam de fazer.
- Metanarrative. Os colonialistas gostavam de contar uma certa história.
- Colonialismo.
- O discurso colonial.
- Reescrever a História.
- Lutas de descolonização.
- Nacionalidade e Nacionalismo.
- Valorização da Identidade Cultural.
O que é o orientalismo no pós-colonialismo?
Orientalismo é o termo usado por Edward Said para avaliar as atitudes e perspectivas dos estudiosos ocidentais ou orientalistas na legitimação da agressão colonial dos povos intelectualmente marginalizados e dominados orientais.
Será o pós-colonialismo uma teoria crítica?
Apesar das frequentes críticas de fora do campo (assim como de dentro), a teoria pós-colonial continua a ser uma das principais formas de interrogatório humanista crítico tanto na academia como no mundo.
Porque é que o termo pós-colonial é um termo problemático?
Do mesmo modo, a teoria do mercado capitalista europeu é muito mais atraente para a maioria das pessoas que lutam contra a pobreza nestas nações do que as variedades de socialismo propostas pelos teóricos pós-coloniais. “Pós-colonial” é também um termo problemático porque traça algumas linhas muito arbitrárias.
Quem criou a teoria pós-colonial?
O paradigma académico dominante nos estudos da área académica (especialmente nos estudos do Médio Oriente) é chamado “teoria pós-colonial”. A teoria pós-colonial foi fundada pelo Professor de Literatura Comparativa da Universidade de Columbia, Edward Said. Said ganhou fama em 1978, com a publicação do seu livro Orientalism.
O que é a crítica pós-colonial em termos simples?
A crítica pós-colonial é semelhante aos estudos culturais, mas assume uma perspectiva única sobre literatura e política que justifica uma discussão à parte. Especificamente, os críticos pós-coloniais preocupam-se com a literatura produzida pelos poderes coloniais e com as obras produzidas por aqueles que foram/ão colonizados.
Que período de tempo é pós-colonial?
Uma boa maneira de começar qualquer definição de literatura pós-colonial é pensar sobre as origens do termo pós-colonialismo e como tem sido utilizado na crítica literária, desde aproximadamente o final dos anos 80 até aos dias de hoje.
Quais são os temas da literatura pós-colonial?
O pós-colonial tem muitos motivos e temas comuns tais como ‘dominação cultural’, ‘racismo’, ‘procura de identidade’, ‘desigualdade’, juntamente com alguns estilos peculiares de apresentação. A maioria dos escritores pós-coloniais reflectiu e demonstrou muitos conceitos temáticos que estão bastante relacionados com ‘colonizador’ e ‘colonizado’.
Porque é que o pós-colonialismo é importante nas relações internacionais?
… Ao analisar como conceitos-chave como poder, estado e segurança servem para reproduzir o status quo, o pós-colonialismo propõe uma visão mais complexa de tais conceitos do que é característico das teorias tradicionais.
Porque é que o orientalismo é importante?
Como tal, o orientalismo é a fonte fundamental das representações culturais imprecisas que formam a base do pensamento e da percepção ocidental do mundo oriental, especificamente em relação à região do Médio Oriente.
Quem começou o orientalismo?
No seu inovador texto de 1978 Orientalismo, o falecido crítico cultural e teórico Edward Saidar argumentou que uma ideologia política europeia dominante criou a noção de Oriente a fim de a subjugar e controlar.
Qual é a ideologia do orientalismo?
O “orientalismo” é uma forma de ver que imagina, enfatiza, exagera e distorce as diferenças dos povos e culturas árabes em comparação com a da Europa e dos EUA. Envolve frequentemente ver a cultura árabe como exótica, atrasada, incivilizada e por vezes perigosa.
Qual é a diferença entre pós-colonialismo e pós-colonialismo?
Em suma, “pós-colonialismo” refere-se às influências a longo prazo da ocupação estrangeira em países e regiões anteriormente colonizados por potências europeias mais ricas e mais fortes. …Não há diferença entre “pós-colonialismo” e “pós-colonialismo”. São simplesmente duas formas de escrever a mesma coisa.
Qual é o exemplo de pós-colonialismo?
Por exemplo, os britânicos tiveram uma presença colonial na Índia desde o século XVII até à independência da Índia em 1947. Como pode imaginar, o povo da Índia, bem como as personagens dos romances indianos, devem lidar com os efeitos económicos, políticos e emocionais que os britânicos trouxeram e deixaram para trás.
O correio no pós-modernismo é o correio no resumo pós-colonial?
Não, o post sobre pós-modernismo não é o post sobre pós-colonialismo. … No entanto, o importante é que os dois movimentos de pós-modernismo e pós-colonialismo têm muito em comum!
O que é a teoria feminista pós-colonialista?
As teóricas pós-coloniais e feministas afirmam que as mulheres são oprimidas tanto pelo poder patriarcal como colonial, e que este é um processo contínuo em muitos países, mesmo depois de terem alcançado a independência. Assim, as mulheres são colonizadas de duas formas pelo imperialismo e pela dominação masculina.
O subalterno fala?
O ensaio original de Gayatri Chakravorty Spivak “Can the Subaltern Speak?” transformou a análise do colonialismo através de um argumento eloquente e intransigente que afirmava a relevância contemporânea do marxismo ao mesmo tempo que utilizava métodos desconstrucionistas para explorar a divisão internacional do trabalho e do capitalismo.”….
O que é o nacionalismo pós-colonial?
O nacionalismo emergiu como um movimento político e intelectual abraçado por um amplo espectro de elites sociais. Os líderes nacionalistas de diversas origens partilharam um interesse comum em retirar a nação do domínio colonial e em estabelecer um Estado-nação independente com uma identidade nacional distinta e unificada.
Os Estados Unidos são pós-coloniais?
Do mesmo modo, a Teoria Pós-colonial e os Estados Unidos, com excepção de um ensaio sobre Apess e dois sobre a década de 1850, centra-se nas culturas pós-1890 – de facto, predominantemente cultura pós-1960.
O que é o Outro no Pós-colonialismo?
Outros: membro de um grupo dominado, cuja identidade é considerada inexistente e que pode estar sujeito a discriminação pelo grupo interno. Diversidade: transformar uma diferença em alteridade para criar um grupo interno e um grupo externo.
Qual é o texto chave para o estabelecimento do pós-colonial?
O texto chave no estabelecimento da teoria pós-colonial é o Orientalismo (1978), escrito por Edward Wadie Said (1935-2003).
O que é o poema pós-colonial?
Para efeitos deste capítulo, ‘poesia pós-colonial’ significa poesia escrita por povos não europeus à sombra do colonialismboth após a independência e no período imediato que a antecede, particularmente obras que abordam, embora obliquamente, questões de vida nos interstícios entre o colonialismo ocidental e…