O que são células Haller?
O que são as células de Haller? As células de Haller são definidas como células de ar localizadas sob o osso etmoidal.
As células de Haller são normais?
Embora uma célula de Haller seja considerada uma variante anatómica normal, quando ampliada pode restringir significativamente o aspecto posterior do infundíbulo etmoidal e o óstio maxilar de cima.
As células de Haller são más?
As células Haller podem interferir com a drenagem normal do seio maxilar e causar sinusite. Em contraste, o diâmetro do óstio do seio e o desvio do processo uncinado não influenciam significativamente o estado inflamatório do seio maxilar.
Será que todos têm células Haller?
A prevalência de células de Haller foi de 49,5% (99 em 200) na população do estudo. A proporção de homens para mulheres foi de 1,05:1 (52,89% em homens e 49,93% em mulheres). Não houve correlação estatística significativa entre a ocorrência de células de Haller e o sexo do paciente (P> 0,05).
Como são tratadas as células de Haller?
A intervenção cirúrgica é indicada quando uma célula Haller contribui para a obstrução do complexo osteomeatal e inflamação dos seios nasais. A célula é abordada através do meato médio utilizando um microdebridificador para remover o processo uncinado, incluindo a sua inserção inferior (figura 2, A e B).
Como são obtidas as células de Haller?
Pensa-se que as células Haller surgem em indivíduos com pneumatização lateral do pilar. Embora as células de Haller sejam variações anatómicas no desenvolvimento do nariz e dos seios nasais, têm sido consideradas responsáveis pelos sintomas do paciente e são, portanto, clinicamente significativas.
O que são as pequenas células de Haller?
As células de Haller são células de ar etmoidal localizadas ao longo do piso orbital medial, estendendo-se até à maxila. sinusite. A descrição inicial destas maxilo-orbitais.
As células de Haller podem causar dores de cabeça?
As células Haller podem causar sinusite recorrente ou crónica e dores de cabeça persistentes nos seios nasais sem resultados significativos no exame físico, incluindo endoscopia nasal.
O que é a concha bullosa certa?
A concha bullosa ocorre quando uma das conchas, ou turbinas, o interior do nariz se enche de uma bolsa de ar. Isto também é conhecido como pneumatização turbinada. Há três pares de turbinados no nariz de cada lado do septo. O seu septo é a estrutura que divide o seu nariz ao meio.
O que é uma célula sinusal Haller?
As células Haller são células de ar etmoidal localizadas ao longo do piso orbital medial, estendendo-se até ao seio maxilar. A descrição inicial destas células maxilo-orbitais é atribuída a Albert von Haller,1 um anatomista que viveu durante o século XIX, e por isso foram designadas como células de Haller.
O que causa a síndrome do seio silencioso?
A síndrome do seio silencioso ocorre devido à hipoventilação do seio maxilar após a obstrução do complexo osteomeatal.
Como é realizada a cirurgia endoscópica funcional dos seios nasais?
Num procedimento FESS, o cirurgião utiliza um endoscópio de ampliação para visualizar e remover o tecido e osso afectados. Antes do FESS, os cirurgiões cortariam directamente no exterior da face para encontrar o problema e removê-lo, o que aumentava o risco de infecção e aumentava o tempo de recuperação.
O que é o seio esfenoidal?
(SFEE-noyd SY-nus) Um tipo de seio paranasal (um espaço oco nos ossos à volta do nariz). Existem dois grandes seios esfenoidais no osso esfenoidal, que se encontra atrás do nariz entre os olhos. Os seios nasais esfenoidais são revestidos com células que produzem muco para evitar que o nariz seque.
O que é a doença do seio etmoidal?
A sinusite etmoidal é a inflamação de um grupo específico de seios nasais – os seios nasais etmoidais – que se encontram entre o nariz e os olhos. Os seios nasais etmoidais são espaços ocos nos ossos à volta do nariz. Têm um revestimento de muco para ajudar a evitar que o nariz seque.
Qual é o significado do espessamento da mucosa?
O espessamento da mucosa é uma reacção inflamatória com hiperplasia do revestimento da mucosa do seio maxilar. Esta condição pode resultar de acções danosas causadas por trauma, infecção, agentes químicos, reacção de corpo estranho, neoplasia ou condições das vias respiratórias, tais como alergias, rinite ou asma.
Onde está a bula etmoidal?
A bulla etmoidal é formada pelas paredes posteriores e superiores do infundíbulo etmoidal e pelo hiato lunar. A bula etmoidal é a maior célula de ar etmoidal anterior. É também uma das células de ar mais consistentes do meato médio e é, portanto, um marco anatómico fiável (fig. 2.13).
O que é a célula nasi do Agger?
As células de ar Agger nasi são as células de ar etmoidal mais anteriores localizadas anterolaterais e inferiores ao recesso frontal e anteriores e superiores à junção do turbinado médio. Estão localizadas dentro do osso lacrimal e, portanto, têm a órbita, o saco lacrimal e o ducto nasolacrimal como relações laterais.
O que é a opacificação sinusal?
A doença inflamatória do seio com obstrução do óstio do seio é uma causa muito comum dos seios nasais opacificados. Um nível hidroaéreo sugere sinusite aguda; na doença sinusal crónica, pode observar-se espessamento das mucosas e esclerose das paredes ósseas dos seios nasais. 1. o seio é de tamanho normal.
O que é o complexo Ostiomeatal?
O complexo ostiomeatal (OMC) ou unidade ostiomeatal (OMU), por vezes menos correctamente escrito como complexo osteomeatal, é um canal comum que liga o seio frontal, células de ar etmoidal anterior e seio maxilar ao meato médio permitindo o fluxo de ar e a drenagem mucociliar.
O que é o infundíbulo etmoidal?
O infundíbulo etmoidal é um espaço em forma de fenda situado como um funil antes do óstio maxilar. … A partir daqui podem propagar-se aos seios paranasais da primeira série (seio frontal e maxilar, células etmoidais anteriores), especialmente ao antro, e podem causar inflamação recorrente ou crónica.
O que são células de ar etmoidais?
Os seios paranasais etmoidais ou células de ar etmoidais do osso etmoideo são um dos quatro seios paranasais emparelhados. As células são variáveis em tamanho e número na massa lateral de cada um dos ossos etmoidais e não podem ser apalpadas durante um exame extra-oral. Estão divididas em grupos anteriores e posteriores.
O que é o recesso frontal?
O recesso frontal é uma abertura na parte inferior dos seios frontais que permite a drenagem do seio.
Onde fica o recesso esfenoetmoidal?
O recesso esfenoetmoidal está localizado no ângulo entre o osso etmoidal e a superfície anterior do osso esfenoidal acima e atrás do turbinado superior.
O que é a pneumatização dos seios nasais?
A pneumatização dos seios nasais é um processo fisiológico contínuo que provoca o aumento do volume dos seios nasais [5]. Os seios nasais dão ressonância à voz, contribuem para a forma do rosto e proporcionam um grau de calor e humidificação ao ar inspirado. [6].
Pode a concha bullosa desaparecer por si mesma?
Na maioria das vezes, os sintomas da concha bullosa não são suficientemente graves para exigirem tratamento. No entanto, se for necessário tratamento, a cirurgia é a única opção para remover o saco de ar.
As pessoas nascem com concha bullosa?
O turbinado médio pode ser aumentado devido a uma concha bullosa ou turbinado cheio de ar. Esta é uma variante anatómica congénita, o que significa que se nasce com ela. No entanto, uma concha bullosa (imagem) pode ser bastante grande e ocupar um espaço significativo no nariz.