O que significa Missa Papae Marcelli?
O que significa Missa Papae Marcelli em inglês?
Missa Papae Marcelli, ou Missa do Papa Marcelo, é um sinónimo de Giovanni Pierluigi da Palestrina. É a sua missa mais conhecida, e é considerada como um exemplo arquetípico da complexa polifonia defendida por Palestrina. Foi cantada nas missas de coroação papal (sendo a última a coroação de Paulo VI em 1963).
O que é significativo em Missa Papae Marcelli de Palestrina?
Missa do Papa Marcelo, Missa Papae Marcelli em latim, missa de Giovanni Pierluigi da Palestrina, a mais conhecida das suas mais de 100 missas. Publicada em 1567, a obra é conhecida pela sua intrincada interacção de linhas vocais e tem sido estudada durante séculos como um excelente exemplo da música coral polifónica renascentista.
Para quem foi escrita a Missa Papae Marcelli?
Papa Marcelo II
Missa Papae Marccelli é considerada uma das obras mais conhecidas de Palestrina (muito provavelmente composta em 1562). A missa foi dedicada ao Papa Marcelo II, que reinou durante apenas três semanas em 1555.
Qual é a textura de Missa Papae Marcelli?
Um indivíduo profundamente religioso que expressou a sua imensa fé através da sua música. Ele compôs Missa Papae Marcelli. A textura deste cenário da Missa Ordinária. Embora esta peça seja polifónica, demonstra o potencial para o conseguir com o seu contraponto simples e bem equilibrado.
Quem foi o Papa Marcelo?
O Papa Marcelo II (italiano: Marcello II; 6 de Maio de 1501 – 1 de Maio de 1555), nascido Marcello Cervini degli Spannochi, foi Bispo de Roma e, portanto, chefe da Igreja Católica e, nessa altura, governante dos Estados Pontifícios de 9 de Abril de 1555 até à sua morte 22 dias mais tarde. Ele sucedeu ao Papa Júlio III.
Quando é que Palestrina escreveu Missa Marcelli?
1562
Palestrina escreveu esta missa muito provavelmente em 1562 para honrar o falecido Papa Marcelo II, que reinou durante 3 semanas durante 1555.