O que significa o termo ureterocele?
O que significa o termo ureterocele? Num tracto urinário normal, cada rim está ligado a um ureter. O ureter é o tubo que drena a urina para a bexiga. Uma ureterocele é um balão na extremidade do ureter dentro da bexiga. Aparece como um balão de paredes finas dentro da bexiga.
O que significa o termo médico ureterocele?
Uma ureterocele é um inchaço na parte inferior de um dos ureteres. Os ureteres são os tubos que transportam a urina do rim para a bexiga. A área inchada pode bloquear o fluxo de urina. A ureterocele é um defeito de nascença.
O que causa uma ureterocele?
O que causa uma ureterocele? A ureterocele forma-se durante o período pré-natal quando a extremidade do ureter que entra na bexiga não se desenvolve correctamente.
Qual é o aspecto de uma ureterocele?
É simplesmente um inchaço limitado na extremidade do ureter que entra na bexiga. O inchaço assemelha-se a um balão na ecografia ou durante um exame de câmara da bexiga. As ureteroceles nas anomalias duplex podem estar associadas a refluxo de urina para o rim através do segundo ureter adjacente.
A ureterocele é uma doença?
A ureterocele é um defeito de nascença. Os tractos urinários masculino e feminino são relativamente iguais, excepto no que diz respeito ao comprimento da uretra. A ureterocele é uma doença congénita (de nascença) em que o ureter desenvolve uma bolsa ao entrar na bexiga.
Qual é o significado de em termos médicos?
Em termos médicos, o termo prefixado com a mnemónicaen- significa:não.
Existe uma cura para a uretrite?
A uretrite é mais frequentemente causada por uma infecção bacteriana. Normalmente, pode ser curada com antibióticos.
A ureterocele pode causar hemorragia?
Uma ureterocele grande pode também causar um ou mais dos seguintes sintomas no seu filho: um nódulo na zona do abdómen (se a ureterocele bloquear a saída da urina da bexiga), incontinência, sangue na urina.
As ureteroceles crescem?
Podem ser necessários outros exames em situações específicas que o seu urologista pediátrico discutirá consigo. A boa notícia é que a grande maioria das crianças com ureteroceles crescem saudáveis, normais e não têm problemas renais a longo prazo, mesmo que tenham de ser operadas.
A ureterocele é hereditária?
A ureterocele, uma anomalia da gemação ureteral, é provavelmente um componente de um espectro de anomalias que inclui o refluxo vesicoureteral e as duplicações ureterais. Foi confirmado que ambas têm uma base genética e familiar.
A ureterocele é rara?
A ureterocele, apesar de não ser um problema urológico pediátrico invulgar, só raramente foi relatada em adultos. É bilateral em 10% dos casos, é rara em negros e requer decisões de gestão ponderadas.
A ureterocele é um quisto?
A ureterocele é uma bolsa cística do ureter distal na bexiga urinária. É uma das anomalias urológicas mais difíceis para os urologistas pediátricos e adultos.
Como é que a uretrocele é diagnosticada?
Uma mulher que apresente sinais de uretrocele será diagnosticada através de um exame físico e com a ajuda de alguns testes, como uma análise à urina e um teste de esforço à urina. Podem também ser efectuados exames de raios X, bem como uma cultura de urina, para verificar se há infecção.
O que é a cirurgia de pieloplastia?
A pieloplastia laparoscópica é uma forma de efectuar uma cirurgia reconstrutiva de um estreitamento ou cicatrização onde o ureter (o tubo que drena a urina do rim para a bexiga) é ligado ao rim através de um procedimento minimamente invasivo.
O que é Epispadias?
A epispádia é um defeito de nascença raro localizado na abertura da uretra. Nesta situação, a uretra não se torna um tubo completo e a urina sai do corpo através de uma localização anormal. As causas da epispádia são desconhecidas. Pode estar relacionada com o desenvolvimento incorrecto do osso púbico.
O que é a ureterocele intravesical?
Ureterocele intravesical, também conhecida como ureterocele “simples” ou “ortotópica”. Trata-se de um prolapso congénito de um ureter distal dilatado para o lúmen da bexiga. É consideravelmente menos comum do que a variedade ectópica e está quase sempre confinada à população adulta.
O que significa prefixo na terminologia médica?
Prefixo: Quando incluído, o prefixo aparece no início de um termo médico e geralmente indica uma localização, direcção, tipo, qualidade ou quantidade. Raiz: A raiz dá a um termo o seu significado essencial. Quase todos os termos médicos contêm pelo menos uma raiz. Quando falta um prefixo, o termo começa com uma raiz.
O que é um termo médico com o prefixo Inter?
inter- = tubo interior. que ocorre entre = no meio. História: Encontrava-se entre duas câmaras de ar. intercalar = que ocorre, ou se interpõe, entre partes. [Collins Dictionary of Medicine © Robert M.
O que é que o prefixo later significa na terminologia médica?
later-, lateri- [L. latus, radical l ater-, lado] prefixos que significam lado ou lateral.
Como é que se sabe se a uretra está infectada?
- pressão pélvica.
- Necessidade frequente e urgente de urinar.
- Sangue na urina.
- dor ao urinar.
- dor na zona inferior do abdómen.
- ardor ao urinar.
- urina escura ou turva.
- urina com mau cheiro.
https://www.youtube.com/watch?v=kqGGWat6Kl4https://www.youtube.com/watch?v=kqGGWat6Kl4
Como é que se sente a dor uretral?
A uretra é o tubo que passa da bexiga para o exterior do corpo. A dor nesta parte do corpo pode ser muito incómoda. As pessoas descrevem frequentemente a dor uretral como uma sensação de ardor e, por vezes, urinar pode ser insuportável.
Porque é que me dói a uretra mas não me dói a IU?
A dor na uretra também pode ser um sintoma de uma grande variedade de condições médicas subjacentes, incluindo: inflamação devida a infecções bacterianas, fúngicas ou virais do tracto urinário, que inclui os rins, a bexiga e a uretra. inflamação devida a infecções bacterianas ou virais da próstata ou dos testículos.
O que é a cirurgia de uretrostomia?
A uretrostomia perineal é um procedimento cirúrgico efectuado em homens para criar uma abertura permanente na uretra através de uma incisão na pele do períneo. O períneo é a área de pele entre o escroto e o ânus.
O que é a extrofia da bexiga?
A extrofia da bexiga (EK-stroh-fee) é um defeito congénito raro em que a bexiga se desenvolve fora do feto. A bexiga exposta não consegue armazenar a urina ou funcionar normalmente, o que resulta em perdas de urina (incontinência). Os problemas causados pela extrofia da bexiga variam em termos de gravidade.
Podes tirar a bexiga?
A cistectomia (sis-TEK-tuh-me) é uma cirurgia para remover a bexiga urinária. Nos homens, a remoção de toda a bexiga (cistectomia radical) inclui geralmente a remoção da próstata e das vesículas seminais. Nas mulheres, a cistectomia radical também envolve a remoção do útero, dos ovários e de parte da vagina.
Quão comuns são as ureteroceles em bebés?
As ureteroceles são defeitos congénitos que ocorrem em cerca de 1 em cada 2.000 bebés. Ocorrem mais frequentemente em caucasianos. Uma ureterocele é 10 vezes mais comum nas raparigas do que nos rapazes, porque um sistema colector duplex (dois ureteres para um rim) é mais comum nas raparigas.