O que torna uma amostra generalizável?


O que torna uma amostra generalizável? Muito simplesmente, a generalisabilidade é uma medida da utilidade dos resultados de um estudo para um grupo mais vasto de pessoas ou situações. Se os resultados de um estudo forem amplamente aplicáveis a muitos tipos de pessoas ou situações diferentes, diz-se que o estudo tem uma boa generalisabilidade.

Como pode uma amostra produzir resultados generalizáveis?

Uma vez que uma forte generalisabilidade requer dados sobre grandes populações, quantitativa, por exemplo, experimental, a investigação fornece a melhor base para produzir uma ampla generalisabilidade. Quanto maior for a população de amostras, mais os resultados podem ser generalizados.

Quando é que se pode generalizar a partir de uma amostra?

A generalização dos resultados de uma amostra só pode ser feita para a população de carácter semelhante. No entanto, em tempos recentes, os estaticistas têm-se oposto à generalização dos resultados a qualquer população. São de opinião que os resultados da amostra só podem ser generalizados para a amostra.

Como se generaliza um estudo?

Os procedimentos de amostragem de probabilidades são considerados eficazes para aumentar a generalização de um estudo. A utilização de uma amostra de participantes que seja representativa da população é fundamental para fazer generalizações de amostra para população.

Qual é a melhor maneira de garantir que os resultados de um estudo são generalizáveis a uma população?

A melhor maneira de assegurar a representatividade é a amostragem aleatória. Contudo, dado que a natureza da amostragem na investigação qualitativa é não-probabilística, este tipo de generalização na investigação qualitativa é um ponto fraco.

Como é calculada a generalisabilidade de uma população?

Para evitar ou detectar a generalização, identificar a população sobre a qual se pretende tirar conclusões e assegurar que a amostra seleccionada representa essa população. Se a amostra representa um grupo menor dentro dessa população, então as conclusões também devem ser reduzidas no seu âmbito.

Como se generalizam os resultados do inquérito?

  1. A população e amostra;


  2. taxas de resposta;
  3. Comparação entre os que respondem mais cedo, os que respondem mais tarde e os que não respondem; e
  4. Os resultados da comparação.

O que é a generalização a partir de uma amostra?

A generalização estatística implica inferir os resultados de uma amostra e aplicá-los a uma população. Para tal, a amostra deve ser seleccionada aleatoriamente e representativa da população. … A população maior deve ser devidamente definida antes de uma amostra ser seleccionada.

As experiências podem ser generalizadas?

Os indivíduos que participam em avaliações experimentais não se assemelham à(s) população(ões) mais ampla(s) de interesse. … Isto é geralmente uma consequência da selecção de sítios não representativos.



O que influenciará a generalizabilidade de um estudo?

A generalização dos resultados de um estudo depende da capacidade do investigador de separar os factos “relevantes” dos “irrelevantes” do estudo e depois fazer um julgamento sobre os factos relevantes,2 o que seria fácil se soubéssemos sempre o que poderia eventualmente ser relevante.

E se a amostra não for representativa?

Quando uma amostra não é representativa, pode ser referida como uma amostra aleatória. … Este tipo de amostragem pode envolver a escolha de cada quinta pessoa de uma lista populacional para recolher uma amostra. Embora este método adopte uma abordagem sistemática, ainda é provável que resulte numa amostra aleatória.

Pode generalizar a partir de uma pequena amostra?

Resultado: Em pequenas amostras aleatórias, grandes diferenças entre a amostra e a população podem surgir simplesmente por acaso, e muitas das estatísticas habitualmente utilizadas na generalização são uma função tanto do tamanho da amostra como do número de covariáveis a serem comparados.

O que significa Generalização na investigação?

A generalização, que é um acto de raciocínio que envolve extrair amplas inferências de observações particulares, é amplamente reconhecida como um padrão de qualidade na investigação quantitativa, mas é mais controversa na investigação qualitativa.

Quais as tentativas estatísticas para generalizar o resultado da amostra à população?

As estatísticas inferenciais são frequentemente utilizadas para comparar diferenças entre grupos de tratamento. As estatísticas inferenciais utilizam medidas da amostra de sujeitos da experiência para comparar os grupos de tratamento e fazer generalizações sobre a maior população de sujeitos.



O que torna a investigação generalizável?

Muito simplesmente, a generalização é uma medida da utilidade dos resultados de um estudo para um grupo mais vasto de pessoas ou situações. Se os resultados de um estudo forem amplamente aplicáveis a muitos tipos de pessoas ou situações diferentes, diz-se que o estudo tem uma boa generalisabilidade.

Como é feita uma generalização?

Circule tudo o que é verdade sobre apenas alguns cães. Quando se faz uma declaração sobre todas ou a maioria das pessoas ou coisas em conjunto, está-se a generalizar. Por exemplo: – Todas as aves têm asas.

O que é a generalização estatística?

Generalização estatística. A generalização estatística implica calcular estatisticamente os parâmetros prováveis de uma população utilizando dados de uma amostra aleatória dessa população.



O que é a generalização na investigação qualitativa?

Estudos qualitativos e generalisabilidadeA palavra “generalisabilidade” é definida como o grau em que os resultados podem ser generalizados a partir da amostra do estudo para toda a população (Polit & Hungler, 1991, p. 645).