Os acordos de amarração são ilegais?
Os acordos de amarração são ilegais? Visão geral. Os acordos de subordinação não são necessariamente ilegais. Os acordos de subordinação levantam preocupações antitrust na medida em que são utilizados para manter ou aumentar o poder de mercado pré-existente do vendedor ou para prejudicar a concorrência sobre os méritos no mercado do produto vinculado.
O que é a amarração ilegal?
Jurisprudência americana: da ilegalidade per se à regra da razão. A vinculação ao abrigo da lei dos EUA foi definida como “um acordo de uma parte para vender um produto, mas apenas na condição de que o comprador também compre um produto diferente (ou vinculado), ou pelo menos concorde que não comprará esse produto a qualquer outro fornecedor”. 6.
Os acordos de subordinação são ilegais ao abrigo da Lei Clayton?
Os acordos de subordinação podem ser contestados ao abrigo da Secção 1 da Lei Sherman, que proíbe “contratos de restrição do comércio”, da Secção 3 da Lei Clayton, que proíbe acordos de exclusividade que podem “reduzir substancialmente a concorrência”, e da Secção 5 da Lei FTC, que proíbe “[u]nfair métodos de concorrência”. …
Os acordos vinculativos são ilegais em si mesmos?
Uma vez considerado merecedor de condenação per se(8) sem examinar qualquer efeito concorrencial real, a subordinação é agora considerada per se ilegal ao abrigo das decisões do Supremo Tribunal dos EUA apenas se forem cumpridas condições específicas.incluindo a prova de que o arguido tem poder de mercado sobre o produto subordinado.
O empacotamento é ilegal?
A amarração e o agrupamento são bastante comuns. … Hoje em dia, a amarração e o agrupamento são uma violação menos absoluta das leis antitrust. A visão moderna da subordinação é que, para ser per se ilegal, as seguintes condições devem ser satisfeitas: Dois produtos: amarrar e atar produtos devem ser produtos separados.
Porque é que a amarração é ilegal?
A amarração é frequentemente ilegal quando os produtos não estão naturalmente relacionados. É relacionado mas distinto do marketing gratuito, um método comum (e legal) de oferecer (ou vender com um desconto substancial) um item para assegurar um fluxo constante de vendas de outro item relacionado.
O que é o contrato de colagem?
O acordo de vinculação inclui qualquer acordo que requeira um comprador de bens como condição de tal compra para comprar outros tipos de bens. É também conhecido como acordo de vinculação, acordo de vinculação, venda vinculada, venda vinculada ou venda combinada.
O que é uma violação antitrust nos bens imóveis?
Uma lei antitrust designa quais as actividades não autorizadas para os agentes imobiliários. Estas incluem: fixação de preços: concordando em cobrar a mesma comissão entre corretores. manipulação de ofertas: quando os compradores em leilão trabalham em conjunto para baixar os preços de compra, não estão autorizados a licitar na propriedade um do outro. boicotes de grupo: evitar certos compradores ou corretores.
Os boicotes de grupo são ilegais?
Nos Estados Unidos, tal conduta pode ser considerada como uma violação da Lei Antitrust Sherman. Dependendo da natureza do boicote, os tribunais podem aplicar a regra da razão, uma análise rápida, ou sustentar que o boicote é ilegal em si mesmo.
O que é um contrato vinculativo e que lei antitrust o torna ilegal?
Quais são os elementos de uma reivindicação per se ilegal ao abrigo da lei antitrust? Quando um vendedor exige que os compradores comprem um segundo produto ou serviço como condição para obter um primeiro produto ou serviço, pode infringir a lei federal antitrust. A isto chama-se um arranjo de vinculação ou acordo de vinculação.
O negócio exclusivo é ilegal?
Em geral, a negociação exclusiva ocorre quando uma pessoa negoceia com outra impõe algumas restrições à liberdade da outra para escolher com quem, o quê ou onde negociar. O comércio exclusivo só é ilegal quando reduz substancialmente a concorrência.
A Clayton Antitrust Act ainda está em vigor?
A Clayton Antitrust Act de 1914 continua a regular as práticas comerciais dos EUA nos dias de hoje. Com o objectivo de reforçar a legislação antitrust anterior, a lei proíbe fusões anticoncorrenciais, preços predatórios e discriminatórios e outras formas de comportamento empresarial antiético.
O agrupamento é anti-competitivo?
A amarração e o agrupamento são práticas comerciais comuns e raramente suscitam preocupações em matéria de concorrência. … No entanto, em casos limitados, uma empresa com um grau substancial de poder de mercado pode prejudicar a concorrência através de vendas subordinadas ou agrupadas.
É ilegal agrupar produtos?
A amarração ilegal ocorre quando um vendedor tem o controlo do mercado e essencialmente força o comprador a comprar outro produto. … O agrupamento não constitui normalmente um comportamento anticoncorrencial; de facto, muitos produtos são vendidos em múltiplos ou com suplementos.
O que é a agregação em termos legais?
Da Wikipédia, a enciclopédia livre. O agrupamento é a fixação do preço total de uma compra de vários produtos ou serviços de um vendedor a um nível inferior à soma dos preços dos produtos ou serviços comprados separadamente de vários vendedores.
O que é a Lei Sherman no sector imobiliário?
A Lei Sherman Antitrust proíbe qualquer forma de fixação de preços em qualquer indústria. … Como resultado, a indústria imobiliária opera sob o princípio de que falar de taxas entre corretores imobiliários é ilegal, a menos que os corretores estejam a cooperar no mesmo negócio.
Porque é que as empresas utilizariam a prática de ligação?
A lei presume que a amarração permite a uma empresa alavancar o poder de mercado de um bem para outro. Mas a subordinação é uma prática comum em mercados em que o bem vinculado é competitivo (pelo que a alavancagem não é possível) e em que o bem vinculado é competitivo (pelo que a alavancagem não é lucrativa).
O preço fixo é ilegal?
Consequentemente, a fixação de preços é uma das principais preocupações das autoridades governamentais antitrust. Um simples acordo entre concorrentes para fixar preços é quase sempre ilegal quer os preços sejam fixados a um mínimo, um máximo ou dentro de um certo intervalo.
O que é um exemplo de um contrato vinculativo?
Num arranjo típico de amarração, uma empresa vende um produto ou serviço a um comprador que está explícita ou implicitamente ligado à compra de outro produto ou serviço desse mesmo vendedor. … Por exemplo, a 3M pode exigir aos clientes que comprem um termómetro quando compram uma ligadura.
Porque é que o arranjo de amarração é considerado antiético?
Alternativamente, é também considerado um acordo de vinculação quando o vendedor condiciona a venda do produto vinculado ao acordo do comprador para não comprar o produto vinculado a qualquer outro vendedor. Ver Eastman Kodak v. Image Technical Services, Inc., 504 US 541 (1992).
A alocação de mercado no sector imobiliário é legal?
A atribuição de mercados é geralmente considerada ilegal nos Estados Unidos, a menos que autorizada pelo Departamento do Tesouro ou agência equivalente.
O que é um contrato de venda de bens imóveis?
O que é um acordo de vinculação? Um acordo de vinculação é aquele em que um vendedor vende um produto ou serviço (o produto “vinculado”) apenas na condição de o comprador comprar outro produto ou serviço (o produto “vinculado”), ou pelo menos concorda em não comprar o produto vinculado de uma fonte diferente.
O que é que a lei antitrust proíbe?
A maioria dos estados tem leis antitrust, tal como o governo federal. Essencialmente, estas leis proíbem práticas comerciais que privam irrazoavelmente os consumidores dos benefícios da concorrência ou que resultem em preços mais elevados para produtos e serviços inferiores.
O que é uma violação da Lei Sherman?
As violações mais comuns da Lei Sherman e as violações mais susceptíveis de serem criminalmente processadas são a fixação de preços, a manipulação de propostas e a repartição do mercado entre concorrentes (geralmente descritas como “acordos horizontais”).
A manipulação de ofertas é uma violação antitrust?
Em determinadas circunstâncias, um boicote de grupo constitui um delito antitrust e é punível sob uma regra per se modificada como violação da Secção 1 da Lei Sherman e da Lei Califórnia Cartwright.
Porque é que os boicotes secundários são ilegais?
Nos termos da Secção 8 da Lei Nacional das Relações Laborais, as organizações laborais não podem utilizar ou apoiar práticas de boicote secundário porque o Congresso teme a instabilidade que pode causar à economia e os seus efeitos em partidos secundários não filiados.