Os contraceptivos podem causar cancro?


Os contraceptivos podem causar cancro? Embora o controlo hormonal da natalidade tenha benefícios para além da prevenção da gravidez, existe a preocupação de que possa influenciar o risco de cancro. A investigação sugere que embora os contraceptivos orais aumentem ligeiramente o risco de cancro da mama e do colo do útero, podem também reduzir o risco de cancro endometrial, ovariano e colorrectal.

O controlo da natalidade pode causar cancro?

Quanto mais tempo uma mulher usa contraceptivos orais, maior é o aumento do seu risco de cancro do colo do útero. Um estudo revelou um aumento de risco de 10% durante menos de 5 anos de utilização, um aumento de risco de 60% com 5 a 9 anos de utilização, e uma duplicação do risco com 10 ou mais anos de utilização (9).

A utilização a longo prazo de pílulas anticoncepcionais pode causar cancro?

Por outro lado, a investigação sugere que a utilização a longo prazo de pílulas anticoncepcionais contendo estrogénio está associada a um risco acrescido de cancro do colo do útero. Este risco aumenta quanto mais tempo se tomarem as pílulas. Mas uma vez que se deixe de tomar as pílulas, o risco de cancro do colo do útero começa a diminuir.

As pílulas anticoncepcionais causam cancro do colo do útero?

O uso de contraceptivos orais contendo estrogénio (“a pílula”) aumenta o risco de cancro da mama e do colo do útero, mas o risco destes cancros permanece muito baixo entre os utilizadores de pílulas. A pílula diminui o risco de cancro endometrial e ovariano.

Quais são os efeitos negativos dos contraceptivos?

Os efeitos secundários mais comuns são manchas ou hemorragias entre períodos (isto é mais comum com comprimidos apenas de progestina), dores de peito, náuseas ou dores de cabeça. Mas estas normalmente desaparecem após 2 ou 3 meses, e não acontecem a todas as pessoas que tomam a pílula. O controlo da natalidade não deve fazer com que se sinta doente ou desconfortável.

O controlo da natalidade pode prevenir o cancro?

A contracepção pode reduzir o risco de cancro ginecológico de uma mulher. Tanto as pílulas anticoncepcionais como os DIUs hormonais podem reduzir significativamente o risco de cancro dos ovários e de cancro endometrial. “A utilização de pílulas anticoncepcionais pode efectivamente reduzir o risco de cancro dos ovários em até 50 por cento”, diz o Dr. Goldfrank.

Os contraceptivos hormonais são maus para si?

Embora as pílulas anticoncepcionais sejam muito seguras, a utilização da pílula combinada pode aumentar ligeiramente o risco de problemas de saúde. As complicações são raras, mas podem ser graves. Estas incluem ataque cardíaco, AVC, coágulos sanguíneos e tumores hepáticos. Em casos muito raros, podem levar à morte.



Com que idade se deve deixar de tomar contraceptivos?

Todas as mulheres podem deixar de usar contraceptivos aos 55 anos de idade, uma vez que engravidar naturalmente depois disto é muito raro. Por razões de segurança, as mulheres são aconselhadas a parar a pílula combinada aos 50 anos de idade e a mudar para uma pílula apenas de progestagênio ou outro método contraceptivo.

Devo parar a contracepção?

Embora seja seguro parar o seu controlo de natalidade a meio do ciclo, o Dr. Brant sugere que termine a sua ronda actual desde que os seus efeitos secundários não afectem significativamente a sua qualidade de vida. “Geralmente, encorajo as pessoas a permanecerem com ele até verem um médico para discutir outros métodos”, diz o Dr. Brant.

A pílula contraceptiva é segura?

As pílulas anticoncepcionais são seguras para a maioria das mulheres. A pílula está disponível há 60 anos, por isso há muito conforto e experiência com a sua utilização. Uma pequena percentagem de mulheres que tomam a pílula contraceptiva combinada (contendo estrogénio) tem um risco acrescido de desenvolver estas raras complicações: Coágulos de sangue.

Qual é a forma mais segura de contracepção?

Os preservativos são o seu super-herói sexual mais seguro: são a única forma de obter protecção contra a gravidez e as DSTs durante o sexo vaginal. Nenhum método de contracepção é perfeito. Assim, a utilização de preservativos com outra forma de contracepção (como o implante, DIU, ou pílula) dá-lhe protecção de reserva no caso de qualquer um dos métodos falhar.



Quais são as pílulas anticoncepcionais mais seguras?

“Os contraceptivos orais com levonorgestrel e uma dose baixa de estrogénio estão associados ao menor risco de trombose venosa [coágulos sanguíneos] e são, portanto, a opção mais segura”, diz Astrid van Hylckama Vlieg, PhD, investigadora do Centro Médico da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, e autora principal de um estudo….

O controlo da natalidade aumenta o risco de cancro nos ovários?

O uso de contraceptivos orais (pílulas contraceptivas) diminui o risco de desenvolver cancro nos ovários para mulheres de risco médio e portadores de mutação BRCA, especialmente entre as mulheres que os usam há vários anos.

A utilização a longo prazo da pílula é prejudicial?

Os principais riscos associados com a pílula combinada são: Um aumento da sua pressão sanguínea. Um aumento do risco de coágulos sanguíneos. Um risco acrescido de cancro da mama e do colo do útero: pensa-se que 10 anos após a paragem da pílula, o risco destes cancros terá voltado ao normal.

O que acontece quando se deixa de tomar a pílula?

Assim que deixar de tomar a pílula, as hormonas estarão fora do seu corpo numa questão de dias e deixará de estar protegido contra a gravidez. “Há algumas mulheres que deixam de tomar a pílula e nem sequer têm menstruação porque engravidam imediatamente”, diz o Dr. Zanotti.

Pode ter efeitos secundários da pílula anos depois?

E novos efeitos secundários podem aparecer mesmo nos medicamentos que toma há muito tempo, diz Gary LeRoy, médico de família do Centro de Saúde East Dayton em Ohio. “Os efeitos dos medicamentos e os seus efeitos secundários podem mudar com o tempo”, diz ele. “A tolerância ou a intolerância podem desenvolver-se.



Como é que o controlo hormonal da natalidade previne o cancro?

A maioria dos contraceptivos orais contém versões artificiais das hormonas sexuais femininas estrogénio e progesterona. Tomar a pílula altera os níveis hormonais que podem desencadear, ou em alguns casos prevenir, alguns cancros femininos.

O DIU provoca cancro?

2015: Um grande estudo publicado em Acta Oncologica descobriu que a utilização de um DIU libertador de levonorgestrel estava associada a um risco acrescido de cancro da mama.

A mini-pílula é mais segura do que a pílula combinada?

A mini-pílula pode ser mais segura para si do que as pílulas anticoncepcionais combinadas. Quer evitar o estrogénio. A hormona pode interagir com outros medicamentos que está a tomar. O estrogénio também pode causar dores de estômago ou fortes dores de cabeça para algumas mulheres.



Quais são os benefícios de sair da pílula?

  • Se o seu desejo sexual diminuísse no controlo de natalidade, a sua interrupção poderia ajudar a aumentá-lo. “Estudos mostram que, para algumas pessoas, o controlo de natalidade diminui o seu desejo sexual”, diz o Dr.
  • Se o controlo da natalidade tivesse um impacto negativo no seu estado de espírito, pará-lo poderia melhorá-lo.

O que acontece se deixar de tomar contraceptivos após uma semana?

Efeito no seu ciclo menstrualSe parar a meio do pacote, que é antes de ter o seu período normal, o seu corpo pode demorar mais tempo a alcançar o seu ciclo normal. Além disso, se parar de tomar as suas pílulas anticoncepcionais no meio do ciclo, poderá sentir cãibras e manchas logo dois dias após a sua última pílula.

É saudável ligar e desligar o controlo de natalidade?

Não é perigoso ou prejudicial entrar e sair da pílula. Mas sempre que há uma mudança nas suas hormonas, há uma hipótese de efeitos secundários temporários, tais como mudanças no seu período. Estes normalmente desaparecem após alguns meses e eventualmente o seu corpo voltará a ser como era antes de ter tomado a pílula.

O que acontece após 10 anos de interrupção do controlo de natalidade?

Quer esteja a tomar a pílula há dez anos ou dez dias, a consultora clínica Karin O’Sullivan do fpa de caridade de saúde sexual diz-me: “As hormonas são retiradas do seu corpo muito rapidamente. [quando sai] e os seus períodos e fertilidade voltam ao ‘normal’, embora o que é normal para si possa ter mudado desde…



Como posso esvaziar o meu corpo de contraceptivos?

  1. Coma gorduras saudáveis: coma muitas gorduras saudáveis tais como abacate, azeite, nozes de macadâmia ou salmão e corte óleos inflamatórios tais como canola, óleo de soja ou milho.
  2. Eliminar completamente os lacticínios – isto ajudará a reduzir a acne e a curar o seu intestino.

A pílula é mais segura do que os preservativos?

Com uma utilização típica ou média, eis como as pílulas anticoncepcionais são eficazes em comparação com os preservativos na prevenção da gravidez: As pílulas anticoncepcionais são 91% eficazes. Os preservativos masculinos são 87% eficazes.

Qual é o efeito secundário das pílulas fiáveis?



Efeitos secundários

Dor de cabeça, desconforto gástrico, náuseas, vómitos, falta de apetite, sensibilidade mamária, ligeiras alterações no peso corporal e libido, humor depressivo ou interferência com a função hepática.