Os reactores rápidos são reactores reprodutores?
Os reactores rápidos convencionais construídos até agora são geralmente reactores reprodutores rápidos (FBRs), o que implica um aumento líquido de Pu-239 de reprodução, devido a uma taxa de conversão superior a 1,0. Estes têm uma “manta fértil” de urânio empobrecido (U-238) à volta do núcleo, e é aqui que grande parte do Pu-239 é produzido.
O que é um exemplo de um reactor reprodutor?
Enquanto um reactor nuclear convencional só pode utilizar como combustível o urânio-235 isotópico facilmente cindível mas escasso, um reactor reprodutor utiliza urânio-238 ou tório, ambos disponíveis em quantidades consideráveis. O urânio-238, por exemplo, é responsável por mais de 99 por cento de todo o urânio natural.
Existem reactores reprodutores?
Existem apenas dois reactores reprodutores em operação comercial a partir de 2017: o reactor 560 MWe BN-600 e o reactor 880 MWe BN-800. Ambos são reactores russos arrefecidos a sódio.
Porque não são utilizados reactores reprodutores rápidos?
Os reactores reprodutores rápidos têm problemas especiais de segurança.
Os reactores reprodutores de plutónio necessitam de neutrões rápidos para gerarem mais plutónio do que consomem. Por conseguinte, não podem utilizar água como refrigerante, uma vez que os neutrões são drasticamente retardados por colisões com os núcleos leves de hidrogénio na água.
Quais são os exemplos de reactores reprodutores rápidos?
Reactor reprodutor rápido de metal líquido. Outros tipos de reactores de reprodução rápida incluem reactores arrefecidos a água supercríticos, reactores de sal fundido e reactores arrefecidos a gás.
O que é um reactor reprodutor rápido?
Um reactor reprodutor rápido (FBR) é um reactor nuclear que utiliza neutrões rápidos para gerar mais combustíveis nucleares do que aqueles que consomem na geração de energia, melhorando drasticamente a eficiência dos recursos. A fissão nuclear por neutrões rápidos resulta num aumento do número de neutrões gerados.
Para mais questões, ver Are coins rough or smooth?
O que é um reactor reprodutor rápido?
Um reactor de neutrões rápidos (FNR) ou reactor de espectro rápido ou simplesmente um reactor rápido é uma categoria de reactor nuclear em que a reacção em cadeia de fissão é sustentada por neutrões rápidos (transportando energias superiores a 1 MeV ou mais, em média), em oposição aos neutrões térmicos utilizados em reactores de neutrões térmicos.
Os reactores reprodutores são renováveis?
Os reactores reprodutores podem alimentar toda a humanidade durante mais de 4 mil milhões de anos. Por qualquer definição razoável, os reactores reprodutores nucleares são de facto renováveis… No entanto, a sustentabilidade de mil milhões de anos exige avanços na extracção de urânio de água do mar, desempenho na construção de reactores e aceitação pública.
O que não é comummente utilizado para um reactor reprodutor rápido?
A escolha correcta é Água.
A Índia tem um reactor reprodutor rápido?
PFBR | |
---|---|
LINHA DO REACTOR | IFBR (reactor reprodutor rápido indiano) |
Desenhado por | IGCAR |
Fabricado por | BHAVINI |
Estado | Em desenvolvimento |
Os resíduos nucleares podem ser queimados em reactores rápidos?
Os reactores rápidos são capazes de destruir os resíduos nucleares de vida mais longa, transformando-os num resíduo que decai para a inocuidade em séculos em vez de centenas de milénios. Os reactores rápidos utilizam normalmente refrigerantes de metal líquido em vez de água.
Quantos reactores Candu existem no mundo?
Reactores CANDU no mundo
Existem 30 reactores CANDU em funcionamento em todo o mundo. Além disso, a Índia desenvolveu o desenho e construiu 16 reactores com base no desenho do CANDU.
Pode um reactor reprodutor explodir?
(Ao contrário dos reactores moderados a água, os reactores reprodutores rápidos arrefecidos a sódio podem explodir devido a uma criticidade nuclear acidental).
Que países utilizam reactores reprodutores?
Há quatro países no mundo que têm actualmente em funcionamento reactores nucleares de reprodução rápida: China, Japão, Índia e Rússia. Este total é inferior ao de nove países, incluindo os EUA, que tinham reactores reprodutores em funcionamento, alguns desde os anos 50, de acordo com a Associação Nuclear Mundial (WNA).
Qual é o melhor tipo de reactor de fissão?
Os reactores supercríticos refrigerados a água (SCWR) são sistemas nucleares avançados promissores devido à sua elevada eficiência térmica (ou seja, cerca de 45% vs. 33% de eficiência dos actuais LWR) e à considerável simplificação das centrais. A principal missão da SCWR é a produção de electricidade a baixo custo.
Os reactores reprodutores reduzem os resíduos nucleares?
“A tecnologia de criador rápido tem o potencial de tornar a produção de energia a partir do urânio 100 vezes mais eficiente do que com o reactor térmico existente. reduzindo a quantidade e toxicidade dos resíduos radioactivos, bem como o calor que emana dos resíduos, e reduzindo também a perigosa vida útil dos resíduos,” …
Os reactores reprodutores são seguros?
Mas à medida que a batalha por um grande reactor reprodutor rápido no Reino Unido se intensifica, os cépticos avisam que os reprodutores rápidos não são nem seguros nem rentáveis. O plutónio é o pesadelo nuclear. Subproduto dos reactores convencionais das centrais eléctricas, é o ingrediente chave nas armas nucleares.
Para mais questões, ver O que é músculo cardíaco e o que é que faz?
Que líquido refrigerante é utilizado para o reactor reprodutor rápido?
Então a resposta correcta é ‘sódio líquido’.
Porque se chama reactor reprodutor?
Os reactores podem ser concebidos para maximizar a produção de plutónio e, em alguns casos, produzem efectivamente mais combustível do que consomem. Estes reactores são chamados reactores reprodutores. Os reactores reprodutores são possíveis graças à proporção de isótopos de urânio que existem na natureza.
Qual é a vantagem do reactor reprodutor rápido?
Os reactores reprodutores rápidos podem converter mais material fértil em material físsil e, portanto, o consumo líquido de combustível é muito mais baixo. De facto, poderia ser produzido mais material físsil do que o que seria consumido (reactor reprodutor rápido).
Quantos resíduos são produzidos por reactores reprodutores?
Um reactor típico de 1.000 megawatts produz 27 toneladas de combustível usado por ano. Nenhum deles ainda tem uma casa. Se não for utilizado como combustível, terá de ser mantido isolado durante milhares de anos para proteger os seres humanos e a vida selvagem.
Que país está actualmente a construir um reactor reprodutor rápido?
A Rússia está a construir um reactor rápido arrefecido a chumbo de 300 MWe. Alguns planos futuros são para reactores rápidos arrefecidos a gás.
Onde está o reactor nuclear de Apsara?
Localizado dentro da instalação de armas nucleares da Índia no Centro de Investigação Atómica de Bhabha (BARC) em Mumbai, o reactor foi recomissionado com o dobro da sua capacidade anterior. Apsara é um reactor do tipo piscina altamente versátil que foi construído em Agosto de 1956.
O que é o reactor Candu?
O CANDU (Canada Deuterium Uranium) é um reactor de água pesada pressurizado canadiano utilizado para gerar energia eléctrica. O acrónimo refere-se ao seu moderador de óxido de deutério (água pesada) e à sua utilização de combustível de urânio (originalmente, natural).
Será que o reactor CANDU alguma vez falhou?
Embora nunca tenham ocorrido acidentes graves com impacto ambiental significativo em qualquer dos reactores CANDU, são considerados cenários para tais acidentes, uma vez que qualquer acidente poderia ocorrer e resultar na libertação de radioactividade descontrolada na atmosfera. [1,2,3].
Em que diferem os reactores CANDU?
A configuração do reactor de um CANDU difere de outros reactores típicos na medida em que os feixes de combustível são dispostos horizontalmente em vez de verticalmente e são colocados dentro de tubos de pressão dentro de uma vasilha (chamada calandria).
O que é um reactor CANDU? O que é uma calandria?
Em reactor nuclear: reactores CANDU. … consiste num tanque, ou calandria, contendo um moderador de água fria pesada à pressão atmosférica. A calandria é perfurada por tubos de pressão de liga de zircónio em que é colocado combustível de urânio natural e através do qual circula água de refrigeração pesada.
O urânio é instável?
Não. O urânio é naturalmente radioactivo, o que significa que os átomos de urânio são instáveis e decaem ao emitirem partículas e energia. O urânio decompõe-se muito lentamente, emitindo uma partícula alfa. A meia-vida do urânio-238 é de cerca de 4,5 mil milhões de anos, o que significa que não é muito radioactivo.
Para mais questões, ver Como diferem os climas subtropicais húmidos e mediterrânicos?
O que é um reactor nuclear de quarta geração?
A quarta geração de energia nuclear, ou Geração IV, envolve um sistema de reactores e instalações do ciclo do combustível nuclear – centrais de fabrico de combustível e instalações de reprocessamento – que em conjunto podem gerir as fraquezas frequentemente associadas à energia nuclear de hoje.
Qual é o reactor – nuclear mais seguro?
Os reactores de sal fundido são considerados relativamente seguros porque o combustível já está dissolvido em líquido e funcionam a pressões mais baixas do que os reactores nucleares convencionais, reduzindo o risco de derretimento explosivo.
Pode um reactor nuclear explodir como uma bomba?
Enquanto um reactor nuclear nunca pode explodir como uma bomba atómica, ainda pode ocorrer uma explosão. Todas as centrais eléctricas são um local potencial para uma explosão, porque o combustível utilizado, quer seja carvão, urânio ou gás natural, deve ser denso em termos energéticos.
Será que o reactor de Chernobyl explodiu?
O acidente de Chernobyl em 1986 foi o resultado de uma concepção defeituosa do reactor que foi operado por pessoal insuficientemente treinado. A explosão de vapor e os incêndios resultantes libertaram pelo menos 5% do núcleo do reactor radioactivo no ambiente com a deposição de materiais radioactivos em muitas partes da Europa.
Os reactores Candu são seguros?
Características de segurança dos reactores CANDU
Uma testemunha descreveu-a como a tecnologia nuclear mais segura do mundo. Não foram registados ferimentos graves ou mortes de trabalhadores ou do público em mais de 30 anos de funcionamento dos reactores CANDU no Canadá.
A água pesada é um moderador?
A Água Pesada é um excelente moderador. devido à sua elevada relação moderadora e à sua secção transversal de baixa absorção de neutrões.
Porque é que a água pesada é utilizada como refrigerante num reactor nuclear?
A água pesada absorve menos neutrões do que o hidrogénio, o que é extremamente importante uma vez que as reacções de fissão nuclear requerem neutrões para realizar as suas reacções em cadeia. (ii) A água pesada é mantida sob pressão, o que eleva o seu ponto de ebulição para que possa funcionar a altas temperaturas sem ferver.
Porque é que os neutrões rápidos não causam fissão?
Os neutrões lentos atingem os núcleos de urânio-235, provocando a fissão ou a fissão dos núcleos e libertando rapidamente os neutrões. Os neutrões rápidos são absorvidos ou abrandados pelos núcleos num moderador de grafite, permitindo que um número suficiente de neutrões lentos continue a reacção em cadeia da fissão a um ritmo constante.
O que fazem os reactores reprodutores?
Os reactores reprodutores são concebidos para gerar combustível nuclear ao mesmo tempo que produzem energia para a produção de electricidade. Isto é possível porque uma pequena quantidade de isótopos irá capturar os neutrões produzidos num reactor, iniciando uma reacção que leva a um novo isótopo físsil pesado.
Porque é que os reactores rápidos não precisam de um moderador?
Os reactores nucleares podem ser reactores térmicos ou rápidos. Actualmente, quase todos os reactores operacionais são térmicos e, portanto, requerem um moderador que abrande os rápidos neutrões para o nível térmico, para que a fissão nuclear possa continuar. Contudo, em reactores rápidos, não é necessário um moderador, e os neutrões no interior do reactor movem-se muito mais rapidamente.