Para que é usada a isoniazida?
Para que é usada a isoniazida? A isoniazida é utilizada com outros medicamentos para tratar a tuberculose (tuberculose; uma infecção grave que afecta os pulmões e por vezes outras partes do corpo).
O que é que a isoniazida trata?
- Tuberculose que afecta os pulmões.
- tuberculose activa.
- tuberculose inativa.
- tratamento para prevenir a infecção activa da tuberculose.
- Meningite tuberculosa.
- uma infecção devida a micobactérias invulgares.
Quanto tempo deve demorar o isoniazid?
Para ajudar a curar completamente a sua tuberculose (TB), é muito importante que continue a tomar este medicamento durante todo o tempo de tratamento, mesmo que se comece a sentir melhor após algumas semanas. Poderá ter de o tomar todos os dias durante 6 meses a 2 anos.
Quem não deve tomar isoniazid?
Não deve usar isoniazida se for alérgico ou se tiver: Para ter a certeza que a isoniazida é segura para si, informe o seu médico se tiver: Se tiver 35 anos ou mais, o seu médico verificará as suas enzimas hepáticas antes de iniciar o tratamento, para ter a certeza que pode usá-la com segurança. isoniazida.
Será que a isoniazida afecta o controlo de natalidade?
A isoniazida e a rifampicina podem tornar as pílulas anticoncepcionais menos eficazes. Pergunte ao seu médico sobre a utilização de anticoncepcionais não-hormonais (preservativo, diafragma com espermicida) para prevenir a gravidez enquanto toma isoniazida e rifampicina.
Como se sabe se o isoniazid está a funcionar?
Sinais físicos de que o tratamento da tuberculose está a funcionarMelhoria geral na forma como se sente.ganho.de peso.aumento do apetite.melhoria da força e da resistência…
Como é que a isoniazida afecta o fígado?
A hepatotoxicidade crónica por INH resulta na indução de apoptose hepatocitária, com a consequente perturbação do potencial da membrana mitocondrial e a quebra do cordão de ADN. O mecanismo bioquímico mais provável é que o metabolismo INH produz metabolitos reactivos que se ligam e danificam as macromoléculas celulares no fígado.
A isoniazida pode causar aumento de peso?
Dor de cabeça, concentração fraca, aumento de peso, memória fraca, insónia e depressão têm sido associadas à utilização de isoniazida. Todos os doentes e profissionais de saúde devem estar conscientes destes graves efeitos secundários, especialmente se houver suspeita de ideação ou comportamento suicida.
Que alimentos deve evitar enquanto toma isoniazida?
Os pacientes devem ser aconselhados a evitar alimentos que contenham tiramina (por exemplo, queijo envelhecido, salsichas tais como salsichas e salame, chucrute, molho de soja, cerveja ou vinho tinto) ou histamina (por exemplo, gaiado, atum, cavala, salmão) durante o tratamento com isoniazida.
Qual é o efeito secundário mais comum da isoniazida?
Os efeitos secundários comuns podem incluir: dormência, formigueiro, ou dor ardente nas mãos ou pés; náuseas, vómitos, perturbação do estômago; ou. testes de função hepática anormal.
Posso beber café enquanto tomo isoniazida?
Pode tomar o seu medicamento com leite, água, sumo, refrigerante, café ou chá. Se o seu medicamento perturbar o seu estômago, tome-o com comida. Se estiver a tomar um antiácido (como Maalox, Mylanta), tome-o 1 hora antes ou 2 horas depois de tomar o seu INH.
Posso tomar ibuprofeno com isoniazida?
Não foram encontradas interacções entre o ibuprofeno e a isoniazida. Isto não significa necessariamente que não haja interacções. Consulte sempre o seu prestador de cuidados de saúde.
Isoniazid é o mesmo que rifampicina?
Isoniazida e rifampicina são antibióticos que combatem as bactérias. Isoniazida e rifampicina é um medicamento combinado utilizado para tratar a tuberculose (TB). A isoniazida e a rifampicina também podem ser utilizadas para fins não enumerados neste guia de medicamentos.
A isoniazida pode causar danos nos nervos?
A neuropatia periférica é um efeito adverso raro associado à isoniazida, e ocorre após a utilização a longo prazo deste medicamento [1]. Geralmente apresenta paraestesias que podem ser acompanhadas por dores musculares, ocasionalmente fraqueza muscular, e podem progredir para sintomas mais graves, tais como ataxia. [1].
Porque é que isoniazida e rifampicina são dadas em conjunto?
A combinação de rifampicina e isoniazida é utilizada para tratar a infecção por tuberculose (TB). Pode ser tomada sozinha ou com um ou mais medicamentos para a tuberculose. A rifampicina pertence a uma classe de medicamentos chamada antibióticos e funciona para matar ou prevenir o crescimento de bactérias.
Conseguirá alguma vez ver-se livre da tuberculose latente?
O tratamento é a única forma de eliminar as bactérias TB do seu corpo. O tratamento da tuberculose latente é geralmente mais curto do que o tratamento da tuberculose activa e envolve menos medicação. Todas estas são boas razões para tratar as bactérias de TB latentes enquanto se está saudável e antes de ter a oportunidade de acordar.
Que medicamentos tratam a tuberculose latente?
- Três meses de isoniazida mais rifapentina uma vez por semana (3HP)
- Quatro meses de rifampicina diariamente (4R)
- Três meses de isoniazida diariamente mais rifampicina (3HR)
Como é que a isoniazida causa neuropatia periférica?
Em segundo lugar, INH inibe a enzima piridoxina fosfoquinase; esta enzima é necessária para activar a piridoxina ao fosfato piridoxal 5′-, o co-factor em muitas reacções “dependentes da piridoxina”. A deficiência funcional de piridoxina é o mecanismo provável da neuropatia periférica induzida por INH.
Quais são os sinais e sintomas clínicos da toxicidade da isoniazida?
Os primeiros sinais e sintomas de toxicidade da isoniazida podem aparecer dentro de 30 minutos a duas horas após a ingestão e podem incluir náuseas, vómitos, erupções cutâneas, febre, ataxia, fala arrastada, neurite periférica, tonturas e estupor. 3 Estes sintomas são frequentemente seguidos de grandes convulsões e coma.
A isoniazida pode causar perda auditiva?
A estreptomicina não foi incluída em nenhum destes regimes, todos os 7 pacientes com ototoxicidade utilizaram isoniazida e houve uma inversão da perda auditiva em 2 destes pacientes após a descontinuação da isoniazida.
Que vitaminas devo tomar com isoniazida?
A suplementação com vitamina B6 (piridoxina)durante a terapia com isoniazida (INH) é necessária em alguns pacientes para prevenir o desenvolvimento de neuropatia periférica.
A isoniazida deixa-o cansado?
Se este medicamento o fizer sentir muito cansado ou muito fraco; ou causar falta de jeito; desequilíbrio; perda de apetite; náuseas; dormência, formigueiro, ardor, ou dor nas mãos e pés; ou vómitos, consulte imediatamente o seu médico.
Que drogas interagem com a isoniazida?
A isoniazida interage principalmente com anticonvulsivos, teofilina, benzodiazepinas, paracetamol (acetaminofeno) e alguns alimentos. As fluoroquinolonas podem ter alterações na absorção devido a uma variedade de agentes, especialmente cátions metálicos.
Que tipo de antibiótico é a isoniazida?
A Isoniazida pertence a uma classe de drogas chamadas agentes de antituberculose. Funciona matando as bactérias que causam a tuberculose.
O que acontece se beber álcool enquanto estiver a tomar isoniazida?
Evitar o álcool enquanto se toma isoniazida. O álcool pode aumentar o risco de lesões hepáticas durante o tratamento com isoniazida. O álcool também pode agravar os efeitos secundários da isoniazida. Contacte o seu médico se sentir rubor, calafrios, dores de cabeça, náuseas, vómitos, e diarreia.
Posso tomar aspirina com isoniazida?
Não foram encontradas interacções entre a aspirina de dose baixa e a isoniazida. Isto não significa necessariamente que não haja interacções. Consulte sempre o seu prestador de cuidados de saúde.