Pode a risperidona ser tomada durante a gravidez?


Pode a risperidona ser tomada durante a gravidez? Uma vez que não houve estudos adequados e bem controlados dos efeitos fetais da utilização de risperidona em mulheres grávidas, a risperidona só deve ser utilizada durante a gravidez se o benefício para a mãe justificar o risco potencial para o feto. Risco para o lactente durante a lactação.

A risperidona pode causar abortos espontâneos?

A toma de risperidona durante a gravidez pode causar aborto espontâneo? Um pequeno estudo de 116 mulheres que tomaram risperidona durante a gravidez descobriu que tinham uma maior probabilidade de abortar em comparação com as mulheres que não tomaram risperidona.

Que categoria de gravidez é risperidone?



Droga Categoria de Gravidez da FDA* 9228876764529
Risperidone (Risperdal)
Tioridazina (Mellaril)‡
Tiotixeno (Navane)
Trifluoperazina (Stelazine)‡

Que antipsicóticos são seguros para a gravidez?

Os antipsicóticos mais utilizados na gravidez são a olanzapina, a risperidona e a quetiapina, e não parecem causar danos congénitos consistentes ao feto. Não foram notificados padrões específicos de malformações de órgãos fetais ou membros associados a estes fármacos.



O que é que posso tomar para a ansiedade durante a gravidez?

Os SSRIs são geralmente considerados uma opção durante a gravidez, incluindo citalopram (Celexa) e sertralina (Zoloft).

Quão seguro é o risperidone?

Risperidona é um novo antipsicótico seguro e eficaz com alta afinidade de ligação para receptores de serotonina e dopamina. Foram realizados vários ensaios clínicos controlados bem concebidos para estabelecer a eficácia antipsicótica da risperidona.

Pode a risperidona causar infertilidade nas mulheres?

Nas mulheres, leva a anomalias menstruais, galactorreia, infertilidade e disfunção sexual. Nos homens, pode causar disfunção eréctil, diminuição da libido e ginecomastia. [2-3]. Muitas condições fisiopatológicas podem causar hiperprolactinemia, tais como gravidez, efeitos secundários de drogas ou hipotiroidismo.

O escitalopram é seguro durante a gravidez?

De um modo geral, a sertralina (talvez a conheça melhor como Zoloft) e o escitalopram parecem ser uma opção razoavelmente segura para utilização durante a gravidez. Um grande estudo concluiu que a sertralina parece ter a menor quantidade de risco associado quando utilizada durante o primeiro trimestre.

Pode a medicação para a ansiedade ser tomada durante a gravidez?

Enquanto as benzodiazepinas são da categoria D, os medicamentos para a ansiedade a longo prazo, tais como Prozac e Zoloft são frequentemente descritos como “provavelmente seguros”, os antidepressivos tricíclicos e a buspirona também podem ser seguros durante a gravidez.



O que significa Gravidez de Categoria C?

Categoria CEstudos de reprodução animal mostraram um efeito adverso no feto e não existem estudos adequados e bem controlados no ser humano, mas os potenciais benefícios podem justificar o uso do medicamento em mulheres grávidas apesar dos riscos potenciais.

Pode a medicação para a esquizofrenia ser tomada durante a gravidez?

Resultados: A maioria dos medicamentos antipsicóticos utilizados para tratar a esquizofrenia parecem ser relativamente seguros para utilização durante a gravidez e a lactação. Conclusões: Parece haver um risco acrescido para a mãe e o feto/infante por não tratar a esquizofrenia durante a gravidez e o puerpério.

Como é tratada a psicose na gravidez?

Medicação antipsicótica

Na prática clínica, os agentes neurolépticos de maior potência como o haloperidol (Haldol), a perfenazina (Trilafon) e a trifluoperazina (Stelazine) são recomendados sobre os agentes de menor potência na gestão de mulheres grávidas com doença psiquiátrica.






Qual é o medicamento antipsicótico mais seguro?

A clozapina e a olanzapina têm o efeito terapêutico mais seguro, enquanto o efeito secundário da neutropenia deve ser monitorizado através de 3 controlos semanais do sangue. Se a esquizofrenia tiver sido remediada e se os doentes demonstrarem boa adesão, os efeitos adversos podem ser controlados.

Porque é que a minha ansiedade é tão má durante a gravidez?

Causas de ansiedade durante a gravidez

Algumas mulheres sentem uma diminuição dos seus sintomas durante a gravidez, mas a sua ansiedade pode agravar-se. Afinal, nem tudo o que o faz sentir ansioso está sob o seu controlo. As alterações hormonais durante a gravidez podem afectar os químicos cerebrais. Isto pode causar ansiedade.


Que antidepressivos se podem tomar durante a gravidez?



  • Fluoxetina (Prozac, Sarafem)
  • Citalopram (Celexa)
  • Sertralina (Zoloft)
  • Amitriptilina (Elavil)
  • Desipramina (Norpramina)


  • Nortriptyline (Pamelor)
  • Bupropiona (Wellbutrin)

Um obstetra pode prescrever medicamentos para a ansiedade?

As mulheres são mais susceptíveis do que os homens de sofrer de perturbações afectivas e de ansiedade,1 e são os prestadores de cuidados primários, incluindo obstetras/ginecologistas, que escrevem a maioria das prescrições de ansiolíticos e antidepressivos.

A risperidona pode afectar a fertilidade?

Não existem estudos que analisem os possíveis riscos de gravidez quando um pai ou doador de esperma utiliza risperidona. No entanto, alguns homens que utilizam risperidona podem ter níveis mais elevados de prolactina hormonal, o que pode interferir com a fertilidade.

1 mg de Risperdal é demasiado?



A dose ideal é de 1 mg uma vez por dia para a maioria dos pacientes. No entanto, alguns doentes podem beneficiar de 0,5 mg uma vez por dia, enquanto outros podem necessitar de 1,5 mg uma vez por dia.

O risperidone é um comprimido para dormir?

Estes medicamentos são conhecidos como antipsicóticos atípicos. Incluem aripiprazole (Abilify), olanzapina (Zyprexa), quetiapina (Seroquel), risperidona (Risperdal) e outros. As drogas fazem muitas vezes as pessoas sonolentas, mas há poucas provas de que elas realmente as ajudem a cair ou a permanecer adormecidas.

O risperidone afecta os seus períodos?

Um dos principais efeitos secundários conhecidos da risperidona é que pode aumentar os níveis de uma hormona chamada prolactina, que nos homens pode levar ao desenvolvimento da mama, ou nas mulheres à perturbação do ciclo menstrual e descarga do mamilo.

O risperidone pode fazer com que o seu período se atrase?

Este medicamento pode aumentar uma certa substância natural (prolactina) que o seu corpo produz. Para as mulheres, este aumento de prolactina pode resultar em leite materno indesejado, períodos perdidos ou interrompidos, ou dificuldade em engravidar.

A risperidona pode afectar os espermatozóides?

O impacto da risperidona, um potente antagonista alfa-receptor(1)-receptor, no sistema adrenérgico poderia induzir a ejaculação retrógrada alterando o tom simpático, permitindo que o sémen passasse retrógrado para a bexiga durante a ejaculação.

Devo deixar de tomar antidepressivos durante a gravidez?

As mulheres que tomam antidepressivos, tais como inibidores selectivos da recaptação de serotonina (SSRIs), durante a gravidez podem preocupar-se se os medicamentos podem causar defeitos congénitos. Há boas notícias nesta frente. Osborne diz que geralmente não há necessidade de afinar os fármacos durante a gravidez.

A toma de antidepressivos pode causar abortos espontâneos?

Conclusões: O uso de antidepressivos no primeiro trimestre está associado a um risco acrescido de aborto em comparação com mulheres não expostas ou não deprimidas, mesmo depois de contabilizados os abortos induzidos.

A ansiedade pode causar abortos espontâneos?

Embora o stress excessivo não seja bom para a saúde em geral, não há provas de que o stress cause abortos espontâneos. Cerca de 10-20 por cento das gravidezes conhecidas terminam em abortos espontâneos.

Posso tomar Ativan durante a gravidez?

Contudo, o Ativan não é recomendado durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, quando o feto se encontra numa fase vulnerável de desenvolvimento. Foi relatado um risco ligeiramente superior à média de defeitos congénitos com Ativan, bem como um risco de complicações pós-natais para o bebé.