Pode um aprendiz reclamar o despedimento sem justa causa?


Pode um aprendiz reclamar um despedimento sem justa causa? Como é que um aprendiz difere de um empregado regular? Um aprendiz será normalmente um empregado. Por conseguinte, beneficiará de todos os direitos conexos, tais como o direito a reclamar despedimento sem justa causa (sujeito a ter estado empregado durante pelo menos 2 anos) e a protecção contra a discriminação.

Que direitos de emprego têm os aprendizes?

A maioria dos aprendizes modernos são classificados como empregados, o que lhes dá direito a uma vasta gama de direitos laborais estatutários, incluindo: pelo menos 20 dias de férias pagas por ano (mais feriados); pelo menos o Salário Mínimo Nacional para aprendizes; pausas para descanso; protecção da saúde e segurança; e um contrato de emprego ou formação….

Pode um aprendiz ser despedido por má conduta grave?

Se tiver um contrato de aprendizagem, só pode ser despedido nos casos mais graves. Contudo, se estiver empregado ao abrigo de um contrato de aprendizagem, é tratado da mesma forma que qualquer outro empregado. Isto significa que pode ser despedido por má conduta e problemas de desempenho.

Um aprendiz pode ser disciplinado?

Para o aprendiz moderno com menos de dois anos de serviço, desde que não existam características protegidas ou razões especiais, podem ser despedidos, embora devam ainda seguir os procedimentos disciplinares e de despedimento estabelecidos no contrato de aprendizagem, caso contrário correm o risco de violar o contrato.

A que é que um aprendiz tem direito?

Direitos e responsabilidades dos aprendizesOs aprendizes têm os mesmos direitos que os outros empregados. Têm direito a um contrato de trabalho e a um mínimo de 20 dias de férias pagas por ano, mais feriados públicos.

Como é rescindido um contrato de aprendizagem?

(2) Qualquer das partes de um contrato de aprendizagem pode apresentar um pedido ao consultor de aprendizagem para rescisão do contrato, e quando tal pedido for feito, uma cópia do pedido será enviada por correio à outra parte do contrato.

Um estágio conta como emprego?

Quando uma entidade patronal contrata um aprendiz, este aceita essencialmente um empregado. Os aprendizes têm os mesmos direitos de empregado que qualquer outra pessoa, excepto que existe um fim pré-estabelecido para esse emprego, estabelecido no contrato de aprendizagem.

Um aprendiz pode mudar de empregador?

Posso completá-lo com outro empregador? Pode retomar a sua aprendizagem ou estágio com outro empregador. Você e o seu novo empregador assinarão um novo contrato de formação e ser-lhe-á pedido que complete outro período de estágio.



O que deve fazer em caso de despedimento sem justa causa?

Se acredita que a sua entidade patronal o despediu injustamente, deve tentar recorrer ao abrigo dos procedimentos disciplinares ou de despedimento da sua entidade patronal. Se isto não funcionar, poderá recorrer para um Tribunal de Trabalho.

O que acontece se eu suspender a minha aprendizagem?

O empregador é responsável pela maior parte da formação dos seus aprendizes. … Por exemplo, um prestador de formação pode contribuir para o custo de uma residência se o aprendiz falhar um elemento teórico da formação. Um EPAO pode oferecer uma ou mais resistências no preço inicial do contrato.

Pode um aprendiz ser dispensado?

Não se pode simplesmente despedir um aprendiz ou estagiário ou retirá-los de um posto de aprendizagem ou de formação para outro emprego. Há um processo legal que deve ser seguido e o contrato de formação deve ser oficialmente cancelado.

Pode um aprendiz ser dispensado?

Pode um aprendiz ser despedido? … Existe um corpo substancial de opiniões jurídicas que sugere que o direito contratual protege explicitamente os aprendizes do despedimento. Que despedir um aprendiz colocaria o empregador em situação de violação de contrato.



Um aprendiz pode ter um contrato a prazo fixo?

Embora se possa pensar que os aprendizes são meros empregados com contratos a termo certo, na realidade não é esse o caso. … Nem pode um empregador rescindir o contrato despedindo o aprendiz, a menos que o despedimento seja devido ao encerramento da empresa do empregador.

Pode um aprendiz reclamar Crédito Universal?

Em termos de Crédito Universal e aprendizagem, pode reclamar Crédito Universal enquanto estiver numa aprendizagem “reconhecida”. A orientação da DWP diz que isto significa que deve: ter um prestador de formação designado. estar a trabalhar para uma qualificação reconhecida.

Há algum benefício para os aprendizes?

Os aprendizes têm direito a reclamar benefícios, mas o montante dependerá das suas circunstâncias individuais. Existem diferentes benefícios disponíveis, tais como o Crédito Universal para apoiar pessoas com baixos rendimentos, mas terá de verificar os critérios e a elegibilidade antes de se candidatar.

Que três elementos deve conter um contrato de aprendizagem?

  • O contrato de aprendizagem deve conter:


  • Emprego e duração da formação.
  • Programa de estágio e aprendizagem.
  • Número de horas de formação fora do local de trabalho.


  • Condições de trabalho e salário.

Em que circunstâncias é rescindido um contrato de aprendizagem?

O contrato de aprendizagem é rescindido no final do período de formação. … Se estiver convencido de que as partes do contrato ou qualquer uma delas cumpriu ou não cumpriu os termos e condições do contrato e for desejável, no interesse das partes ou de qualquer uma delas, rescindir o contrato.

Quais são as razões para o fim da aprendizagem por parte do aprendiz?

  • Conduta imprópria tão grave que o aprendiz é efectivamente impossível de ser ensinado;
  • Doença tão grave que impede o aprendiz de aprender o ofício; ou.


  • Encerramento do negócio ou uma mudança fundamental na natureza do negócio.

Pode um contrato de formação ser rescindido?

Um contrato de formação só pode ser rescindido por má conduta grave, incapacidade ou falência do empregador. Os contratos de formação também têm frequentemente uma cláusula de rescisão (tal como falha do GDL ou LPC). Os casos de despedimento de aprendizes são raros.

Tenho de reembolsar a minha aprendizagem?

Tem de reembolsar algum dinheiro? Não. Ao contrário do que acontece na universidade, não terá de reembolsar nenhum dinheiro por ter abandonado a sua aprendizagem antes da conclusão. Segundo as novas regras de financiamento, os empregadores já não podem pedir aos aprendizes que paguem os custos de formação, exames ou outras actividades.

Qual é o salário de aprendizagem 2021?

Em Abril de 2021 estão:

Aprendizes menores de 19 anos: £4,30 por hora. Idade 16-17 – £4,62 por hora. Idade 18-20: £6,56 por hora. Idade 21-22 anos: £8,36 por hora.

Quanto é que o governo paga pelos aprendizes?



pode reservar financiamento governamental para um máximo de 10 aprendizes. Por cada aprendiz pagará 5% do custo da formação e o governo pagará os restantes 95%.

É ilegal deixar um aprendiz sozinho?

Muitas empresas também desconhecem que os jovens trabalhadores não devem ser deixados sem supervisão. Estão também protegidas pela Lei da Igualdade 2010, o que torna ilegal a discriminação contra empregados, candidatos a emprego e aprendizes devido à sua idade, incluindo os jovens trabalhadores.

Quantas horas é que um aprendiz tem de trabalhar?

Os aprendizes devem trabalhar um mínimo de 30 horas por semana e um máximo de 40 horas por semana. Isto inclui o tempo passado fora do trabalho numa faculdade ou em formação. O seu empregador pode concordar com estágios a tempo parcial, com um mínimo de 16 horas por semana.

Como posso provar o despedimento sem justa causa?

Para provar que um despedimento foi automaticamente injusto, devem ser identificadas as razões que levaram o empregador a despedir o empregado e deve ser estabelecido que o empregador foi motivado por uma ou mais das razões enumeradas para se ver livre do empregado.

Preciso de um advogado de despedimento injusto?



Os potenciais requerentes que pretendam apresentar uma queixa por despedimento sem justa causa devem primeiro contactar a ACAS para iniciar a conciliação antecipada. … Antes desta etapa, porém, um potencial requerente deve procurar aconselhamento jurídico, em particular para ver se um advogado especializado em emprego pode oferecer um acordo No Win, No Fee.