Poderiam existir planetas-cubo?
Não é possível a menos que o planeta seja feito de unobtainum. Se tivesse, por exemplo, um planeta em forma de cubo com um centro líquido, teria uma grande pressão sobre o interior líquido do planeta aplicada pelos cantos do cubo, que funcionaria efectivamente como montanhas gigantes.
Porque é que a Terra não é um cubo?
Em qualquer planeta dado, a gravidade puxa igualmente de todos os lados para o seu centro. Isto explica a sua forma esférica. Assim, porque a Terra em que vivemos é uma esfera, e a sua atracção gravitacional é a mesma para onde quer que se vá, significa que enquanto se estiver de pé sobre uma superfície plana, estará de pé direito e em pé.
É possível ter um planeta quadrado?
Por mais frio que um planeta cúbico fosse, eles simplesmente não podem existir. Bem, correcção, um planeta cúbico poderia provavelmente ser concebido por uma civilização inclinada a assimilar toda a vida na galáxia, mas a questão é que um planeta quadrado não se formará sem ajuda externa.
E se o Sol explodisse?
O Sol tornar-se-á mais quente e mais brilhante, e começará a expandir-se. Durante este processo, perderá as suas camadas exteriores para o cosmos, o que levará à criação de outras estrelas e planetas da mesma forma que a violenta explosão do Big Bang criou a Terra.
Existem planetas que não sejam redondos?
Embora todos os planetas do nosso sistema solar sejam agradáveis e redondos, alguns são mais redondos do que outros. Mercúrio e Vénus são os mais redondos de todos…
Existem planetas que não sejam esferas?
Ditado WASP-103b, o planeta parece estar empenado devido às enormes forças das marés causadas pela sua estrela hospedeira. Tal como a gravidade da Lua puxa sobre a Terra, a estrela hospedeira do WASP-103b está tão próxima do planeta que exerce uma força de maré espantosa.
Pode existir um planeta em forma de donut?
Um planeta de donuts, também conhecido como planeta toróide, é um tipo teórico de planeta que se assemelha a um donut, e não a uma esfera típica. Embora seja extremamente improvável que um planeta de donuts exista naturalmente em qualquer parte do universo, é de facto possível que tal planeta exista.
O que aconteceria se a Terra parasse de rodar durante 1 segundo?
No equador, o movimento de rotação da terra é mais rápido, cerca de mil quilómetros por hora. Se essa moção parasse subitamente, o ímpeto enviaria coisas a voar para leste. As rochas e oceanos em movimento causariam terramotos e tsunamis. O ambiente ainda em movimento iria percorrer paisagens.
Para mais perguntas, ver O que é a preparação de exemplos?
E se a Terra tivesse anéis?
Os anéis reflectiriam provavelmente tanta luz solar que o planeta nunca mergulharia completamente na escuridão, mas permaneceria num suave crepúsculo mesmo nas profundezas da noite. Durante o dia, os anéis poderiam provocar o aumento dos níveis de luz na Terra. [fonte: Atkinson].
O que aconteceria se a Terra fosse cortada ao meio?
Como a Terra é cortada metodicamente ao meio, o seu manto e núcleo ficariam expostos ao vácuo do espaço, causando terramotos maciços que seriam sentidos em todo o planeta. Nesta altura, o número de mortos já estaria nos milhões.
O que aconteceria se não houvesse lua?
É a atracção da gravidade da Lua na Terra que mantém o nosso planeta no seu lugar. Sem a Lua estabilizar a nossa inclinação, é possível que a inclinação da Terra possa variar enormemente. Passaria de nenhuma inclinação (significando nenhuma estação do ano) para uma grande inclinação (significando clima extremo e até mesmo a idade do gelo).
Quanto tempo até à morte do nosso sol?
Segundo um estudo publicado na revista Nature Astronomy no início deste ano, o Sol ‘morrerá’ dentro de cerca de 10 mil milhões de anos. As estrelas, como o Sol, começam a ‘morrer’ quando queimam todo o seu combustível hidrogénio. Nesta altura, expandem-se e tornam-se uma espécie de estrela muito grande chamada gigante vermelha.
E se o Sol morresse?
Depois de o Sol esgotar o hidrogénio no seu núcleo, este inchará até se transformar num gigante vermelho, consumindo Vénus e Mercúrio. A Terra tornar-se-á uma rocha queimada, sem vida, despojada da sua atmosfera, os seus oceanos fervidos… Os astrónomos não têm a certeza exacta de quão perto a atmosfera exterior do Sol estará da Terra.
A Terra é um dodecaedro?
É por isso que a terra empírica é um dodecaedro enquanto a verdadeira terra é uma esfera.
A terra é um hexágono?
A Terra tem um diâmetro de 12.742 quilómetros (7.917,5 milhas) – duas Terras poderiam caber no interior do hexágono, com espaço de sobra. Também roda aproximadamente à mesma velocidade que o próprio planeta, indicando que a estrutura está ligada à rotação do planeta, tal como a corrente de jacto frontal polar aqui na Terra.
Qual é a verdadeira forma da Terra?
Uma vez que a Terra é achatada nos pólos e convexa no equador, a geodésia representa a forma da Terra como um esferóide achatado.
Será que todos os planetas têm gravidade?
Sim! Tudo o que tem massa tem gravidade. Quanto mais massa algo tem (quanto maior for), mais gravidade tem. Portanto, tudo à nossa volta (incluindo todos os planetas) tem gravidade!
Será que a lua roda?
Agora fazia tanto sentido! A lua gira no seu eixo. Uma rotação demora cerca de uma revolução à volta da Terra. Se a lua rodasse rapidamente (várias vezes por mês) ou não rodasse de todo, a Terra seria exposta a todos os lados da lua (ou seja, várias visões diferentes).
Qual é a idade da Terra?
4,543 milhões de anos
Porque é que Plutão não é um planeta?
Plutão é agora classificado como um planeta anão porque, embora seja suficientemente grande para se tornar esférico, não é suficientemente grande para exercer o seu domínio orbital e limpar a vizinhança em torno da sua órbita…
Todos os planetas são esferoides?
Nenhum dos planetas do nosso sistema solar são esferas perfeitas, nem, aliás, o nosso sol. Todos esses corpos poderiam ser descritos com maior precisão como “esferóides achatados”. Objectos com esta forma sobressaem ligeiramente no meio.
Em que ano é que a Terra será destruída?
Isto significa que a Terra continuará provavelmente a ser vaporizada pela estrela em crescimento. Mas não se preocupe, esta destruição abrasadora da Terra está longe: cerca de 7590 milhões de anos no futuro, de acordo com algumas estimativas.
E se a Terra tivesse duas luas?
As consequências de uma segunda lua em órbita da Terra dependem de quão maciça é essa lua e de quão longe da Terra ela orbita. O efeito mais óbvio seria que as marés oceânicas seriam alteradas. As marés podem ser mais pequenas ou mais altas, e pode haver mais de duas marés altas por dia.
Para mais perguntas, ver Quando é que a camille morreu nos originais?
O que aconteceria se a Terra entrasse num buraco negro?
O nosso ambiente começaria a ser sugado para fora. E depois grandes pedaços da Terra rasgar-se-iam e seguiriam o exemplo. Se a Terra conseguisse cair na órbita do buraco negro, experimentaríamos um aquecimento por maré. A forte atracção gravitacional desigual sobre a Terra deformaria continuamente o planeta.
Pode um planeta desfazer-se?
A maioria dos planetas podem existir durante muito, muito tempo, mas não podem durar para sempre. Estrelas famintas e vizinhos planetários violentos podem destruir completamente um mundo, enquanto impactos e vulcanismo excessivo podem esterilizar um mundo habitável, despojando o planeta da sua água.
Será que a Terra tinha 2 luas?
A resposta simples é que a terra tem apenas uma lua, a que chamamos “a lua”. É o maior e mais brilhante objecto no céu nocturno, e o único corpo no sistema solar para além da Terra que os humanos visitaram nos nossos esforços de exploração espacial. A resposta mais complexa é que o número de luas tem variado ao longo do tempo.
Será que sobreviveríamos se a Terra tivesse anéis como Saturno?
Mesmo num cenário hipotético, os anéis da Terra não poderiam eclipsar os de Saturno – literalmente. “A composição dos anéis [da Terra] seria diferente”, explica Ahrens. “A maior parte dos Saturno são rochas e gelo. O gelo não sobreviveria onde estamos no Sistema Solar, por isso a maioria dos nossos anéis seriam baseados em ferro e pó.
Quanto tempo mais podemos viver na Terra?
O resultado: a Terra tem pelo menos 1,5 mil milhões de anos para sustentar a vida, os investigadores relatam este mês em Cartas de Investigação Geofísica. Se os humanos durassem tanto tempo, a Terra seria geralmente desconfortável para eles, mas habitável em algumas áreas logo abaixo das regiões polares, sugere Wolf.
Quão fria seria a Terra sem o sol?
Para nós, na Terra, é a fonte da vida. Mesmo na Antárctida, o lugar mais frio do nosso planeta, as temperaturas raramente descem abaixo dos 50 °C negativos. Sem a radiação solar, a temperatura da Terra seria muito mais fria. Sem a radiação solar, a temperatura em qualquer lugar próximo do zero absoluto seria de 273°C negativos. A vida nunca teria continuado, nem mesmo vindo à existência.
Podemos sobreviver sem o sol?
Todas as plantas morreriam, e eventualmente todos os animais que dependem das plantas para se alimentarem, incluindo os humanos, também morreriam. Enquanto alguns humanos inventivos poderiam sobreviver numa Terra sem o Sol durante vários dias, meses, ou mesmo anos, a vida sem o Sol acabaria por se revelar impossível de sustentar na Terra.
Quanto tempo seria um dia sem a Lua?
Sem a lua, um dia na terra duraria apenas seis a doze horas. Pode haver mais de mil dias num ano! Isto porque a rotação da Terra abranda com o tempo graças à força gravitacional, ou puxada, da lua, e sem ela, os dias passariam num piscar de olhos.
Que planeta se despenhou sobre a Terra?
Teia é um hipotético planeta antigo no início do Sistema Solar que, de acordo com a hipótese de impacto gigantesco, colidiu com a Terra primitiva há cerca de 4,5 mil milhões de anos, e alguns dos detritos ejectados resultantes foram recolhidos para formar a Lua.
Será que precisamos da Lua para sobreviver?
A lua influencia a vida tal como a conhecemos na Terra. Influencia os nossos oceanos, o tempo e as horas dos nossos dias. Sem a lua, as marés cairiam, as noites seriam mais escuras, as estações mudariam e a duração dos nossos dias seria alterada.
Será que o sol vai parar de arder?
Dentro de cerca de 5,5 mil milhões de anos, o Sol ficará sem hidrogénio e começará a expandir-se à medida que que queima hélio… Passará de um gigante amarelo a um gigante vermelho, expandindo-se para além da órbita de Marte e vaporizando a Terra, incluindo os átomos que o compõem.
Irá o sol explodir em 2022?
Felizmente para nós aqui na Terra, a erupção a 15 de Fevereiro de 2022 ocorreu do outro lado do Sol, o lado oposto ao nosso planeta. Mas a ESA e a NASA prevêem que são possíveis tempestades geomagnéticas nos próximos dias, uma vez que a região activa do sol responsável pela explosão gira na nossa direcção.
Em que ano é que o sol vai explodir?
Mas dentro de cerca de 5 mil milhões de anos, o sol ficará sem hidrogénio. A nossa estrela encontra-se actualmente na fase mais estável do seu ciclo de vida e tem estado desde a formação do nosso sistema solar há cerca de 4,5 mil milhões de anos.
Para mais questões, ver As regras são permitidas nos aviões?
Quem descobriu o dodecaedro?
Quando Hippasus de Metapontus (a quem é creditada a descoberta do dodecaedro) divulgou o segredo da existência do irracional, foi atirado ao rio e afogado. Phi, expresso em cerca de 20.000 lugares, é impresso na superfície do quadro.
Porque é que o dodecaedro é especial?
Enquanto o dodecaedro regular partilha muitas características com outros sólidos platónicos, uma propriedade única é que se pode começar por um canto da superfície e traçar um número infinito de linhas rectas através da figura que regressam ao ponto original sem cruzar quaisquer outros cantos.
O universo tem a forma de um dodecaedro?
O modelo padrão da cosmologia prevê que o universo é infinito e plano. Contudo, cosmólogos em França e nos EUA sugerem agora que o espaço pode ser finito e ter a forma de um dodecaedro….
O universo é um donut?
Em vez de ser infinito em todas as direcções, como sugere a teoria mais em voga, o universo poderia ser radicalmente mais pequeno numa direcção do que nas outras. Como resultado, pode até ter a forma de um donut.
Será a Terra uma esfera perfeita?
Embora o nosso planeta seja uma esfera, não é uma esfera perfeita. Devido à força gerada quando a Terra gira, os pólos norte e sul são ligeiramente planos. A rotação da Terra, o movimento de oscilação e outras forças estão a fazer com que o planeta mude de forma muito lentamente, mas continua a ser redondo. Como se move a Terra?
Está a chover diamantes em Saturno?
Cerca de 10 milhões de toneladas de diamantes chovem em Saturno todos os anos. A nova molécula é relativamente pesada e quando é atraída pela gravidade do planeta, começa a ser puxada para baixo.
O que há de tão especial em Titan?
Titã é maior que a lua da Terra e ainda maior que o planeta Mercúrio. Esta lua gigantesca é a única lua do sistema solar com uma atmosfera densa, e é o único outro mundo além da Terra que tem corpos líquidos em pé, incluindo rios, lagos e mares, na sua superfície.
Será Saturno o único planeta com um anel?
Tal como o gigante do gás Júpiter, Saturno é uma bola maciça composta principalmente de hidrogénio e hélio. Saturno não é o único planeta a ter anéis, mas nenhum é tão espectacular ou tão complexo como o de Saturno. Saturno também tem dezenas de luas.
Existem imagens de toda a Terra?
A NASA lançou a primeira imagem da Terra em 43 anos. A imagem, que vem de uma câmara a bordo do Observatório do Clima do Espaço Profundo (DSCOVR), é a primeira imagem da Terra inteira a ser vista desde 1972.
Será que temos uma imagem completa da Terra?
Há 43 anos que não se tira um retrato completo da Terra, até agora. Hoje (20 de Julho) a NASA lançou uma imagem do Observatório do Clima do Espaço Profundo (DSCOVR), marcando a primeira imagem da Terra em disco completo lançada pela agência espacial desde a era Apollo.
Porque é que a Terra é chamada um único planeta?
A Terra é um planeta único no sistema solar porque, as condições favoráveis para sustentar a vida só se encontram na Terra. A terra não é nem demasiado quente nem demasiado fria. Há água e ar nele, que são muito importantes para a nossa sobrevivência.
Será que o sol roda?
O Sol gira no seu eixo uma vez a cada 27 dias. Esta rotação foi detectada pela primeira vez através da observação do movimento das manchas solares. O eixo de rotação do Sol é inclinado cerca de 7,25 graus em relação ao eixo da órbita da Terra, pelo que vemos mais do pólo norte do Sol em Setembro de cada ano e mais do seu pólo sul em Março.
Será que todos os planetas rodam?
Todos os planetas giram em torno do sol na mesma direcção e quase no mesmo plano. Além disso, todos eles rodam na mesma direcção geral, com a excepção de Vénus e Urano. Pensa-se que estas diferenças resultam de colisões que ocorreram tardiamente na formação dos planetas.