Porque é que a arquitectura gótica se desenvolveu?
O estilo gótico original foi realmente desenvolvido para trazer o sol à vida das pessoas, e especialmente às suas igrejas.
Como é que o gótico se desenvolveu?
A arquitectura gótica começou no início do século XII no noroeste da França e Inglaterra e espalhou-se por toda a Europa Latina no século XIII; por volta de 1300, tinha-se desenvolvido um primeiro “estilo internacional” gótico, com características de design comuns e linguagem formal.
Qual é o principal objectivo da arte gótica?
A escultura gótica estava intimamente ligada à arquitectura, uma vez que era utilizada principalmente para decorar o exterior de catedrais e outros edifícios religiosos. As primeiras esculturas góticas eram figuras de pedra de santos e a Sagrada Família era utilizada para decorar as portas, ou portais, das catedrais em França e noutros locais.
Porque é que a arquitectura gótica era importante?
Este estilo arquitectónico surgiu devido às restrições, aos limitados materiais de construção e à engenharia “de ponta” da era medieval. Como resultado, a arquitectura gótica teve impacto no design de igrejas, castelos e em toda a Europa. Antes da Idade Média, a arquitectura era utilitária e prática.
Onde começou a arquitectura gótica?
Os radiantes “raios” de luz que irradiavam através do vidro deram ao movimento o seu nome. O arquitecto gótico Hugues Libergier começou a desenvolver o estilo na igreja da Abadia de Saint Nicaise, em Reims, França, por volta de 1231.
Quando começou a arquitectura gótica?
Século XII
Arquitectura gótica, estilo arquitectónico na Europa que durou desde meados do século XII até ao século XVI, particularmente um estilo de construção em alvenaria caracterizado por espaços cavernosos com a extensão de paredes quebradas por tabuleiros sobrepostos.
Como descreveria a arquitectura gótica?
O estilo gótico da arquitectura teve origem na Idade Média da Europa. Caracteriza-se por proporções verticais, arcos pontiagudos, contrafortes externos, e assimetria.