Porque é que a fitonadione é dada aos recém-nascidos?

Porque é que a fitonadione é dada aos recém-nascidos? PHYTONADIONE (fye toe na DYE one) é uma forma de vitamina K fabricada pelo homem. Este medicamento é utilizado para tratar a deficiência de vitamina K ou problemas de hemorragia causados por várias perturbações. Este medicamento também é administrado a recém-nascidos para prevenir a hemorragia.

Porque é que a vitamina K é dada aos recém-nascidos?

Baixos níveis de vitamina K podem causar hemorragias perigosas em recém-nascidos e bebés. A vitamina K dada à nascença proporciona protecção contra hemorragias que podem ocorrer devido aos baixos níveis desta vitamina essencial.

Por que razão é dada a Phytonadione?

NOTA: A fitonadiona oral pode ser administrada para hipoprotrombinemia devido a icterícia obstrutiva ou fístulas biliares, mas apenas se forem administrados agentes ácidos biliares ao mesmo tempo, caso contrário, a vitamina K oral não será absorvida.

Os bebés precisam realmente de vitamina K à nascença?

Sim, os peritos de saúde recomendam que todos os recém-nascidos recebam uma dose de vitamina K à nascença. Os bebés não nascem com suficiente desta importante vitamina, que é necessária para que o sangue coagule normalmente.

Onde se dá fitonadione a um recém-nascido?

Este medicamento é injectado sob a pele, num músculo ou, raramente, numa veia. É geralmente administrado por um profissional de saúde num hospital ou clínica. Em recém-nascidos, este medicamento é injectado no músculo como uma dose única pouco depois do nascimento.

Quando é que os recém-nascidos recebem vitamina K?

A Academia Americana de Pediatria recomenda que todos os recém-nascidos, quer amamentados ou alimentados com fórmula, recebam uma única injecção intramuscular de vitamina K1 (fitonadiona) numa dose de 0,5 a 1,0 miligramas pouco tempo após o nascimento (isto é normalmente dado durante a hospitalização para o parto).

Para que é utilizada a fitonadione?

A fitonadiona (vitamina K) é utilizada para prevenir hemorragias em pessoas com problemas de coagulação do sangue ou muito pouca vitamina K no corpo. A fitonadiona pertence a uma classe de medicamentos chamada vitaminas. Funciona fornecendo a vitamina K necessária para que o sangue coagule normalmente no corpo.

Como é injectada a fitonadiona?

Como utilizar a seringa de fitonadiona. Este medicamento é administrado por injecção sob a pele ou num músculo ou veia, conforme indicação do seu médico. Se este medicamento for administrado numa veia, deve ser injectado muito lentamente (não mais de 1 miligrama por minuto) para reduzir o risco de efeitos secundários graves.



Será que a vitamina K ajuda a parar a hemorragia?

A vitamina K é utilizada para prevenir e tratar certos problemas de coagulação do sangue. É também utilizada para prevenir hemorragias graves (doença hemorrágica) em recém-nascidos. A vitamina K pode ser utilizada em casos de alimentação intravenosa contínua.

Porque é que os pais recusam a vitamina K para os seus recém-nascidos?

Apenas três dos 15 bebés (20 %) com mais de 2 meses de idade o eram. As famílias podiam dar múltiplas razões para recusar a vitamina K, mas as razões mais comuns eram a crença de que não era necessário (n = 39; 53%) e o desejo de um parto natural (n = 27; 36%).

As parteiras administram injecções de vitamina K?

Durante a sua gravidez, o seu médico ou parteira deve perguntar-lhe se deseja que o seu bebé receba vitamina K por injecção ou por via oral, e eles providenciarão para lha dar. Pouco depois do nascimento, o seu bebé receberá uma injecção de vitamina K ou a primeira dose por via oral. Esta será administrada por um médico ou uma parteira.

Pode recusar a injecção de vitamina K?

Embora a injecção de vitamina K seja segura e, como recomendado pela Academia Americana de Pediatria, tem sido rotineiramente administrada a recém-nascidos desde 1961, alguns pais recusam a injecção devido a mitos e percepções erradas sobre a sua segurança.



Que vitaminas não se encontram no leite materno?

E embora o leite materno seja o alimento ideal para recém-nascidos, não contém o suficiente de dois nutrientes cruciais: vitamina D e ferro.

O que é a injecção de vitamina k1?

A injecção de vitamina K1 (emulsão de fitonadiona para injecção, USP) é indicada para as seguintes perturbações de coagulação que se devem à formação defeituosa dos factores II, VII, IX e X quando causadas por deficiência de vitamina K ou interferência com a actividade da vitamina K.

O que é a doença hemorrágica do recém-nascido?

A doença hemorrágica é um problema hemorrágico que ocorre num bebé durante os primeiros dias de vida. Os bebés nascem geralmente com baixos níveis de vitamina K, um factor essencial na coagulação do sangue. A deficiência de vitamina K é a principal causa de doença hemorrágica em recém-nascidos.

O que é que falta no leite materno?

Em geral, o leite materno humano tem sido considerado baixo em certos nutrientes nos países desenvolvidos: vitamina D, iodo, ferro, e vitamina K. Deficiências de nutrientes adicionais foram documentadas em países pobres em recursos: vitamina A, vitamina B 12, zinco e vitamina B 1/tiamina.

Por que via é administrada a vitamina K aos recém-nascidos?

Desde 1961, a Academia Americana de Pediatria (AAP) tem recomendado que uma dose única de 0,5 mg a 1,0 mg de vitamina K seja administrada por via intramuscular (IM) a todos os recém-nascidos pouco depois do nascimento para prevenir a VKDB.



Todos os bebés recebem uma injecção de vitamina K?

Sim, os bebés não têm vitamina K suficiente à nascença e estão, portanto, em risco de hemorragias graves. Por conseguinte, é muito importante que todos os bebés recebam uma injecção de vitamina K para prevenir a VKDB.

A fitonadione é segura?

A injecção de fitonadiona pode conter um ingrediente que pode causar efeitos secundários graves ou morte em bebés muito jovens ou prematuros. Não dê este medicamento a uma criança sem aconselhamento médico. Não se sabe se este medicamento irá prejudicar um bebé por nascer. Informe o seu médico se estiver grávida ou se planear engravidar.

A vitamina K1 tem efeitos secundários?

Os efeitos secundários comuns da vitamina K1 incluem tonturas, sudação e reacções no local de injecção (dor, inchaço e sensibilidade), ruborização temporária, alterações de sabor, batimento cardíaco rápido, falta de ar, ou lábio/pele/agulhas azuis. Fale com o seu médico sobre a sua recomendação individual de dosagem.



Qual é outro nome para a phytonadione?

A fitonadiona é também frequentemente chamada fitonavitamina K ou fitonadiona.

A fitonadiona é vitamina K1 ou K2?

Os dois tipos de vitamina K mais frequentemente encontrados na nossa dieta são a vitamina K1 (também chamada filoquinona ou fitonadiona) e a vitamina K2 (também chamada menaquinona).

A fitonadione é um anticoagulante?

A fitonadiona (vitamina K1) é aprovada pela FDA para deficiência de hipoprotrombinemia induzida por anticoagulantes causada por cumarina ou derivados de indanediona, hipoprotrombinemia devida a terapia antibacteriana, hipoprotrombinemia secundária a factores que limitam a absorção ou síntese de vitamina K, e outras drogas induzidas…

Que efeitos secundários graves foram relatados com a fitonadione?

Foram relatadas reacções de hipersensibilidade graves, incluindo reacções anafilactóides e morte com o uso de injecção de fitonadiona. A maioria destes casos foi associada à utilização de fitonadiona por via intravenosa.

Que tipo de vitamina K é fitonadiona?

Várias formas de vitamina K são utilizadas em suplementos dietéticos, incluindo a vitamina K1 como filoquinona ou fitonadiona (uma forma sintética de vitamina K1) e a vitamina K2 como MK-4 ou MK-7 [18].



Onde é injectada a vitamina K nos recém-nascidos?

  1. Uma única injecção na coxa no prazo de 6 horas após o nascimento; ou.
  2. 3 doses por boca: uma na primeira mamada do bebé, uma com 2 a 4 semanas de idade, e uma com 6 a 8 semanas de idade. O seu bebé deve receber as 3 doses.