Porque é que a rafe pterigomandibular é importante?


A rafe pterigomandibular é um canal importante na disseminação de tumores malignos da cabeça e do pescoço. O reconhecimento desta estrutura e da sua anatomia associada é necessário para a interpretação de imagens e subsequente tratamento de cancros da cavidade oral.

Que músculos formam a rafe pterigomandibular?

Posteriormente, o tecido glandular parotídeo curva-se medialmente à volta da parte posterior do ramo mandibular para formar um bordo posterior, enquanto anteriormente os músculos bucinador e constritor superior se unem para formar uma junção fibrosa, a rafe pterigomandibular.

O que é a rafe pterigomandibular?

A rafe pterigomandibular, também conhecida como ligamento pterigomandibular, é uma banda fibrosa da fáscia bucofaríngea que se estende desde o feixe da placa pterigóidea medial até à crista milo-hioideia da mandíbula 1.

Onde se localiza a rafe pterigomandibular?

A rafe pterigomandibular (ligamento pterigomandibular) é uma banda ligamentar da fáscia bucofaríngea, ligada superiormente ao hamulus pterigóide da placa pterigóidea medial e inferiormente à extremidade posterior da linha milo-hióidea da mandíbula.

O que é o espaço pterigomandibular?

O espaço pterigomandibular é o subcompartimento inferomedial do espaço mastigador localizado entre a mandíbula e os músculos pterigóides.

Qual é a função da rafe pterigomandibular?

Função. A rafe pterigomandibular é o ponto de encontro comum entre o músculo constritor superior da faringe e o músculo bucinador. Mantém-nos unidos, formando parte da boca.



Porque é que a rafe pterigomandibular é inervada?



Origens Hamulus pterygoidus, rafe pterigomandibular, extremidade posterior da linha milohióide da mandíbula
inserções Tubérculo faríngeo na parte basilar do osso occipital
inervação Ramos do plexo faríngeo (NC X)
Função Constrição da faringe superior durante a deglutição

Para mais perguntas, ver Os dramaturgos vão para a universidade?



O que é que o ligamento esfenomandibular faz?

A função do ligamento esfenomandibular é limitar a distensão da mandíbula numa direcção inferior. Está solto quando a articulação temporomandibular (ATM) está numa posição fechada. Está tenso porque o côndilo da mandíbula está à frente do ligamento temporomandibular.

Que músculo se origina na maxila lateral a partir da rafe pterigomandibular e da mandíbula lateral?





Origem Parte superior: processo alveolar da maxila Parte inferior: parte alveolar da mandíbula Parte posterior: rafe pterigomandibular, crista bucinadora da mandíbula
Inserção Modiolus, funde-se com os músculos do lábio superior
Função Comprime a bochecha contra os molares.
inervação Ramo bucal do nervo facial (NC VII)

Uma rafe é um tendão?

A rafe pterigomandibular actua como um tendão entre o músculo bucinador e o músculo constritor superior. É um ponto de referência frequentemente utilizado para a identificação do espaço pterigomandibular para a administração de um bloqueio do nervo alveolar inferior.

O que é o modíolo da boca?

O termo latino modiolus significa literalmente “a nave de uma roda” e em medicina dentária refere-se ao ponto lateral ao canto da boca onde convergem vários músculos faciais. Foi descrito como coincidindo com um nódulo muscular ou tendinoso na bochecha e é considerado clinicamente importante.

O que é o triângulo pterigomandibular?



O triângulo pterigomandibular é um espaço adiposo delimitado lateralmente pela incisura coronóide e medialmente pela rafe pterigomandibular.

Quais são os limites do espaço pterigomandibular?

Os limites de cada espaço pterigomandibular são: o bordo posterior do espaço bucal anteriormente. a glândula parótida posteriormente. o músculo pterigóide lateral superiormente. o músculo pterigóide lateral superiormente.

Que músculo termina a rafe?



A rafe anococcígea é um nome alternativo para o corpo anococcígeo.

O que é uma rafe?

1: junção em forma de costura das duas metades laterais de uma parte ou de um órgão (como a língua) que apresenta externamente uma crista ou um sulco. 2a: A parte do pedúnculo de um ovário anátropo que se junta em crescimento à bainha exterior e forma uma crista ao longo do corpo do óvulo.

Qual é a acção do músculo esfenomandibular?

O músculo esfenomandibular actua com os outros elevadores da mandíbula em termos de protrusão, retrusão e movimento lateral, permanecendo passivo durante a abertura da boca.

Qual é o nervo do ligamento esfenomandibular?

É atravessado pelo nervo milo-hióideo. O nervo auriculotemporal e os vasos alveolares inferiores passam entre ele e o colo da mandíbula.

Qual é a origem e a inserção do ligamento esfenomandibular?

O ligamento esfenomandibular (LME) desenvolve-se a partir da cartilagem de Meckel e é plano e fino [1]. O local de fixação superior do ligamento é a espinha do osso esfenóide. [2] e a fixação inferior situa-se na língula da mandíbula e à sua volta.

Que papel desempenham os músculos da língua e do palato durante a deglutição?

Durante a fase II do transporte, a língua e o palato comprimem o bolo alimentar para a orofaringe. Durante a deglutição faríngea, o palato mole eleva-se e a língua retrai-se, fechando o espaço faríngeo. A língua e o palato mole também desempenham um papel importante no controlo da permeabilidade das vias aéreas superiores.

Que músculo é perfurado durante o bloqueio de Ian?

A maioria dos procedimentos de bloqueio mandibular envolve a deposição de uma solução anestésica local no espaço pterigomandibular através de uma via intra-oral, ou seja, perfurando previamente o músculo bucinador.

Qual é o músculo que eleva a faringe?

músculos da faringe
TA2 2176
FMA 67169
Termos anatómicos dos músculos.

Porque é que as duas barrigas do músculo digástrico têm inervações diferentes?

O músculo digástrico é constituído por dois ventres musculares unidos por um tendão arredondado entre eles. Os dois ventres do músculo digástrico têm origens embriológicas diferentes e são inervados por nervos cranianos diferentes.

Que músculos são utilizados para assobiar ou soprar?

A maior parte da face é constituída pelo músculo bucinador, que comprime a bochecha. Este músculo permite assobiar, soprar e chupar; e contribui para a acção de mastigar.

Que músculo é utilizado para mostrar a tua felicidade?

Levator Anguli Oris

Para mais perguntas, ver Quais são os 3 tipos de paisagem? O músculo da felicidade faz com que os cantos da nossa boca se torçam para cima num sorriso.

Qual é o significado de modiolus?

Na anatomia facial, o modíolo é um quiasma de músculos faciais unidos por tecido fibroso, localizado lateral e ligeiramente superior a cada ângulo da boca. É importante no movimento da boca, na expressão facial e na medicina dentária.

De que é feito o modíolo?

As estruturas anatómicas que compõem o modíolo são os seguintes músculos e fáscias: zygomaticus major, buccinator, platysma pars modiolaris, pars marginalis orbicularis oris, levator anguli oris, mentalis, depressor labii inferioris, depressor anguli oris e risorius.

Que músculos se ligam ao modíolo?

Em geral, nove músculos ligam-se ao modíolo: bucinador, risorius, orbicularis oris, depressor anguli oris, depressor labii inferioris, zygomaticus major, platysma pars modiolaris, levator anguli oris e mentalis.

O que é a rafe em sementes?

Uma crista numa semente formada pela fusão do funículo com o invólucro da semente. Normalmente indicada por uma cicatriz após a formação da semente.

Como é que eu bloqueio um Ian?

Onde se injecta o Ian?

https://www.youtube.com/watch?v=FtrcxEUsh-8

Toda a gente tem uma fila para a rifa?

Encontrada tanto em homens como em mulheres. Surge da fusão das pregas urogenitais e é visível desde medialmente, passando por anteroposteriormente, até ao ânus, onde se resolve num pequeno nó de pele de tamanho variável.

De que é feita a rafe?

A coluna da rafe, que pode ser serotoninérgica no pólo mais rostral da ponte (ver secção anterior), é constituída por duas colunas de células parassagitais ou pararafeus, frequentemente com uma ou duas células de largura, localizadas ao longo da extensão rostrocaudal da ponte e separadas por uma fina camada de substância branca.

Como é que o nervo lingual é anestesiado?

  1. O ponto de inserção da agulha é distal e fica 6-8 mm abaixo da margem gengival lingual do segundo molar inferior.
  2. O corpo da seringa é colocado sobre a região do incisivo/canino contralateral, inclinado na direcção do segundo molar.

Que estrutura forma o maxilar inferior?

A mandíbula é o maior osso do crânio humano. Mantém os dentes inferiores no lugar, ajuda na mastigação e forma a linha do maxilar inferior. A mandíbula é composta pelo corpo e pelo ramo e está situada abaixo da maxila. O corpo é uma porção curvada horizontalmente que cria a linha do maxilar inferior.

Qual é a função da rafe nas diatomáceas?

A rafe é uma estrutura que permite às células das diatomáceas deslocarem-se sobre as superfícies. O sistema de rafe é constituído por uma ou duas fendas ou fissuras que penetram na válvula de algumas diatomáceas. Se existirem duas fendas, cada uma é designada por ramo da rafe.

Qual é o aspecto de uma rafe?

A rafe do pénis é uma faixa ou crista estreita e escura que se prolonga posteriormente com a rafe do escroto e se estende para a frente ao longo da linha média na superfície ventral do pénis.

O que forma o ligamento esfenomandibular?

Nos mamíferos, a porção média do tecido mole da cartilagem de Meckel na fase de degeneração forma um ligamento conhecido como ligamento esfenomandibular.

O que é a língula da mandíbula?

A língula da mandíbula (também conhecida como espinha de Spix) é uma projecção óssea triangular ou crista na superfície medial do ramo da mandíbula, imediatamente superior ao forame mandibular. Fornece inserção para o ligamento esfenomandibular. 1,2.

O que é o nervo alveolar inferior?

O nervo alveolar inferior é um ramo do nervo mandibular. O nervo alveolar inferior é responsável pela inervação sensorial das gengivas no maxilar inferior. O nervo alveolar inferior também se ramifica no nervo milo-hióideo e no nervo mentoniano.

Para mais perguntas, ver Que músculos trabalham nas fileiras de prados?

O que é o nervo auriculotemporal?

Introdução. O nervo auriculotemporal é um tributário da divisão mandibular do quinto nervo craniano, o nervo trigémeo. Contém fibras sensoriais, vasomotoras e parassimpáticas.

O que é a síndrome de Ernest?

A síndrome de Ernest é uma doença que afecta uma banda de tecido fibroso e resistente que liga um osso pontiagudo abaixo da orelha (o osso estilóide) à curva inferior do osso maxilar (mandíbula). Esta banda de tecido que se estende desde a orelha até à mandíbula é designada por ligamento estilomandibular.

O que é o nervo lingual?

O nervo lingual é um dos ramos sensoriais da divisão mandibular do nervo trigémeo. [Contém fibras nervosas aferentes somáticas gerais e, depois de se juntar à corda do tímpano, transporta também fibras nervosas eferentes viscerais gerais e fibras aferentes viscerais especiais.

Qual é a função do ligamento temporomandibular?

O ligamento temporomandibular situa-se na face lateral da cápsula e a sua função é impedir a deslocação lateral ou posterior do côndilo. O ligamento estilomandibular nasce do processo estilóide e liga-se ao ângulo mandibular.

Que ligamento se estende do osso esfenoide ao ramo da mandíbula?

O ligamento esfenomandibular Estende-se desde o osso esfenóide do crânio até ao ramo da mandíbula. O ligamento esfenomandibular encontra-se no interior ou junto da articulação temporomandibular.

O que é a espinha esfenoidal?

Espinha Esfenoidal:

É um pequeno processo pontiagudo que se projecta para baixo a partir da junção dos bordos posterior e escamoso da asa maior. A coluna vertebral fornece as inserções de três ligamentos, dois músculos e relaciona-se com estruturas importantes nos seus lados medial e lateral (fig. 1.12).

O que contém o espaço pterigomandibular?

Anatomia geral do espaço pterigomandibular

De particular importância para a anestesia local, o espaço pterigomandibular contém o NIA, a artéria e a veia, o nervo lingual (NL), o nervo milo-hióideo, o ligamento esfenomandibular e a fáscia (fig. 1).

Como é que um pré-molar mandibular é anestesiado?

Onde é injectado o IANB?

O bloqueio do nervo alveolar inferior, um procedimento comum em medicina dentária, envolve a inserção de uma agulha perto do forame mandibular para depositar uma solução anestésica local perto do nervo antes de entrar no forame, uma região onde a veia e a artéria alveolares inferiores também estão presentes.

Qual é o papel da faringe?

Faringe (garganta) A faringe, normalmente designada por garganta, faz parte do sistema respiratório e digestivo. Transporta o ar, os alimentos e os fluidos do nariz e da boca. A faringe é o local de doenças comuns, como a dor de garganta e a amigdalite.

Qual é a função dos músculos constritores da faringe?

Por contracção sequencial, os músculos constritores da faringe criam uma onda peristáltica que facilita a passagem do bolo alimentar da faringe para o esófago durante o acto de deglutição.

A faringe é um músculo liso?

Também tem um esfíncter esofágico inferior, feito de músculo liso, que controla a passagem de alimentos do esófago para o estômago.

Porque é que é importante ter um bom selamento labial e um tónus muscular facial adequado durante a fase oral preparatória da deglutição?

Este processo requer a manutenção de um selamento labial para evitar que os alimentos saiam da boca e que haja tensão na musculatura oral para evitar que os alimentos entrem no espaço entre a mandíbula e a bochecha.

Porque é que o palato mole se eleva durante a deglutição?

O músculo levantador do véu palatino emerge da trompa de Eustáquio e do osso temporal petroso antes de se ligar à aponeurose palatina. Este músculo tem a função de elevar o palato mole durante a deglutição para impedir a entrada de alimentos na nasofaringe.