Porque é que as lamas flutuam no clarificador secundário?


Porque é que as lamas flutuam no clarificador secundário? Desnitrificação – pequenas bolhas de gás nitrogénio fazem flutuar as lamas no clarificador, criando pedaços de lamas flutuantes com pequenas bolhas presas. Gorduras, óleos e gorduras – por outras palavras, o FOG flutua na água. Quando aprisionado em flocos, o excesso de gordura ou óleo pode causar biomassa flutuante.

Como é que se resolvem os problemas de lamas flutuantes no clarificador secundário?

Se as lamas subirem e se acumularem no clarificador secundário, aumente as taxas de retorno das lamas ou reduza ligeiramente as taxas de arejamento. A redução da idade das lamas também pode ajudar, se esta for demasiado elevada. 4) Não esquecer que as lamas de sedimentação lenta podem ser causadas tanto por lamas velhas como por lamas novas.

Quais são as principais razões para a acumulação de lamas no clarificador secundário?

A acumulação de lamas ocorre quando as lamas não são separadas nos tanques de decantação. A principal causa da acumulação de lamas é o crescimento de bactérias filamentosas. Os microrganismos filamentosos crescem em longos filamentos que têm um volume e uma área de superfície muito maiores do que os flocos convencionais e assentam muito lentamente.

O que é que causa a lama ascendente?

As lamas ascendentes ocorrem nos clarificadores secundários das instalações de lamas activadas quando as lamas se depositam no fundo do clarificador, se compactam e começam a subir à superfície, normalmente como resultado da desnitrificação ou da actividade biológica anaeróbia que produz dióxido de carbono ou metano.

Como é que as lamas são removidas do tanque de decantação?

A água do processo entra no tanque de clarificação e os sólidos flutuantes (escuma) são removidos da superfície por escumadeiras, enquanto os sólidos sedimentáveis (lamas) são recolhidos no fundo por um ancinho e removidos por um sistema de remoção de lamas.

O que acontece se o MLSS for elevado?

Se a concentração de MLSS for superior à concentração desejada, a eliminação dos resíduos sólidos em excesso deve ser iniciada ou aumentada. Se a concentração de MLSS estiver abaixo do nível de concentração desejado, o desperdício deve ser diminuído ou interrompido.

Como posso reduzir o SVI nas lamas activadas?

O aumento da quantidade de SSTM (reduzindo as taxas de resíduos) altera a densidade do floco, criando uma partícula de lama mais pesada. Quanto mais densa for a partícula, maior será a probabilidade de assentar mais rapidamente. Quanto mais elevado for o miligrama por litro de MLSS, menor será o resultado do SVI.



Quais são os factores que afectam a digestão das lamas?

São possíveis reduções de sólidos voláteis semelhantes às da digestão anaeróbia. Alguns parâmetros que afectam o processo de digestão aeróbia são: (1) taxa de oxidação das lamas, (2) temperatura das lamas, (3) necessidades de oxigénio do sistema, (4) taxa de carga das lamas, (5) idade das lamas e (6) características dos sólidos das lamas.

Como é que a formação de lamas é controlada?

O controlo do baixo volume de F/M é conseguido através da medição da concentração de MLSS na bacia de arejamento e do aumento de F/M (manipulando o componente “M”). A redução da concentração de MLSS pode não ser adequada para muitas instalações, uma vez que pode causar perda de nitrificação e aumentar a produção de lamas de depuração.

Porque é que se produz espuma no tanque de arejamento?

As bolhas de gás estão envolvidas em muitas etapas do processo de lamas activadas. No tanque de arejamento, o arejamento e a mistura mecânica são utilizados para assegurar oxigénio dissolvido suficiente para a degradação aeróbica de poluentes orgânicos ou nitrificação. Isto cria uma abundância de bolhas de gás. … Estes gases favorecem a formação de espuma.

Para onde é processada a lama no fundo do clarificador?

Onde se processam as lamas que se encontram no fundo do clarificador? Explicação: As lamas do fundo do clarificador são processadas para a unidade de arejamento, o que indica claramente o processo de lamas activadas.



O que acontece quando as lamas activadas?

São geralmente libertadas em massas de água naturais, como rios e ribeiros. É completamente bombeada de volta para o tanque de arejamento para servir de inóculo. A maior parte das lamas é bombeada para grandes tanques chamados digestores de lamas anaeróbias.

Como é que se reduz a idade das lamas?

A forma mais fácil e prática de controlar a idade das lamas é através do controlo hidráulico, desperdiçando diariamente uma proporção definida do volume do reactor. Nas instalações AS com controlo da concentração do reactor, a nitrificação falha primeiro.

Como se livrar de lamas flutuantes?

  1. Os problemas de desnitrificação podem muitas vezes ser controlados aumentando a bomba de reciclagem para reduzir a profundidade da manta de lamas/tempo de retenção das lamas no clarificador.


  2. Gorduras, óleos e massas lubrificantes: as lamas flutuantes criadas por FOG implicam um processo de controlo complicado.

O que são as lamas de depuração?

Um clarificador é geralmente utilizado para remover partículas sólidas ou sólidos em suspensão do líquido para clarificação e (ou) espessamento. As impurezas concentradas, descarregadas do fundo do tanque, são conhecidas como lamas, enquanto as partículas que flutuam na superfície do líquido são chamadas de escuma.



Qual é a diferença entre lamas primárias e secundárias?

As lamas primárias são geradas a partir de precipitação química, sedimentação e outros processos primários, enquanto as lamas secundárias são a biomassa residual activada resultante de tratamentos biológicos. Algumas estações de tratamento de águas residuais também recebem sedimentos ou sólidos de fossas sépticas provenientes de sistemas domésticos de tratamento de águas residuais no local.

O que são as lamas activadas devolvidas?

Lamas activadas sedimentadas que são recolhidas no clarificador secundário ou no tanque de membranas e devolvidas ao tanque de arejamento para serem misturadas com as águas residuais não tratadas ou sedimentadas primárias que entram.

Qual é a diferença entre TSS e MLSS?

Os sólidos suspensos em licor misto (MLSS) são um teste para sólidos suspensos totais numa amostra de licor misto. Este teste é essencialmente o mesmo que o teste realizado para TSS no último laboratório, excepto pela utilização de licor misto como amostra de água.

Como é calculado o retorno de lamas?





Parâmetro de medição Valor típico (mg/L)
MLSS 2000 – 3500
MLVSS 1500 – 2500
SS (Sólido suspenso) 6000 – 8000
VSS (sólidos suspensos voláteis) 4500 – 6000


O que é SVI em lamas activadas?

O Índice de Volume de Lamas (SVI) é um parâmetro extremamente útil para medir num processo de tratamento de águas residuais. … O SVI dá uma imagem mais exacta das características de sedimentação das lamas do que a sedimentabilidade ou o MLSS isoladamente. O SVI pode indicar alterações que ocorrem no processo de tratamento de lamas activadas.

O que é o teste SVI?

O índice de volume de lamas (SVI) é utilizado para descrever as características de sedimentação das lamas no tanque de arejamento no processo de lamas activadas. … Foi introduzido por Mohlman em 1934 e tornou-se a medida padrão das características físicas dos processos de lamas activadas.

O que é SVI?

Switch Virtual Interface (SVI) representa uma interface lógica de Camada 3 em um switch. … A interface SVI ou VLAN é uma interface virtual roteada que conecta uma VLAN no dispositivo ao mecanismo de roteador da Camada 3 no mesmo dispositivo.

O que é a digestão de lamas?

A digestão das lamas é um processo biológico em que os sólidos orgânicos são decompostos em substâncias estáveis. A digestão reduz a massa total de sólidos, destrói os agentes patogénicos e facilita a desidratação ou secagem das lamas.

O que é removido durante o tratamento secundário de águas residuais?

Tratamento secundárioA fase secundária do tratamento remove cerca de 85% da matéria orgânica das águas residuais, utilizando as bactérias que estas contêm. As principais técnicas de tratamento secundário utilizadas no tratamento secundário são o filtro de gotejamento e o processo de lamas activadas.

O que é uma lama estabilizada?

A estabilização é um processo químico ou biológico que pára a fermentação natural das lamas. A estabilização química é quase sempre efectuada com cal. Por conseguinte, a estabilização com cal é o processo em que as lamas são misturadas com cal para aumentar o pH para mais de 12.

Quais são os métodos de tratamento das lamas?

Muitas lamas são tratadas utilizando uma variedade de técnicas de digestão, cujo objectivo é reduzir a quantidade de matéria orgânica e o número de microrganismos causadores de doenças presentes nos sólidos. As opções de tratamento mais comuns incluem a digestão anaeróbia, a digestão aeróbia e a compostagem.