Porque é que Dali pintou a girafa em chamas?
Dalí usou pela primeira vez a imagem da girafa queimada no seu filme L’Âge d’Or de 1930 (A Idade de Ouro). Aparece novamente em 1937 no quadro A Invenção dos Monstros. Dalí descreveu esta imagem como “o monstro apocalíptico cósmico masculino”. Ele acreditava que se tratava de uma premonição de guerra.
Porque é que a girafa em chamas era importante?
Para muitos, a Girafa trabalha para Dali como um animal totem com a Girafa queimada vista como uma premonição de guerra; enquanto o fogo é representativo de uma morte perigosa, imbuído de significado. A ruptura da forma feminina e a mistificação em torno da sexualidade feminina, combinada com fetichismo, são temas comuns a Dali.
Porque é que o Dalí pintou relógios derretidos?
Os famosos relógios derretidos representam a omnipresença do tempo, e identificam o seu domínio sobre os seres humanos. Diz-se que a sua inspiração para o relógio suave veio da forma surrealista como Dalí viu um pedaço de queijo Camembert a derreter ao sol.
Que acontecimento histórico inspirou a girafa ardente e o Canibalismo de Outono?
A Girafa Ardente foi criada em 1937, quando o artista ainda se encontrava na Europa, antes do seu exílio de 8 anos nos Estados Unidos. Em 1937, a Guerra Civil Espanhola (o sangrento precursor da Segunda Guerra Mundial) estava em curso. Este foi o evento que causou a migração de Dali.
O que é que Dali Elephants significa?
ELEPHANTS. Os elefantes Dalí são geralmente representados com as longas pernas de desejo invisíveis, multi-ligação, nas suas costas o obelisco símbolo de poder e dominação. O peso suportado pelas patas frágeis do animal evoca a ausência de peso.