Porque é que não está a ser cobrado?

Não há custos por culpa? Nem todos os acidentes de viação são “em falta”. Estes são exemplos típicos de acidentes não imputáveis: o seu carro foi estacionado legalmente quando foi danificado. O seu carro foi atingido na traseira por outro veículo e você (ou o condutor do seu carro) não foi condenado por uma infracção de trânsito em movimento relacionada com o acidente.

O que significa um acidente imputável?

Um acidente imputável significa que foi um acidente em que causou danos à propriedade ou lesões corporais de outra pessoa, quer se tratasse de um simples acidente de asa ou de um acidente mais grave em que destruiu o carro de outra pessoa.

O que é uma infracção não imputável?

Violações não imputáveis

Ao critério da companhia de seguros, alguns pontos de registo do condutor são considerados “não contabilizáveis”. Pequenas violações, tais como não usar cinto de segurança ou conduzir com etiquetas expiradas, não podem afectar as suas taxas de seguro.

O seguro paga se a culpa for sua?

Se viver num estado de culpa, a pessoa responsável pelo acidente será responsável pelos ferimentos de qualquer pessoa. O outro condutor apresenta uma reclamação à sua companhia de seguros, e você ou o seu seguro automóvel paga as perdas. No entanto, num estado sem falhas, o seguro automóvel de cada parte cobre geralmente os seus prejuízos.

Quem paga por um acidente por falta?

Se tiver cobertura de colisão, a sua seguradora deve pagar as reparações, excepto a sua franquia. Quando o acidente é culpa de outra pessoa mas acaba por pagar uma franquia e utilizar o seu próprio seguro, tem a opção de perseguir pessoalmente o outro condutor.

Como funciona o seguro automóvel quando a culpa não é sua?

Quando não há culpa num acidente, o seguro do outro condutor paga geralmente as suas despesas. Se demorar algum tempo a determinar a culpa, pode apresentar um pedido de indemnização por colisão à sua seguradora, que tentará então recuperar o custo do sinistro e a sua franquia junto da seguradora do condutor faltoso.

Quanto é que o seguro sobe depois de um acidente com culpa?

As taxas de seguro automóvel sobem em média 42% após um acidente com avaria, segundo a investigação de QuoteWizard. No entanto, isso é apenas uma média. Dependendo de vários factores, as suas taxas de seguro automóvel podem não aumentar de todo após um acidente, ou podem duplicar.

O que fazer se tiver um acidente que não seja culpa sua?

Deve absolutamente chamar a polícia, quer o acidente tenha sido um pequeno acidente ou um acidente significativo. Se o acidente não foi culpa sua, ter um relatório oficial da polícia ajudá-lo-á a responsabilizar o outro condutor por danos e custos de reparação.



Uma reclamação sem culpa afectará o meu seguro?

Sim. Independentemente de quem foi o culpado, a apresentação de uma reclamação resultará quase sempre num aumento do seu prémio de seguro automóvel. Felizmente, uma reclamação sem culpa não o afectará tanto como uma reclamação por culpa. Mesmo que não apresente um sinistro após um acidente, ainda poderá ver um aumento no seu prémio de seguro.

Os preços dos seguros sobem após um acidente sem culpa Geico?

O seguro de Geico aumentará aproximadamente 45% após o seu primeiro acidente, resultando num sinistro de $750 ou mais. … A sua tarifa não aumentará se o acidente não for culpa sua e o outro seguro do condutor pagar o seu sinistro, ou se os danos forem inferiores a $750.

Como é que a polícia determina a existência de uma falha num acidente?

A forma como a polícia determina a existência de uma falha num acidente é simples. Eles falam com ambas as partes envolvidas para obterem as suas histórias…. Falam com as testemunhas e avaliam os danos de cada carro. Utilizam a localização de cada carro e os danos causados e pesam-nos contra as histórias que lhes contam para determinar a avaria.

https://www.youtube.com/watch?v=d8AHZLVQ1zc



O que acontece quando se está em falta num acidente?

Na maioria dos estados, se for culpado de um acidente, você (ou a sua companhia de seguros, se tiver cobertura de responsabilidade civil) tem de pagar pelas perdas do outro condutor, passageiros, e qualquer outra pessoa prejudicada pelo acidente. As perdas incluem coisas tais como reparação de automóveis, contas médicas, perda de rendimentos, e dor e sofrimento.

Conseguirá combater um acidente por falha?

Na maioria das vezes, contestar a culpa num acidente de automóvel significa argumentar contra a conclusão de uma companhia de seguros automóvel de que a culpa foi única ou maioritariamente sua por ter causado o acidente. Começa por deixar o outro lado saber que planeia combater qualquer descoberta de falha. … Não é demasiado tarde para uma resolução justa da sua reivindicação de acidente automóvel.

O que acontece quando o outro condutor está em falta?

Se outro condutor colidir com o seu carro e for determinado que está em falta, há uma grande probabilidade de que o seu veículo tenha sofrido alguns danos, mesmo que possa conduzir em segurança longe do acidente. A indemnização por danos materiais paga os custos de reparação de quaisquer danos que tenham ocorrido no seu carro no acidente.

Alguém pode processá-lo depois de ele pagar o seguro?

Sim, pode instaurar uma acção judicial depois de se ter estabelecido com a companhia de seguros. No entanto, é muito possível que o juiz expulse a sua acção judicial do tribunal. Após ouvir o seu processo, o arguido informará o juiz sobre o acordo de resolução.



É melhor pagar por um acidente do bolso?

Para acidentes menores ou insignificantes, tais como uma mossa ou um farolim partido, considerar pagar do bolso. No caso do custo da sua franquia ser superior ao custo da reparação do seu carro, não só pagará mais do que o necessário para reparar o seu veículo, mas o seu prémio poderá também aumentar.

Pago a minha franquia se não estiver em falta?

Não tem de pagar uma franquia de seguro automóvel se não tiver culpa num acidente automóvel. O seguro de responsabilidade civil do condutor faltoso cobrirá geralmente as suas despesas após um acidente, mas poderá querer utilizar a sua própria cobertura, caso em que terá provavelmente de pagar uma franquia.

Paga em excesso num acidente automóvel e não por culpa sua?

Quando não pagará um excesso



Isto porque os seus prejuízos não estão cobertos e, quando alguém reclama contra si, a sua seguradora cobre-o. Se for determinado que não houve culpa, a sua seguradora reclama o excesso da parte faltosa, juntamente com outros custos.

Apresentar uma reclamação se não for culpa sua?

Normalmente, apresenta uma reclamação de terceiros quando está envolvido num acidente num estado “sem culpa” e o acidente não é culpa sua. … No entanto, em estados sem culpa, independentemente de quem está determinado a ter causado o acidente, apresentaria uma reclamação à sua própria companhia de seguros.

O meu seguro sobe se alguém me atingir?

Naturalmente, a maioria das vítimas feridas que contactam a nossa firma querem saber sobre as consequências financeiras da colisão. Uma questão comum que nos é colocada por potenciais clientes quando telefonam é se as suas taxas de seguro automóvel irão aumentar em resultado da colisão, mesmo que não tenham tido culpa. A resposta: não.

O que é um pedido de indemnização 50/50 por falta de seguro?

50/50. Se a responsabilidade for acordada numa base de 50/50, isso significa que você e a outra parte aceitaram a responsabilidade 50/50 pelo acidente. Receberá 50% do valor total do seu sinistro* da companhia de seguros da outra parte.



O que é o perdão por acidente?

O perdão de acidentes é uma cobertura adicional que pode ser acrescentada à sua apólice de seguro automóvel, onde a sua taxa não subirá devido ao seu primeiro acidente. Poderá ser elegível para este benefício se tiver 5 anos de condução sem acidentes.

As companhias de seguros comunicam umas com as outras?

Embora as companhias de seguros de automóveis não falem directamente umas com as outras, partilham informação. Todas as companhias de seguros automóveis podem aceder ao seu histórico de sinistros através de uma base de dados denominada Bolsa de Subscrição de Perdas Abrangentes (CLUE). Utilizarão também outras estatísticas semelhantes para avaliar o seu risco.

O que não deve dizer à sua companhia de seguros após um acidente?

Evite usar frases como “A culpa foi minha”, “Desculpe” ou “Peço desculpa”. Não peça desculpa à sua seguradora, ao outro condutor ou à polícia. Mesmo que esteja simplesmente a ser educado e a não admitir intencionalmente falhas, estes tipos de palavras e frases serão utilizados contra si.

Como é que as companhias de seguro automóvel pagam os sinistros?

Se o seu pedido de indemnização for aprovado, receberá o pagamento do montante da perda, conforme determinado pela companhia de seguros. Dependendo do que o pedido de seguro envolve, pode receber o pagamento ou a companhia de seguros pode enviá-lo directamente aos fornecedores envolvidos na perda, como por exemplo um mecânico automóvel.

Devo contactar a minha companhia de seguros se não tiver culpa?



Sim. Independentemente de culpa, é importante ligar à sua companhia de seguros e comunicar qualquer acidente que envolva ferimentos ou danos materiais. Um mito comum é que não precisa de contactar a sua companhia de seguros se não tiver tido culpa.