Porque é que o stent é importante?


Porque é que um stent é utilizado no coração?

Um stent da artéria coronária é um pequeno tubo de malha metálica que se expande dentro de uma artéria coronária. Um stent é frequentemente colocado durante ou imediatamente após uma angioplastia. Isto ajuda a evitar que a artéria volte a fechar-se. Um stent com eluição de fármacos tem um medicamento incorporado que ajuda a evitar que a artéria se feche a longo prazo.

O stent é seguro para o coração?

O tipo mais comum de stent cardíaco é geralmente considerado seguro e eficaz quando utilizado com medicamentos para diluir o sangue. Um stent é um pequeno tubo de malha que é inserido numa artéria para a manter aberta. Um stent com eluição de fármacos é revestido com um medicamento de libertação lenta para ajudar a evitar a formação de coágulos sanguíneos no stent.

É possível viver uma vida normal depois de um stent?

É importante lembrar que é possível viver uma vida plena e activa com um stent coronário. Pode encontrar abaixo algumas orientações gerais sobre como regressar ao trabalho, retomar as suas actividades diárias e fazer algumas alterações ao estilo de vida saudável para o coração.

Um stent é permanente?

O stent fica permanentemente na artéria para a manter aberta e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração. Em alguns casos, pode ser necessário mais do que um stent para abrir um bloqueio. Uma vez colocado o stent, o cateter balão é esvaziado e removido.

Um stent é uma cirurgia de grande porte?

O stent é um procedimento minimamente invasivo, o que significa que não é uma cirurgia de grande porte. Os stents das artérias coronárias e carótidas são colocados de forma semelhante. Uma endoprótese é colocada para tratar um aneurisma num procedimento chamado reparação de aneurisma da aorta.


Os stents podem ser substituídos?

Substituição do stent cardíaco:A necessidade de manter um stent no coração deve-se apenas ao fluxo de sangue dentro das artérias. Mas, uma vez efectuada a cirurgia, é obrigatório retirar o stent e substituí-lo por um novo.

Os stents cardíacos encurtam a vida?

Embora a colocação de stent em artérias coronárias recentemente reabertas tenha demonstrado reduzir a necessidade de repetir procedimentos de angioplastia, os investigadores do Duke Clinical Research Institute descobriram que os stents não têm impacto na mortalidade a longo prazo.

Os stents previnem os ataques cardíacos?

Os procedimentos invasivos, como a cirurgia de bypass e a colocação de stents, habitualmente utilizados para tratar artérias obstruídas, não são melhores para reduzir o risco de ataque cardíaco e morte em doentes com doença cardíaca isquémica estável do que a medicação e as alterações do estilo de vida.


Quais são os sinais de falha do stent?

Os sintomas normalmente dizem-lhe se existe um problema.Se isso acontecer, normalmente tem sintomas como dor no peito, fadiga ou falta de ar. Se tiver sintomas, uma prova de esforço pode ajudar o seu médico a ver o que se passa. Pode mostrar se um bloqueio voltou ou se há um novo bloqueio.



O que deve ser evitado após a colocação de um stent?

  • Condução de veículos. Não deve conduzir um automóvel durante uma semana após a angioplastia coronária.
  • Trabalhar.
  • Sexo.



Quem inventou os stents?

Julio Palmazun, um radiologista vascular de intervenção, é mais conhecido por ter inventado o stent expansível por balão, pelo qual recebeu uma patente registada em 1985.