Porque é que ocorre efusão pleural na tuberculose?
A tuberculose pode causar espessamento pleural?
Conclusão: O espessamento pleural residual é uma complicação comum da efusão pleural tuberculosa. O espessamento pleural residual na pleurisia tuberculosa ocorre mais frequentemente em homens e pacientes mais velhos, e nos casos em que a cultura do líquido pleural é negativa para o M. tuberculosis.
Quem está em risco de derrame pleural?
Os factores de risco comuns no desenvolvimento de derrames pleurais incluem danos ou doenças pulmonares pré-existentes, fumarneoplasia crónica (por exemplo, pacientes com cancro do pulmão), abuso de álcool, uso de certos medicamentos (por exemplo, dasatinib no tratamento de pacientes com leucemia mielóide crónica e medicamentos imunossupressores), …
Qual é a quantidade de líquido pleural normal?
Num ser humano saudável, o espaço pleural contém uma pequena quantidade de fluido (cerca de 10-20 ml), com uma baixa concentração de proteínas (menos de 1,5 g/dl).
Qual é a cor do fluido de efusão pleural?
Normalmente, esta área contém cerca de 20 mililitros de líquido transparente ou amarelo. Se houver excesso de líquido nesta área, pode causar sintomas tais como falta de ar e tosse. O excesso de líquido pleural, conhecido como efusão pleural, aparecerá num raio-X torácico, num TAC ou num ultra-som.