Porque é que Stravinsky compôs o rito da Primavera?
Eles queriam estabelecer uma identidade nacionalista, russa. Um motor poderoso entre eles foi o professor de Stravinsky, Rimsky-Korsakov. Rimsky tinha sido um membro do chamado “Mighty Handful”, um grupo de jovens compositores aventureiros e originais que começaram a escrever música que soava verdadeiramente russa.
Porque foi escrito O Ritual da Primavera?
Foi escrita para a temporada de Paris de 1913 da companhia Sergei Diaghilev’s Ballets Russes; a coreografia original foi de Vaslav Nijinsky com desenhos e figurinos de Nicholas Roerich.
Onde é que Stravinsky obteve inspiração para O Ritual da Primavera?
Em meio a este Zeitgeist heady, Stravinsky foi atingido com inspiração: “Um dia, quando estava a terminar as últimas páginas de L’Oiseau de feu [O Pássaro de Fogo] em São Petersburgo, tive uma visão fugaz […] vi na imaginação um rito pagão solene: anciãos sábios, sentados num círculo, viram uma jovem rapariga a dançar até à morte.
Qual é a mensagem do rito da Primavera?
Na sua versão manuscrita da história, Stravinsky descreveu The Rite como “uma obra coreográfica musical”. Representa a Rússia pagã e é unificado por uma única ideia: o mistério e o grande impulso do poder criativo da primavera….”.
O que representou para Stravinsky a introdução à Parte I de O Rito da Primavera?
Numa nota ao maestro Serge Koussevitzky em Fevereiro de 1914, Stravinsky descreveu O Rito da Primavera como “uma obra musical-coreográfica, [representando] a Rússia pagã … unificada por uma única ideia: o mistério e o grande impulso do poder criativo da Primavera”.
Qual foi o impacto de O Ritual da Primavera?
O Rito da Primavera influenciou compositores do século XX desde Bartok e Stockhausen até Steve Reich e os minimalistas americanos. Um ano após a estreia, a partitura foi saudada pelos críticos e pelo público como uma obra-prima.
Porque é que The Rite of Spring foi tão controverso?
Na estreia do ballet, em 1913, começou um motim entre os membros da audiência. Os historiadores acreditam que foi a coreografia criada pelo bailarino Vaclav Nijinsky que provocou a maioria da controvérsia e não a partitura de Stravinsky. Pode ver um clip do ballet abaixo.
O que é que era radical no Rito da Primavera?
Ela é apanhada num vórtice rítmico imparável do qual só há uma saída: através da terrível dissonância que termina a peça, e o único acorde que a mata. Esta é música que consegue soar tanto mecanicista como elementar, tornando The Rite tão radical em 2013 como era há 100 anos atrás.
Porque é que O Ritual da Primavera é chocante?
O próprio Stravinsky acreditava que a multidão “veio por Scheherazade ou Cleópatra, e eles viram o Sacre du Printemps”, e por isso ficaram chateados com o nível de dissonância na pontuação, os movimentos bruscos dos dançarinos e os sons de twitter rápido da secção de vento de madeira.