Porquê efusão pleural localizada?


Porquê efusão pleural localizada? Os derrames localizados ocorrem mais frequentemente em associação com condições que causam inflamação pleural grave, tais como empiema, hemotórax ou tuberculose. Ocasionalmente, uma colecção de fluido intrafisural focal pode assemelhar-se a uma massa pulmonar. Isto é mais comumente observado em doentes com insuficiência cardíaca.

O que é a localização de fluidos?

A compartimentação de uma cavidade cheia de fluidos em espaços mais pequenos (loculi) por septos fibrosos. A localização pode ocorrer em doentes com efusões pleurais de longa duração, ascite e em alguns quistos. De: loculation in Concise Medical Dictionary “

Como sabe se tem uma efusão pleural localizada?

A radiografia do tórax/TC mostra evidências de derrame pleural ipsilateral e infiltrações pulmonares em 50% dos casos associados a pneumonia. As efusões lobulares podem ser confirmadas por radiografia de decúbito lateral ou ultra-sonografia.

Quais são as três causas de efusão pleural?

  • Insuficiência cardíaca.
  • Embolia pulmonar.
  • Cirrose.
  • Pós-cirurgia de coração aberto.

Qual é a causa mais comum de efusão pleural?

A efusão pleural transudativa é causada por vazamento de fluido para o espaço pleural. Isto deve-se a um aumento da pressão nos vasos sanguíneos ou a uma baixa contagem de proteínas no sangue. A insuficiência cardíaca é a causa mais comum.



Como é tratada a efusão pleural localizada?

As colecções localizadas de fluido pleural podem ser tratadas com toracocentese, drenagem de tubo de toracostomia fechado, ressecção de costelas e drenagem aberta, ou toracotomia e decorticação. Relatórios recentes recomendaram a utilização de 10-14 cateteres de drenagem de um só lúmen francês como terapia inicial. [1-4].

Pode uma efusão pleural localizada ser drenada?

Os derrames localizados, grandes derrames de fluxo livre (por exemplo, ≥0.5 haemithorax) e derrames com uma membrana pleural espessa devem também ser drenados. Quando a recolha é de fluxo livre, a toracostomia com um único tubo ou cateter é o procedimento de escolha.

O que causa a acumulação de líquido em torno dos pulmões?

O derrame pleural ocorre quando o fluido se acumula no espaço entre o pulmão e a parede torácica. Isto pode acontecer por muitas razões diferentes, incluindo pneumonia ou complicações de doenças cardíacas, hepáticas ou renais. Outra razão pode ser um efeito secundário do cancro.

Qual é a diferença entre fluido transudante e exudante?

“Transudar” é a acumulação de fluido causada por condições sistémicas que alteram a pressão nos vasos sanguíneos, fazendo com que o fluido saia do sistema vascular. Exsudado” é a acumulação de fluido causada por fuga de tecidos devido a inflamação ou danos celulares locais.



Quais são os critérios da Light?

Os critérios da luz são utilizados para determinar se uma efusão pleural é exsudativa ou transudativa. Satisfazer qualquer um dos UM dos critérios significa que é exsudativo:relação proteína total pleural/soro proteína total>0,5,relação lactato pleural desidrogenase/soro lactato desidrogenase>0,6.

Qual é a finalidade do fluido pleural?

O fluido pleural mantém a pleura húmida e reduz a fricção entre as membranas quando se respira. A área que contém o fluido pleural é conhecida como o espaço pleural.

Quem está em risco de derrame pleural?

Os factores de risco comuns no desenvolvimento de derrames pleurais incluem danos ou doenças pulmonares pré-existentes, tabagismo crónico, neoplasia (por exemplo, doentes com cancro do pulmão), abuso de álcool, uso de certos medicamentos (por exemplo, dasatinib no tratamento de doentes com leucemia mielóide crónica e medicamentos imunossupressores), …

Como pode ser evitada a efusão pleural?

O fumo e a tensão arterial elevada colocam-no em risco acrescido de derrame pleural. Evite fumar completamente e procure ajuda se quiser deixar de fumar. Encontre formas saudáveis de gerir o stress e tente conseguir 7-8 horas de sono por noite. Tenha o hábito de lavar as mãos frequentemente para evitar a exposição a vírus ou bactérias.

A tensão arterial elevada pode causar efusão pleural?

Antecedentes: As efusões pleurais acumulam-se frequentemente em doentes com insuficiência cardíaca esquerda. Contudo, o nosso estudo recente em doentes com hipertensão arterial pulmonar idiopática e hereditária (HAP) mostrou que os derrames pleurais ocorrem frequentemente em doentes com insuficiência cardíaca isolada do lado direito (FHD).



Pode a efusão pleural resolver por si só?

Uma pequena efusão pleural desaparece muitas vezes por si só sem tratamento. Noutros casos, os médicos podem precisar de tratar a condição que está a causar o derrame pleural. Por exemplo, podem ser-lhe dados antibióticos para tratar a pneumonia.

O que é a pneumonia localizada?

Em empiema complexo, a inflamação é mais grave. O tecido cicatricial pode formar e dividir a cavidade torácica em cavidades mais pequenas. A isto chama-se localização e é mais difícil de tratar. Se a infecção continuar a agravar-se, pode levar à formação de uma camada espessa sobre a pleura, chamada esfoliação pleural.

O que é o pneumotórax localizado?

DISCUSSÃO. O pneumotórax localizado é definido como o ar preso dentro de uma bolsa de ar entre as camadas pleurais. Este ar não se move e permanece localizado, ao contrário do típico pneumotórax em que o ar se move para a região ântero-superior do pulmão.



O que é a consolidação pulmonar?

O que é a consolidação pulmonar? A consolidação pulmonar ocorre quando o ar que normalmente preenche as pequenas vias respiratórias dos pulmões é substituído por outra coisa… Dependendo da causa, o ar pode ser substituído por: um fluido, tal como pus, sangue ou água.

Qual é a finalidade da toracocentese?

A toracocentese é um procedimento para remover fluido ou ar em torno dos pulmões. Uma agulha é inserida através da parede torácica no espaço pleural.

Quanto tempo se pode viver com efusão pleural?

O derrame pleural maligno (EMA) é uma condição comum mas grave associada à má qualidade de vida, morbilidade e mortalidade. A sua incidência e custos de saúde associados estão a aumentar e o seu tratamento permanece paliativo, com uma sobrevivência mediana que varia entre 3 e 12 meses.

É pneumonia por efusão pleural?

Efusão pleural refere-se a uma acumulação de líquido no espaço entre os pulmões e a cavidade torácica. Pode resultar em pneumonia e muitas outras condições. Também pode ser fatal. A efusão pleural, ou “água no pulmão”, pode assemelhar-se a uma infecção respiratória.

A efusão pleural é sempre maligna?

Para pessoas com cancro, as efusões pleurais são frequentemente malignas (ver acima). Isto significa que existem células cancerígenas no espaço pleural, causando a acumulação de líquido. Por vezes pode ocorrer uma efusão pleural como resultado de inflamação, obstrução pulmonar, trauma ou outra condição médica que pode não ser devida ao cancro.



O fluido em torno dos pulmões pode ser curado?

Pode receber tratamento para parar a acumulação de líquidos e ajudar a aliviar os sintomas. Este tratamento é chamado pleurodese. Sela o espaço entre os tecidos que cobrem o pulmão usando talco esterilizado para os fazer inchar e colar.

Quantas vezes pode ser drenada uma efusão pleural?

Uma vez colocado o cateter e o raio-x do tórax confirmado que não existe pneumotórax, os doentes podem ir para casa e gerir a sua efusão como um doente ambulatório, drenando o cateter com os materiais adequados.2-3 vezes por semana ou conforme prescrito pelo médico.

Qual é a razão mais comum para a formação de fluidos exsudados?

As causas mais comuns de exsudados incluem o seguinte: Causas paraneumónicas. Malignidade (mais frequentemente cancro do pulmão ou da mama, linfoma e leucemia; menos frequentemente carcinoma dos ovários, cancro do estômago, sarcomas, melanoma) Embolia pulmonar.

Como se pode distinguir entre efusão pleural transudativa e exudativa?

Distinguir os exsudados dos transudados Se a proteína total do soro do paciente for normal e a proteína do fluido pleural for inferior a 25 g/L, o fluido é um transudado. Se a proteína do fluido pleural for superior a 35 g/L, o fluido é um exsudado.