Quais são as contra-indicações do dimercaprol?


Insuficiência hepática extensa; lactação, hipersensibilidade, envenenamento por ferro e cádmio.


Que medicamento está contra-indicado no envenenamento por metilmercúrio?

Embora o dimercaprol esteja contra-indicado na exposição ao mercúrio orgânico, o ácido meso-2,3-dimercaptosuccínico e o 2,3-dimercapto-1-propanossulfonato de sódio podem ser utilizados para quelar todas as espécies de mercúrio.

Para que é utilizado o dimercaprol?

O Dimercaprol, ou British anti-Lewisite (BAL), é um agente quelante de metais pesados administrado por via parentérica, utilizado no tratamento de envenenamento por arsénio, ouro, cobre e mercúrio.

Que classe de medicamento é o dimercaprol?

Dimercaprol é um medicamento utilizado para tratar a exposição tóxica ao arsénio, mercúrio, ouro e chumbo. Faz parte da classe dos medicamentos quelantes.

Porque é que o BAL está contra-indicado no ferro?

Interacção : Não deve ser utilizado no envenenamento por ferro, cádmio ou selénio devido à formação de complexos tóxicos.

O que é o metilmercúrio tóxico?

O metilmercúrio é uma forma altamente venenosa de mercúrio. Forma-se quando as bactérias reagem com o mercúrio na água, no solo ou nas plantas. Era utilizado para conservar cereais que eram dados aos animais. O envenenamento por metilmercúrio ocorreu em pessoas que comeram carne de animais que comeram cereais que foram tratados com esta forma de mercúrio.

Como funciona o Dimercaprol no envenenamento por arsénico?

O arsénico e alguns outros metais pesados actuam através da quelação com resíduos de tiol adjacentes em enzimas metabólicas, criando um complexo quelante que inibe a actividade da enzima afectada. O dimercaprol compete com os grupos tiol para se ligar ao ião metálico, que é então excretado na urina.



Qual é a diferença entre metilmercúrio e mercúrio?

São materiais completamente diferentes. O metilmercúrio forma-se no ambiente quando o mercúrio metálico está presente. Se este material for encontrado no corpo, é normalmente o resultado da ingestão de alguns tipos de peixe ou outros alimentos. Quantidades elevadas de metilmercúrio podem danificar o sistema nervoso.

Porque é que o dimercaprol está contra-indicado no envenenamento por ferro e cádmio?

O dimercaprol está contra-indicado para o tratamento do envenenamento por cádmio e por compostos de aril e alquil mercúrio. O dimercaprol potencia a toxicidade do selénio e do telúrio, produzindo lesões renais, pelo que está contra-indicado no envenenamento por estes metais (Amdur, 1958; Cerwenka & Cooper, 1961).

Para mais perguntas, ver O que é a informação em primeira mão?



O que é a doença de Minamata?

A doença de Minamata é um envenenamento por metilmercúrio com sintomas neurológicos, causado pelo consumo diário de grandes quantidades de peixe e marisco fortemente contaminados com o produto químico tóxico gerado em fábricas de produtos químicos e depois despejado no mar.

Que purgante é utilizado como antídoto para o envenenamento por metais pesados?

Este Dia dimercaprol é utilizado para tratar o envenenamento por compostos de ouro, mercúrio, antimónio e arsénico. A natureza tóxica dos metais pesados é mascarada e o quelato é suficientemente estável para ser excretado como tal na urina.

Que antídoto é utilizado para o envenenamento por chumbo?

O Dimercaprol (anti-lewisite britânico) [BAL]ou 2,3-dimercapto-1-propanol) foi o primeiro quelante utilizado em indivíduos encefalopáticos e é o medicamento de eleição para o tratamento da toxicidade do chumbo.



BAL e Dimercaprol são a mesma coisa?

O Dimercaprol é utilizado em casos raros para tratar a doença de Wilson. O Dimercaprol está disponível sob as seguintes marcas comerciais diferentes: BAL.

Como é que o arsénico afecta o corpo?

A inalação de níveis elevados de arsénio pode provocar dores de garganta e irritação dos pulmões… A ingestão de níveis elevados de arsénio pode causar náuseas, vómitos, diarreia, fraqueza muscular e cãibras, erupções cutâneas e outros problemas. A exposição a quantidades suficientemente elevadas de arsénio pode ser fatal.



Qual é o antídoto universal?

Objectivo da revisão: Durante décadas, o carvão activado tem sido utilizado como “antídoto universal” para a maioria dos venenos, devido à sua capacidade de impedir a absorção da maioria dos agentes tóxicos pelo tracto gastrointestinal e de melhorar a eliminação de alguns agentes já absorvidos.

Para que é utilizada a injecção de flumazenil?

A injecção de flumazenil é indicada para a reversão total ou parcial dos efeitos sedativos das benzodiazepinas na sedação consciente e na anestesia geral em populações adultas e pediátricas.



Quem descobriu o dimercaprol?

O British Anti-Lewisite (BAL), 2,3-dimercapto-1-propanol, foi desenvolvido em Oxford durante a Segunda Guerra Mundial por Sir Rudolph Peters e a sua equipa como antídoto para o envenenamento por arsénico em tempo de guerra [46, 47].

Porque é que o arsénico é venenoso para os seres humanos?

O arsénio exerce a sua toxicidade ao inactivar até 200 enzimas, especialmente as envolvidas nas vias energéticas celulares e na síntese e reparação do ADN. O envenenamento agudo por arsénio está inicialmente associado a náuseas, vómitos, dores abdominais e diarreia grave. São registadas encefalopatia e neuropatia periférica.

De que é feito o DMSA?

Descrição do DMSA



Cada tubo de ensaio contém 1,1 mg de ácido meso-2,3-dimercaptosuccínico, 0,2 mg de estanho sob a forma de cloreto estanoso e 0,7 mg de ácido ascórbico. O frasco é enchido com gás inerte e pode conter um vácuo parcial. Cada frasco para injectáveis de tampão de acetato contém 1,2 ml de acetato de sódio.

O dimercaprol é um agente quelante?

O dimercaprol é um agente quelante utilizado como antídoto contra o envenenamento por arsénio, ouro e mercúrio, bem como contra o envenenamento agudo por chumbo, em combinação com edetato dissódico de cálcio.

O que é a broncoscopia com BAL?



A lavagem broncoalveolar (BAL) é um procedimento por vezes efectuado durante a broncoscopia. Também se chama lavagem broncoalveolar. A BAL é utilizada para recolher uma amostra dos pulmões para análise. Durante o procedimento, é introduzida uma solução salina através do broncoscópio para lavar as vias respiratórias e obter uma amostra de líquido.

Qual é um efeito adverso comum de uma preparação oral de ferro?

Podem ocorrer obstipação, diarreia, cólicas estomacais ou dores de estômago. Estes efeitos são normalmente temporários e podem desaparecer à medida que o seu corpo se adapta a este medicamento. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, contacte o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

O que acontece se tocar no metilmercúrio?

A exposição de alto nível ao metilmercúrio é conhecida como doença de Minamata. A exposição de crianças ao metilmercúrio pode causar acrodinia (doença da rosa), em que a pele fica cor-de-rosa e descama. As complicações a longo prazo podem incluir problemas renais e diminuição da inteligência.

Que efeitos na saúde pode causar o metilmercúrio?

O principal efeito do metilmercúrio na saúde é o comprometimento do neurodesenvolvimento. Assim, o pensamento cognitivo, a memória, a atenção, a linguagem, a motricidade fina e as capacidades visuoespaciais podem ser afectadas nas crianças que foram expostas ao metilmercúrio enquanto fetos.

Para mais perguntas, ver Como é que a música dos anos 60 afectou a sociedade?

O que é que o metilmercúrio faz ao feto?

O metilmercúrio (MeHg) é uma forma orgânica de mercúrio que pode danificar o cérebro em desenvolvimento dos fetos humanos. As mulheres que consomem metilmercúrio durante a gravidez podem ter filhos com problemas neurológicos porque o metilmercúrio tem efeitos tóxicos no sistema nervoso durante o desenvolvimento embrionário.

Quais são os efeitos secundários do timerosal?

Existem efeitos secundários do timerosal nas vacinas? A maioria das pessoas não tem quaisquer efeitos secundários do timerosal, mas algumas pessoas podem ter efeitos secundários ligeiros, como vermelhidão e inchaço no local da injecção, que duram apenas 1-2 dias. É muito improvável que tenha uma reacção alérgica ao timerosal.

O metilmercúrio é orgânico ou inorgânico?

O mercúrio orgânico, metilmercúrio, é mais comummente encontrado no ambiente. É convertido de sua forma inorgânica por um processo biológico bacteriano. Bioacumula-se no ambiente e é mais comummente encontrado nos peixes.

Quem foi afectado pela doença de Minamata?

Doença de Minamata
Duração Crónica
Causas Envenenamento grave por mercúrio
Factores de risco Afectou as pessoas que consumiram peixe e marisco da Baía de Minamata
Método de diagnóstico Ver envenenamento por mercúrio

Quais são os efeitos da doença de Minamata?

O envenenamento por mercúrio é também um grande risco para a saúde das mulheres grávidas, uma vez que a doença de Minamata também é conhecida por afectar o feto. O metilmercúrio pode entrar no feto através da placenta e tem um efeito adverso no cérebro em desenvolvimento.

O que é a quelação de mercúrio?

Quando metais como o chumbo, o mercúrio, o ferro e o arsénico se acumulam no organismo, podem ser tóxicos. A terapia de quelação é um tratamento que utiliza medicamentos para remover estes metais de modo a que não fiquem doentes. Alguns prestadores de cuidados de saúde alternativos também a utilizam para tratar doenças cardíacas, autismo e doença de Alzheimer.

Qual é a forma mais tóxica de mercúrio?

O metilmercúrio é o composto orgânico de mercúrio mais comum encontrado no ambiente e é altamente tóxico.

Quais são os sintomas da doença de Minamata?

Os sintomas típicos incluem perturbações sensoriais (tipo luva e meia), ataxia, disartria, constrição dos campos visuais, perturbações auditivas e tremores. O envenenamento por mercúrio também foi observado em crianças de mães que comeram vida marinha contaminada (doença de Minamata congénita).

Qual é o melhor quelante de mercúrio?

Dimercaprol (BAL)

Este é o medicamento de eleição para o tratamento da toxicidade aguda do mercúrio inorgânico. É o quelante preferido para os sais de mercúrio.

Qual é o mecanismo de acção do Succimer?

O Succimer é um ácido mercaptodicarboxílico activo por via oral com actividade quelante de metais pesados. Sendo um quelante forte, o succimer pode ligar-se a metais pesados, como o chumbo, na corrente sanguínea, formando assim um complexo hidrossolúvel que pode ser eliminado através da excreção urinária. Isto evita o envenenamento por metais pesados.

Como é que o arsénico causa a morte?

O arsénio é uma pequena molécula que entra facilmente nas células e pode causar danos e morte celular através de vários mecanismos. A interferência com a respiração celular explica a potente toxicidade do arsénio. Além disso, o gás arsina pode interagir directamente com as membranas dos glóbulos vermelhos.

Como é que o arsénio afecta o sistema respiratório?

A exposição a quantidades baixas a moderadas de arsénio na água potável pode prejudicar a função pulmonar. Mesmo doses baixas de arsénio na água de poços produzem danos nos pulmões comparáveis a décadas de tabagismo. Um novo estudo confirma que a exposição a quantidades baixas a moderadas de arsénico na água potável pode prejudicar a função pulmonar.

Que quantidade de arsénico é segura?

A norma federal da Agência de Protecção Ambiental (EPA) para o arsénico na água potável é de 10 microgramas por litro (µg/L). * No entanto, beber água com níveis de arsénio abaixo dos padrões da EPA durante muitos anos pode aumentar o risco de cancro.

Porque é que o leite é utilizado para o envenenamento por chumbo?

A suplementação de cálcio na dieta tem sido sugerida a crianças e mulheres grávidas para a prevenção da toxicidade do chumbo, devido à interacção chumbo-cálcio. Em Taiwan, os trabalhadores que trabalhavam com chumbo recebiam leite gratuitamente; no entanto, alguns dos trabalhadores não bebiam leite devido à intolerância à lactose.

Para mais perguntas, ver Porque é que o winslow homer é importante?

Qual é o tratamento mais comum para o envenenamento por chumbo?

Terapia de quelação.

Neste tratamento, um medicamento administrado por via oral liga-se ao chumbo para que este seja eliminado na urina. A terapia de quelação pode ser recomendada para crianças com um nível de chumbo no sangue igual ou superior a 45 mcg/dL e para adultos com níveis elevados de chumbo no sangue ou sintomas de envenenamento por chumbo.

O EDTA é um antídoto?

Não existem actualmente antídotos disponíveis para o EDTA. Em doentes com edema cerebral, os aumentos da pressão intracraniana devem ser tratados imediatamente com agentes osmóticos. Os doentes com nefrotoxicidade devem receber fluidos para assegurar a hidratação e monitorizar o débito urinário.

O EDTA quelata o cálcio?

O EDTA é um produto químico que se liga e retém (quelatos) minerais e metais como o crómio, ferro, chumbo, mercúrio, cobre, alumínio, níquel, zinco, cálcio, cobalto, manganês e magnésio. Quando ligados, não podem ter qualquer efeito no organismo e são eliminados do corpo.

Qual é a forma e a estrutura completas das BAL?

Estruturas químicas da BAL (British Anti-Lewisite, 2,3-dimercapto-1-propanol) de fórmula química C3H8OS2 (esquerda), e dos seus derivados hidrossolúveis, ácido 2,3-dimercapto-1-propanossulfónico (DMPS) de fórmula química C3H8O3S3 (centro), e ácido dimercaptosuccínico (DMSA), de fórmula química HO2CCH (SH)CH(SH) …

Porque é que o EDTA é um agente quelante?

O EDTA é um agente quelante versátil. Pode formar quatro ou seis ligações com um ião metálico e forma quelatos tanto com iões de metais de transição como com iões dos principais grupos de metais. O EDTA é frequentemente utilizado em sabões e detergentes, porque forma complexos com iões de cálcio e magnésio.

Quando é que o carvão activado está contra-indicado?

O carvão activado está contra-indicado em pessoas com vias respiratórias desprotegidas e níveis de consciência diminuídos, se não estiverem entubadas; ingestão de ácidos ou álcalis; casos em que o risco ou a gravidade da aspiração é maior; ou ingestões isoladas de lítio, ferro, metais pesados ou etanol.

Quais são os 3 componentes do antídoto universal?

A versão mais recente do antídoto universal foi formulada nos países anglo-saxónicos por volta de 1904. Era composto por óxido de zinco ou de magnésio, ácido tânico e carvão vegetal e era indicado para o tratamento de qualquer tipo de envenenamento.

O que é o antídoto fisiológico?

norte. Substância que produz efeitos sistémicos opostos aos de um determinado veneno.

Qual é o risco da utilização do flumazenil?

O USO DE FLUMAZENIL TEM SIDO ASSOCIADO À OCORRÊNCIA DE CONVULSÕES. ESTAS SÃO MAIS FREQUENTES EM DOENTES QUE TOMARAM BENZODIAZEPINAS PARA SEDAÇÃO PROLONGADA OU EM CASOS DE SOBREDOSAGEM EM QUE OS DOENTES APRESENTAM SINAIS DE SOBREDOSAGEM GRAVE DE ANTIDEPRESSIVOS CÍCLICOS.

O flumazenil é seguro?

O flumazenil pode causar convulsões, especialmente em pessoas com sintomas de abstinência de sedativos ou sobredosagem recente de antidepressivos, pessoas que receberam recentemente benzodiazepinas injectáveis ou pessoas que tiveram sintomas de convulsões imediatamente antes de receberem flumazenil.

Como é que o flumazenil é diluído?

O flumazenil só deve ser diluído com solução de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9 %), solução de dextrose 50 mg/ml (5 %) ou solução de cloreto de sódio 4,5 mg/ml (0,45 %) + solução de dextrose 25 mg/ml (2,5 %) (10, 20, 50 ml de flumazenil 100 microgramas/ml em 500 ml de solução).

Para que é utilizado o dimercaprol?

O Dimercaprol, ou British anti-Lewisite (BAL), é um agente quelante de metais pesados administrado por via parentérica, utilizado no tratamento de envenenamento por arsénio, ouro, cobre e mercúrio.

Qual é a acção do Dimercaprol?

Mecanismo de acção

O Dimercaprol é um ditiol que actua formando um anel estável de cinco membros entre os seus grupos sulfidrilo e certos metais pesados, neutralizando assim a sua toxicidade e promovendo a sua eliminação.

Porque é que o Dimercaprol está contra-indicado no envenenamento por ferro e cádmio?

O Dimercaprol está contra-indicado no tratamento do envenenamento por cádmio e por compostos de aril e alquil mercúrio. O dimercaprol potencia a toxicidade do selénio e do telúrio, produzindo lesões renais, pelo que está contra-indicado no envenenamento por estes metais (Amdur, 1958; Cerwenka & Cooper, 1961).

Que forma de arsénio é mais tóxica?

O gás arsina é o arsénio mais tóxico (exposição aguda). O arsénio é um elemento e é um mineral natural que se encontra amplamente no ambiente.